Autor Tópico: wide -> tele  (Lida 4530 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #30 Online: 02 de Agosto de 2016, 10:30:47
Me enviaram um video de uma pessoa comentando justamente o gif inicial do topico, vale a pena ver:

https://www.youtube.com/watch?v=PeTcdpH_tz0

Bom vídeo  :ok: Entra naquele assunto que postei meses atrás sobre Wide angle + close up.

O wide angle por si só não "deforma" a não ser que vc esteja bem próximo do objeto. O wideangle é muito usado pra retratos mas costumam pegar mais afastado do objeto, que por consequência a forma não é afetada. Quando criei o tópico era a relação do WA com close up. Foto em que o objeto está SUPER próximo da lente. Eu mesmo não expliquei direito e as pessoas ficaram confusas naquele tópico quando perguntei se gostavam daquilo hehe.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2016, 10:31:40 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Agosto de 2016, 20:44:39
Vejo essa discussão desde que me cadastrei no forum. Entendo que o que muda é a distância da câmera ao modelo, e não a perspectiva da lente (ou a distância focal, no caso). Mas na prática, se já temos o enquadramento pretendido que seria o de preencher o frame com rosto e busto, não acho errado simplificar e dizer que tal lente (ou distância focal) causará tal efeito na perspectiva, pois estaria implícito que o que estamos variando é a distância da câmera para o fotografado.
Achei bem proveitosa essa discussão e os exemplos e links compartilhados. E, sem dúvida, o gif que gerou a discussão é interessante. Mas vou discordar do que o Elder disse: essa história de que a distância focal da lente muda a perspectiva foi difícil de engolir quando comecei a me interessar por estudar fotografia há pouco mais de um ano. Para mim era óbvio que um narigão num retrato feito com uma grande angular era porque o sujeito tinha que ficar quase com o nariz grudado na lente para encher o quadro somente com o rosto. Tive que acreditar a força que o que era óbvio não era real pois li em vários lugares que a mudança de perspectiva era por causa da lente. Hoje, enfim, está desfeita a confusão.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 02 de Agosto de 2016, 22:26:48
Achei bem proveitosa essa discussão e os exemplos e links compartilhados. E, sem dúvida, o gif que gerou a discussão é interessante. Mas vou discordar do que o Elder disse: essa história de que a distância focal da lente muda a perspectiva foi difícil de engolir quando comecei a me interessar por estudar fotografia há pouco mais de um ano. Para mim era óbvio que um narigão num retrato feito com uma grande angular era porque o sujeito tinha que ficar quase com o nariz grudado na lente para encher o quadro somente com o rosto. Tive que acreditar a força que o que era óbvio não era real pois li em vários lugares que a mudança de perspectiva era por causa da lente. Hoje, enfim, está desfeita a confusão.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Esse citação da minha assinatura acho que foi feita em 1960.
Daí vc tira como é dificil acabar com esse mito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs