Autor Tópico: Fotografia e a importância do plano de fundo  (Lida 23759 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #150 Online: 16 de Agosto de 2016, 03:54:51
Preciso escrever aqui... kkkkk
Faz 3 dias que estou lendo esse tópico... falta de tempo, voltar a ler do começo, pular umas partes.... eta tópico difícil de ser ler eim!
Mas como adepto do desfoque total... precisa ler e entender o que o povo vem falando!
Tirando as alfinetadas, picuinhas, patadas de alguns (muitos) achei o tópico bem válido, para minhas fotos... não que eu vá mudar minha forma de fotografar de uma hora para outra... curto muito, muito mesmo retratos com fundo bem desfocado... mas acho injusto até com o cliente, onde sempre buscam um lugar bonito, bem bacana, para fazer as fotos... aí chega o fotógrafo e desfoca 95% das fotos!
E como comentado aqui... até uma foto com uma 85L ou uma 135L (duas que uso muito, podem dizer que tenho pinto pequeno...  :hysterical:) precisa de uma boa composição para sair uma foto boa, principalmente de linhas no fundo da imagem!
Maaaas tenho buscado usar cada vez mais a 30mm... mesmo em f1.4 a 2.0... o desfoque é bem menor e a utilização do ambiente para compor melhor a foto é muito mais importante... Realmente acho que é um segundo passo que se dá na fotografia.
Vou começar a sair de casa para fotografar apenas com a 30mm... vamos ver o que rola!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #151 Online: 16 de Agosto de 2016, 10:03:20
eta tópico difícil de ser ler eim!


Deixou de ser interessante há muitasssssss páginas atrás, mas continuei insistindo em acompanhar! Agora cansei e estou cancelando a assinatura.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #152 Online: 16 de Agosto de 2016, 11:20:02
Preciso escrever aqui... kkkkk
Faz 3 dias que estou lendo esse tópico... falta de tempo, voltar a ler do começo, pular umas partes.... eta tópico difícil de ser ler eim!
Mas como adepto do desfoque total... precisa ler e entender o que o povo vem falando!
Tirando as alfinetadas, picuinhas, patadas de alguns (muitos) achei o tópico bem válido, para minhas fotos... não que eu vá mudar minha forma de fotografar de uma hora para outra... curto muito, muito mesmo retratos com fundo bem desfocado... mas acho injusto até com o cliente, onde sempre buscam um lugar bonito, bem bacana, para fazer as fotos... aí chega o fotógrafo e desfoca 95% das fotos!
E como comentado aqui... até uma foto com uma 85L ou uma 135L (duas que uso muito, podem dizer que tenho pinto pequeno...  :hysterical:) precisa de uma boa composição para sair uma foto boa, principalmente de linhas no fundo da imagem!
Maaaas tenho buscado usar cada vez mais a 30mm... mesmo em f1.4 a 2.0... o desfoque é bem menor e a utilização do ambiente para compor melhor a foto é muito mais importante... Realmente acho que é um segundo passo que se dá na fotografia.
Vou começar a sair de casa para fotografar apenas com a 30mm... vamos ver o que rola!
você foi sensato. Entendeu o tópico e falou numa boa.

Fiquei irritado em certas partes por falha de interpretação. Deduziram um monte de abobrinhas e com isso o tópico desandou mesmo. Nem eu tava com mais saco pra acompanhar
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #153 Online: 16 de Agosto de 2016, 19:25:42
premissas do desfoque e demais efeitos para fins apelativos como esses. Que como eu ja disse nesse forum, tambem chamado de corrupcao dos sentidos.

"impactante":
muitos fotografam para impactar, que seria cimo fotografar para entreter o visualizador. Eu fotografo para admirar. Como na noticia, existem as feitas para impactar e as feitas para informar. Como no cinema, existem os filmes feitos para impactar e os filmes feitos para admirar, a primeira fortemente usado no cinema americano e o segundo fortemente usado no cinema mundo anfora que critica o apelo a corrupcao dos sentidos do promeiro.

"Qualquer um faz com um celular":
Qualquer outra foto qualquer um faz com com qualquer outro equipamento, basta ter o equipamento que qualquer um faz o efeito tecnico que deseja. Eu fotografo com camera analogica e pinhole. Pinhole eh uma caixa e mais nada, qualquer um fotografa com uma caixa.

"nao impressiona":
Como citado no primeiro item, nao fotografo para impressionar mas para admirar.

"Desinteressante":
O interesse e desinteresse depende unicamente do espectador. Se o espectador quem ser entretido, ver efeitos novos, ver efeitos wue hao consegue fazer com sua camera, sensacionalismo, se eh isso que o espectador espera, obviamente a foto sera desinteressante.


Ja se o espectador souber apreciar o comum, os feixes de luz, a pasiguidade que os feixes de luz e a sombra apresentam, apreciar as formas como a do caminhao no enquadramento, a possa do chao, as linhas do caminhao e possa, a sensacao de instante da pessoa deixando o enquadramento, a aparencia carregada da fotografada que apesar disso transmite uma certanpassiguidade, assim como a aparencia do local, as cores... Isso eh qualidade fotografica, sem apelos de efeitos de corrupcao dos sentidos, sem sensacionalismo, sem esse papo de que eh especial pq so a minha ferramenta faz.

Se a pessoa nao sabe apreciar essas coisas ela nao esta apreciando fotografia, mas somente ferramentas e entretenimento. Ela nao quer apreciar o mundo mas sim apreciar efeitos. Ela nao quer apciar o bolo mas sim apreciar a cereja do bolo, falando que o bolo nao esta bom pq nao tem cereja.

Ja se o tema da foto nao eh do seu interesse, isso eh compreensivel e nao tem haver com o ditomate agora.
Se for pra reparar em detalhes como estes,  toda fotografia feita nas ruas das cidades se tornarão interessante.  É sobre isso que eu falei lá atrás quanto ao "quem procura acaba encontrando mesmo que não exista".
Esta mesma fotografia se fosse postada no corredor ou qualquer outro lugar por um amador,  seria criticada até pelos metidos a intelectuais da fotografia eu tenho certeza disso... agora se fosse postada por você,  o lee apareceria pra elogiar, apreciando até a espinha das costas dela que não apareceu,  dando ar de mistério.

Bom,  acho que já passei tempo demais aqui... cada um tem sua visão e faz o que bem entender dela... usa o que quiser pra registrar e da forma que quiser. Expor opinião sempre gerou atritos e/ou conflito de ideias, mas acho muito feio reunir o clube do bolinha em um tópico cheio de ataques camuflados usando esquivas do tipo "eu não quis dizer isso" .
Tem gente que se fizesse 1/4 do que fala,  não teria se quer tempo pra ficar aqui no MF...

D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #154 Online: 17 de Agosto de 2016, 05:04:47
Se for pra reparar em detalhes como estes,  toda fotografia feita nas ruas das cidades se tornarão interessante.  É sobre isso que eu falei lá atrás quanto ao "quem procura acaba encontrando mesmo que não exista".
Esta mesma fotografia se fosse postada no corredor ou qualquer outro lugar por um amador,  seria criticada até pelos metidos a intelectuais da fotografia eu tenho certeza disso... agora se fosse postada por você,  o lee apareceria pra elogiar, apreciando até a espinha das costas dela que não apareceu,  dando ar de mistério.

Bom,  acho que já passei tempo demais aqui... cada um tem sua visão e faz o que bem entender dela... usa o que quiser pra registrar e da forma que quiser. Expor opinião sempre gerou atritos e/ou conflito de ideias, mas acho muito feio reunir o clube do bolinha em um tópico cheio de ataques camuflados usando esquivas do tipo "eu não quis dizer isso" .
Tem gente que se fizesse 1/4 do que fala,  não teria se quer tempo pra ficar aqui no MF...

Vc esta sendo extremamente julgamentoso e fechado. Ironico eh ver vc falar de ataques camuflados.

Vc primeiro faz julgamentos nao solicitados falando de todas as fotos do outro topico, e quando eu apresento a minha para vc apontar o defeito vc desconversa falando que nal julga. E se ha um clube aqui, eh o clube de quem se incomoda com o topico "a importância do plano de fundo". Veja que nao existe ninguem que acredita que toda foto com fundo nitido fica sempre melhor. Mas existe um clube grande que acredita que toda foto com DOF curto fica sempre melhor. A proposta aqui eh justamente mostrar que qualidade fotografica nao se resume a DOF curto e bokeh (O que esta muito longe de dizer ser contra DOF curto e Bokeh. Vc tem que ser muito paranoico para fazer tal associacao). Mas vc ja tem seu julgamento pre formado insiste em nao ler o que foi dito, em entender os demais pontos de vista e em apontar o seu julgamento repetidamente fingindo conversar.

Detalhes como esse sao as unicas coisas que ha para serem respoitadas na apreciacao fotografoca. Em outras palavras, ha logica e harmonia de elementos simbolicos/linguisticos visuais. Exatamente igual um texto escrito.

Falar que "respeitar detalhes como esses faz toda foto de rua ser boa", seria igual dizer que respietar detalhes de um bom texto faz todo livro ser bom. Se todo livro respeitassem detalhes de um bom texto, narrativa, elementos e harmonia sim, todos os livros e suas historias seriam boas.

Pegue uma foto que vc julgue ruim e mostre detalhes como esse. Pq quando eu posto as minhas fotos eu as analiso, mostro informacoes de lingiagem e simbolismo visual, composicao, expressao, arranjo, narrativa, e qualquer outra informacao que aqueles que estudam encontram em livros e demais materiais didaticos. Por isso as minhas fotos nao sao malhadas, apesar de as vezes criticadas sim. E assim faco tambem quando comento fotos alheias.

A criacao expressiva (e artistica) nao eh sobre o seu fim mas sobre o seu processo. Qualidades se fazem com o contexto. Enquanto vc se fechar a eles vc nao as vera.

Enquanto vc nao estiver disposto a conversar e apenas julgar, eh melhor que se va mesmo pq eh perca de tempo bater cabeca dura. Quando estiver disposto a trocar ideia seja bem vindo.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #155 Online: 17 de Agosto de 2016, 07:06:06
Preciso escrever aqui... kkkkk
Faz 3 dias que estou lendo esse tópico... falta de tempo, voltar a ler do começo, pular umas partes.... eta tópico difícil de ser ler eim!
Mas como adepto do desfoque total... precisa ler e entender o que o povo vem falando!
Tirando as alfinetadas, picuinhas, patadas de alguns (muitos) achei o tópico bem válido, para minhas fotos... não que eu vá mudar minha forma de fotografar de uma hora para outra... curto muito, muito mesmo retratos com fundo bem desfocado... mas acho injusto até com o cliente, onde sempre buscam um lugar bonito, bem bacana, para fazer as fotos... aí chega o fotógrafo e desfoca 95% das fotos!
E como comentado aqui... até uma foto com uma 85L ou uma 135L (duas que uso muito, podem dizer que tenho pinto pequeno...  :hysterical:) precisa de uma boa composição para sair uma foto boa, principalmente de linhas no fundo da imagem!
Maaaas tenho buscado usar cada vez mais a 30mm... mesmo em f1.4 a 2.0... o desfoque é bem menor e a utilização do ambiente para compor melhor a foto é muito mais importante... Realmente acho que é um segundo passo que se dá na fotografia.
Vou começar a sair de casa para fotografar apenas com a 30mm... vamos ver o que rola!
Só queria dizer que não estava falando exatamente de pinto. Não sei se me entenderam :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #156 Online: 17 de Agosto de 2016, 07:20:19
Um belo exemplo do uso de pouca profundidade de campo:
http://sallymann.com/selected-works/family-pictures

Um belo exemplo do uso de muita profundidade de campo:
http://www.julieblackmon.com/portfolio.cfm?nK=6953&nS=0&pn=0#image-1

Podemos nos dar as mão agora?

:D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #157 Online: 17 de Agosto de 2016, 08:53:52
Aqui em Sorocaba, atualmente, tem dois fotógrafos que estão na "crista da onda", são os mais caros e mais requisitados.

Um deles abusa de uma 200mm F2.0 e quase 100% do seu portfólio tem o fundo derretido.

http://www.rodolfosantosfotografia.com.br/#!casamentos/cl3g

O outro raramente usa desfoque, as composições são seu forte.

http://www.castelhanostudio.com.br/site

Acho que ambos tem um trabalho legal, mas particularmente, o olhar do segundo faz a diferença.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2016, 08:54:24 por Roberto Dellano »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #158 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:08:06
Aqui em Sorocaba, atualmente, tem dois fotógrafos que estão na "crista da onda", são os mais caros e mais requisitados.

Um deles abusa de uma 200mm F2.0 e quase 100% do seu portfólio tem o fundo derretido.

http://www.rodolfosantosfotografia.com.br/#!casamentos/cl3g

O outro raramente usa desfoque, as composições são seu forte.

http://www.castelhanostudio.com.br/site

Acho que ambos tem um trabalho legal, mas particularmente, o olhar do segundo faz a diferença.

Como eu disse, um ou outro tanto faz, a implicancia eh sobre a tendencia que fotografia ou qualidade se resume em DOF.

Mas algo que sou totalmente contra e acredito que deveria ser banido para sempre, eh website que toca muito em autoplay em sua introducao.





Mas as fotos no site sao boas mesmo.

PS: E volte para a academia... cof cof, digo, troque de lente no proximo video.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #159 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:12:53
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pensei a mesma coisa aqui, odeio abrir um link (e geralmente abro em uma nova aba para ver um pouco depois) e de repente começa uma música! Totalmente intrusivo.

Dellano, curti mais o primeiro fotógrafo. PARA O MEU GOSTO, o segundo que postou passou e muito no abuso do recurso de dof curto, algumas fotos ate parecem montagens. Acho seu trabalho melhor que ambos.  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #160 Online: 17 de Agosto de 2016, 13:04:19
PS: E volte para a academia... cof cof, digo, troque de lente no proximo video.

 :D

Dellano, curti mais o primeiro fotógrafo. PARA O MEU GOSTO, o segundo que postou passou e muito no abuso do recurso de dof curto, algumas fotos ate parecem montagens. Acho seu trabalho melhor que ambos.  :ok:

Obrigado Leandro ...  :ok:


Eu também não gosto de musica no site. Além de pesar, não da para adivinhar o gosto de quem está visitando.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #161 Online: 20 de Agosto de 2016, 04:07:02
Tanto a fotografia com lente toda aberta e com lente toda fechada de certa forma eh uma escolha facil e segura, ou seja pouco desafiadora, independente se dao resultados formidaveis.
Acho mais dificil escolher entre f4, f6 e f8, de forma conciente, sem pensar em pico de nitidez da lente, do que f2 ou f16.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #162 Online: 20 de Agosto de 2016, 05:32:26
Tanto a fotografia com lente toda aberta e com lente toda fechada de certa forma eh uma escolha facil e segura, ou seja pouco desafiadora, independente se dao resultados formidaveis.
Acho mais dificil escolher entre f4, f6 e f8, de forma conciente, sem pensar em pico de nitidez da lente, do que f2 ou f16.

Depende da lente que vc se refere pq algumas lentes so fecham ate f16 ou ate f8 e outras are f22 e outras ate f36 e f45.

Eu nao sei os demais mas eu nunca fotografo pensando em pico de nitidez.

Ate paisagem eu fotografo em f5.6 , f8 ou f16 mas se eu quero o segundo plano todo em foco eu faco o foco para o infinito. Nao importa se esta em f32 ou f8. Desde que o primeiro plano nao esteja demasiadamente distante do segundo plano.

Ja em se tratando sobre escolha facil. Eu fotografo com pinhole. A abertura eh fixa. Nada mais facil de nao precisar escolher. A pesar que muitos fazem o mesmo mesmo tendo opcoes, preferindo cravar a lente em f1.8 em retratos, em f22 para paisagem ou f8 para tudo.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #163 Online: 20 de Agosto de 2016, 12:12:25
croix vc tocou num assunto interessante

nada melhor (ou fácil) que não precisar escolher. Fico pensando aqui o quanto isso contribuiu para eu "me virar", pensar, analisar, etc.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #164 Online: 20 de Agosto de 2016, 13:23:31
Depende da lente que vc se refere pq algumas lentes so fecham ate f16 ou ate f8 e outras are f22 e outras ate f36 e f45.

Eu nao sei os demais mas eu nunca fotografo pensando em pico de nitidez.

Ate paisagem eu fotografo em f5.6 , f8 ou f16 mas se eu quero o segundo plano todo em foco eu faco o foco para o infinito. Nao importa se esta em f32 ou f8. Desde que o primeiro plano nao esteja demasiadamente distante do segundo plano.

Ja em se tratando sobre escolha facil. Eu fotografo com pinhole. A abertura eh fixa. Nada mais facil de nao precisar escolher. A pesar que muitos fazem o mesmo mesmo tendo opcoes, preferindo cravar a lente em f1.8 em retratos, em f22 para paisagem ou f8 para tudo.

Um bom celular faria bem esse papel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk