Acabo de chegar de um jantar de formatura caótico, mais gente do que o espaço comportava, decoração duvidosa. Prudente que sou, me ocupei de eliminar toda a sujeira, e um diafragma aberto vem a calhar. Mas isso é uma situação muito específica, nada desejável.
Sou um que concorda com o argumento de que os fotógrafos estão bitolados em desfoque sim, e estão bitolados em muita coisa sem sentido. Eu já criei uma antipatia de "reviews", o cara acabou de compram o brinquedo novo (as vezes o primeiro) e quer se mostrar na internet em vídeos duvidosos.
Esses malas deveriam ter o prazer de fotografar com uma 4x5 em f/4.7 (ai eu quero ver!), em uma 120 com filme e escaneamento de qualidade e perceber que a nitidez de imagem e de cor de um bom negativo é superior a toda essa geringonça digital que cospem pra nós. Achar que o equipamento da internet é o que há de melhor é uma ignorância em dose dupla, a ignorância das suas próprias fraquezas e dificuldades.
E concordando com o Croix, realmente, mesmo na fotografia social comercial, onde não tem como escapar do digital, é raro quem saiba valorizar um bom cenário (nítido) e construir ali uma narrativa em sintonia com os significados do seu cliente.
Esse tópico é muito importante, ele vem pra dar uma boa sacudida em tudo isso que está estabelecido como verdade absoluta.