Autor Tópico: Fotografia e a importância do plano de fundo  (Lida 23727 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #165 Online: 20 de Agosto de 2016, 15:12:10
Um bom celular faria bem esse papel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Se uma camera que eh apenas uma caixa com um buraco na frente faz esse papel, qualquer outra camera (ou celular) faz. Eh o basicao da fotografia.



Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #166 Online: 21 de Agosto de 2016, 00:10:23
Tanto a fotografia com lente toda aberta e com lente toda fechada de certa forma eh uma escolha facil e segura, ou seja pouco desafiadora, independente se dao resultados formidaveis.
Acho mais dificil escolher entre f4, f6 e f8, de forma conciente, sem pensar em pico de nitidez da lente, do que f2 ou f16.

Cala lá. F/4, 6 ou 8 em fotografia (retrato individual ou grupo) social e de estúdio são mundo bem diferentes, tanto do ponto de vista técnico como conceitual.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #167 Online: 21 de Agosto de 2016, 00:23:15
Acabo de chegar de um jantar de formatura caótico, mais gente do que o espaço comportava, decoração duvidosa. Prudente que sou, me ocupei de eliminar toda a sujeira, e um diafragma aberto vem a calhar. Mas isso é uma situação muito específica, nada desejável.

Sou um que concorda com o argumento de que os fotógrafos estão bitolados em desfoque sim, e estão bitolados em muita coisa sem sentido. Eu já criei uma antipatia de "reviews", o cara acabou de compram o brinquedo novo (as vezes o primeiro) e quer se mostrar na internet em vídeos duvidosos.

Esses malas deveriam ter o prazer de fotografar com uma 4x5 em f/4.7 (ai eu quero ver!), em uma 120 com filme e escaneamento de qualidade e perceber que a nitidez de imagem e de cor de um bom negativo é superior a toda essa geringonça digital que cospem pra nós. Achar que o equipamento da internet é o que há de melhor é uma ignorância em dose dupla, a ignorância das suas próprias fraquezas e dificuldades.

E concordando com o Croix, realmente, mesmo na fotografia social comercial, onde não tem como escapar do digital, é raro quem saiba valorizar um bom cenário (nítido) e construir ali uma narrativa em sintonia com os significados do seu cliente.

Esse tópico é muito importante, ele vem pra dar uma boa sacudida em tudo isso que está estabelecido como verdade absoluta.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #168 Online: 21 de Agosto de 2016, 00:29:18
Boa!

Neste caso, apesar da metáfora, vale aquela máxima: religião não se discute.

Alguns que já comentaram aqui parecem mesmo estar bitolados. E não convém discutir com pessoas que não analisam os pontos de vista, tal qual nas discussões sobre religião.

Só os fundamentalistas não discutem religião. Religião e qualquer assunto se discute sim, a final, é o que nos diferencia dos outros animais.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #169 Online: 21 de Agosto de 2016, 00:31:38
Se uma camera que eh apenas uma caixa com um buraco na frente faz esse papel, qualquer outra camera (ou celular) faz. Eh o basicao da fotografia.

Pode ser, mas a ideia é descomplicar, um celular todo mundo tem, esse foi meu ponto. Partindo desse pressuposto poderíamos simplesmente trabalhar com grandes angulares, altos megapixels e uma boa captação de luz. Pronto, celulares modernos que fotografam em f/8 a f/22.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #170 Online: 21 de Agosto de 2016, 00:33:35
Acabo de chegar de um jantar de formatura caótico, mais gente do que o espaço comportava, decoração duvidosa. Prudente que sou, me ocupei de eliminar toda a sujeira, e um diafragma aberto vem a calhar. Mas isso é uma situação muito específica, nada desejável.

Sou um que concorda com o argumento de que os fotógrafos estão bitolados em desfoque sim, e estão bitolados em muita coisa sem sentido. Eu já criei uma antipatia de "reviews", o cara acabou de compram o brinquedo novo (as vezes o primeiro) e quer se mostrar na internet em vídeos duvidosos.

Esses malas deveriam ter o prazer de fotografar com uma 4x5 em f/4.7 (ai eu quero ver!), em uma 120 com filme e escaneamento de qualidade e perceber que a nitidez de imagem e de cor de um bom negativo é superior a toda essa geringonça digital que cospem pra nós. Achar que o equipamento da internet é o que há de melhor é uma ignorância em dose dupla, a ignorância das suas próprias fraquezas e dificuldades.

E concordando com o Croix, realmente, mesmo na fotografia social comercial, onde não tem como escapar do digital, é raro quem saiba valorizar um bom cenário (nítido) e construir ali uma narrativa em sintonia com os significados do seu cliente.

Esse tópico é muito importante, ele vem pra dar uma boa sacudida em tudo isso que está estabelecido como verdade absoluta.

Existem muitas "verdades absolutas", isso é coisa de brasileiro, acho legal pensar fora da caixa e esse tópico faz isso muito bem.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #171 Online: 21 de Agosto de 2016, 00:41:51
Sou um que concorda com o argumento de que os fotógrafos estão bitolados em desfoque sim, e estão bitolados em muita coisa sem sentido. Eu já criei uma antipatia de "reviews", o cara acabou de compram o brinquedo novo (as vezes o primeiro) e quer se mostrar na internet em vídeos duvidosos.

Putz, toucou num assunto que me irrita agora. O que mais tem hoje em dia é canal do YouTube com pessoas tentando elevar o próprio ego dando opiniões, reviews e explicando os motivos pelo qual compram tal câmera.

Além de ser inapropriado em muitas ocasiões, pois as informações dadas são bem superficiais pra justificar um vídeo, existe também o elemento de vaidade. Impressionante como gostam de posar na frente de uma câmera para ficar divagando sobre a própria opinião.

Mas isso é assunto pra um outro tópico.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #172 Online: 21 de Agosto de 2016, 03:54:36
hummmm polêmica. Vlog aka youtuber

Não tem a ver com o tópico mas vou dizer que tbm não sou muito fã de ver qualquer gente fazendo esse trabalho. Ainda mais quando nem fotógrafo bom a pessoa é direito. Já sai achando que é formador de opinião.

Eu nem me atrevo a fazer uma coisa dessas com o conhecimento e nível de fotografia que tenho... então eu preso pela qualidade, um material extremamente bem elaborado e bem feito para valer a inscrição e acompanhar.

Sou total noob, falomemo. Tenho pouquíssimo tempo em fotografia (uns 6 anos mas de boa consistência e dedicação uns 2-3)

um canal que eu gosto muito e respeito é "art of photography"

https://www.youtube.com/user/theartofphotography

https://www.youtube.com/watch?v=5bIudVlWo4U
« Última modificação: 21 de Agosto de 2016, 04:09:18 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #173 Online: 22 de Agosto de 2016, 12:29:41

Agora, tentando manter a chama da discussão acesa, concordo (em partes) com o outro lado, pois mesmo entendendo o propósito do tópico, o tom de algumas respostas cria essa atmosfera de que o segundo plano em foco é garantia de uma foto melhor.
2x
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #174 Online: 03 de Setembro de 2016, 10:23:36
Agora que me dei conta que o comentário "é pq cliente gosta" é um baita tiro no pé  :ponder:

Quem gosta muito de desfoque acentuado e acha "profissional" é justamente o cliente. O mesmo associa desfoque com trabalho profissional. "Se não tem bokeh até eu posso fazer fotos com meu iphone" o cara deve pensar. :( Em outras palavras são menos entendidos sobre o assunto e são os que mais facilmente se impressionam por aspectos superficiais de uma foto. Coisa que normalmente não impressiona nenhum pouco os fotógrafos amadores e profissionais de longa data. fotógrafos que costumam ter reflexão mais ampla a cerca do assunto.

Posso concluir que fotógrafo que se derrete todo (de forma exagerada, cega e doentia) pelo desfoque é pouco entendido de fotografia? Reforçando: Apenas para aqueles que são apaixonados por desfoque em demasia. Não me refiro à quem gosta. Até pq eu gosto tbm. Tenho algumas fotos assim no portfolio  :snack:

Outra reflexão: Desfoque seria quase um "espaço negativo" só que com a diferença que faz um péssimo papel como espaço negativo, uma vez que chama mais atenção que o objeto principal às vezes e consideram a imagem bonita justamente pelo efeito e não pelo conteúdo. Não faz muito sentido ao ligar os pontos.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #175 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:14:00
"Se não tem bokeh até eu posso fazer fotos com meu iphone" o cara deve pensar.

Normal essa visão de um leigo (o cliente). É tipo aquele momento que você faz uma boa foto e o leigo olha, elogia a foto e solta aquele "também, com uma câmera dessas fica fácil fazer foto boa". Infelizmente é uma visão criada pelo mercado, as falsas verdades dos leigos - como aquela que quanto mais megapixels mais qualidade na imagem. Enfim...  Mas sobre o assunto, acredito que haja a ocasião de se usar um desfoque neutralizando o fundo e há a ocasião de se focar tudo, mas que é mais complicado fazer uma composição boa usando o diafragma mais fechado, ah isso é rsrs...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #176 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:23:29
Normal essa visão de um leigo (o cliente). É tipo aquele momento que você faz uma boa foto e o leigo olha, elogia a foto e solta aquele "também, com uma câmera dessas fica fácil fazer foto boa". Infelizmente é uma visão criada pelo mercado, as falsas verdades dos leigos - como aquela que quanto mais megapixels mais qualidade na imagem. Enfim...  Mas sobre o assunto, acredito que haja a ocasião de se usar um desfoque neutralizando o fundo e há a ocasião de se focar tudo, mas que é mais complicado fazer uma composição boa usando o diafragma mais fechado, ah isso é rsrs...

é basicamente isso. É que na treta entenderam q estava condenando o uso :/ Mas acho que tudo se acertando com o decorrer da discussão

e preconceito com máquinas que não sejam DSLR. Cheguei a fazer uns trabalhos aí (não sou da área na verdade. freela esporádico) usando uma X100T e às vezes tenho que me explicar que a câmera "dá conta" e "é bem cara". Obviamente que não é câmera pra evento como casamento nem nada mas pra ensaio e arquitetura tem sido muito bom.

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #177 Online: 19 de Setembro de 2016, 20:43:31
Normal essa visão de um leigo (o cliente). É tipo aquele momento que você faz uma boa foto e o leigo olha, elogia a foto e solta aquele "também, com uma câmera dessas fica fácil fazer foto boa". Infelizmente é uma visão criada pelo mercado, as falsas verdades dos leigos - como aquela que quanto mais megapixels mais qualidade na imagem. Enfim...  Mas sobre o assunto, acredito que haja a ocasião de se usar um desfoque neutralizando o fundo e há a ocasião de se focar tudo, mas que é mais complicado fazer uma composição boa usando o diafragma mais fechado, ah isso é rsrs...
2x :clap:


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #178 Online: 19 de Setembro de 2016, 23:49:25
Obviamente que não é câmera pra evento como casamento nem nada mas pra ensaio e arquitetura tem sido muito bom.

Fui em um casamento que a equipe estava usando somente Fuji, a X-Pro1 e a X-T1 e olha que o resultado foi surpreendente!
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #179 Online: 20 de Setembro de 2016, 00:18:44
Fui em um casamento que a equipe estava usando somente Fuji, a X-Pro1 e a X-T1 e olha que o resultado foi surpreendente!

é que a minha é lente fixa. É da série X100. Querendo ou não pra algumas situações de casamento é bom usar uma tele. Seja pra não atrapalhar ou pra pra não obstruir visão de alguém durante a cerimônia

Por mim eu atravessaria o ambiente na maior cara de pau com uma 23mm. Botava a câmera na cara dos noivos se pudesse. Seria muito melhor que usar uma 135/200/300mm  :hysterical:

Se tivesse uma Xpro-2 eu encararia numa boa. Com um par de lentes (fixa e zoom) seria perfeito
« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 00:19:09 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com