Autor Tópico: Fotografia e a importância do plano de fundo  (Lida 23708 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #30 Online: 26 de Julho de 2016, 18:33:15
Uma profundidade de campo estreita pode ser muleta. Em muitos casos é. Como também podem ser muletas fotos com ultra wide, luz de por do sol, preto e branco, close ups. Parece-me que tudo que é incomum ao olho humano já chama atenção por si e facilita parecer mais "artístico".
Isso só significa que é bom ter cuidado para não cairmos na armadilha fácil de reproduzir fórmulas e assentarmos toda nossa fotografia em qualidades do equipamento.
Agora, entendo que a conversa toma outro rumo para quem está no mercado matando um leão por dia. É impossível entregar fotos geniais, super criativas, todos os dias para todos os clientes. Há sempre espaço para momentos de inspiração, mas também muita transpiração, técnica, experiência para dar conta dos serviços.
Abs


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #31 Online: 26 de Julho de 2016, 18:39:32
Uma profundidade de campo estreita pode ser muleta. Em muitos casos é. Como também podem ser muletas fotos com ultra wide, luz de por do sol, preto e branco, close ups. Parece-me que tudo que é incomum ao olho humano já chama atenção por si e facilita parecer mais "artístico".
Isso só significa que é bom ter cuidado para não cairmos na armadilha fácil de reproduzir fórmulas e assentarmos toda nossa fotografia em qualidades do equipamento.
Agora, entendo que a conversa toma outro rumo para quem está no mercado matando um leão por dia. É impossível entregar fotos geniais, super criativas, todos os dias para todos os clientes. Há sempre espaço para momentos de inspiração, mas também muita transpiração, técnica, experiência para dar conta dos serviços.
Abs

 :ok:

O caso do afro e do velhinho eu citei pensando nisso... se for colocar no papel, tem muita gente que se diz o cara da composição mas o trabalho está repleto de clichês(muletas?).
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #32 Online: 26 de Julho de 2016, 18:44:46
Uma profundidade de campo estreita pode ser muleta. Em muitos casos é. Como também podem ser muletas fotos com ultra wide, luz de por do sol, preto e branco, close ups. Parece-me que tudo que é incomum ao olho humano já chama atenção por si e facilita parecer mais "artístico".
Isso só significa que é bom ter cuidado para não cairmos na armadilha fácil de reproduzir fórmulas e assentarmos toda nossa fotografia em qualidades do equipamento.
Agora, entendo que a conversa toma outro rumo para quem está no mercado matando um leão por dia. É impossível entregar fotos geniais, super criativas, todos os dias para todos os clientes. Há sempre espaço para momentos de inspiração, mas também muita transpiração, técnica, experiência para dar conta dos serviços.
Abs

é por isso que o assunto é mais abrangente. Pra não ficar preso só no lado profissional da coisa. Aí o papo não anda se fica nessa de "Ah mas o cliente curte". O cara pode muito bem aplicar isso quando não tiver trabalhando, por exemplo. Ta custando ver boa vontade aí...

Sempre tem que falar "Ah mas no meu trabalho...". Ok, gente. No trabalho vc faz de um jeito mas fora dela o que vc faria? Assim deve aliviar a tensão de algumas pessoas.  :ponder: Vamos ver se o assunto dá uma fluida.

Eu desmereci o abuso. A apologia. A babação excessiva. Se alguém se doeu com isso, é bom revisar como ta tirando foto mesmo. Não falei que é proibido nem que é errado.   :no:
« Última modificação: 26 de Julho de 2016, 18:45:41 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #33 Online: 26 de Julho de 2016, 18:57:56
é por isso que o assunto é mais abrangente. Pra não ficar preso só no lado profissional da coisa. Aí o papo não anda se fica nessa de "Ah mas o cliente curte". O cara pode muito bem aplicar isso quando não tiver trabalhando, por exemplo. Ta custando ver boa vontade aí...

Sempre tem que falar "Ah mas no meu trabalho...". Ok, gente. No trabalho vc faz de um jeito mas fora dela o que vc faria? Assim deve aliviar a tensão de algumas pessoas.  :ponder: Vamos ver se o assunto dá uma fluida.

Eu desmereci o abuso. A apologia. A babação excessiva. Se alguém se doeu com isso, é bom revisar como ta tirando foto mesmo. Não falei que é proibido nem que é errado.   :no:

Já reparou que seus últimos tópicos são repletos de alfinetes?
Quem será que está se doendo mais aqui afinal? Eu não vi ninguém que segue um estilo diferente do seu criando tópicos cheios de citações e desmerecimentos indiretos como este e outros que li nos últimos dias... coisa de moleque isso cara.

Pra mim já deu.  :)
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Julho de 2016, 19:26:12
Esse é um fotógrafo que eu sigo no Flickr e gosto bastante do estilo,


Street Portrait 39/100 Amira by Peter McConnochie, on Flickr


rolou um desfoque aqui, mas pra mim as fotos mais interessantes dele são as que possuem fundo, embora existam ótimas com desfoque e bokeh...


Street Portrait: Alex (Explore) by Peter McConnochie, on Flickr


e outras que não tem nada disso...


Come on man.... by Peter McConnochie, on Flickr


Street Portrait 035/100 Paolo by Peter McConnochie, on Flickr


Verde Company, London by Peter McConnochie, on Flickr


Untitled by Peter McConnochie, on Flickr

« Última modificação: 26 de Julho de 2016, 19:27:21 por cfcsosa »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2016, 22:54:16
No final a discussão toda não dá em nada  :D :D, se a foto é boa, se agrada... não importa se há ou não desfoque...

Acho natural o iniciante acreditar que se tiver uma lente 1.2, uma FF, uma tele de 600mm a sua foto automaticamente será excepcional... depois descobrimos que não é bem assim e que todas estas ferramentas tem o seu lugar, são sim excelentes e tem as suas aplicações específicas.

Acho muito importante o domínio de diversas formas de se fotografar, utilizando a mais adequada para o momento, a cena e equipamento.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #36 Online: 27 de Julho de 2016, 02:53:00
Já reparou que seus últimos tópicos são repletos de alfinetes?
Quem será que está se doendo mais aqui afinal? Eu não vi ninguém que segue um estilo diferente do seu criando tópicos cheios de citações e desmerecimentos indiretos como este e outros que li nos últimos dias... coisa de moleque isso cara.

Pra mim já deu.  :)
Bom. Desde que vc tenha entendido a importância do que foi tratado aqui e tenha feito vc refletir, que seja apenas 1%, tá ótimo. Não deixe de assistir os vídeos. Aí vai ver o peso do que foi tratado aqui.

Só pra esclarecer umas coisas tbm: Complicado quando vc faz leitura seletiva, coloca palavras na boca e distorce uns fatos. Já esclareci tudo lá trás a real "molecagem" que foi feita. Deus ta vendo essa zoeira  :ponder:

Olha só:

"Engana-se quem acha que a grande abertura/desfoque vai livrar o trabalho da composição"

Cara. Ninguém falou o contrário. Não sei como você chega nessas conclusões.

"fico impressionado quando vejo gente inteligente falando isso."

Pois é. Não falei em nenhum momento e aqui você reforça que "alguém" falou exatamente nessas palavras. Complicado...

"não faz ideia do trabalho que tenho controlando a luz, escolhendo cores do figurino, tomando cuidado com ângulos e "distorções destrutivas", horários, reflexos indesejados, dirigindo os fotografados para que o melhor lado seja captado e por fim, COMPONDO SIM! Eu preciso compor a imagem para que ela fique boa..."

Isso é óbvio. Não foi dito em nenhum momento que todo esse trabalho não é necessário por mais que vc tenha interpretado assim (sabe se lá como). Conclusões precipitadíssimas pra justificar o que exatamente? Composição, ângulo, figurino, etc é bem trivial. É fundamento pra qualquer fotografia minimamente decente. Até parece que descreditei tudo isso. Aqui entra a questão de colocar palavras na boca do outro.

"Não faz idéia do trabalho"? Por favor cara. Sei muito bem o trabalho que dá mas também sei que se tivesse que levar em consideração o background, seria muito mais trabalhoso... ou não? Pois é. Meu ponto está dado.


"A fotografia é muito abrangente!"

EXATO. Muito abrangente. Desfoque não é nem 10% o que é fotografia. Vai muito além. Entenda que a crítica é a babação excessiva por este recurso. Dependência em demasia.

Outro colega comentou sobre clichês. Não tem nada a ver. A questão é saber quando usar ou não usar. Não dá pra rotular tudo como clichê ou diferentão. Não to nem pagando de diferentão aqui. To justamente apontando para um lado da fotografia que carrega mais conteúdo. A tal "visual storytelling". Recomendo fortemente que assista os vídeos por mais que vc não vá com a minha cara. Aí vc vai perceber que não é por maldade ou canalhice. É bem agregador.

Ter recursos como desfoque e bokeh é legal, colega. É outra coisa que reforcei em diversas postagens. Só que falando francamente é uma coisa que, perto das outras assuntos relacionadas à fotografia, não tem tanto peso/relevância. O que eu realmente martelei é que obsessão e tara pelo desfoque não é o único caminho. Como vc mesmo disse a fotografia é muito abrangente. Abrace isso ao invés de se prender em uma coisa só.

E mais uma vez. Deixe o papo do trabalho/barreiras de lado e se solte um pouco mais pra falar do assunto. Aqui não é um espaço exclusivamente profissional pra falar apenas das experiências no trabalho. Assim a gente para de cortar o barato dos outros "pq só faço o que cliente manda"


Se te ofendeu, peço desculpas  :ok:
« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 03:03:09 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #37 Online: 27 de Julho de 2016, 02:58:56
No final a discussão toda não dá em nada  :D :D, se a foto é boa, se agrada... não importa se há ou não desfoque...

Acho natural o iniciante acreditar que se tiver uma lente 1.2, uma FF, uma tele de 600mm a sua foto automaticamente será excepcional... depois descobrimos que não é bem assim e que todas estas ferramentas tem o seu lugar, são sim excelentes e tem as suas aplicações específicas.

Acho muito importante o domínio de diversas formas de se fotografar, utilizando a mais adequada para o momento, a cena e equipamento.

Agradar ou não, não anula a discussão. Pode até ter relação mas não anula.

Concordo com o resto. Sintetizou bem a discussão.
« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 02:59:10 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #38 Online: 27 de Julho de 2016, 08:26:58
lee,

Talvez o que as respostas dos colegas que bateram mais forte de frente com o seu ponto de vista se fundamentem na mesma forma, ou seja, o pessoal concorda que é mais difícil/recompensador/agradável quando fazemos uma foto compondo com o segundo plano (sem desfoque), só que isso também não o tornaria ninguém melhor fotógrafo apenas por usar este recurso, da mesma forma que não adianta sair só desfocando tudo.

Como o ronaldom1 bem colocou (e em outros posts também foi abordado), o importante é conhecer todas estas formas e procurar dominar cada uma delas. Aqui, realmente, concordo que acho mais fácil simplesmente desfocar o máximo possível para compor uma foto, mesmo que com algum background. Mas não acho que, nas vezes em que compus o quadro todo em foco, fui melhor fotógrafo ou coisa assim.

Para exemplificar, trago duas fotos minhas, retratos da minha namorada para tentar manter um padrão de comparação. No primeiro, faço um close porque o quis tanto dar ênfase ao rosto dela quanto porque realmente não tinha nada de interessante no lugar que estávamos, apenas queria uma foto bonita dela. No segundo, apesar de ainda tentar mantê-la como destaque da foto, o cenário também trabalha bem próximo como coadjuvante.

IMG_1536 by Elder Walker, no Flickr

Cartão postal de Bom Jardim da Serra by Elder Walker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 27 de Julho de 2016, 08:42:28
É querer tapar o sol com a peneira, negar que fazer foto com fundo desfocado é muito mais fácil.
Mas o fácil não é ruim e nem errado.

Eu ficava fascinado com fotos em que a modelo estava com os olhos em foco e a ponta do nariz já completamente fora de foco, as bolinhas do bokeh então nem se fala.
Mas depois de um tempo essas fotos cansam, ficam todas muito parecidas.
Na minha humilde e ignorante opinião, é um recurso para se usar em uma foto ou outra e não 100% do tempo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 27 de Julho de 2016, 09:00:09
Engraçado... venho pensando nesse assunto: desfoque. Nada contra, muito pelo contrário! Já falei trocentas vezes que amo desfoques acentuafos e minhas fotos são estranhas mesmo  :D  E quando tiver a lensbaby então...  8-)  :wub:
Meu ponto aqui não é nem tanto o fundo e o que dá trabalho ou não e a beleza final de cada imagem. O que tem me intrigado é a supervalorização do efeito (bokeh) em detrimento do tema... vejo fotos que têm um "bokeh lindo!", mas nada mais... e sendo extremamente elogiadas... mas os elogios são para o desfoque e não para a foto... só isso já é suficiente? Desculpem os amigos que participam do tópico da helios, mas reparem em algumas fotos e seus comentários... a lente é boa só por causa do bokeh circular que cria? Ou esse tópico é mais para mostrar isso sem dar tanta importância para o que é fotografado? Se for, retiro o que eu disse...  :ponder:
« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 09:08:09 por Pris WerSo »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #41 Online: 27 de Julho de 2016, 09:07:39
Engraçado... venho pensando nesse assunto: desfoque. Nada contra, muito pelo contrário! Já falei trocentas vezes que amo desfoques acentuafos e minhas fotos são estranhas mesmo  :D  E quando tiver a lensbaby então...  8-)  :wub:
Meu ponto aqui não é nem tanto o fundo e o que dá trabalho ou não e a beleza final de cada imagem. O que tem me intrigado é a supervalorização do efeito (bokeh) em detrimento do tema... vejo fotos que têm um "bokeh lindo!", mas nada mais... e sendo extremamente elogiadas... mas os elogios são para o desfoque e não para a foto... só isso já é suficiente? Desculpem os amigos que participam do tópico da helios, mas reparem em algumas fotos e seus comentários... a lente é boa só por causa do bokeh circular que cria? Ou esse tópico é mais para mostrar isso sem dar tanta importância para o que é fotografado?  :ponder:


 :clap:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #42 Online: 27 de Julho de 2016, 09:34:39
fazer foto com fundo desfocado é muito mais fácil.
Mas o fácil não é ruim e nem errado.

Ponto!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Julho de 2016, 10:28:41
Engraçado... venho pensando nesse assunto: desfoque. Nada contra, muito pelo contrário! Já falei trocentas vezes que amo desfoques acentuafos e minhas fotos são estranhas mesmo  :D  E quando tiver a lensbaby então...  8-) :wub:
Meu ponto aqui não é nem tanto o fundo e o que dá trabalho ou não e a beleza final de cada imagem. O que tem me intrigado é a supervalorização do efeito (bokeh) em detrimento do tema... vejo fotos que têm um "bokeh lindo!", mas nada mais... e sendo extremamente elogiadas... mas os elogios são para o desfoque e não para a foto... só isso já é suficiente? Desculpem os amigos que participam do tópico da helios, mas reparem em algumas fotos e seus comentários... a lente é boa só por causa do bokeh circular que cria? Ou esse tópico é mais para mostrar isso sem dar tanta importância para o que é fotografado? Se for, retiro o que eu disse...  :ponder:



Oi tudo bem? Eu tenho uma Helios...  :fight: :fight: :fight: :fight:




 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


O que eu acho sobre o tópico especificamente é que este fórum é algo acadêmico e como quem adquire uma lente dessas ou quem acessa o o tópico está mais interessado inicialmente no bokeh diferenciado da lente que em outros atributos. A Helios não é uma lente com ótica maravilhosa, não é uma lente nítida, mas eu sempre destaquei as cores dela as quais gosto muito e sempre que posso eu fotografo sem desfoque com ela e posto no tópico, mas concordo com você, todo mundo busca a lente pelo bokeh que produz.


Neste caso as pessoas vão ao tópico pra isso mesmo, mas acho que é diferente, acho que ninguém vai sair fazendo um book todo com Bokeh.


Agora eu concordo com tudo que você disse incluindo o tópico das Helios, as pessoas andam supervalorizando o Bokeh.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #44 Online: 27 de Julho de 2016, 11:07:19

Oi tudo bem? Eu tenho uma Helios...  :fight: :fight: :fight: :fight:




 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


O que eu acho sobre o tópico especificamente é que este fórum é algo acadêmico e como quem adquire uma lente dessas ou quem acessa o o tópico está mais interessado inicialmente no bokeh diferenciado da lente que em outros atributos. A Helios não é uma lente com ótica maravilhosa, não é uma lente nítida, mas eu sempre destaquei as cores dela as quais gosto muito e sempre que posso eu fotografo sem desfoque com ela e posto no tópico, mas concordo com você, todo mundo busca a lente pelo bokeh que produz.


Neste caso as pessoas vão ao tópico pra isso mesmo, mas acho que é diferente, acho que ninguém vai sair fazendo um book todo com Bokeh.


Agora eu concordo com tudo que você disse incluindo o tópico das Helios, as pessoas andam supervalorizando o Bokeh.

Oi caro Carlos! Hehe... quero brigar não...  :wub:
Sabe que só hoje eu me toquei que tenho uma helios 44m 1.2?  :hysterical:
Há alguns anos, quando comecei a me interessar por macro, um querido e desconhecido amigo me deu uma lente mecânica para facilitar o trabalho (abertura de diafragma com as lentes da Nikon sempre foi chata). Nunca usei para isso! Não tenho adaptador!  :D  É a lente que uso para fotografar em freelensing...  8-)  :wub:
Adoro o resultado, não pelas cores, já que só edito em P&B, mas pela suavidade do foco, baixo contraste e super desfoque, tudo mais relacionado à técnica do que à lente... então nem sei como é o resultado usando de forma normal... preciso de um adaptador  :ponder: ;)
« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 11:08:26 por Pris WerSo »