Autor Tópico: Modo bulb  (Lida 2688 vezes)

Jezreellevy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 26 de Julho de 2016, 16:03:57
Minha câmera é a t5i, alguém sabe me informar qual é o tempo de exposição máximo no modo bulb? :ponder:




DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2016, 16:22:19
Não existe tempo máximo. O obturador ficará aberto até que seja comandado a fechar, ou a bateria acabe (o que teoricamente leva em torno de 3h, com uma bateria em bom estado e totalmente carregada).
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2016, 16:23:17
Não existe tempo máximo. O obturador ficará aberto até que seja comandado a fechar, ou a bateria acabe (o que teoricamente leva em torno de 3h, com uma bateria em bom estado e totalmente carregada).

A foto é salva no caso de fim da bateria?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2016, 16:26:41
A foto é salva no caso de fim da bateria?

Essa é uma excelente pergunta. A lógica dita que não... mas somente um teste dirá com certeza.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2016, 16:34:26
Essa é uma excelente pergunta. A lógica dita que não... mas somente um teste dirá com certeza.

Não salva.
Pois necessita de bateria para gravar os dados no cartão.
Tem que ficar atento ao quesito bateria.
E 3H é um abuso de exposição.
Se quer fazer timelapse não precisa ficar capturando full time.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2016, 16:44:34
Não salva.
Pois necessita de bateria para gravar os dados no cartão.
Tem que ficar atento ao quesito bateria.

Embora eu ache muito pouco provável que esse recurso tenha sido implementado pela Canon, tecnicamente nada impede que a câmera detecte o fim da carga e inicie o processo de salvamento, a exemplo do que acontece em notebooks. Os recursos de gerenciamento de carga estão lá.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2016, 17:26:00
Embora eu ache muito pouco provável que esse recurso tenha sido implementado pela Canon, tecnicamente nada impede que a câmera detecte o fim da carga e inicie o processo de salvamento, a exemplo do que acontece em notebooks. Os recursos de gerenciamento de carga estão lá.

Falo por experiência.
Aconteceu uma vez comigo e não gravou a imagem no cartão.
Pode ser q eu tenha sido sortudo e não ocorreu comigo.
Mas é fácil simular isso para ver se novamente faz.
Assim tiramos a prova real.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2016, 17:58:33
Jezreellevy, vc pode ligar sua câmera na tomada com um adaptador de bateria, eu mesmo tenho alguns aqui. Desta forma, talvez sua câmera possa ficar meses ligada, e com o obturador aberto, obviamente que se não faltar energia para o adaptador.

Porem tem uma questão ai que é a do aquecimento do hardware da câmera e do sensor. Não sei mais precisamente o caso das câmeras digitais, porem certamente que vai existir um limite de tempo que esta atrelado ao comprometimento das características físicas do sensor e toda parte eletrônica do equipamento.

Para fotos de longuíssima exposição (semanas ou meses), a tradicional fotografia com emulsão química, tbm conhecida como fotografia "analógica" funciona bem. Inclusive tem uns caras que brincam e exploram toda essa questão da curva de sensibilização de um filme, que é maior no inicio e vai diminuindo a capacidade de registrar a luz ao longo do tempo.

No caso da câmera digital, acho que a sensibilidade do sensor é constante, ou praticamente constante, porque, talvez até haja alguma perda ao longo da exposição, mas deve ser mínima.

Tai um assunto interessante para de explorar indo ás ultimas possibilidades só pra saber das consequências.

abs

Editado: e tem a questão do ruído digital tbm...
« Última modificação: 26 de Julho de 2016, 18:29:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2016, 18:18:05
Falo por experiência.
Aconteceu uma vez comigo e não gravou a imagem no cartão.
Pode ser q eu tenha sido sortudo e não ocorreu comigo.
Mas é fácil simular isso para ver se novamente faz.
Assim tiramos a prova real.
Como você já testou na prática, a questão está respondida  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2016, 16:52:00
Como você já testou na prática, a questão está respondida  :ok:

Além de ter que ter bateria suficiente para gravar, de nada servirá uma exposição muito longa, com mais do que 5 ou 6 minutos.
Tem a questão do buffer da câmera, que vai começar a descartar informações ou encerrar a exposição e a temperatura do sensor. Quando se faz fotografias noturnas, nota-se que o sensor aquece e bastante durante o processo. Após determinadas temperaturas a quantidade de ruído gerado pelo calor torna a imagem não utilizável. Até por isso, existem algumas Canon 6D adaptadas para ter refrigeração interna.
Por fim, a Canon disponibiliza em um documento (mas não consegui achar o link) que não recomenda exposições longas em ambientes de muita luz para evitar danos aos sensores.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2016, 16:57:50
Além de ter que ter bateria suficiente para gravar, de nada servirá uma exposição muito longa, com mais do que 5 ou 6 minutos.
Tem a questão do buffer da câmera, que vai começar a descartar informações ou encerrar a exposição e a temperatura do sensor. Quando se faz fotografias noturnas, nota-se que o sensor aquece e bastante durante o processo. Após determinadas temperaturas a quantidade de ruído gerado pelo calor torna a imagem não utilizável. Até por isso, existem algumas Canon 6D adaptadas para ter refrigeração interna.
Por fim, a Canon disponibiliza em um documento (mas não consegui achar o link) que não recomenda exposições longas em ambientes de muita luz para evitar danos aos sensores.

De fato não faz sentido por uma série de motivos, à exceção do buffer, que só seria utilizado após a conclusão da exposição, e com uma única imagem.

Mas isso não invalida a dúvida técnica inicial  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!