Autor Tópico: Brava atmosfera  (Lida 1406 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 26 de Julho de 2016, 16:26:45
Essa é uma cena iconica nos aparados da serra, quando os penhascos são invadidos por nevoeiros que flutuam mais abaixo da linha do platô, algo não muito comum, sendo que geralmente esses acabam contaminando toda a borda, deixando visível apenas alguns metros, ou seja, tudo passa a ficar dentro da nuvem. Esse quadro pode permanecer por dias.

Essa imagem é do mesmo dia em que fiz a panorâmica que batizei do "Solstício", isso foi um pouco antes, prova de que nas montanhas o clima muda muito rápido e pode nos surpreender. Na imagem o penhasco ao sul do Morro da Igreja, exatamente às suas costas inicia-se os campos de Santa Bárbara e o vale da nascente do rio Pelotas, que, junto com o Canoas, mais tarde, forma o rio Uruguai.

São duas fotos em retrato uma sobre a outra, aonde eu acabei cortando uma parte no pé da foto. Sei que é um formato estranho, mas eu gostei do resultado.

Aproveito para agradecer a todas os comentários e manifestações sobre minhas postagens, devo dizer que sim, gosto muito de estar em campo testemunhando e capturando toda essa beleza, creio que sem essas paisagens eu não faria fotografias.

Comentários são sempre bem vindos!



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2016, 16:40:43
Excelente foto!!! Parabéns!!
D600 - E-M10


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2016, 16:42:31
Mais um excelente Trabalho Rapha!
Congrats!  :ok: :ok: :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2016, 16:44:34
Belíssima como sempre!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2016, 16:51:06
Linda foto.
Como sempre.
 :clap: :clap: :clap: :clap:
 :worship: :worship: :worship: :worship:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2016, 16:52:10
Demais, demais!

Apenas como curiosidade e possível aprendizado... porque fez duas fotos para obter esse formato se poderia (talvez) obter o mesmo com uma exposição apenas, porém com menor resolução? Alguma limitação de ângulo? Ou porque justamente querer mais resolução nas fotos combinadas?

AH, deixando claro que gostei sim do resultado no formato não convencional. Na verdade gosto muito dessas "fugas", seja em formato quadrado, 16:9, ou até estes que saem ainda mais do padrão.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2016, 17:07:52
Demais, demais!

Apenas como curiosidade e possível aprendizado... porque fez duas fotos para obter esse formato se poderia (talvez) obter o mesmo com uma exposição apenas, porém com menor resolução? Alguma limitação de ângulo? Ou porque justamente querer mais resolução nas fotos combinadas?

AH, deixando claro que gostei sim do resultado no formato não convencional. Na verdade gosto muito dessas "fugas", seja em formato quadrado, 16:9, ou até estes que saem ainda mais do padrão.

Também fiquei curioso.  :assobi:


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2016, 17:54:37
Também gostei muito da foto  :clap: :clap: :clap:
interpretei as duas fotos como se fosse uma panorâmica vertical .... vamos aguardar o autor.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2016, 17:58:40
Linda, Rafael!  :worship:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2016, 21:19:43
porque fez duas fotos para obter esse formato se poderia (talvez) obter o mesmo com uma exposição apenas, porém com menor resolução? Alguma limitação de ângulo? Ou porque justamente querer mais resolução nas fotos combinadas?

AH, deixando claro que gostei sim do resultado no formato não convencional. Na verdade gosto muito dessas "fugas", seja em formato quadrado, 16:9, ou até estes que saem ainda mais do padrão.

Também fiquei curioso.  :assobi:

interpretei as duas fotos como se fosse uma panorâmica vertical .... vamos aguardar o autor.

Valeu galera!

Bem, respondendo ao Elder, Rodrigo e Marcelo, foi isso mesmo, fiz uma pana vertical utilizando dois cliques e ganhando um arquivo maior nos finalmente, porém devo dizer que saiu sem querer, na hora, não foi de caso pensado.

Enquadrei somente o canion, de modo que não aparecia a vegetação da borda do penhasco aonde eu estava, mas ao tirar o olho do visor percebi  que podia inclui-lo e só soltei o ball head baixando a camera sem mexer no zoom, apenas refazendo o foco nos capins.

Não sabia o que ía dar mas, no fim ficou assim. Acho que foi uma forma de valorizar ainda mais as ranhuras e detalhes do basalto e ainda conseguir uma composição mais composta, não tão crop como seria, se fosse somente o canion.

Obrigado!


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2016, 22:05:27
Muito bonita mesmo, embora o arbustro no primeiro plano atrapalha a composição.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2016, 08:13:12
Muito bonita mesmo, embora o arbustro no primeiro plano atrapalha a composição.

Obrigado pelo comentário!

Bem, isso, como expliquei, foi uma escolha deliberada, pois a primeira imagem que fiz foi somente com o penhasco, e a parte debaixo desta, encerrava com pedras e nuvens. Então a ideia de inserir a vegetação do primeiro plano era agregar, não poluir, mas claro, cada um tem uma percepção. :ok:



Marcio Menna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2016, 10:20:45
Bela imagem.

Acho que ficaria melhor se houvesse menos mato no local, pois pra mim ele puxa muito a atenção (inclusive por tomar quase 1/3 da foto).

Mas deixá-los voando, cropando a base, ficaria pior, então a única solução era ou não haver tanto mato ali (o que claramente não ocorre) ou você estar em outro lugar (o que pode ser impossível também).

De toda forma, uma bela imagem, assim como outras que vi do teu histórico.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2016, 10:27:18
Bela imagem.

Acho que ficaria melhor se houvesse menos mato no local, pois pra mim ele puxa muito a atenção (inclusive por tomar quase 1/3 da foto).

Mas deixá-los voando, cropando a base, ficaria pior, então a única solução era ou não haver tanto mato ali (o que claramente não ocorre) ou você estar em outro lugar (o que pode ser impossível também).

De toda forma, uma bela imagem, assim como outras que vi do teu histórico.

Marcio, obrigado por comentar!

Havia sim formas de se obter a imagem do penhasco isoladamente, encerrando a foto somente com nuvens ( e eu até o fiz ), nessa específica, eu é que quis propositalmente incluir na cena a vegetação da beirada em que estava.


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2016, 11:25:31
É difícil saber qual é o melhor, a fotografia ou o texto de descrição  :clap: :clap: :clap: