Autor Tópico: Dúvida (Iniciante)  (Lida 2112 vezes)

nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Julho de 2016, 17:42:47
Boa Tarde Galera, sou iniciante no forum e no ramo da fotografia e vou começar a fotografar o mais breve possível, vou encarar isso como um hobbie, porém, penso em se houver oportunidades, ganhar algo com ensaios ou coisas do tipo, mais isso não vem ao caso.

Minha dúvida é a seguinte, andei olhando alguns reviews sobre câmeras na faixa etária de preço entre R$2000 a R$2500 no máximo, observei alguns modelos como CANON T5, T5i, NIKON D5300, que não passam muito do estipulado acima, porém, mesmo vendo alguns comparativos não consegui chegar a uma conclusão da qual devo investir, gostaria da ajuda de vocês, se pudessem me ajudar na melhor opção entre câmeras nessa faixa de preço ficaria muito agradecido!

ps: prioridade entre CANON e NIKON

ps²: priorizo mais a qualidade da Imagem, foco, momentaneamente não tenho interesse em fazer vídeos

Obrigado galera!

« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 20:14:23 por DMZamora »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2016, 18:12:02
Opa, tudo bem?

Então, se vc tem muito pouco ou quase nenhum conhecimento em fotografia (leia-se regras de composição, fotometria, usar a camera nos recursos manuais, tipos de lentes e etc) eu diria que basicamente qualquer câmera serve pra vc, mas indicaria começar pelas DSLR mesmo por te fornecer mais recursos, já que está disposto a aprender pra valer.

Entendo sua dúvida, é fácil ficar perdido ao entrar na fotografia e ver esse monte de modelos disponíveis no mercado, mas não se preocupe em pegar um equipamento fodão logo de cara.
Pode até começar por câmeras não tão novas e consequentemente mais baratas que essas aí, por exemplo a Canon T3i / T3 e a Nikon D3100 / D3200 e usar a verba que sobrar pra bancar uns cursos, ou lentes e flash que é bem interessante ter também  :ok:

Estude bastante, pratique bastante e só então pense em ganhar dinheiro com isso   ;)
« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 18:15:39 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2016, 18:45:47
Opa, tudo bem?

Então, se vc tem muito pouco ou quase nenhum conhecimento em fotografia (leia-se regras de composição, fotometria, usar a camera nos recursos manuais, tipos de lentes e etc) eu diria que basicamente qualquer câmera serve pra vc, mas indicaria começar pelas DSLR mesmo por te fornecer mais recursos, já que está disposto a aprender pra valer.

Entendo sua dúvida, é fácil ficar perdido ao entrar na fotografia e ver esse monte de modelos disponíveis no mercado, mas não se preocupe em pegar um equipamento fodão logo de cara.
Pode até começar por câmeras não tão novas e consequentemente mais baratas que essas aí, por exemplo a Canon T3i / T3 e a Nikon D3100 / D3200 e usar a verba que sobrar pra bancar uns cursos, ou lentes e flash que é bem interessante ter também  :ok:

Estude bastante, pratique bastante e só então pense em ganhar dinheiro com isso   ;)

Obrigado pela ajuda, entendo esse lado de começar por baixo, mais meu medo maior em pegar t3/t3i ou nikon d3100/d3200 é sair perdendo quanto a inovações em seus respectivos modelos mais "atuais" que acabam fazendo a diferença, assim, acabar perdendo algum beneficio em qualidade de img, etc. adicionado nos modelos atuais.

desculpe pela minha ignorância não tenho muito conhecimento quanto a câmeras até o momento, mais digamos que seguindo seu raciocínio se eu optar por um t3i por exemplo e investir a quantida que sobrou em uma lente eu poderia ter mais custo/beneficio caso comprasse uma t5i e daqui uns meses conseguisse adquirir uma lente?

« Última modificação: 27 de Julho de 2016, 18:46:21 por nandownando »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2016, 20:49:05
Se estivesse começando hoje, eu faria o seguinte: compraria uma câmera usada, em bom estado e exploraria as possibilidades da lente do kit.

Aproveitaria essas limitações para verificar o que eu sinto falta na lente do kit: distância? Lente mais clara? Só depois é que eu iria gastar mais dinheiro.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2016, 21:47:26
Olá nandownando.

Entendo sua dúvida: eu tinha o mesmo dilema há um ano.

Para a faixa de preço que citou, recomendo fortemente a Nikon D5300 com a lente do kit (18-55mm). Ela servirá para aprender e curtir cada passo que dá em fotografia. Depois, se precisar, pode partir para novas lentes. Não precisa começar comprando mais lentes. Lhe garanto: a do kit é mais do que suficiente.

Minha dica estaria incompleta se não lhe recomendasse também que estude: leia o manual da câmera, aprenda sobre os fundamentos (abertura, velocidade e ISO), composição, etc. Só com o conhecimento conseguirá tirar o máximo de sua câmera, seja ela qual for.

E não se esqueça: divirta-se!

Luis

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2016, 22:02:47
Olá nandownando.

Entendo sua dúvida: eu tinha o mesmo dilema há um ano.

Para a faixa de preço que citou, recomendo fortemente a Nikon D5300 com a lente do kit (18-55mm). Ela servirá para aprender e curtir cada passo que dá em fotografia. Depois, se precisar, pode partir para novas lentes. Não precisa começar comprando mais lentes. Lhe garanto: a do kit é mais do que suficiente.

Minha dica estaria incompleta se não lhe recomendasse também que estude: leia o manual da câmera, aprenda sobre os fundamentos (abertura, velocidade e ISO), composição, etc. Só com o conhecimento conseguirá tirar o máximo de sua câmera, seja ela qual for.

E não se esqueça: divirta-se!

Luis

Obrigado pela resposta Luis, quanto a câmera, quando fiz um comparativo entre t5, t5i e D5300 preferi ela por diversos motivos.. mais o que mais me preocupou é a questão do foco, ví em vários lugares que não é tão simples utilizar o foco dela comparado com a T5 ou T5i procede a informação, o que tem a me dizer sobre isso?


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2016, 22:04:55
Se estivesse começando hoje, eu faria o seguinte: compraria uma câmera usada, em bom estado e exploraria as possibilidades da lente do kit.

Aproveitaria essas limitações para verificar o que eu sinto falta na lente do kit: distância? Lente mais clara? Só depois é que eu iria gastar mais dinheiro.

Obrigado pela ajuda amigo, mais realmente quero algo novo, não tenho muita sorte com produtos usados, e onde eu moro por ser cidade pequena nem sempre encontro algo que valha a pena ser investido, mais vou utilizar sua dica sobre explorar a lente do kit.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2016, 00:17:18
Olá Nandownando.

Sobre a questão do foco, eu esclareço que nunca usei nenhuma Canon T5 ou Canon T5i, mas todas as câmeras que você citou tem recursos semelhantes no que se refere à configuração do foco automático.

Nas câmeras Nikon seriam as opções denominadas AF-S, AF-C, etc. Ficaria complicado descrever aqui cada uma dessas opções, e é mais fácil você procurar no manual. Por isso eu sugeri antes: leia o manual (pode baixar e ler os manuais das câmeras antes de se decidir por alguma delas).

Mas resumindo, acho que não deve se preocupar com isso: os recursos são semelhantes nessas câmeras que você citou.

Certamente, se minhas fotos não são boas, não é por culpa da minha câmera mas porque eu ainda estou aprendendo a dominar seus recursos!

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2016, 05:33:35
Bem, já que você escolheu uma nova (aliás, eu também, embora por outros motivos), vou descrever o meu processo de escolha. Não é universal, foi apenas o meu: escolhi Canon porque, à época, hoje já não sei, as lentes e acessórios dessa marca me pareceram mais baratos que os da Nikon.

A qualidade e recursos eram basicamente os mesmos.


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2016, 09:38:11
Olá Nandownando.

Sobre a questão do foco, eu esclareço que nunca usei nenhuma Canon T5 ou Canon T5i, mas todas as câmeras que você citou tem recursos semelhantes no que se refere à configuração do foco automático.

Nas câmeras Nikon seriam as opções denominadas AF-S, AF-C, etc. Ficaria complicado descrever aqui cada uma dessas opções, e é mais fácil você procurar no manual. Por isso eu sugeri antes: leia o manual (pode baixar e ler os manuais das câmeras antes de se decidir por alguma delas).

Mas resumindo, acho que não deve se preocupar com isso: os recursos são semelhantes nessas câmeras que você citou.

Certamente, se minhas fotos não são boas, não é por culpa da minha câmera mas porque eu ainda estou aprendendo a dominar seus recursos!

Luis

Obg pelo esclarecimento, vou acolher sua dica e dar uma olhada no Manual, Obrigado!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2016, 10:34:16
Olá nandownando.

O Tupiniquim chamou a atenção para um detalhe: a mim também me parece que as lentes Canon são mais baratas que as lentes equivalentes Nikon. Posso estar enganado, mas tenho essa impressão.

Mas concordo com ele, em que os recursos nessas câmeras que você citou são semelhantes.

Uma sugestão: leia o livrinho de Vanessa Alves "Guia Definitivo - Tipos de Maquinas Fotograficas", disponível gratuitamente no site http://fotografiadicas.com.br

Nesse livrinho são apresentadas as características dos diferentes tipos de câmeras fotográficas e (o que eu mais gostei) uma tabela com os modelos de máquinas de cada marca (Canon e Nikon) para poder compará-las.

Mas não se fixe demais nos detalhes, compre logo sua câmera e saia fotografar!

Luis
« Última modificação: 28 de Julho de 2016, 10:34:47 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2016, 10:37:43
Olá nandownando.

O Tupiniquim chamou a atenção para um detalhe: a mim também me parece que as lentes Canon são mais baratas que as lentes equivalentes Nikon. Posso estar enganado, mas tenho essa impressão.

Mas concordo com ele, em que os recursos nessas câmeras que você citou são semelhantes.

Uma sugestão: leia o livrinho de Vanessa Alves "Guia Definitivo - Tipos de Maquinas Fotograficas", disponível gratuitamente no site http://fotografiadicas.com.br

Nesse livrinho são apresentadas as características dos diferentes tipos de câmeras fotográficas e (o que eu mais gostei) uma tabela com os modelos de máquinas de cada marca (Canon e Nikon) para poder compará-las.

Mas não se fixe demais nos detalhes, compre logo sua câmera e saia fotografar!

Luis

Opa, mais uma vez muito obrigado, sem dúvida vai me ajudar muito, iriei ao Shopping na Sexta Feira para Adquirir caso ache algo que venha a me interessar e que o preço não seja tão abusivo, por enquanto a dúvida fica quanto as opções mesmo, mais até lá decido! obrigado.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2016, 13:05:12
Olha eu tenho uma D3100 e estou bem feliz com a camera da pra fazer muito mais do que se imagina então não se preocupe achando q as fotos vão sair ruins por causa da maquina.
Tem muita coisa que voce ja pode explorar e fazer, da pra voce gastar menos no corpo agora e depois investir nas Lentes.


marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2016, 13:05:58
Olá...

Apesar de "novato" também, acredito que possa contribuir de alguma forma.

Comprei minha primeira DSLR no final de 2014, uma Canon T5, a qual inclusive é uma das suas opções. Pouco depois, meu irmão comprou uma T5i. Desse modo, deu para comparar os modelos.

Quanto às suas dúvidas, pode-se dizer que as duas são praticamente iguais, no que diz respeito à foco e qualidade de imagem. A entrega será a mesma coisa. O que muda de uma pra outra são as "funcionalidades" e, principalmente, os atalhos de botões. Por exemplo: a T5i já vai trazer atalho para ajustes de ISO, visor LCD escamoteável (o que ajuda em alguns tipos de fotos), mas nada que não consiga fazer com a T5.

Independente da escolha, boa sorte!


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2016, 16:53:18
Olha eu tenho uma D3100 e estou bem feliz com a camera da pra fazer muito mais do que se imagina então não se preocupe achando q as fotos vão sair ruins por causa da maquina.
Tem muita coisa que voce ja pode explorar e fazer, da pra voce gastar menos no corpo agora e depois investir nas Lentes.

Compreendo, estou lendo bastante quanto a isso e também cheguei a essa conclusão, minha preocupação maior era acabar investindo em algo "ultrapassado" (não sei se fui feliz com essa colocação) e acabar perdendo alguma inovação que faria a diferença, da mesma forma, obrigado pela ajuda!