Autor Tópico: EF 85mm vs EF-S 60mm  (Lida 1506 vezes)

DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Online: 04 de Junho de 2019, 13:44:35
Boa tarde, pessoal !

Eu estou pensando em vender uma dessas duas lentes: a EF-S 60mm ou a EF 85mm.

Eu não pretendo comprar uma Fullframe tão cedo (se é que eu vou comprar alguma algum dia), então para mim tanto faz usar uma EF-S como uma EF. Eu sei que o foco da EF-S 60mm é fotografia de macro, mas quando eu comprei as duas, minha intenção era usá-las para retratos.

A primeira que eu comprei foi a EF 85mm e sou apaixonado por ela. Mas como a minha câmera é uma APS-C (uma guerreira Rebel Xti), essa lente exige um pouco mais de espaço.  Então, eu acabei comprando a EF-S 60mm. Gosto muito das duas, mas pretendo me desfazer de uma delas para investir em uma outra lente.

Na opinião de vocês , qual dessas lentes seria mais em conta para manter ou qual seria melhor para vender ?

Atenciosamente, Diogo.
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2019, 13:51:22
Cara, eu no aps-c praticamente não usaria 85mm, uma 60mm é muito mais usável ao meu ver, mas pelo custo a 50 1.8 STM já faz o trabalho com louvor. :ponder:
Eu ficaria com a 60mm. Mesmo sendo macro, ela serve pra qualquer propósito. 85mm só uso no FF, não consigo usar ela no APS-c, é muito apertada, talvez em externas, mas não gosto de ficar muuuito longe das pessoas que dirijo. Basicamente retratos, ela fica muito restrita.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2019, 16:38:33
Já tive as duas (agora só tenho a 85mm), mas eu ficaria com a 60mm, mais versátil e mais "confortável" para retratos em cropadas. Só vendi a 60mm porque uso muito a função macro e então comprei uma 100mm L, melhor para minhas necessidades.
« Última modificação: 04 de Junho de 2019, 16:39:56 por Bretas »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2019, 16:41:54
Cara, eu no aps-c praticamente não usaria 85mm, uma 60mm é muito mais usável ao meu ver, mas pelo custo a 50 1.8 STM já faz o trabalho com louvor. :ponder:
Eu ficaria com a 60mm. Mesmo sendo macro, ela serve pra qualquer propósito. 85mm só uso no FF, não consigo usar ela no APS-c, é muito apertada, talvez em externas, mas não gosto de ficar muuuito longe das pessoas que dirijo. Basicamente retratos, ela fica muito restrita.

x2

E convenhamos, uma 85mm é fácil de vender, a 60 não
« Última modificação: 04 de Junho de 2019, 16:42:27 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2019, 03:14:56
x2

E convenhamos, uma 85mm é fácil de vender, a 60 não

Concordo plenamente. Pra sensor APSC,  a 60MM em distância focal é melhor pra retratos. 85MM em APSC precisa de muito espaço. E lente 85 MM sempre terá venda fácil, já uma 60MM nem tanto.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2019, 14:32:17
Nunca tive a 60mm, mas considerando valor agregado e aplicação prefiro uma 50mm STM para retratos. A troca valeria à pena, com o restante do dinheiro podendo ser usado pra outros fins.

Gosto muito da 85mm, apesar da AC acentuada. Usava em crop e me agradava muito para alguns tipos de retrato, mas sempre usei em conjunto com a 50mm. Manteria ela caso opte por trocar a 60mm pela 50mm