Autor Tópico: K110D - Primeiras impressões  (Lida 2166 vezes)

frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Online: 09 de Janeiro de 2007, 01:16:28
Depois de uma verdadeira odisséia (a história é muito comprida pra contar aqui) ontem finalmente chegou minha K110D!

As minhas primeiras impressões são ótimas, até porque nunca tinha usado nenhuma dslr, vinha das compactas (das mais vagabundas, por sinal) e estou encantado com a velocidade da câmera, tudo me parece instantâneo, os controles são altamente intuitivos e a qualidade da imagem é excelente.

Só a título de curisidade e para mostrar a (para mim) incrível nitidez das imagens produzidas pela K110D, segue um crop de 100% de uma foto que tirei com a K110D e uma lente helios 44-2:


A imagem foi "cropada" sem ter passado por qualquer ajuste ou alteração (USM etc.).

Depois posto mais impressões sobre a bichinha.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2007, 01:17:19 por frost »


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2007, 15:12:35
Só uma dica sobre a K110D: Quando for usar lentes com anel de abertura (aquelas que você ajusta a abertura do diafragma na própria lente) sempre encaixe a lente com o menor número "f" que ela tiver (ou seja, com o diafragma todo aberto) e só depois de encaixada mude o número "f" para o que você desejar.

Pelo menos na minha se não fizer isso a câmera não consegue operar o diafragma, o que faz com que todas as fotos saiam com ele completamente aberto, independentemente do "f" em que alente estiver.


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:43:49
Valeu pela dica ! Bela imagem e nitidez, cropada em 100 % !
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:20:17
Citar
Só uma dica sobre a K110D: Quando for usar lentes com anel de abertura (aquelas que você ajusta a abertura do diafragma na própria lente) sempre encaixe a lente com o menor número "f" que ela tiver (ou seja, com o diafragma todo aberto) e só depois de encaixada mude o número "f" para o que você desejar.

Pelo menos na minha se não fizer isso a câmera não consegue operar o diafragma, o que faz com que todas as fotos saiam com ele completamente aberto, independentemente do "f" em que alente estiver.
O uso do anel de aberturas não está condicionado a forma com que a lente é montada. Isso para lentes de baioneta K, de qualquer tipo. Existe uma função que permite isso, que por default está desabilitada.

Na istDL é:

C Custom menu
Using aperture Ring: 2 (Permitted).

Vejam no final do manual de suas camaras: "Notes on Using Aperture Ring".

Dependendo do modo de operação da camara o funcionamento será o seguinte:

1) No modo M a camara fechara a abertura, para aquela indicada no anel. A medição do fotometro pode ser feita presionando o botão AE-L, mas *istDS/DL/DS2/DL2 e K100D e K110D. Nas *istD e K10D usa-se o botão verde.

2) Nos outros modo a camara não fecha o diafragma, a foto só pode ser feita em abertura plena, independente do que estiver ajustado no anel. Por exemplo nos modos P, TV e AV ficaria equivalente ao um modo AV em abertura plena (aberta).


Com lentes M42, com o adaptador padrão marca Pentax ou Asahi-Pentax, temos que fechar manualmente a lente, com o botão M-Auto da propria lente. O modo de operação da camara (em P, TV e AV) reverte para um modo AV em abertura real (fechada).

Com adaptadores M42 genéricos, se o adaptador possuir algum modo de fechar aabertura, não será necessário mudar a o botão da lente (M-Auto) para M.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 18:21:35 por dantonvb »


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:40:16
Citar
Citar
Só uma dica sobre a K110D: Quando for usar lentes com anel de abertura (aquelas que você ajusta a abertura do diafragma na própria lente) sempre encaixe a lente com o menor número "f" que ela tiver (ou seja, com o diafragma todo aberto) e só depois de encaixada mude o número "f" para o que você desejar.

Pelo menos na minha se não fizer isso a câmera não consegue operar o diafragma, o que faz com que todas as fotos saiam com ele completamente aberto, independentemente do "f" em que alente estiver.
O uso do anel de aberturas não está condicionado a forma com que a lente é montada. Isso para lentes de baioneta K, de qualquer tipo. Existe uma função que permite isso, que por default está desabilitada.

Na istDL é:

C Custom menu
Using aperture Ring: 2 (Permitted).

Vejam no final do manual de suas camaras: "Notes on Using Aperture Ring".

Dependendo do modo de operação da camara o funcionamento será o seguinte:

1) No modo M a camara fechara a abertura, para aquela indicada no anel. A medição do fotometro pode ser feita presionando o botão AE-L, mas *istDS/DL/DS2/DL2 e K100D e K110D. Nas *istD e K10D usa-se o botão verde.

2) Nos outros modo a camara não fecha o diafragma, a foto só pode ser feita em abertura plena, independente do que estiver ajustado no anel. Por exemplo nos modos P, TV e AV ficaria equivalente ao um modo AV em abertura plena (aberta).


Com lentes M42, com o adaptador padrão marca Pentax ou Asahi-Pentax, temos que fechar manualmente a lente, com o botão M-Auto da propria lente. O modo de operação da camara (em P, TV e AV) reverte para um modo AV em abertura real (fechada).

Com adaptadores M42 genéricos, se o adaptador possuir algum modo de fechar aabertura, não será necessário mudar a o botão da lente (M-Auto) para M.
Pelo menos na minha K110D, utilizando uma lente Helios 44-2, o diafragma só é operado pela câmera se a lente for montada com o menor f disponível (no caso desta lente específica, f/2) e depois ajustada para o f desejado.

Assim, por exemplo, se a lente estiver em f/16 e eu encaixar na câmera, ao disparar a foto ou fazer o preview de profundidade de campo, o diafragma não fecha, porém, se eu encaixar ela em f/2 e depois mudar para f/16 o diafragma feixa.

Isto não tem nada a ver com a configuração da câmera até mesmo porque sem o "using aperture ring" no menu "custom..." ajustado a câmera nem sequer dispara.

O que eu estou relatando é uma questão mecânica, e não de software.

Aliás, realizando o procedimento que descrevi, o diafragma fecha em todos os modos.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 18:42:08 por frost »


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:43:42
será que não é algum defeito na lente?
Marcelo - POA/RS



frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:58:43
Citar
será que não é algum defeito na lente?
É possível que sim, mas não tenho como testar, pois não tenho outra lente manual. Se bem que ela funciona normalmente (independente de como foi encaixada) numa Zenit 122K.


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2007, 21:31:11
Citar
Pelo menos na minha K110D, utilizando uma lente Helios 44-2, o diafragma só é operado pela câmera se a lente for montada com o menor f disponível (no caso desta lente específica, f/2) e depois ajustada para o f desejado.

Assim, por exemplo, se a lente estiver em f/16 e eu encaixar na câmera, ao disparar a foto ou fazer o preview de profundidade de campo, o diafragma não fecha, porém, se eu encaixar ela em f/2 e depois mudar para f/16 o diafragma feixa.

Isto não tem nada a ver com a configuração da câmera até mesmo porque sem o "using aperture ring" no menu "custom..." ajustado a câmera nem sequer dispara.

O que eu estou relatando é uma questão mecânica, e não de software.
A sua Helios 44-2 é baioneta?

O mecanismo de liberação na abertura da baioneta K é normalmente fechada, quando a lente está fora da camara. Quando se coloca na camara um mecanismo na camara abre a lente, e só fecha quando a foto é feita, ou o botão de previsão de profundidade de campo é pressionado.

O mecanismo da camara está a esquerda da baioneta, dentro da camara, quando olhada de frente.

veja na foto abaixo:

Lado da camara:



Os pontos que estou falando são:

Lado da camara: Diaphragm Release
Lado da lente: Diaphragm Actuator

O "Diaphragm Actuator" da lente pode ser movido com o dedo, com cuidado, quando está em uma abertura pequena. Na abertura máxima ele fica fixo. Ele tem uma mola que o faz retornar a posição original.

Essa figura refere-se a baioneta original K, atualmente as lentes FA e DA tem algumas modificações com contatos eletronicos, mas o funcionamento mecanico é semelhante.

As camaras digitais e os últimos de filme não têm o "Stop-down coupler". Essa é a razão de não conseguirem fazer medidas do fotometro em diafragma aberto. Isso era essencialmente mecânico e foi substituido pelos contatos eletrônicos, e foi eliminado o anel de aberturas na lente. Tudo é controlado pela camara. Teoricamente seria possível tranformar uma lente K em KA, apenas com a inclusão de contaos eletrônicos. Mas isso não é viável pois o movimento do atuador do diafragma é linear nas lentes KA, FA e DA e não-linear nas K e M.

Esse comportamento de sua Helios é muito estranho, verifique-a para não provocar algum dano no mecanismo da camara.

Se quizer saber mais sobre o sistema K da Pentax consulte http://www.bdimitrov.de/kmp

Este é o site mais completo sobre equipamentos Pentax K. No link sobre tecnologia há muita informação sobre o funcionamento interno dos varios sistemas, em particular sobre as lentes. Sou um dos colaboradores do site, desde 1998, veja na página de autores.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 21:42:54 por dantonvb »