Autor Tópico: Dúvida Cartão (Iniciante)  (Lida 1232 vezes)

nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Julho de 2016, 16:50:15
Fala Galera, tudo bem?

Estou iniciando nesse ramo da fotografia agora, e a principio vou encarar isso como um hobbie, irei adquirir minha Canon T5 ou T5i (ainda um poco em dúvida) nesse fds, e gostaria de saber qual é o cartão de memoria mais adequado para que eu não tenha dor de cabeça quanto a perca de imagens, ou qualidade, se isso é possível.

meu foco primeiramente vai ser em FOTOS, não pretendo de imediato fazer vídeos.

ps: tenho certa de 100 a 200 para investir no cartão (SIM, eu não tenho a minima ideia de quanto custa um cartão bom por isso estou chutando alto)

desde já agradecido, obrigado!
« Última modificação: 28 de Julho de 2016, 17:29:27 por DMZamora »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2016, 01:25:17
Pega um sandisk 32gb 45mb/s. Lembre-se de comprar em lugar confiável para minimizar os riscos de pegar um piratão.


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2016, 09:02:52
Pega um sandisk 32gb 45mb/s. Lembre-se de comprar em lugar confiável para minimizar os riscos de pegar um piratão.

Obrigado pela resposta Rafa_Meira, estive em dúvida pois fui procurar sobre o Assunto na internet, bem como, aqui no Fórum, e acabei de deparando com alguns detalhes que me complicaram ainda mais, como por exemplo.

* Alguns lugares lí que o melhor cartão é o de Classe 10 (independente do espaço), pois, permite que os arquivos sejam armazenados de forma mais seguro e com maior qualidade;

* Outros lugares lí dizendo que o melhor cartão para fotografia é o de Classe 6, pois, existem alguma mecanismo no qual faz os mesmos recurso da Classe 10 porém com especializações em FOTO;

* E finalmente, lí que o cartão classe 10 só é recomendado para quem faz Vídeos, coisa que não irei fazer de imediato.


esses pontos me deixaram confuso quanto a minha escolha, mais da mesma forma agradeço sua ajuda!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2016, 10:13:44
Olá nandownando.

Sem abordar a questão da capacidade de armazenamento do cartão (eu penso que é melhor ter 2 cartões de 16 GB que 1  cartão de 32 GB, por exemplo),  e baseado apenas na minha curta experiência e nas pesquisas que fiz antes de comprar meus cartões,  lembraria que:

- quanto maior a classe do cartão, maior a velocidade dele: assim, um cartão C10 é mais rápido que um cartão C6

- há que distinguir a velocidade de leitura (que os fabricantes informam ) e a velocidade de gravação (que nem sempre os fabricantes informam diretamente)

- a velocidade de leitura é importante quando você quer copiar as fotos do cartão, ou quando quer visualizar as fotos na câmera

- a velocidade de gravação é importante quando você quer gravar vídeo, mas também quando quer fotografar em sequência (várias fotos de uma só vez)

- se o cartão tiver uma velocidade de gravação lenta, ele vai limitar esse recurso da câmera (na minha Nikon D5300, por exemplo, teoricamente eu posso tirar 5 fotos por segundo)

- há outros detalhes na questão anterior (se fotografa em RAW, o buffer de armazenamento temporário da câmera, etc.), mas esses detalhes alongariam ainda mais a questão

Resumindo: eu sugeriria que pesquise qual a máxima velocidade de gravação da câmera que escolheu, quando utilizada ela na sua máxima capacidade, e conforme isso, procure um cartão que tenha no mínimo essa velocidade de gravação.

Só como exemplo, eu pesquisei as características da minha câmera (não lembro onde achei esse dado) e acabei comprando dois cartões Sandisk Extreme Pro C10 U3 SDHC1 de 16 GB com velocidade nominal de leitura de 95 MB/s (e supostamente algo em torno de 45 MB/s de gravação).

Pesquise também quais são as marcas boas.

E boa escolha!

Luis
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 10:14:15 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2016, 10:18:31

* Outros lugares lí dizendo que o melhor cartão para fotografia é o de Classe 6, pois, existem alguma mecanismo no qual faz os mesmos recurso da Classe 10 porém com especializações em FOTO;

* E finalmente, lí que o cartão classe 10 só é recomendado para quem faz Vídeos, coisa que não irei fazer de imediato.


Onde leu isso? Nunca ouvi falar.


nandownando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2016, 10:20:48
Onde leu isso? Nunca ouvi falar.

Lí na internet kkkkkkkkkkk vou procurar e te mando o link !


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2016, 10:57:54
Lí na internet kkkkkkkkkkk vou procurar e te mando o link !

kkkkk
Blz!!!