Autor Tópico: Projeto Gênesis - Sebastião Salgado  (Lida 27281 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #150 Online: 29 de Março de 2015, 09:49:05
Nao eh nada dificil quando o mediocre tem os contatos certos, ou quando a mediocridade vende bem. Na verdade eh muito comum.

Exato, mercado é mercado e, nele, dinheiro vale e faz milagres.

Agora, nada que o tempo não desfaça e, deixemos claro, essa discussão de nomes fabricados pelo dinheiro/influência está longe de resvalar no Sebastião Salgado.

Estou aqui com o Trabalhadores aberto na minha frente e nem o PIB dos EUA mais o da China seriam capazes de produzir algumas das imagens... as dos campos de petróleo e de Serra Pelada são uma mitologia inteira em cada imagem  :worship:
« Última modificação: 29 de Março de 2015, 09:49:44 por fernandomaues »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #151 Online: 29 de Março de 2015, 10:16:31
Estou aqui com o Trabalhadores aberto na minha frente e nem o PIB dos EUA mais o da China seriam capazes de produzir algumas das imagens... as dos campos de petróleo e de Serra Pelada são uma mitologia inteira em cada imagem  :worship:


Não tenho o livro, mas sempre achei esse o melhor trabalho do Salgado!  :worship:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #152 Online: 29 de Março de 2015, 10:42:00
[...]deixemos claro, essa discussão de nomes fabricados pelo dinheiro/influência está longe de resvalar no Sebastião Salgado.

Claro, esse nao eh o ponto da discussao.

Apesar do dinheiro ter um peso muito relevante, para nao dizer o fator mais relevante e primordial, no financiamento da producao, distribuicao, exibicao e divulgacao desse projeto em particular ganhar tamanho destaque. E esse eh o ponto inicial da discussao. Esse projeto em si, ou o sucesso dele, nao eh mero fruto da dedicacao do SS e da qualidade das fotos dele. Ate mesmo pq esse nao eh o primeiro livro com fotos dele.

Nesse caso, os idealizadores e financioadores do projeto tem tanto merito ou importancia, e merece tanto reconhecimento, quanto o SS.

Mas ganhar tamanho financiamento para tal projeto eh sim um grande merito de SS, conquistado pelo reconhecimento do nome, influencia e qualidade de trabalho que ele construiu/ganhou ao longo dos anos.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #153 Online: 29 de Março de 2015, 10:50:04
Nesse caso, os idealizadores e financioadores do projeto tem tanto merito ou importancia, e merece tanto reconhecimento, quanto o SS.


Não, Croix, não têm o mesmo mérito que o fotógrafo. Não mesmo. Na minha opinião, claro.

É claro que precisou de dinheiro para realizar o projeto, mas sua principal qualidade não é conseguir recursos. Já produzia fotorreportagens EXTRAORDINÁRIAS antes de ter tantos recursos.

Fosse o mérito igualmente dos financiadores, podiam dar essa dinheirama a qualquer fotógrafo e o resultado seria o mesmo. Não seria. Bota esse projeto nas mão se 99,9% dos fotógrafos do mundo (há um par de dúzias no mesmo patamar do SS) e o que sairíam seriam aquelas fotos bem executadas, chatas e sem alma que plagam nos Flickr e 500px da vida.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #154 Online: 29 de Março de 2015, 11:12:07
É legal ver um americano falando bem de um brasileiro; mesmo que o Sebastião já é global!

Mas americanos, ou pessoas de demais nacionalidades, estao sempre falando bem de muitos brasileiros (e mau de outros).

Gisele Bündchen, a modelo mais famosa, respeitada, valiosa e bem sucedida do mundo.
Adriana Lima, a modelo mais famosa, respeitada, valiosa e bem sucedida do mundo, depois da Gisele.
Paulo Coelho, um dos escritores mais conhecidos e populares mundialmente.
Luiz Inacio da Silva, um dos politicos mais conhecido e popular mundialmente.
Gilberto Gil, um dos musicos alternativos mais conhecido mundialmente.
Sonia Braga, atriz conhecida internacionalmente.
Rodrigo Santoro, ator conhecido internacionalmente.
Wagner Moura, ator conhecido e respeitado internacionalmente.
Sepultura, banda conhecida internacionalmente
Tom Jobim, dispensa apresentacoes.
Tom Ze, conhecido e respeitado internacionalmente.
Os Mutantes, banda alternativa que ficou nao so conhecida internacionalmente, mas influenciou o mundo da musica e do Rock. Uma das influencias mais diretas e claras foi na banda Os Beatles.

Isso pq eu citei apenas os mais faceis de lembrar, pq a lista vai longe... Como por exemplo mulheres e namorados de celebridades, com Alessandra Ambrosio, o namorado da Madona, a modelo Kat, aquela banda que canta "menina, menina, assim vc me mata", alem de muitos outros nao tao populares mas conhecidos no mundo empresarial, academico ou artistico.

Atletas entao, principalmente jogadores de futebol, eu iria precisar de um post so para citar os nomes de cada um deles, incessantemente falados bem por americanos ou seja quem for no mundo a fora.

Estao sempre falando de algum brasileiro pelo mundo a fora. Sebastiao Salgado eh apenas um deles, e nao eh o mais popular, conhecido e falado internacionalmente, mesmo apos esse projeto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #155 Online: 29 de Março de 2015, 11:26:48
Não, Croix, não têm o mesmo mérito que o fotógrafo. Não mesmo. Na minha opinião, claro.

É claro que precisou de dinheiro para realizar o projeto, mas sua principal qualidade não é conseguir recursos. Já produzia fotorreportagens EXTRAORDINÁRIAS antes de ter tantos recursos.

Fosse o mérito igualmente dos financiadores, podiam dar essa dinheirama a qualquer fotógrafo e o resultado seria o mesmo. Não seria. Bota esse projeto nas mão se 99,9% dos fotógrafos do mundo (há um par de dúzias no mesmo patamar do SS) e o que sairíam seriam aquelas fotos bem executadas, chatas e sem alma que plagam nos Flickr e 500px da vida.

Eu diria que sim, pq mesmo que cada vez mais escacos, ainda ha muitos fotografos que fariam e fazem fotos tao extraordinaria, e renderiam um projeto tao bom, quanto ao de SS.

Nao igual obviamente, pq grande destaque dos grandes fotografos esta na singularidade de seus trabalhos.

Como eu disse, esse nao eh o primeiro livro de fotos do SS. Mas eh o primeiro livro com fotos dele com tamanho destaque. E esse destaque nao eh merito somente da qualidade do trabalho, mas principalmente no alto nivel de investimento em divulgacao, eventos, exposicoes, etc.



Claro que se ele tivesse recursos proprios para ficar anos fazendo nada alem de viajar para lugares remotos e fotografar, e montasse o livro ele mesmo ou em alguma editora no Brasil, o livro tendedia a ser tao bom quanto, mas com muito menos destaque, divulgacao e repercucao. Mas ainda assim, montar um livro de imagens desse tamanho nao eh barato ou para qualquer um. E fazer fotos belissimas e produzir um trabalho unico nao eh o suficiente para fazer surgir um livro desse tamanho. Eh preciso dinheiro.

Logo, SS tem o merito da qualidade do trabalho dele, mas os financiadores e idealizadores o merito do projeto. Ate mesmo, pq ate onde eu fiquei sabendo, o projeto nao eh do SS, apenas as fotos.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #156 Online: 29 de Março de 2015, 11:39:03
Como eu disse, esse nao eh o primeiro livro de fotos do SS. Mas eh o primeiro livro com fotos dele com tamanho destaque.

Complicado ouvir isso de um fotógrafo...  :(

E como assim o projeto não é do Salgado?
« Última modificação: 29 de Março de 2015, 11:45:37 por fernandomaues »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #157 Online: 29 de Março de 2015, 11:46:09
Complicado ouvir isso de um fotógrafo...  :(

E como assim o projeto não é do Salgado?

Pq? Eu nao acho que o livro Exodo ou Trabalhadores tenham tido o mesmo destaque, popularidade e fama do que Genesis.

Independente da possivel falacia que vc deva ter entendido nesse dizer em particular, Acho que a mensagem que eu deixei no post eh coerente. Pelo menos a mim eh.

O que seria da qualidade das impressoes, das viagens remotas, do tempo de dedicacao, das exposicoes e da popularizadao, sem todo o financiamento? SS nao tem o meritomtodo sozinho. Ninguem produz tamanho projeto sozinho.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #158 Online: 29 de Março de 2015, 11:50:30
Pq?

Por não conhecer o ENORME destaque que livros como África, mas principalmente Exodus e Trabalhadores (Workers) têm no universo da fotografia.

Esta semana estive na biblioteca pública de St. Catherines, Ontário, uma cidadezinha de 130 mil habitantes, e, entre os poucos livros de fotografia, estão lá Trabalhadores e Êxodo, obras badaladíssimas, fundamentais, com um destaque ABSURDO.

Só por isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #159 Online: 29 de Março de 2015, 11:58:29
Por não conhecer o ENORME destaque que livros como África, mas principalmente Exodus e Trabalhadores (Workers) têm no universo da fotografia.

Esta semana estive na biblioteca pública de St. Catherines, Ontário, uma cidadezinha de 130 mil habitantes, e, entre os poucos livros de fotografia, estão lá Trabalhadores e Êxodo, obras badaladíssimas, fundamentais, com um destaque ABSURDO.

Só por isso.

Agora pergunte nas ruas pelo mundo a fora, ou entre fotografos aspitantes pelo mundo a fora, quam eh Sebastiao Salgado, quando e por onde conheceram, quais os livros de fotos dele esses conhecem.

Nao tenho sobra de duvida que a grande maioria, que dizer que o conhece, ira dizer Genesis.

As demais obras de SS, apesar de muito bem conhecidas e respeitadas entre os fotografos mais dedicados, principalmente brasileiros, nao sao obras populares ou de conhecimento tao popular.


Nas livrarias de Freiburg, Basel, Strasbourg, vc encotra facilmente o livro Genesis. Mas muito raramente encontra outro do Sebastiao Salgado. Sabe quando eu vi um livro do SS na maior livraria de Dublin? Nunca. Mas isso foi antes do projeto Genesis.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #160 Online: 29 de Março de 2015, 12:08:39
Agora pergunte nas ruas pelo mundo a fora, ou entre fotografos aspitantes pelo mundo a fora, quam eh Sebastiao Salgado, quando e por onde conheceram, quais os livros de fotos dele esses conhecem.

Nao tenho sobra de duvida que a grande maioria, que dizer que o conhece, ira dizer Genesis.

As demais obras de SS, apesar de muito bem conhecidas e respeitadas entre os fotografos mais dedicados, principalmente brasileiros, nao sao obras populares ou de conhecimento tao popular.


Nas livrarias de Freiburg, Basel, Strasbourg, vc encotra facilmente o livro Genesis. Mas muito raramente encontra outro do Sebastiao Salgado.

Isso que você fala não tem sentido. O Gênesis foi lançado há menos de dois anos, ainda está num forte circuito de divulgação e, claro, mais presente nas livrarias.

Mas, ATENÇÃO!!!, foi lançado há APENAS dois anos... Qualquer um que se diga fotógrafo num sentido amplo (que não usa só a câmera como ferramenta mas tem preocupação com a história da fotografia, com uma educação e ampliação do olhar) e tenha conhecido o SS em 2013 merece, no máximo, estar fazendo 3x4 no shopping...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #161 Online: 29 de Março de 2015, 13:31:38
Isso que você fala não tem sentido. O Gênesis foi lançado há menos de dois anos, ainda está num forte circuito de divulgação e, claro, mais presente nas livrarias.
O que exatamente nao faz sentido?

Mas, ATENÇÃO!!!, foi lançado há APENAS dois anos... Qualquer um que se diga fotógrafo num sentido amplo (que não usa só a câmera como ferramenta mas tem preocupação com a história da fotografia, com uma educação e ampliação do olhar) e tenha conhecido o SS em 2013 merece, no máximo, estar fazendo 3x4 no shopping...


O que vc diz nao nega o que eu disse.

Agora pergunte nas ruas pelo mundo a fora, ou entre fotografos aspitantes pelo mundo a fora,...

 [...]

As demais obras de SS, apesar de muito bem conhecidas e respeitadas entre os fotografos mais dedicados, principalmente brasileiros, nao sao obras populares ou de conhecimento tao popular.

Alem de tudo, duvido que o proprio SS nao concorde comigo.
Ele mesmo deve comecar o discurso dele nas apresentacoes agradecendo os idealizadores e fananciadores, dando os devidos creditos a eles.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #162 Online: 31 de Março de 2015, 18:06:10
Não, Croix, não têm o mesmo mérito que o fotógrafo. Não mesmo. Na minha opinião, claro.

É claro que precisou de dinheiro para realizar o projeto, mas sua principal qualidade não é conseguir recursos. Já produzia fotorreportagens EXTRAORDINÁRIAS antes de ter tantos recursos.

Fosse o mérito igualmente dos financiadores, podiam dar essa dinheirama a qualquer fotógrafo e o resultado seria o mesmo. Não seria. Bota esse projeto nas mão se 99,9% dos fotógrafos do mundo (há um par de dúzias no mesmo patamar do SS) e o que sairíam seriam aquelas fotos bem executadas, chatas e sem alma que plagam nos Flickr e 500px da vida.
   :clap:

Idem.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #163 Online: 16 de Março de 2017, 20:49:50
Amigos, sei que provavelmente ganharei o famoso selo Troféu da Pá por desenterrar esse tópico de 2013. Mas preciso lhes dizer isso:

No fim de semana passado tive a oportunidade de sentar por mais ou menos 1 hora e meia, depois do almoço, em um lugar bem iluminado, com um grande copo de café do lado e de folhear de ponta a ponta o Gênesis do Sebastião Salgado. Amigos, o que é isso? Que choque, que porrada!

Quando terminei a sensação era de que tinha assistido a um filme de ficção científica. Parecia que eu tinha dado um rolé em outro planeta. As tribos, os locais remotos, lugares que muitos de nós provavelmente nunca teremos a oportunidade de ir, retratados com tanta beleza e poesia, o conceito do livro, as fotos espetaculares, os textos, o trabalhão que deu, tudo isso coloca o Sebastião no patamar dos maiores fotógrafos da história.

     
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #164 Online: 17 de Março de 2017, 16:13:16
A melhor coisa é pegar um livro desse e ter tempo pra admirar o trabalho.
Pena não ter uma biblioteca acessivel por aqui pra ver isso, apesar de ja ter folheado algumas vezes.