Veja os quadros do Dega, como tem influencia da fotografia em seu enquadramento. Tambem vejam a luz e sombra nas bailariras em direcao contraria a janela.
Veja essa luz, que na fotografia muitos cairiam matando na critica (tambem do Dega):
Agora vamos ver umas de Rembrandt, que apesar de ser aclamado pelo um metodo de angulo de luz em relacao ao angulo do rosto, que inspiraram tantos artistas e fotografos ate hoje, muitas de suas pinturas tambem tiveram luzes que na fotografia muitos nao aceitariam:
Vamos agora ver Caravaggio e os olhos de panda:
Se entrarmos na questao dos retratos subexpostos entao, vishhhh sao tantos:
Obviamente, existem muitas pinturas com luzes super inspiradoras de dar orgulho aos fotografos criticos na internet. Mas em geral fotografos nao muito sensiveis a tais regras de luz em retratos. O que na pintura eh atraente por lembrar ou assemelhar uma luz realista e precisa, na fotografia eh considerado uma luz desatenta e mal iluminada.
Eu nao quero dizer com isso que tais fotografos criticos tem razao. As vezes sim e as vezes nao, tudo depende do contexto, mensagem ,etc.
Eu mesmo fotofrafo com luzes que desagradam muitos fotografos, mas para quem se limita a seguir regras incondicionais, tudo eh valido:
Obviamente nao eh preciso se limitar a buscar inspiracoes somente em artistas com influencias barrocas, onde contraste de luz e formas sao exaltados, ou nos modernistas.
Pinturas Quattrocentos, que a grosso modo foi um mix da arte bizantina com influencia da arte greco-romana, eh a epoca que comecam a explorar as possibilidades do contraste de luz e sombra, para um resultado mais dimencional. Apesar de nao serem luzes baseadas na luz natural em geral ou em grande parte, principalmente quando se trata de retrato externo, ja que ninguem saia para pintar la fora ou na janela: