Autor Tópico: Captura Vinculada no Lightroom  (Lida 4850 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Online: 31 de Julho de 2016, 13:12:27

Olá!

Semana passada resolvi fazer mais testes com a captura vinculada do LR. Digo mais porque já havia feito alguns mas tive problemas. Pluguei a câmera no PC e depois de algumas fotos ela fica toda loca, trava e a captura para. Sexta feira insisti e o display da câmera parou de funcionar.
Foi a primeira vez que esse lance do display aconteceu. Simplesmente achei que tinha queimado. Ainda bem que ao desconectar e tirar as baterias ele voltou a funcionar normalmente.

Alguém já se deparou com esse problema? As vezes penso que a voltagem do USB do computador pode ser muito alta para a câmera. Será, ou não tem nada haver?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2016, 13:46:13
Olá!

Semana passada resolvi fazer mais testes com a captura vinculada do LR. Digo mais porque já havia feito alguns mas tive problemas. Pluguei a câmera no PC e depois de algumas fotos ela fica toda loca, trava e a captura para. Sexta feira insisti e o display da câmera parou de funcionar.
Foi a primeira vez que esse lance do display aconteceu. Simplesmente achei que tinha queimado. Ainda bem que ao desconectar e tirar as baterias ele voltou a funcionar normalmente.

Alguém já se deparou com esse problema? As vezes penso que a voltagem do USB do computador pode ser muito alta para a câmera. Será, ou não tem nada haver?

Captura vinculada seria o chamado "tethering"? Tenta baixar o Capture One e fazer um teste com ele, é imbatível!


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2016, 16:54:53
Faaaaala grande Bruno, tranquilo?

Então, é sim o famoso tethering. Eu tenho o Capture One aqui. Boa ideia, vou testar com ele. Mas estou com medo de plugar de novo pois não me pareceu um problema do software. A camera trava ou fica com o display apagado, parece que não consegue transferir as infos para o PC. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2016, 17:20:24
Faaaaala grande Bruno, tranquilo?

Então, é sim o famoso tethering. Eu tenho o Capture One aqui. Boa ideia, vou testar com ele. Mas estou com medo de plugar de novo pois não me pareceu um problema do software. A camera trava ou fica com o display apagado, parece que não consegue transferir as infos para o PC.

Opa! Se você está com esta sensação, o melhor é refazer o teste com um cabo novo. Mas eu não entendi um coisa: a câmera trava em qual sentido? Quando você trabalha em tethering, a tela traseira da câmera fica apagado, e o display do topo com as informações fica com a indicação de "PC" quando está conectado, se não me engano.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2016, 22:54:32
É, eu tomei um susto porque a tela traseira não voltou a funcionar mesmo depois do cabo desconectado.

Considero também que, ao manipular a câmera, posso ter mexido na posição do cabo. Testei com 3 cabos diferentes e sempre dá a mesma coisa. Só que dois desses três foram no notebook. Quando não estava mais transferindo os arquivos eu desconectei o cabo e desliguei a câmera. Quando liguei ela ainda estava com a tela traseira apagada. Desliguei, tirei o grip e ai sim funcinou.

Farei mais testes no notebook ou em outra entrada usb do PC.





 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2016, 23:27:48
É, eu tomei um susto porque a tela traseira não voltou a funcionar mesmo depois do cabo desconectado.

Considero também que, ao manipular a câmera, posso ter mexido na posição do cabo. Testei com 3 cabos diferentes e sempre dá a mesma coisa. Só que dois desses três foram no notebook. Quando não estava mais transferindo os arquivos eu desconectei o cabo e desliguei a câmera. Quando liguei ela ainda estava com a tela traseira apagada. Desliguei, tirei o grip e ai sim funcinou.

Farei mais testes no notebook ou em outra entrada usb do PC.

Muito estranho! 3 cabos diferentes acontecer a mesma coisa não pode ser normal. Você está com a última versão do firmware instalado na câmera?


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2016, 14:18:20
Não! Nunca atualizei o firmware dela. Será que pode ser isso?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2016, 14:25:59
Não! Nunca atualizei o firmware dela. Será que pode ser isso?

Vale a pena conferir isso sim! :ok:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2016, 12:23:30
Bruno, minha câmera é uma 5D. Não encontrei nada no site nacional da canon. Encontrei no site dos EUA mas lá diz que a atualização de firmware é indicada para quem é dos EUA ou do México e que, caso seja de outra região, consultar site local.

Será que é seguro fazer essa atualização? No tutorial que encontrei no youtube parece que tem de ser feito com um cartão CF, passando pra ele o arquivo do firmware.

Me pareceu uma operação delicada. De qualquer forma pesquisarei mais a respeito.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2016, 13:53:26
Bruno, minha câmera é uma 5D. Não encontrei nada no site nacional da canon. Encontrei no site dos EUA mas lá diz que a atualização de firmware é indicada para quem é dos EUA ou do México e que, caso seja de outra região, consultar site local.

Será que é seguro fazer essa atualização? No tutorial que encontrei no youtube parece que tem de ser feito com um cartão CF, passando pra ele o arquivo do firmware.

Me pareceu uma operação delicada. De qualquer forma pesquisarei mais a respeito.

Infelizmente não vou saber te informar. Talvez seja até o caso de abrir um tópico com essa dúvida, acredito que outros usuários Canon saberão te esclarecer com mais propriedade, pois eu uso Nikon e Fuji, e atualização delas atráves do CF/SD foi extremamente fácil e tranquila. :ok:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2016, 18:49:38
Mas valeu de qualquer forma!

Vou pesquisar aqui no forum e também na internet. Se souber volto aqui ou abro um tópico.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2016, 19:33:21
Mas valeu de qualquer forma!

Vou pesquisar aqui no forum e também na internet. Se souber volto aqui ou abro um tópico.

Legal, depois nos conte como foi o desfecho também! :)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2016, 15:18:45
Não uso Lightroom, mas o ideal para tethering com a Canon não seria o EOS Utility 3?
https://youtu.be/bg2U2vxBir8
« Última modificação: 03 de Agosto de 2016, 15:19:14 por Pictus »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 775
Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2016, 10:47:20
Caramba, Pictus, não conhecia o EOS Utillity. Além de ser original parece ótimo, dá pra ter o live preview na tela do pc/note!!!
Eu tentei um outro software para fazer isso mas preferi o lightroom por já deixar as fotos nele para serem ecolhidas e tratadas, apesar de ser mais lento na operação de captura.
Mas foi excelente a sua lembrança. Vou testar esse EOS neste fim de semana e retorno com os resultados!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro