Autor Tópico: Notebook para edição de imagens  (Lida 8665 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #30 Online: 07 de Setembro de 2016, 03:20:37
Uma dúvida que tenho, é que até há pouco tempo, eu tinha um notebook LG, com um i7 de 2ª geração, 6GB de RAM, a placa de vídeo dele aparentemente estava com problema, e ele era bom para edição no Lightroom, respondia rápido.
Recentemente fui aos EUA e trouxe um HP Omen, 8Gb de RAM, i7 de 6ª geração (6700HQ 2.6ghz), GeForce 960M, SSD de 128gb e HD de 1TB. Curiosamente, esse meu note parece ser pior do que o antigo no Lightroom. Quando amplio uma foto tenho que esperar 5-10s até ela ficar nítida, e mesmo sem ampliar vai alguns segundos. O programa em si me pareceu bem lento... Ele está sendo executado com a placa de vídeo dedicada, está instalado no SSD (porém as fotos em RAW ficam no HD). O mesmo problema não se aplica aos jogos, consigo rodar aqui Rise of The Tomb Raider no médio tranquilo, o Photoshop também não fica lento, mas o Lightroom... Tá difícil de usar. Alguém sabe o que pode ser? Talvez a versão do programa que eu peguei (peguei em torrent, de um lugar muito confiável em questão de vírus)?
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 07 de Setembro de 2016, 12:25:41
Uma dúvida que tenho, é que até há pouco tempo, eu tinha um notebook LG, com um i7 de 2ª geração, 6GB de RAM, a placa de vídeo dele aparentemente estava com problema, e ele era bom para edição no Lightroom, respondia rápido.
Recentemente fui aos EUA e trouxe um HP Omen, 8Gb de RAM, i7 de 6ª geração (6700HQ 2.6ghz), GeForce 960M, SSD de 128gb e HD de 1TB. Curiosamente, esse meu note parece ser pior do que o antigo no Lightroom. Quando amplio uma foto tenho que esperar 5-10s até ela ficar nítida, e mesmo sem ampliar vai alguns segundos. O programa em si me pareceu bem lento... Ele está sendo executado com a placa de vídeo dedicada, está instalado no SSD (porém as fotos em RAW ficam no HD). O mesmo problema não se aplica aos jogos, consigo rodar aqui Rise of The Tomb Raider no médio tranquilo, o Photoshop também não fica lento, mas o Lightroom... Tá difícil de usar. Alguém sabe o que pode ser? Talvez a versão do programa que eu peguei (peguei em torrent, de um lugar muito confiável em questão de vírus)?

Cara, isso é muito estranho, não deveria ser assim. O note novo é que windows? 10? E ou antigo?

Rpz, desde que atualizei para o windows 10, tenho sentido o sistema mto mais instável que o 8.1. Sei lá, tenta fazer uma formatação limpa pra ver se melhora.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Setembro de 2016, 13:01:11
Uma dúvida que tenho, é que até há pouco tempo, eu tinha um notebook LG, com um i7 de 2ª geração, 6GB de RAM, a placa de vídeo dele aparentemente estava com problema, e ele era bom para edição no Lightroom, respondia rápido.
Recentemente fui aos EUA e trouxe um HP Omen, 8Gb de RAM, i7 de 6ª geração (6700HQ 2.6ghz), GeForce 960M, SSD de 128gb e HD de 1TB. Curiosamente, esse meu note parece ser pior do que o antigo no Lightroom. Quando amplio uma foto tenho que esperar 5-10s até ela ficar nítida, e mesmo sem ampliar vai alguns segundos. O programa em si me pareceu bem lento... Ele está sendo executado com a placa de vídeo dedicada, está instalado no SSD (porém as fotos em RAW ficam no HD). O mesmo problema não se aplica aos jogos, consigo rodar aqui Rise of The Tomb Raider no médio tranquilo, o Photoshop também não fica lento, mas o Lightroom... Tá difícil de usar. Alguém sabe o que pode ser? Talvez a versão do programa que eu peguei (peguei em torrent, de um lugar muito confiável em questão de vírus)?
Talvez possa estar acontecendo algumas coisas, precisa checar o seguinte:

O Windows tem modos de operação para economizar energia, tem um modo chamado desempenho máximo, onde ele deixa tudo em full power, consome mais energia porem vai ficar bem mais rápido. Botão direito do mouse sobre o ícone do Windows no canto inferior esquerdo (ou no teclado tecle windows + x), vai em opções de energia e veja como esta configurado, encontre alto desempenho ou desempenho máximo que pode estar escondido em planos adicionais.

Outra coisa é o sftw da sua placa nVidia, normalmente os controladores da Intel tem um gerenciador NVIDIA Optimus http://www.nvidia.com.br/object/optimus_technology_br.html que só põe a placa de vídeo nVidia para funcionar quando tem uma exigência muito grande de processamento, ai tem que ir no painel de controle da nVidia e ver como estão as prioridades entre as duas placas (vídeo interno do processador da Intel ou a placa Nvidia).

Tinha tbm uma opção de escolher o programa que vai utilizar a placa nVidia, então era só configurar para a placa funcionar prioritariamente com a placa nVidia.

Do que me lembro é isso, então se não melhorar, talvez seja algum defeito...

abs
« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 13:10:17 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #33 Online: 07 de Setembro de 2016, 14:21:38
Uma dúvida que tenho, é que até há pouco tempo, eu tinha um notebook LG, com um i7 de 2ª geração, 6GB de RAM, a placa de vídeo dele aparentemente estava com problema, e ele era bom para edição no Lightroom, respondia rápido.
Recentemente fui aos EUA e trouxe um HP Omen, 8Gb de RAM, i7 de 6ª geração (6700HQ 2.6ghz), GeForce 960M, SSD de 128gb e HD de 1TB. Curiosamente, esse meu note parece ser pior do que o antigo no Lightroom. Quando amplio uma foto tenho que esperar 5-10s até ela ficar nítida, e mesmo sem ampliar vai alguns segundos. O programa em si me pareceu bem lento... Ele está sendo executado com a placa de vídeo dedicada, está instalado no SSD (porém as fotos em RAW ficam no HD). O mesmo problema não se aplica aos jogos, consigo rodar aqui Rise of The Tomb Raider no médio tranquilo, o Photoshop também não fica lento, mas o Lightroom... Tá difícil de usar. Alguém sabe o que pode ser? Talvez a versão do programa que eu peguei (peguei em torrent, de um lugar muito confiável em questão de vírus)?

Atualiza o driver da placa de vídeo...

-Baixa o driver novo http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/107014/en-us
-Baixa o DDU http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html
-Roda o DDU e permita rebootar em safe mode
-Instala o driver novo

Se o driver novo não resolver, desliga o suporte para GPU
https://photographylife.com/lightroom-6-bugs-and-performance-issues


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #34 Online: 07 de Setembro de 2016, 14:23:08
Cara, isso é muito estranho, não deveria ser assim. O note novo é que windows? 10? E ou antigo?

Rpz, desde que atualizei para o windows 10, tenho sentido o sistema mto mais instável que o 8.1. Sei lá, tenta fazer uma formatação limpa pra ver se melhora.

Nada melhor do que uma instalação limpa.
Aqui fiz uma ISO(Win 10 Enterprise) customizada sem as tralhas que não uso.
Sem Edge/IE, Store, Media Player, OneDrive, Defender, Cortana, Metro...
Usei o MSMG ToolKit para remover as tralhas.
https://forums.mydigitallife.info/threads/50572-MSMG-ToolKit
E o NTLite para customizar...
https://youtu.be/VRu08ZojKYE

Aproveita que vai instalar tudo do zero e faz uma imagem do sistema.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=122714.msg1265320#msg1265320
« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 14:27:03 por Pictus »


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #35 Online: 08 de Setembro de 2016, 14:11:15
Pessoal, obrigado pelas respostas! Chegando em casa hoje vou ler melhor e ver se algo resolve.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #36 Online: 08 de Setembro de 2016, 15:23:22
Para edição de foto a placa de vídeo não é o mais importante. No Lightroom inclusive ela só é utilizada na hora do resize da foto. Acaba sendo legal ter uma placa dedicada só para liberar o processador. O que é importante em um notebook para edição de foto :
*i7 -  um i5 quadricore até dá, mas o i7 é melhor
*Pelo menos 8gb de RAM. 2 pentes de 8gb em dual channel é recomendado
*SSD - use um SSD e a diferença de performance fica evidente.

Algumas considerações.....
Tenho um Dell Vostro i7 que edito vídeo nele. Gosto bastante da máquina. É estável, tem uma placa de vídeo dedicada de 2gb e custou pouco mais de R$3k. A Dell tem a garantia total, que cobre quedas e líquidos até por 3 anos. Sempre compre com essa opção, porque a assistência é na residência e extremamente rápida.
Alguns micros permitem ter dois hds, ou um SSD e um HD. Se tiver essa possibilidade, é excelente. Pode deixar o ssd para sistema e o hd para scratch e arquivos.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #37 Online: 11 de Setembro de 2016, 07:12:21
Problema resolvido!
Pelo jeito, era a opção de "economia de energia" mesmo. Eu não cheguei a me atentar a isso, porque em jogos o desempenho estava satisfatório, mais até do que eu esperava.
Uso Windows 10, o driver da placa de vídeo estava atualizado, mas estava em modo de "economia de energia", mudei isso e o desempenho mínimo do processador e o Lightroom passou a operar muito mais rápido, a diferença foi grotesca.
Muito obrigado a todos que ajudaram! :)
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Setembro de 2016, 11:39:09
Problema resolvido!
Pelo jeito, era a opção de "economia de energia" mesmo. Eu não cheguei a me atentar a isso, porque em jogos o desempenho estava satisfatório, mais até do que eu esperava.
Uso Windows 10, o driver da placa de vídeo estava atualizado, mas estava em modo de "economia de energia", mudei isso e o desempenho mínimo do processador e o Lightroom passou a operar muito mais rápido, a diferença foi grotesca.
Muito obrigado a todos que ajudaram! :)
Rafael isso que cê fez foi naquele botao tradicional que fica perto do relógio?
Ou em outro lugar tipo no drive da placa?
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #39 Online: 11 de Setembro de 2016, 13:47:30


Flaviab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 14 de Setembro de 2016, 10:47:03
Olha quanto mais pesquiso mais complicado fica!
Se a tela é boa o processador é ruim, muito difícil  achar tela IPS acessível.
Impossível encontrar tudo que precisamos em um note.
O jeito é comprar um mediano mesmo, porque sem condições de pegar 8k em um.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 14 de Setembro de 2016, 11:09:12
Olha quanto mais pesquiso mais complicado fica!
Se a tela é boa o processador é ruim, muito difícil  achar tela IPS acessível.
Impossível encontrar tudo que precisamos em um note.
O jeito é comprar um mediano mesmo, porque sem condições de pegar 8k em um.
Pois por exemplo, é a Dell tem as Workstation Mobile Precision para uso profissional, aquelas que são voltadas para o pessoal que trabalha com sftw 3D CAD e tal e que vem com as nVidia Quadro, e tela de boa qualidade, essas são ótimas, mas custam acima de 10k
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 14 de Setembro de 2016, 11:15:22
Rafael isso que cê fez foi naquele botao tradicional que fica perto do relógio?
Ou em outro lugar tipo no drive da placa?
Olha só, fácil de acessar, de duas maneiras:

botão direito do mouse em cima da tecla windows (a bandeirinha no canto inferior esquerdo) abre um menu e o segundo item de cima para baixo "opções de energia"

ou

se o seu teclado tem a tecla windows (aquela tecla da bandeirinha do Windows ao lado da barra de espaço), vc aperta "windows" junto com a letra "x" que abre o mesmo menu e vai em "opções de energia"

se é a primeira vez que vc acessa lembre de clicar em "Mostrar planos adicionais" e ai vc verá desempenho máximo.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 14 de Setembro de 2016, 11:21:22
Olha só, fácil de acessar, de duas maneiras:
Nossa  :clap:
Muito obrigado
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 14 de Setembro de 2016, 11:22:22
Problema resolvido!
Pelo jeito, era a opção de "economia de energia" mesmo. Eu não cheguei a me atentar a isso, porque em jogos o desempenho estava satisfatório, mais até do que eu esperava.
Uso Windows 10, o driver da placa de vídeo estava atualizado, mas estava em modo de "economia de energia", mudei isso e o desempenho mínimo do processador e o Lightroom passou a operar muito mais rápido, a diferença foi grotesca.
Muito obrigado a todos que ajudaram! :)
Legal, olha só aqui comigo eu faço uso frequente desse menu, diariamente eu alterno entre os modos de energia, porque eu acho um absurdo o cara ter um core i7 que custou caro pra karayo e ficar sofrendo de crise de lentidão e abstinência do processador só para economizar energia.
Então eu alterno os modos dependendo do que eu vou fazer, quando preciso de potencia deixo no maximo, e quando faço alguma atividade de menos impacto ou sei que o computador vai ficar ocioso alterno para outros modos.
Vc pode criar um modo de energia todo seu tbm, dentro do modo de energia basta acessar "alterar as configurações do plano" e ai vai fuçando nas opções e veja o que é mais importante pra vc. Por exemplo eu configuro o monitor pra desligar sempre que o computador ficar ocioso por mais de 3 minutos, e todo o equipamento entra em nodo de suspensão depois de 15min ocioso.
Conhecimento importa mais que equipamento.