Autor Tópico: Marca em fotografia para clientes, alguém coloca?  (Lida 3553 vezes)

rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Online: 01 de Agosto de 2016, 16:57:14
Srs.(as), Uma dúvida profissional:

Quando vocês finalizam o trabalho e vão entregar para o cliente as fotos, vocês costumam colocar o logotipo nas imagens, mesmo que seja num cantinho? Eu e minha esposa estamos em dúvida acerca dessa decisão.

O trabalho ficou muito legal e especialmente ela ficou muito orgulhosa com o resultado e queria destacar a marca.

O que vocês acham?

Canon 5D MK III - Sony A7III


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2016, 17:27:12
Já li diversos tópicos a esse respeito, e estou me metendo em uma alçada que não é a minha (não trabalho como fotógrafo)... Mas o que vejo em geral é o pessoal colocando logo em fotos que se entrega para o cliente postar em rede social, em resolução menor... Entretanto as fotos finais, em alta resolução para impressão, ou mesmo o album impresso, vai sem logo.. afinal o cliente pagou pelas fotos, ele não tem o dever de fazer propaganda para você... em suma as fotos são do cliente, não suas, então não há porque colocar logo nelas (apesar que posso ser apedrejado por ter escrito isso.. rsrs).

Mas isso é um resumo de várias e várias opiniões que li por aí.. certamente haverão opiniões divergentes. Essa é apenas a minha visão do sentido para o qual as opiniões em geral convergem. Não é óbvio o que deve ser feito, porque há fotógrafos que agem de um jeito diferente de outros... E independente do rumo que você tomar, todo mundo diz para constar essa regras em contrato para evitar aborrecimentos posteriores.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


erickdlm