Autor Tópico: Cancelamento de Contrato  (Lida 6436 vezes)

Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 30 de Julho de 2016, 12:09:42
Boa tarde Pessoal,
Alguém já passou pela experiência da noiva solicitar o cancelamento do contrato de cobertura fotográfica do seu casamento no dia deste?

A alegação é não ter dinheiro para pagar.

O contrato consta multa por atraso de pagamento (o que já ocorreu) de 10%, e rescição 10%, além dela não receber o sinal já efetuado, da ordem de 10% tb.

Grato caso alguém possa contribuir com sugestões.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2016, 14:43:26
Cancelou no dia do casamento?

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2016, 15:15:20
Sim, o casamento é hoje às 17hs.

Mas não esta querendo assinar o Distrato, pois tem multa por atraso de pagamento e rescisão.

Ela quer "apenas" cancelar.



Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2016, 15:25:54
Ela não precisa assinar distrato. O descumprimento da obrigação não precisa de formalidades. Se o contrato foi devidamente assinado, o não cumprimento enseja ação judicial.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2016, 15:28:53
Os 10% da entrada já está com você, correto?

A duvida seria somente sobre a multa, não acho que vale a pena correr atras disso.
Apenas mantenha o contrato em caso de acionar você na justiça cobrando os 10% da entrada.
E formalize de algum jeito, que ela que cancelou.

Sinto cheiro de outro fotografo nessa historia....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2016, 16:00:44
Se está no contrato a previsão de multa, tem que correr atrás. sim. Só veja se o valor paga o seu transtorno em fazer isso.
Se o contrato for de 2000 e a multa de 10%. Isso dá 200 pilas. Dá pra fazer tudo via Juizado Especial, mas se chegar a julgamento, é bom ter um advogado.. daí já saiu mais caro que a multa.
Agora, acho que deve cobrar dela, assinando ou não o distrato.
Cobre informalmente, via mensagem privada ou como você costuma contatar seus clientes (menos telefone, que não registra a forma como você cobrou - e o cliente pode alegar que você realizou a cobrança de forma indevida , etc). Na recusa ou falta de resposta, cobre formalmente, com carta registrada se for preciso.
É só após um período (cujo prazo desconheço) pode-se cobrar judicialmente.
Como disse, é um transtorno. E alguns clientes se valem disso para "dar alguns calotes".
No direito do consumidor, o ônus da prova é sempre da empresa / contratado - então registre TUDO. E-mail (tem como mandar e-mail registrado), mensagens, etc..
Boa sorte!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2016, 17:40:56
Não vale a pena, eu não processaria um cliente por menos de 5 mil reais nunca.
Dor de cabeça com justiça e ele vai te queimar com todo mundo que conhece.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2016, 18:02:26
Acabei de voltar da Igreja, a noiva assinou o distrato dentro do carro, lá tem 10% de multa por atraso de pag. e 10% por rescisão por quebra de contrato.

Ela trocou uma 2 fotógrafos com 4 câmeras e 4 flash´s por 1 apenas com 1 câmera e só com o flash pop-up, mais um para-sol invertido!

Deve ser a crise, mas nada justifica fazer isto em cima da hora.

Obrigado a todos pelos comentários.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2016, 18:02:56
Cara, você recebe apenas 10% antes do evento?

Olha, não sei como é ai na sua região, mas aqui na minha se fizer isso é suicídio, no meu contrato tudo deve estar quitado antes do casamento, e todos os fotógrafos que conheço por aqui trabalham da mesma forma, assim como todos os outros profissionais envolvidos com esse tipo de evento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2016, 18:47:53
Cara, você recebe apenas 10% antes do evento?

Olha, não sei como é ai na sua região, mas aqui na minha se fizer isso é suicídio, no meu contrato tudo deve estar quitado antes do casamento, e todos os fotógrafos que conheço por aqui trabalham da mesma forma, assim como todos os outros profissionais envolvidos com esse tipo de evento.

Eu fazia assim, mas depois do curso da photostv de direito na fotografia. Parece ser cilada jurídica cobrar tudo antes.
O ideal é deixar uns 20% pra depois.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2016, 19:04:19
Eu fazia assim, mas depois do curso da photostv de direito na fotografia. Parece ser cilada jurídica cobrar tudo antes.
O ideal é deixar uns 20% pra depois.

Qual é o curso? Por acaso é com o Marcelo Pretto? Fiz um com ele no eduK e gostei muito. Poderia compartilhar o link? Obrigado!


Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2016, 19:29:02
Não, recebo 20% de sinal para reserva da data, 50% 10 dias antes da cerimônia e 30% antes da entrega.
« Última modificação: 30 de Julho de 2016, 19:31:51 por Fernando Jorge »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2016, 20:44:58
Qual é o curso? Por acaso é com o Marcelo Pretto? Fiz um com ele no eduK e gostei muito. Poderia compartilhar o link? Obrigado!

Comodo, https://photostv.com.br/curso/solucoes-juridicas-para-fotografos-de-diferentes-segmentos
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino