Autor Tópico: Relembrando: Canion do Guartelá  (Lida 1934 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 01 de Agosto de 2016, 20:25:06
Esses dias vi um tópico do Thales com um HDR e lembrei que eu tinha alguns "guardados na manga" aqui que nunca tratei ou postei.

Particularmente, acho que a técnica consegue agregar muito ao que se propõe (aumentar o alcance dinâmico), desde que não chegue no nível de parecer uma tela saída de um vídeo-game.

Já postei algumas fotos aqui que nem sequer comentaram ou perguntaram serem HDRs, como essa que gosto bastante: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=119301.0

E agora trago outra, perguntando: passou do ponto ou ainda estou conseguindo manter alguma naturalidade aos olhos de vocês?

Canion do Guartelá by Elder Walker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2016, 21:50:12
Show Elder!

Acredito que está bom, é uma bela vista.

Pra não ficar sem dizer nada  :D eu tiraria um pouco a saturação do azul do céu, geralmente quando diminuímos luzes e/ou sombras a tendência é mesmo as cores darem uma saturada.

Eu acho que está bom, mas se vc quisesse vc poderia dar mais a atmosfera do momento ( contraluz ) e não ter clareado tanto as montanhas, por ex. Mas acho que é mais uma questão pessoal. :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2016, 21:56:41
Gostei bastante. Não dá pra dizer que é HDR não, mas eu diria que rolou um clarity por exemplo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2016, 22:24:20
Linda foto!
Que lugar. UAU!
Eu só tiraria um pouquinho do estourado ali na nuvem.
Mas nada que incomode.
Acho que preciso viajar para fotografar paisagens :P


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2016, 10:11:41
Show Elder!

Acredito que está bom, é uma bela vista.

Pra não ficar sem dizer nada  :D eu tiraria um pouco a saturação do azul do céu, geralmente quando diminuímos luzes e/ou sombras a tendência é mesmo as cores darem uma saturada.

Eu acho que está bom, mas se vc quisesse vc poderia dar mais a atmosfera do momento ( contraluz ) e não ter clareado tanto as montanhas, por ex. Mas acho que é mais uma questão pessoal. :ok:

Valeu, Rapha! Que bom receber críticas suas, mais até que o elogio! Eu também achei que a saturação do céu ficou mais forçada que o HDR propriamente dito. Vou ver se acho o arquivo original para editar. AH, e sim, fiz algumas onde o contraluz aparece bem mais também.

Apenas para tentar esclarecer, essa foto foi bem despretensiosa: fiz mais pra mostrar a técnica na hora para a menina que estava comigo no local, tirei 3 ou 4 fotos apoiando a câmera no joelho enquanto sentado, já que não tinha tripé, e não pensei numa composição especial, apenas disparei do ponto onde estava mesmo! Mas, como o lugar ajuda, o resultado ficou bacana até!

Gostei bastante. Não dá pra dizer que é HDR não, mas eu diria que rolou um clarity por exemplo.

Legal! Eu não costumo aplicar clarity nas edições de paisagens. Talvez seja a sensação pelo redimensionamento do flickr ou pelo próprio programa que mesclou as imagens.

Linda foto!
Que lugar. UAU!
Eu só tiraria um pouquinho do estourado ali na nuvem.
Mas nada que incomode.
Acho que preciso viajar para fotografar paisagens :P

Valeu, Rodrigo. Acho que é bem isso: tendo algo legal de se fotografar, as coisas ficam bem mais fáceis. Como descrevi na resposta para o Raphael, essa foto mesmo foi totalmente despretensiosa, mas como o visual era bonito, a foto não tem como sair muito ruim não!  :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2016, 16:17:32
Valeu, Rapha! Que bom receber críticas suas, mais até que o elogio! Eu também achei que a saturação do céu ficou mais forçada que o HDR propriamente dito. Vou ver se acho o arquivo original para editar. AH, e sim, fiz algumas onde o contraluz aparece bem mais também.

Apenas para tentar esclarecer, essa foto foi bem despretensiosa: fiz mais pra mostrar a técnica na hora para a menina que estava comigo no local, tirei 3 ou 4 fotos apoiando a câmera no joelho enquanto sentado, já que não tinha tripé, e não pensei numa composição especial, apenas disparei do ponto onde estava mesmo! Mas, como o lugar ajuda, o resultado ficou bacana até!

Então, to de cara, fez a foto em HDR "nas cocha"?...quer dizer, no joelho...ficou muito bom!

Já que agora vc está falando da foto em si, e não só do tratamento, pra ser perfeita só teria que adicionar algo mais bem composto no primeiro plano ( aquele mais chato e metido...hehe ), como aquele capim do canto esquerdo, posicionado devidamente de forma que "completasse" bem a imagem, sem ser cortado ou coisa do tipo.

Isso claro, levando em consideração regrinhas ou receitas, sabemos que muitas vezes isso pode é estragar ou deixar muito politicamente correta a imagem e assim sem graça, as vezes quebrar tudo é que torna a foto f*da!!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2016, 16:33:36
Exatamente, Raphael! No joelho mesmo... quase nas cocha! hahaha

E até por isso que quis justificar mesmo que o foco aqui era mais mostrar o HDR, já que a foto em si não tem nenhuma composição elaborada.

Mas pegando o gancho na sua sugestão, dá uma olhada se é mais ou menos essa a ideia:
IMG_0764 (2) by Elder Walker, no Flickr


E aqui onde estávamos sentados:
IMG_0749 by Elder Walker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2016, 13:12:40
Sim.

Particularmente gostei bem mais da composição dessas duas últimas, mesmo a que a moça esta sentada poderia ser sem ela para o caso de uma landscape pura, a pedra que serviu para a contemplação fecha bem o conjunto.
Apenas considerando a paisagem, acho que daí o céu está um pouco estourado demais nas duas, mas eu entendo que a tua intensão era focada nos temas - a moça ou a flor.

Veja bem: Não acho que não deva nunca ter estouros de preto ou branco, pelo contrário, muitas vezes isso agrega ao invés de estragar, mas nesse caso, se fosse só enfatizando a paisagem, teria passado um pouco.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2016, 13:43:02
Sem dúvidas, Raphael. Concordo contigo e reforço que gosto de ouvir estes comentários que só ajudam a ter a percepção do que ficou bom e do que poderia ser melhorado.

Acho que boa parte do problema na maioria das minhas fotos é que não defino exatamente se vou curtir o momento ou fotografar... acabo fazendo um meio-termo nos dois cenários! haha Nesse dia da visita ao cânion, eu estava conhecendo essa menina, era a terceira ou quarta vez que saíamos juntos. Aí nem só aproveitei o passeio e curti com ela, e nem só me concentrei nas fotos. Deveria ter levado um tripé, escolhido melhor o horário, evitado algumas composições que não dariam certo... mas ainda assim, tentei fazer fotos boas, quando na verdade poderia voltar com apenas alguns registros feito com o celular!

A parte boa é que, da mesma forma como a saga da Serra Catarinense que você acompanhou, também quero muito voltar nesse Canion do Guartelá! Meu melhor amigo acabou de se mudar para uma cidade próxima de lá e certamente vou fazer uma visita e retornar ao parque para refazer essa fotos!

Valeu mesmo pelos comentários!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2016, 15:19:53
Cara, complementando, acho bem massa esse teu lance de, dependendo como for, deixar as fotos pra lá e curtir o momento ( mesmo que tu não tenha feito isso efetivamente nesse dia ).

Isso foi uma coisa que aprendi: No início da minha busca por fotos eu levava o equipamento pra qualquer lugar e ficava na pira, abrindo mão do momento, ignorando outras pessoas que por ventura estivessem comigo e priorizando o fazer fotográfico. Passou um tempo e percebi o quanto estava sendo errado e egoísta, e assim fui ajustando minhas saídas ao ponto de literalmente fazer expedições fotográficas com esse único objetivo.

Primeiro porque é falta de educação e de consideração com os outros, que não estão ligando se vc vai perder uma foto ou não. E segundo porque pra vc é ruim tbm, vc não se concentra de verdade, faz as coisas pela metade e acaba correndo o risco de perder a foto pela má execução.

Então hoje ou eu passeio e me divirto ( e se for pra registrar algo o celular resolve ) ou eu saio exclusivamente pra fotografar e aí pode dar um terremoto e abrir o chão que eu fico concentrado nas fotos  :shock:

Mas claro, nem todos buscam isso, muitos querem registrar seus momentos com o equipamento...é de cada um.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2016, 16:49:58
Que lindas!  :worship:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2016, 17:54:55
Raphael,

Mais uma vez concordamos. Eu até consigo curtir alguns momentos e fazer algumas fotos sem me sentir perdendo algo (para os dois lados), mas acho que o faria bem melhor com um equipamento mais simples, porém melhor que um smartphone. Tanto é que sonho com algo do tipo das Sony RX100: cabem no bolso de um jeans, possuem um sensorzinho razoável (bem maiores que o das compactas comuns e celulares), possuem controles manuais, várias facilidades de manuseio... enfim, faria fotos legais para registrar o momento com um pouco mais de qualidade que as "comuns" mas mantendo a agilidade e foco no momento. Mas aí já entramos em assunto de equipamento, pensamentos e gostos individuais, etc... não é o foco da galeria, certo?

A verdade é que, realmente, sinto falta de sair apenas para fotografar! Organiza aí uma saída para os campos de santa bárbara ou algum dos canions menos acessíveis lá da serra e me chama! :D

Erichfr,

Obrigado pelo elogio! :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2016, 21:00:47
Se rolar esta saída fotográfica eu animo!   :D :D
« Última modificação: 03 de Agosto de 2016, 21:02:18 por LeandroR »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2016, 21:14:50
Putz, tava lendo os relatos, concordo plenamente!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2016, 15:30:09
Organiza aí uma saída para os campos de santa bárbara ou algum dos canions menos acessíveis lá da serra e me chama! :D

Nem sabes o quanto penso nisso, tem tanta gente ganhando dinheiro na gringa excursando pessoas para lugares diferentes. Gostaria muito de ser moderador numa atividade como essa, um compartilhamento do que eu faço, de certa forma.
Mas quando penso em todos os processos, borucracías e principalmente na responsabilidade, ( afinal se algo saísse errado a responsabilidade seria minha ) ai vou cozinhando a ideia em banho maria.

Preciso me preparar mais.

Mas acho que um dia sai!  :ok: