Autor Tópico: Dúvidas iniciante - Qual Lente Zoom, Tele?  (Lida 2987 vezes)

Bedin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 02 de Agosto de 2016, 09:22:04
Bom Dia Galera.

 Estou pesquisando e cheguei a conclusão em comprar a minha primeira DSLR. Seria a D3300.

 Meu objetivo é aprender e, pretendo fotografar aviões, aves, enfim preciso de um zoom. Mas não sei direito como funciona e o que preciso nas lentes.

Li que essas cameras de entrada não tem motorzinho de foco então tem que comprar as lentes mais caras com isso. Mas no meu caso terei que comprar essas lentes mais caras ou não faz diferença????
Tb não tenho ideia de qual lente, li sobre 50-200 acho, e 70-300mm, qual seriam as lentes ideais vamos supor para fotografar um show aéreo ou tentar fotografar animais.

Outra coisa se eu comprar no paraguai consigo garantia no Brasil? Ou nem preciso me preocupar com a garantia (pela qualidade do produto)?

Bom qualquer informação será bem vinda.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2016, 10:27:28
Começando com a última pergunta: Não, produtos comprados fora não têm garantia no Brasil. Dito isso, quase todas as minhas lentes foram compradas fora e eu nunca tive problemas (marcas Sigma e Canon).

Geralmente as lentes modernas da Canon e Nikon tem o motor de foco na lente (quase todas, eu diria, só modelos mais antigos é que não tinham essa função). Mas o site da Nikon sempre tem a lista de compatibilidade das lentes e corpos.

Quanto à fotografia de aviação e de animais. Em tese, quanto mais alcance melhor. Muita gente (incluindo eu) usam a a 70-300mm como a lente de entrada nessas área da fotografia. Se puder optar, sugiro ir com a versão estabilizada.

300mm não é tanto alcance assim, mas é possível tirar boas fotos.

Depois muita gente migra para as telefotos fixas (300mm a 500mm), aonde a grana começa apesar. Tem também as superzoom da Tamron e da Sigma (150-600mm) que parecem ter muito boa qualidade por um preço menos pesado.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Bedin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2016, 11:27:07


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2016, 12:03:45
Bedin,

Apenas para você ter claros os conceitos:

1) Zoom é a relação entre a maior e a menor distância focal da lente. Por exemplo, uma 70-300 tem zoom de 4,3X aproximadamente (basta dividir 300 por 70). Já uma 28-300 tem bem mais zoom, com relação de 10,7X. Entretanto, note que as duas terão o mesmo "alcance" máximo, que está nos 300mm, mudando apenas a parte mais angular (em inglês, wide). Ou procurando uma que tenha o mesmo zoom que a primeira, poderia citar a 24-105, com os mesmos 4,3X de zoom da 70-300, porém com distâncias focais totalmente diferentes, para usos diferentes.

2) Tendo em mente esse conceito, e reforçando o que os colegas já disseram, o que você deve querer são lentes com alcances maiores, distâncias focais mais longas. Existem lentes fixas que cumpre muito bem esse papel, entregando inclusive muito mais nitidez etc. Se tiver curiosidade, pesquise por lentes fixas na casa dos 400, 500, 600mm e adiante: ficará impressionando. Agora, considerando que está começando e não sabe ainda qual distância focal será mais utilizada nas suas fotos, pode começar com qualquer zoom dessas nas faixas mais usadas: 55-200, 70-300, 100-400...

3) Estabilizador será util para evitar fotos tremidas devido a baixa velocidade do obturador comparado à distância focal utilizada. Quanto maior a DF, mais você perceberá a influência da sua mão tremendo num disparo sem tripé. Seria tipo aquela tremida que vemos ao mirar uma arma pela luneta (já deve ter jogado algum jogo de tiro, certo?).Existe uma regra bem geralzinha que sugere que a velocidade de disparo seja sempre 1/DF. Ou seja, se a distância focal é de 50mm, use pelo menos a velocidade de 1/50 segundos. No seu caso, pensando em fotos "de longe", se usar 300mm, precisaria de uma velocidade de pelo menos 1/300. Isso sem falar ainda do fator de corte do sensor. Com estabilizador, você pode usar velocidades mais baixas sem tremer a imagem.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Bedin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2016, 17:49:44
Obrigado galera esclareceu bastante minhas dúvidas.

Acho que vou comprar uma 50-200mm baratinha pra ver a distancia focal.

Vcs sabem dizer, por exemplo, se esses 200mm tem uma equivalência em metros ou kilometros de aproximação?

Ou não entendi direito ? hehe

 


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2016, 19:51:19
A distância focal está relacionada ao ângulo equivalente.


Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2016, 22:04:28
Considere que, no sensor FF (35 mm), a lente de 50 mm equivale ao ângulo de visão do olho humano.


marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2016, 17:41:01
No caso deve se considerar o fator de corte do sensor, então uma 200mm deverá se comportar como uma lente 320mm (com fator 1.6).

Mas acho que muito conceito está confundindo... hehe  :D :D :D
« Última modificação: 03 de Agosto de 2016, 17:41:20 por marciomendes »


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2016, 21:04:14
Dê uma olhada neste simulador, deve te ajudar a ter uma noção mais concreta ente distância focal/ampliação

http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Bedin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2016, 07:56:06
Valeu as dicas galera.

 Entendi bem com a imagem acima colorida. Percebi que quanto maior os mm menor o ângulo de visão.

 Mas pensei que tivesse alguma relação com metros.

Tipo se eu estiver numa cabeceira de uma pista de 2000metros e o avião pousar na outra cabeceira a 600mm vai preencher toda minha foto? e a 4000metros o que acontece? Queria saber se tem uma relação não somente em ângulo mais também em distancia em linha reta. Tipo alcance de uma 200mm = 1000metros, de 300mm = 2000metros. Existe isso?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2016, 08:17:59
Valeu as dicas galera.

 Entendi bem com a imagem acima colorida. Percebi que quanto maior os mm menor o ângulo de visão.

 Mas pensei que tivesse alguma relação com metros.

Tipo se eu estiver numa cabeceira de uma pista de 2000metros e o avião pousar na outra cabeceira a 600mm vai preencher toda minha foto? e a 4000metros o que acontece? Queria saber se tem uma relação não somente em ângulo mais também em distancia em linha reta. Tipo alcance de uma 200mm = 1000metros, de 300mm = 2000metros. Existe isso?

Sim, existe. Mas teria que medir a área do objeto para fazer um confronto com a área do sensor e o ângulo da lente que estiver utilizando. Perceba que a palavra alcance tem significado um tanto subjetivo aqui, pois você pode querer preencher um quadro de uma forma, outra pessoa talvez de forma diferente. Enfim, deve existir sim algum simulador parecido com o que o colega Sinval nos trouxe no link, porém indicando a distância em metros de algum objeto com relação à câmera.

De qualquer forma, ainda acho que pode simplificar esse "problema" começando com uma tele padrão, aí na casa dos 200, 250 ou 300mm (não vai fugir disso a menos que gaste muita grana!) e depois, caso ache que ficou "curto", pesquisar algo mais mais específico.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2016, 08:32:08
Não sei qual seria a equivalente da Nikon para a 55-250 EFS da Canon. Acho que com esse range já dá pra começar a brincar... Como o Elder comentou acima, indo pras 400, 600 é muito investimento ($$), o qual, acredito, que não estaria disposto a gastar por agora...

 :ok: :ok: :ok:


Bedin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2016, 11:13:58
SIm, ta certo entendi.

 Vou procurar a melhor custo beneficio na casa de x~250~300mm

Obrigadao  :worship: