Autor Tópico: 85mm ou 100mm Macro  (Lida 9464 vezes)

rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #30 Online: 25 de Julho de 2016, 10:56:26
Sim, quando há pouca luz o foco é muito pior que outras lente que tenho (L ou não). Por isto acho um tanto perigoso o seu uso para eventos, que exigem um foco rápido para não se perder determinadas situações.

Interessante.

Na 70D enfrento probelmas semelhantes para qualquer lente que tenha abertura mais escura.

Na 6D uso a 100mm de macro até em situações de baixa luminosidade, mas admito que a maioria das vezes vai acompanhada do flash circular.

Quando aciono o limitador de foco (para objetos um pouco maiores ou retratos) a 100mm trabalha bem mais rápido, talvez um pouco mais lenta que a 50mm, mas da conta do recado.

A vantagem é que ela muito nítida desde f2.8.
Canon 5D MK III - Sony A7III


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 25 de Julho de 2016, 22:54:30
Acho o foco da 100mmL lerdo só se ela procura em todo o range. Se usar o seletor de distância ele fica um pouco mais esperto. Mas mesmo assim, se perde às vezes.
Pra macro 1:1 ou próximo, considero a iluminação (flash MR ou MT) mais importante que o IS (bichinhos, etc), pois o IS não congela o assunto, mas pra close-ups em geral, ajuda bastante.
Pra mim, seria uma escolha difícil entre as duas.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #32 Online: 28 de Julho de 2016, 08:55:49
Em condições de baixa luminosidade, o AF da maioria das objetivas se perde, não?
A minha 35mm Art e a 85mm f/1.2L fica "caçando" e demoram bem mais para fixar o foco (mais do que a 100mm L).

Porém, cada caso é um caso. Para mim não é problema, pois quase sempre uso com iluminação abundante (natural ou artificial).

E perdão se este post e o anterior pareceu ser grosseiro/irônico. Não foi a intenção.




Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #33 Online: 28 de Julho de 2016, 09:04:37
Não questiono também a experiência de colegar que sofrem com AF mais lento em situações de baixa luminosidade, seja a 100mm L ou outra. Mas em se tratando deste cenário descrito durante "eventos", e considerando que aqui estamos falando de algum trabalho profissional, uma simples luz de auxílio do flash ou rádio flash já mata o problema. Quando uso meus Youngnuos da vida aqui, até a cinquentinha foca rápido... e bem! :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 28 de Julho de 2016, 09:11:57
E ai, decidiu por alguma?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #35 Online: 28 de Julho de 2016, 10:39:10
E ai, decidiu por alguma?

Então...  Decidi que vou optar por Canon (e não Sigma ou Tamron - vi uma sigma nas mãos e não gostei muito não... Achei meio frágil e mal acabada...) e decidi também manter a 85mm f1.8.   :ok:

Pra complicar,  apareceram ofertas de 50mm f2.5 Macro ... Uma por R$ 1000,00 e outra por R$ 1200,00. Dizem que essa é muito nítida.

Estou achando que a 100mm seria melhor para Macro, com relação à distancia,  pois não precisaria chegar muito perto do objeto, vantagem para macro de animais, insetos, etc...   :ponder:

Achei a Canon 100mm usada por R$ 1800,00 e por R$ 1950,00...Mas estou achando caras. Uma nova está 2600,00 na Canon com 2 anos de garantia, e parcelado sem juros... :shock:

Vamos ver se aparece uma boa oferta para me convencer na compra!!!!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 28 de Julho de 2016, 11:41:29
Observe que a 50mm macro não é 1:1, é 50% do tamanho real.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #37 Online: 28 de Julho de 2016, 11:53:33
Observe que a 50mm macro não é 1:1, é 50% do tamanho real.

Pois é... vi isso também, e pesou negativamente.
Acho que a melhor opção é a 100mm mesmo... Só preciso achar uma com preço bom!!!



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #38 Online: 28 de Julho de 2016, 12:02:38
Para insetos, a 100mm acho "curta" demais. Precisa chegar bem perto e torcer para o bicho não fugir.

Neste caso, a melhor seria uma 180mm, mas é bem cara. Existe a Sigma 150mm tbm, mas não é Art.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 28 de Julho de 2016, 14:01:33
Observe que a 50mm macro não é 1:1, é 50% do tamanho real.

Nada que um tubo de extensao nao resolva... Além disso a 50mm é mais polivalente, serve de normal na full frame.

O problema com macros é entender a diferença que o comprimento focal faz no modo macro.
Uma 100mm permite ficar mais longe que uma 50mm, mas pesa o triplo ou o quadruplo para a mesma abertura e o DOF é incrivelmente crítico. Uma 50mm ou 35mm permitem que se chegue mais perto e são bem menores e leves para o mesmo fator de aumento e abertura.

A pergunta é qual tipo de macro você pretende fazer ? Jóias ? Pequenos objetos ? Insetos ?

Outra coisa a pensar é em relação à velocidade de foco. Macros verdadeiras tem o curso de foco bem longo. Isso é necessário tecnicamente para ter um foco mais preciso. Uma macro 1:1 com curso de foco curto é um péssimo negócio. Pense nessas coisas antes de comprar.


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #40 Online: 03 de Agosto de 2016, 17:26:20
Pessoal, alguem já teve ou tem ou conhec e a LENTE TOKINA XM100 100MM 2.8 MACRO ??? Como é ela para retratos e para Macro ?
Apareceu uma por R$ 1500,00 nova...
 :ponder: