Autor Tópico: Câmera atual de entrada vs Câmera antiga "pro"  (Lida 3178 vezes)

Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Agosto de 2016, 06:59:42
Eu já disse isso em outro tópico, mas eu acredito que o corpo antigo das câmeras de entrada da Nikon era ruim sim. Tive uma D5100 e era muito ruim a pegada, no entanto, esse corpo novo que a Nikon trouxe (acredito que com a D5500) é melhor de pegar e o problema de tamanho não existe, além de sempre poder incluir um grip se for realmente um problema, mas isso é muito pessoal, acho que num mundo onde todos querem menos peso e tamanho (senão o mercado de Mirrorless não estaria em franca ascensão) a questão se resume a ergonomia e não tamanho.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mas não é só ergonomia, são controles também.
Aqui penso que o diferencial que a Nikon fez foi justamente segmentar fotografia para Hobbes e Fotografia profissional. Um você tem tempo para brincar, aproveitar.... no outro, está trabalhando, precisa dos botões de atalho milhões de vezes durante a vida útil do equipamento!
D200


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2016, 07:00:44
Se fosse uso amador eu iria de 3200, se fosse uso profissional, D90.

2X
D200


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.988
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2016, 08:02:51
Mas não é só ergonomia, são controles também.
Aqui penso que o diferencial que a Nikon fez foi justamente segmentar fotografia para Hobbes e Fotografia profissional. Um você tem tempo para brincar, aproveitar.... no outro, está trabalhando, precisa dos botões de atalho milhões de vezes durante a vida útil do equipamento!

Para o profissional não há dúvidas que uma câmera mais robusta é o mais indicado. No entanto, se os "controles" são apenas o controle do "tripé" (iso, abertura e velocidade), é plenamente possível fazê-lo de forma prática, rápida e ergonômica nessa câmera que citei.

Que outros controles você julga úteis ter a mão no momento em que põe o olho no ovf?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.919
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2016, 11:12:12
Amigo, mude a palavra que eu destaquei para "felizmente", eu explico a baixo.

Tive duas 50D, uma que comprei bem surrada e logo vendi por que achei que tinha defeito no foco, e outra que comprei com menos de 10k e o problema do foco se confirmou, e teve uma terceira que trabalhei de uma produtora aqui na minha cidade e também errava o foco que dava medo. Nunca na minha vida eu vi uma câmera errar tanto o foco com objetos distantes.

Sério mesmo, se me der uma 50D eu pinto de verde e jogo no mato. Se quer algo robusto e barato vai na 40D, essa sim é porreta e não erra foco, ou então como você mesmo disse, uma D90, que é câmera pra ninguém botar defeito.

Abs.
Alguém mais teve problemas com o foco na 50D, é um problema crônico do modelo?
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 11:12:36 por LeandroR »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.919
    • Dilone Fotografia
Resposta #19 Online: 07 de Agosto de 2016, 11:17:07
Para o profissional não há dúvidas que uma câmera mais robusta é o mais indicado. No entanto, se os "controles" são apenas o controle do "tripé" (iso, abertura e velocidade), é plenamente possível fazê-lo de forma prática, rápida e ergonômica nessa câmera que citei.

Que outros controles você julga úteis ter a mão no momento em que põe o olho no ovf?

Vou responder da minha experiência. Controles como foco, seleção do ponto de foco (gostava muito do joystick da série xxD da Canon para isso), compensação da exposição, etc... quanto mais intuitivo e de fácil acesso melhor. No final, não se trata apenas de ter os comandos mas também de estes serem intuitivos de usar sem olhar.

A propósito, como você faz para controlar abertura e velocidade nas câmeras com um Dial?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.988
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Agosto de 2016, 11:24:06
Vou responder da minha experiência. Controles como foco, seleção do ponto de foco (gostava muito do joystick da série xxD da Canon para isso), compensação da exposição, etc... quanto mais intuitivo e de fácil acesso melhor. No final, não se trata apenas de ter os comandos mas também de estes serem intuitivos de usar sem olhar.

A propósito, como você faz para controlar abertura e velocidade nas câmeras com um Dial?


Vamos lá:

Seleção de ponto de foco na D5500 se muda de duas formas:

1. Usando o touch (mesmo com o olho no ovf coloca-se o dedo polegar no touch e muda; assim como no seu joystick da Canon);

2. Usando o direcional que fica ao lado do touch.

É bem simples e faço sempre.


Abertura e velocidade podem se mudam selecionando o botão de abertura enquanto gira o dial e depois solta pra ajustar a velocidade. Nas câmeras com dois dials tem o pino maldito né? Não gostei quando usei.

Além disso o botão fn eu configuro pra ISO, dessa forma eu também tenho à mão o ajuste do ISO. Se usas algum modo de prioridade basta girar o dial que o modo que está com a prioridade é acionado.





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 11:25:32 por cfcsosa »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2016, 12:12:58
De forma genérica, comparar uma moderna de entrada com uma parrudona mais antiga é isso mesmo: ganha-se em algumas modernidades que hoje são "básicas" ou "normais" e perde-se em outros.

Meu exemplo é na Canon, com minha primeira câmera sendo a T4i. Pra mim, o fato de ser pequena e leve não era demérito. A tela articulada era legal, as interfaces amigáveis... uma câmera bacana para uso geral como hobby. Aí de tanto ver o tópico da 5D clássica, fui lá e comprei uma. As imagens de "preview" no LCD são de chorar, acho um parto ter que usar leitor de cartão CF para passar os arquivos para o PC (ou espetar via USB 1.0 que demora mil anos), os flashes mais modernos não são acessados pela câmera para alterar suas configurações, não tem wifi nem nada parecido... ah, e a falta daquele sistema de auto-limpeza do sensor realmente faz falta também (ô sensor que suja esse da 5D, heim?). Mas quer saber? Prefiro a 5D. As imagens que consigo com ela são consideravelmente mais agradáveis ao meu olhar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.988
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Agosto de 2016, 12:38:31
De forma genérica, comparar uma moderna de entrada com uma parrudona mais antiga é isso mesmo: ganha-se em algumas modernidades que hoje são "básicas" ou "normais" e perde-se em outros.

Meu exemplo é na Canon, com minha primeira câmera sendo a T4i. Pra mim, o fato de ser pequena e leve não era demérito. A tela articulada era legal, as interfaces amigáveis... uma câmera bacana para uso geral como hobby. Aí de tanto ver o tópico da 5D clássica, fui lá e comprei uma. As imagens de "preview" no LCD são de chorar, acho um parto ter que usar leitor de cartão CF para passar os arquivos para o PC (ou espetar via USB 1.0 que demora mil anos), os flashes mais modernos não são acessados pela câmera para alterar suas configurações, não tem wifi nem nada parecido... ah, e a falta daquele sistema de auto-limpeza do sensor realmente faz falta também (ô sensor que suja esse da 5D, heim?). Mas quer saber? Prefiro a 5D. As imagens que consigo com ela são consideravelmente mais agradáveis ao meu olhar.


Mas aí talvez seja que acertaram muito nessa câmera no sensor não? Todos falam muito bem dela... Já no caso das Nikons a qualidade de imagem que você tem numa D5500 será quase a mesma de uma D7200, pra não dizer, a mesma.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.919
    • Dilone Fotografia
Resposta #23 Online: 07 de Agosto de 2016, 13:03:58

Vamos lá:

Seleção de ponto de foco na D5500 se muda de duas formas:

1. Usando o touch (mesmo com o olho no ovf coloca-se o dedo polegar no touch e muda; assim como no seu joystick da Canon);

2. Usando o direcional que fica ao lado do touch.

É bem simples e faço sempre.

Abertura e velocidade podem se mudam selecionando o botão de abertura enquanto gira o dial e depois solta pra ajustar a velocidade. Nas câmeras com dois dials tem o pino maldito né? Não gostei quando usei.

Além disso o botão fn eu configuro pra ISO, dessa forma eu também tenho à mão o ajuste do ISO. Se usas algum modo de prioridade basta girar o dial que o modo que está com a prioridade é acionado.



Carlos, meu olho dominante é o esquerdo, sendo assim ficaria inviável utilizar a tela touch para o foco (e mesmo que fosse o direito me parece confuso usar o touch para focar sem saber onde vc está selecionando). Na minha D3200 uso o direcional para selecionar o ponto do foco. Funciona? Sim, mas continuo achando o sistema de joystick melhor e mais prático para este fim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.988
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 07 de Agosto de 2016, 13:08:37
Carlos, meu olho dominante é o esquerdo, sendo assim ficaria inviável utilizar a tela touch para o foco (e mesmo que fosse o direito me parece confuso usar o touch para focar sem saber onde vc está selecionando). Na minha D3200 uso o direcional para selecionar o ponto do foco. Funciona? Sim, mas continuo achando o sistema de joystick melhor e mais prático para este fim.

Fala Leandro, beleza? Então, eu não sabia disso, mas tem os botões de qualquer forma, de fato o joystick é ótimo, mas apenas uma pergunta: Colocar o dedo um cadinho mais pro lado te atrapalharia muito?

É claro que isso é pessoal mas sugiro experimentar se puder.

Ah! A selecao de foco pode ser usada em qualquer lugar na tela.
Abraço.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 13:09:26 por cfcsosa »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.919
    • Dilone Fotografia
Resposta #25 Online: 07 de Agosto de 2016, 13:38:08
Não entendi o que você quis dizer com colocar o dedo um pouco mais pro lado.  :ponder:
Seria, no caso, comparando o joystick com o direcional? Se for, não me incomoda não. Veja, o joystick não é, por si só, algo que me faria trocar de equipamento. No entanto, tendo utilizado os dois sistemas, joystick e direcional, acho o primeiro mais agradável de usar. Digamos que se houvessem dois modelos de D3200 um com ele e outro sem eu escolheria o que tivesse.

Se o dedo mais para o lado você se refere ao uso da tela touch (recurso que não possuo na D3200), apesar de nunca ter utilizado acho quase com certeza total que não me adaptaria, pois a operação na prática, olho no OVF e dedo na tela me parece estranha.  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.988
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 07 de Agosto de 2016, 13:59:48
Não entendi o que você quis dizer com colocar o dedo um pouco mais pro lado.  :ponder:
Seria, no caso, comparando o joystick com o direcional? Se for, não me incomoda não. Veja, o joystick não é, por si só, algo que me faria trocar de equipamento. No entanto, tendo utilizado os dois sistemas, joystick e direcional, acho o primeiro mais agradável de usar. Digamos que se houvessem dois modelos de D3200 um com ele e outro sem eu escolheria o que tivesse.

Se o dedo mais para o lado você se refere ao uso da tela touch (recurso que não possuo na D3200), apesar de nunca ter utilizado acho quase com certeza total que não me adaptaria, pois a operação na prática, olho no OVF e dedo na tela me parece estranha.  :ok:


Depois que você vê o foco andando pega o jeito, só uso isso atualmente, o direcional fica encostado, mas concordo que de forma intuitiva o joystick é imbatível.



Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Agosto de 2016, 14:25:08
Para o profissional não há dúvidas que uma câmera mais robusta é o mais indicado. No entanto, se os "controles" são apenas o controle do "tripé" (iso, abertura e velocidade), é plenamente possível fazê-lo de forma prática, rápida e ergonômica nessa câmera que citei.

Que outros controles você julga úteis ter a mão no momento em que põe o olho no ovf?

Com o tempo vc acaba se acostumando com várias facilidades, controle de exposicao, controle de prioridade de foco, compensação de exposicao, compensação de flash, previsão de profundidade de campo, e assim vai.

Se for algumas fotos, não há problemas em acessar alguns menus... Mas profissionalmente  os atalhos se tornam ferramenta.

Creio que só usando (e se acostumando com eles) que se percebe a facilidade e o ganho para se trabalhar.

Digo que quem se acostuma sente falta, e muita!
D200