Autor Tópico: Dá pra salvar essa Tron?  (Lida 4072 vezes)

robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Online: 04 de Agosto de 2016, 12:30:13
Olá galera

Comprei essa tele, uma TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210mm faz algum tempo, sabendo que estava coalhada de fungos por módicos 80 temers e sem esperança nenhuma. Estou ensaiando pra desmontar e limpar.

Como tive uma experiência desastrosa tentando limpar uma 50mm e depois consegui com sucesso limpar uma Zenit Helios, acho que consigo desmontar essa sem grandes traumas. A questão é se vale a pena me dar esse trabalho.

Na Helios eu deixei as lentes de molho numa solução leve de água, álcool e detergente. Sei que não é o ideal mas ajudou um pouco. Imagino que no caso dessa tele não basta. Ela está bem feia. O que eu posso usar pra pelo menos melhorar a claridade das lentes?

Abaixo fotos da cultura altamente desenvolvida dos fungos e duas fotos que tirei com ela usando minha canon t5. Revelei no camera raw tendo que puxar 100% no contraste e forçando tudo o mais, porque no original as fotos ficaram puro leite de luz. Qualquer dica que não envolva usá-la como decoração é bem vinda! Só quero ela pra acertar umas maritacas, nada profissional.

_MG_0753 by Roberto Strabelli, no Flickr

_MG_0754 by Roberto Strabelli, no Flickr

_MG_0751 by Roberto Strabelli, no Flickr

_MG_0752 by Roberto Strabelli, no Flickr

_MG_0755 by Roberto Strabelli, no Flickr

_MG_0756 by Roberto Strabelli, no Flickr





"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2016, 12:54:33
Acho brabo salvar essa, Roberto  :shock:
Já vi na internet um carinha que faz uma solução com água, detergente e ácido acético (vinagre).
Mas não encontrei aqui pra postar.
Agora pelo grau de cultura fúngica estabelecido nessa lente, provavelmente já corroeu a primeira camada dos vidros (que é uma película sei lá de que material).
Você pode até eliminar os fungos, mas acho difícil eliminar as marcas deixadas.
Outra coisa a se pensar é que uma lente zoom é muito mais difícil de desmontar e remontar que uma lente fixa. Então toma o cuidado de fotografar o passo-a-passo ou filmar enquanto desmontá-la.
Boa sorte aí..


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2016, 12:58:21
Não achei aquela fonte ainda.. Mas vai uma:
http://www.travel-images.com/cleaning-lens-fungus.html


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2016, 13:06:31
Se for pela diversão de desmontar e tentar, pode ser que sim.
Salvar mesmo essa lente é difícil... e acho que não vale nem a pena.
É possível encontrar essas teles escuras, nesse range, por preços ridículos - coisa de 10, 20 dólares. Trazendo fora, mesmo pagando imposto é uma barbada.
http://www.ebay.com/sch/Lenses-Filters/78997/i.html?_from=R40&_nkw=canon+fd+70-210mm&_sop=15


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2016, 13:58:00
Olá!

Não achei aquela fonte ainda.. Mas vai uma:
http://www.travel-images.com/cleaning-lens-fungus.html


Esse texto me deu alguma confiança, pode ser mesmo que uma limpeza simples melhore o suficiente pras lentes clarearem um pouco. Talvez um polimento também, o coating vai pro espaço mas pior do que está não fica.

Se for pela diversão de desmontar e tentar, pode ser que sim.
Salvar mesmo essa lente é difícil... e acho que não vale nem a pena.
É possível encontrar essas teles escuras, nesse range, por preços ridículos - coisa de 10, 20 dólares. Trazendo fora, mesmo pagando imposto é uma barbada.
http://www.ebay.com/sch/Lenses-Filters/78997/i.html?_from=R40&_nkw=canon+fd+70-210mm&_sop=15

Realmente baratas pra caramba mas tenho medo de ser taxado como novo ou quebrar no transporte.  Essa tron eu comprei no impulso depois de ficar feliz com a helios. Encontrei algumas teles EF da Canon por uns 400, 500 mas não posso investir tanto num hobby.

Tenho bastante tempo livre nessas férias :clap: Acho que vou me arriscar, no máximo vou perder algumas horas e ganhar um peso de papel. :ponder:


"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2016, 14:01:21
Salvar até salva, livra ela dos fungos mais brutos, mas a camada de coating já era, vai ficar um pouco manchada, mas melhor do que está agora fica Se quiser limpar pelo hobby vai firme. Tive uma Helios 44M que estava com o coating todo manchado, ela tinha uma nitidez absurda (Helios né) mas perdia contraste no contraluz...nada que o LR não resolvesse.
Agora estou com uma Nikon E 100mm que tinha um pouco de fungo nas bordas do elemento frontal e no traseiro (muuuito menos que a sua), desmontei e limpei, mas no elemento frontal ainda se nota algumas ramificações deixadas por eles no coating. Não atrapalhavam muito, e agora muito menos. Usei alcool isopropílico na limpeza.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2016, 16:17:20
Olha eu de novo :D

Desmontei a danada e todas as lentes estão prontas para limpeza e talvez algum tipo de polimento.

Mas tive um problema, é claro. Dei bobeira na hora errada e pisquei, agora não sei ao certo a ordem e posição dessas duas lentes que ficam fixas coladas uma a outra. Se alguém que entende de ótica puder me dar uma luz, fico imensamente agradecido. Tipo, dizer assim: 2 -> AYB, 3 -> BXA

Elas são fáceis de inverter se eu montar errado mas não queria contar com a sorte. Tenho a vaga ideia de que os chanfrados ficam pros lados de foram, só isso.

Se houver interesse de alguém, posso postar as fotos que tirei durante a desmontagem.

Tron MC Auto Zoom 1:4.0-5.6 f=70-210mm rosca m42 by Roberto Strabelli, no Flickr


qualordem by Roberto Strabelli, no Flickr

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2016, 16:19:53
Putz!  :shock:

Por isso sempre fotografo com o celular mesmo todas as partes na desmontagem para não acontecer isso.  :assobi:

Pior que eu não faço idéia de como montar ali.  :ponder:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 16:20:14 por Rodrigo Pereira »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2016, 16:34:19
Uhahahaha  :hysterical:
Acho que eu dei uma de profeta do mal...  :doh: Pra não dizer "eu avisei"  :assobi:
Aquele "recorte" da X não encaixa em nada?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 16:35:24 por nandoespinosa »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2016, 16:34:24
Olha eu de novo :D

Desmontei a danada e todas as lentes estão prontas para limpeza e talvez algum tipo de polimento.

Mas tive um problema, é claro. Dei bobeira na hora errada e pisquei, agora não sei ao certo a ordem e posição dessas duas lentes que ficam fixas coladas uma a outra. Se alguém que entende de ótica puder me dar uma luz, fico imensamente agradecido. Tipo, dizer assim: 2 -> AYB, 3 -> BXA

Elas são fáceis de inverter se eu montar errado mas não queria contar com a sorte. Tenho a vaga ideia de que os chanfrados ficam pros lados de foram, só isso.

Se houver interesse de alguém, posso postar as fotos que tirei durante a desmontagem.


vai por tentativa e erro,  :D
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2016, 17:20:03
Bom saber que estou pelo menos divertindo vocês :D

Eu examinei as fotos que tirei e tive certeza de que a lente 2 é BXA. Acredito que os chanfros são justamente pra indicar a posição então a 3 deve ser AYB, portanto fica BXAAYB. Caso fique estranho, vai ser fácil inverter depois. A lente difícil mesmo de tirar é a 4, que fica logo a frente do diafragma.

Essa tele não tem segredo nenhum, é bem simples de desmontar. Basta ter as chaves certas, bastante luz e algumas horas de paciência.

Agora vou dar uma pesquisada sobre usar álcool, água oxigenada, vinagre, limpa vidro, cachaça, o que for melhor e mais barato pra tirar esses fungos. Depois se não parecerem melhorar vou ver se há algum modo de polir com lixa 200000.

Quando tiver terminado volto com algumas fotos do resultado.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 17:20:42 por robertostrabelli »

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2016, 18:23:15
A minha impressão é que o grupo mais fino tem o lado plano voltado para a frente da lente e o grupo mais grosso tem elemento mais estreito voltado para a parte de tras da lente, ou então exatamente ao contrário. Faz sentido as duas faces B uma voltada para a outra, mas sem ter o diagrama, é realmente um chute.

Para limpeza, como esses elementos são de vidro, use primeiro uma solução de amonia a 30%, depois detergente neutro. Enxague e lave com álcool isopropílico para remover eventuais vestígios de óleo/gordura. Não tente polir, vai acabar com a lente. Melhor um coating ferrado do que nenhum.

Boa sorte.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2016, 16:55:21
Ok, terminei.

Sei que eu fiz tudo meio de qualquer jeito mas é a primeira tele que desmonto então tá valendo.

Nas primeiras fotos estão os vidros depois de uma limpeza com água filtrada e detergente. Não mergulhei, apenas fui passando com cotonete, hora seco, hora molhado.

Elas melhoraram muito, exceto a lente dianteira que está bastante riscada e aquela que eu chamei de lente 4, mas que aparentemente são duas lentes muito bem coladas, impossíveis de separar. Entre elas estão muitos filamentos de fungos :(. Fiquei com medo de forçar a rosca, parece que tem cola mesmo. :ponder:

Além da primeira limpeza com detergente, deixei-as tomando um pouco de sol e em seguida passei cotonete com amônia. Sequei e passei água oxigenada. Foi uma bela mandinga.

Eu usei apenas cotonetes. Eles soltam fiapos de monte, mas fui meticuloso e soprando de leve ao ver algum fiapo. Montei tudo debaixo de uma lâmpada forte pra enxergar bem. Se ficou algum fiapo entre as lentes, não é visível, portando não existe. :D

Depois de montada, tirei algumas fotos da objetiva. Comparado ao que era antes, melhorou bastante. Tipo da água pro vinho. Pena que o vinho é chapinha. :doh:

Tirei algumas fotos com ela. É muito difícil focalizar e não tremer na hora do click! Poucas fotos ficaram minimamente boas. Não gostei do resultado. Não sei se sou eu ou a objetiva. Ela não é das melhores, né? Eu também não sou :no:

Parece que eu montei aquelas lentes 2 e 3 na ordem certa, parece.

Aceito dicas sobre as melhores práticas com essa objetiva, menos usar como peso de papel, claro. :fight:



LENTE FRONTAL. RISCADA QUE SÓ

lente1 by Roberto Strabelli, no Flickr


LENTES 2 E 3. NÃO TINHAM FUNGOS VISÍVEIS. ESSA IRREGULARIDADE NA FOTO 3 É ESTRANHA

Lentes 2 e 3 by Roberto Strabelli, no Flickr


CONJUNTO 4. AÍ ESTAVAM E AINDA ESTÃO A MAIOR PARTE DOS FUNGOS

conjunto-4 by Roberto Strabelli, no Flickr


LENTE 5 TAMBÉM NÃO TINHA NADA VISÍVEL

lente-5 by Roberto Strabelli, no Flickr


FOTOS DA OBJETIVA DEPOIS DA LIMPEZA. MELHOROU UM POUCO

TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210MM depois de limpa by Roberto Strabelli, no Flickr

TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210MM depois de limpa by Roberto Strabelli, no Flickr

TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210MM depois de limpa by Roberto Strabelli, no Flickr

TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210MM depois de limpa by Roberto Strabelli, no Flickr

TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210MM depois de limpa by Roberto Strabelli, no Flickr


TESTANDO A OBJETIVA


ROLINHA CAMUFLADA NO PÉ DE ROMÃ

_MG_0770 by Roberto Strabelli, no Flickr


FLOR DE ROMÃ

_MG_0771 by Roberto Strabelli, no Flickr


FLORES DESCONHECIDAS

_MG_0772 by Roberto Strabelli, no Flickr


FLORES MINÚSCULAS DESCONHECIDAS

_MG_0774 by Roberto Strabelli, no Flickr


PELO MENOS ELA COMBINA BEM COM A T5

Canon T5 e TRON MC AUTO ZOOM 1:4.0-5.6 F=70-210MM by Roberto Strabelli, no Flickr

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2016, 00:02:37
Olha eu de novo :D

Desmontei a danada e todas as lentes estão prontas para limpeza e talvez algum tipo de polimento.

Mas tive um problema, é claro. Dei bobeira na hora errada e pisquei, agora não sei ao certo a ordem e posição dessas duas lentes que ficam fixas coladas uma a outra. Se alguém que entende de ótica puder me dar uma luz, fico imensamente agradecido. Tipo, dizer assim: 2 -> AYB, 3 -> BXA

Elas são fáceis de inverter se eu montar errado mas não queria contar com a sorte. Tenho a vaga ideia de que os chanfrados ficam pros lados de foram, só isso.

Se houver interesse de alguém, posso postar as fotos que tirei durante a desmontagem.

Tron MC Auto Zoom 1:4.0-5.6 f=70-210mm rosca m42 by Roberto Strabelli, no Flickr


qualordem by Roberto Strabelli, no Flickr
Você tem 4 opções de montagem...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2016, 09:11:19
A minha impressão é que o grupo mais fino tem o lado plano voltado para a frente da lente e o grupo mais grosso tem elemento mais estreito voltado para a parte de tras da lente, ou então exatamente ao contrário. Faz sentido as duas faces B uma voltada para a outra, mas sem ter o diagrama, é realmente um chute.

Acabei de testar AXBBYA. Parece que ficou mais fácil achar o foco e a distorção nos cantos pode ter diminuído. A diferença é muito pequena e pode ser só impressão. achei que a diferença ia ser gritante, pra melhor ou pior. :(

Você tem 4 opções de montagem...

O problema nem é testar todas mas fazer de um modo cientifico que tire qualquer dúvida.

O engraçado é que pelas fotos que tirei durante a desmontagem, a primeira configuração era a correta. Eu suspeito que essa objetiva já foi desmontada, alguém pode ter tentando limpar e se atrapalhou com essas duas lentes. :ponder:

É natural ser difícil achar o foco manualmente em 70mm, e tremer fácil com a máquina na mão? Além do agravante de eu usar óculos?

Eu só conheço a minha lente efs 18-55 e a helios fixa.

Obrigado pelas dicas até agora!

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."