Autor Tópico: Qual o melhor investimento para videos de shows e entrevistas?  (Lida 1738 vezes)

ramonrocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Ramon Rocha Film Photografy
Galera,

Minha dúvida é a seguinte: qual o melhor investimento para gravar vídeos de entrevistas, shows em palco, público e etc, com iluminação ou, na maioria, sem iluminação (contando apenas com a luz de palco, que pode ficar mais escuro e ter luzes coloridas).

Eu tenho uma Nikon D5300, com a lente 18-55 do kit + uma 50mm 1.8.

Tinha mais uma Canon SX 60HS que eu estava usando para gravar os videos, devido a facilidade do zoom e o foco contínuo. Mas fui desgostando do resultado devido a granulações, etc. Ai resolvi e vendi.

Agora preciso decidir, se compro uma mini filmadora (não posso comprar uma filmadora profissional) ou se compro uma lente mais versátil como a Sigma 18-250 ou até mesmo uma 35mm fixa (o problema dessa é que muitas vezes preciso de usar o zoom para gravar os artistas quando não estou perto).

A filmadora que analisei é a CANON VIXIA HF R700 que é full HD, tem zoom ótico de 32X, sensor CMOS de 3,28 mp e entrada para mic (o que para mim, diferencia ela das demais).

Vi alguns vídeos feitos por esta câmera, na Internet, e até achei eles razoáveis. Com foco contínuo e etc. Logicamente que videos com o máximo de zoom, nunca ficam 100% e ficam mais escuros.

Enfim...

Pergunto a quem grava vídeos no mesmo ambiente que eu, o que optaria? Compraria uma lente para a D5300 ou compraria a filmadora para usá-la nas gravações?

Fico grato pelas opiniões que possam me ajudar a decidir o melhor investimento, dentro dos recursos que tenho.

Att.
Nikon D5300, Nikkor 18-200mm , Nikkor 18-55mm, Nikkor 50mm 1.8G, Flash Yongnuo YN-568EX + YN565EX


ramonrocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Ramon Rocha Film Photografy
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2016, 18:52:43
Kd a galera que sempre ajudou?  :D
Nikon D5300, Nikkor 18-200mm , Nikkor 18-55mm, Nikkor 50mm 1.8G, Flash Yongnuo YN-568EX + YN565EX


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2016, 20:28:35
Olha, antigamente eu gravava com uma 18-55 mesmo quando era necessário, e depois de adquirir uma Tamron 17-50 f/2.8, percebi uma diferença bem grande, não apenas na qualidade de imagem, mas também porque ela tem uma abertura máxima constante, que é muito importante na hora de dar zoom. É uma lente relativamente clara, mas não faz milagre, sem luz, o jeito é abertura máxima, ISO alto e tempo de exposição baixos... Isso é um fator bem limitante, com certeza. E vale lembrar que o foco, na maioria das vezes, deve ser manual. Não sei se a D5300 possui AF contínuo em vídeos e se possuir, se vale a pena usar, mas se for igual ao da T5i, esqueça. É outro fator limitante.

Uma filmadora como a Vixia (tenho uma mais antiga) não te permite alterar muito as configurações, e isso também é bem ruim, além de comprimir muito mais a imagem e ter perdas absurdas de nitidez, cor e contraste, e um ruído visivelmente maior pelo sensor menor. No entanto é mais prática e tem um autofoco contínuo de boa qualidade.
Eu acho que vale a pena dar uma olhada no quanto de liberdade a Vixia te daria. Se ela é igual a R200, que é a que tenho, ela não te permite deixar o arquivo pesado e com mais qualidade, nem permite alterar abertura ou ISO, daí não sei se vale a pena... Entre a minha R200 e a T5i + Tamron, a T5i dá um banho...! O foco manual nem é tão problemático se for ver a diferença de resultados no final!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.