Autor Tópico: Em 10 segundos fotógrafo olímpico teve US$ 40mil em equipamentos roubados no Rio  (Lida 3658 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
No Brasil eu fui assaltado somente 1 vez, mas foi somente 5 reais. Mas por outro lado, eu evitava muitos bairros, nao exibia nada de muito valor, etc.

Eu nunca fui assaltado em nenhum outro lugar do mundo, mesmo entrando em qualquer dito violento com camera no pendurada no pescoco, sozinho e a noite.

Obviamente toda grande cidade tem bastante ladrao e aproveitadores. Paris, Londres, NY, etc. Mas acho que nenhuma chega ao nivel do Rio de Janeiro.

Algumas cidades na África do Sul são bem violentas. Vi um documentário recente sobre roubo de carros em Nova Jersey, pertinho de Nova York, e o nível é estilo Brasil. Um monte de marginal louco metendo arma na cara das vítimas.

Acho que a diferença entre o Rio de Janeiro e essas outras cidades é que no Rio a violência e crime não tem limite geográfico. Nessas outras cidades me parece que o crime se limita a certos bairros, enquanto que no Rio você pode estar em Madureira ou Ipanema e pode acabar com uma na cara do mesmo jeito.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Sobre a média de 1.700 furtos por dia durante Londres 2012... ah, a culpa, claro é dos imigrantes do leste europeu
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2175867/London-Olympics-2012-As-1-700-fall-victim-pickpockets-day-Eastern-European-gangs-it.html

Londres eu não sei, mas te digo que Estocolmo e Helsinki tem exatamente este problema. Tenho dois amigos de longuissima data, morando nessas duas cidades, e o de estocolmo me disse que dez anos atrás simplesmente não havia crime violento por lá, e hoje em dia se der mole na região do porto tem uma enorme chance de ser assaltado na base da faca por gangues russas, bulgaras e romenas. Em helsinki, a coisa anda do mesmo jeito, mas em escala menor.

Em barcelona, a coisa é diferente pela escala. Tem uma multidão de turistas e uma multidão exatamente proporcional de punguistas e assaltantes, mas raramente partem para a violência fisica, mesmo porque, se forem pegos pelos Mossos d'Esquadra a coisa fica muito feia para eles.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2016, 19:02:51 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Algumas cidades na África do Sul são bem violentas. Vi um documentário recente sobre roubo de carros em Nova Jersey, pertinho de Nova York, e o nível é estilo Brasil. Um monte de marginal louco metendo arma na cara das vítimas.

Acho que a diferença entre o Rio de Janeiro e essas outras cidades é que no Rio a violência e crime não tem limite geográfico. Nessas outras cidades me parece que o crime se limita a certos bairros, enquanto que no Rio você pode estar em Madureira ou Ipanema e pode acabar com uma na cara do mesmo jeito.

Quando eu digo que nenhuma chega ao nivel do Rio eu quis dizer exatamente isso. Nao eh Generalizado igual ao Rio.

Toda grande cidade tem seus bairros violentos. Nova Jersey eh a Guarulhos de Nova York.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Londres eu não sei, mas te digo que Estocolmo e Helsinki tem exatamente este problema. Tenho dois amigos de longuissima data, morando nessas duas cidades, e o de estocolmo me disse que dez anos atrás simplesmente não havia crime violento por lá, e hoje em dia se der mole na região do porto tem uma enorme chance de ser assaltado na base da faca por gangues russas, bulgaras e romenas. Em helsinki, a coisa anda do mesmo jeito, mas em escala menor.

Em barcelona, a coisa é diferente pela escala. Tem uma multidão de turistas e uma multidão exatamente proporcional de punguistas e assaltantes, mas raramente partem para a violência fisica, mesmo porque, se forem pegos pelos Mossos d'Esquadra a coisa fica muito feia para eles.

Aqui vc ve a comparacao do nivel de homicidios na Europa:



E aqui a nivel global:



fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Acho q estão comparando alhos com bugalhos. Alhos são furtos como o q aconteceu com o fotógrafo, que acontecem em toda cidade grande com quem dá bobeira, sem escolha de local - minha câmera foi roubada nas ramblas. Bugalhos são crimes com arma na cara, latrocínio. Nisso sim, o Brasil, e não só ou principalmente o Rio, são desgraçadamente diferenciados.
Duas questões:
1. Não acho a coisa nem um pouco espalhada no Rio. Zona Sul tem vida MUITO mais tranquila. Acontece merda, mas nem se compara ao que se vive nas áreas mais pobres. Me sinto muito mais seguro em caminhar, em qualquer horário, pela Glória, Laranjeiras, Botafogo (onde frequento mais) do que na gloriosa Belém em que vivo.
2. Aí se vê como roubos são só uma parte da equação. Para mim, mil vezes viver na Espanha "zoada" que na Pequim segura.
Abs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Acho q estão comparando alhos com bugalhos. Alhos são furtos como o q aconteceu com o fotógrafo, que acontecem em toda cidade grande com quem dá bobeira, sem escolha de local - minha câmera foi roubada nas ramblas. Bugalhos são crimes com arma na cara, latrocínio. Nisso sim, o Brasil, e não só ou principalmente o Rio, são desgraçadamente diferenciados.
Duas questões:
1. Não acho a coisa nem um pouco espalhada no Rio. Zona Sul tem vida MUITO mais tranquila. Acontece merda, mas nem se compara ao que se vive nas áreas mais pobres. Me sinto muito mais seguro em caminhar, em qualquer horário, pela Glória, Laranjeiras, Botafogo (onde frequento mais) do que na gloriosa Belém em que vivo.
2. Aí se vê como roubos são só uma parte da equação. Para mim, mil vezes viver na Espanha "zoada" que na Pequim segura.
Abs
ele falou de pessoas sendo esfaqueadas e roubo a mao armada.

Nao teve nenhuma cidade na Europa, incluindo as maiores, que eu nao pudesse andar por toda ela e o dia inteiro com uma camera na mao e sem fivela.

Como eu disse, todas as grandes metropoles tem seus bairros mais perigosos. Mas sao bairros e nao uma regiao inteira.

Quando as pessoas falam do Rio, igual a vc, elas falam de meua duzia de bairros e regiao sul mais seguras. Que sao os bairros mais ricos. No resto do mundo eh o contrario, as pessoas falam da meia duzia de bairros que nao eh seguro. E a nao ser em paises como Africa do Sul e Venezuela, vc nao ve pessoas falando que a metade da cidade eh pobre e perigosa.

Vancouver tem a maior cracolandia do mundo. Deixa a do rio e de Sao Paulo no xinelo. Mas a maioria dos bairros em Vancouver eh tranquilo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
O fato é que a sem vergonhice está em um nível inaceitável. E quando alguém fala alguma coisa o brasileiro leva para o lado da fanfarronice e fala: "Ah, mas também, pediu para ser assaltado..."
Enquanto o povo não mudar a mentalidade, nada vai mudar.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Fui criado na malandragem, em uma favela no extremo Leste Paulista (hoje não mais). Posso afirmar que o lugar mais seguro pra se estar é na comunidade, ninguém mexe com ninguém, há respeito pelo bem do outro, é feio, sujo, bagunçado e muitas vezes vergonhoso, entretanto seguro !
"Amigos" diziam que estavam saindo para trabalhar qdo na verdade iam para a zona sul clonar cartões dos "pleybas"  8-)

Tive sorte, tive orientação familiar, tive coragem de mudar e mudei ! Hoje não tenho mais a malandragem que tinha, só falta clonarem meu cartão  :hysterical:

A verdade é que temos que ser ligeiros mesmo, nada de dar mole pra bandido, ficar esperto com celular na mão, segurar firme a mochila, ter seguro em tudo, evitar rotas ditas perigosas e nunca reagir caso venha ser abordado! Estamos a mercê da impunidade, lamentável mas é real.

Ps. Vou ligar "pros meus parças" pra ver se estão com o equipo desse fotógrafo assaltado, talvez devolvam.

Antes que eu esqueça, o koki já comprou pneu (com procedência) no bairro onde morei  :hysterical: 8-)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
http://petapixel.com/2016/08/07/robbed-olympics-photographer-spots-thief-posing-venue/

Juiz decreta prisão de 3 estrangeiros por furto de jornalista da Rio 2016
Venezuelano, peruano e colombiana levaram câmeras e lentes de australiano.
Os 3 foram presos perto usando colete de credenciados da vítima.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/juiz-decreta-prisao-de-3-estrangeiros-por-furto-de-jornalista-da-rio-2016.html


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
http://petapixel.com/2016/08/07/robbed-olympics-photographer-spots-thief-posing-venue/

Juiz decreta prisão de 3 estrangeiros por furto de jornalista da Rio 2016
Venezuelano, peruano e colombiana levaram câmeras e lentes de australiano.
Os 3 foram presos perto usando colete de credenciados da vítima.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/juiz-decreta-prisao-de-3-estrangeiros-por-furto-de-jornalista-da-rio-2016.html

Legal, mas a notícia em inglês fala q o cara não recuperou o equipamento (ainda). Mesmo não sendo minhas câmeras, dá vontade de pegar esses 3 q roubaram e surrar até esse equipamento aparecer.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2016, 03:14:48 por Intrepid »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Não existe país totalmente seguro, mas o Brasil está demais.
Em um país com um índice de homícidios de 60 pessoas/100k habitantes é diferente de outro com 1 pessoa assassinada a cada 100k habitantes.

Creio que nenhum colega fotógrafo aqui do fórum vai sozinho tirar mais de 30 fotos à noite, com a DSLR e objetivas penduradas na cintura, independente do bairro.