Autor Tópico: Sincronismo em alta velocidade na tocha SK300 (HSS em flash Greika)  (Lida 4701 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761

Fala galera, será que alguém conhece esse problema pra me ajudar?

Estou conectando duas tochas sk300 da Greika naqueles rádios flash da Youngnuo mas não consigo faze-las funcionar em High Speed Sync.
No manual dessas tochas diz que a duração do flash vai de 1/2000 a 1/800

Tudo que está ligado:

2 tochas sk300 greika (duração do flash 1/2000 a 1/800)
2 rádios flash youngnuo yn622 (1 em cada tocha)
1 canon mark iii (suporta velocidades acima de 1/2000)
1 controlador (na câmera) Yn622c TX (que dá suporte ao HSS)


Se eu coloco a velocidade em 1/200 já aparece um pouco da famigerada tarja preta. Pra ela sumir só acima disso.

O que pode ser? Desde já agradeço a todos que puderem dar um luz.

Valeu!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2016, 19:11:30
A tochas precisam ser "sintonizadas".

Coloque-as no mesmo canal.
Coloque esse canal em Modo SS
Depois vá no botão AF/SS aperte e segure e vá ajustando a correção do tempo até que a faixa preta suma (tem a opção AU que às vezes funciona).

Boa sorte, é só isso. 

Abs.,
Marcelo.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 19:14:20 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2016, 00:41:48
Caramba, Marcelo, não sabia disso. Vou testar aqui sim!

Volto com o resultado, valeu demais!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2016, 16:12:58
Fale querido Marcelo!

Puxa, não funcionou  :(

Fiz exatamente como descrito na tua mensagem, mas continua sem fazer a sincronização.

A função de HSS (que tem o símbolo do raio com a letra H) está acionada, tanto na câmera quando no controlador yn622TX. Quando desabilito essa função e deixo nas setinhas (sincronização da primeira cortina) o obturador fica setado para no máximo 1/200 , daí não aumenta mais.

Já fiquei pensando que podem ser as tochas, será? Pior que não encontrei anda a respeito. O que achei foram tutoriais e reviews dela, onde apresentam o controlador da Greika. Com ele dá pra controlar a potência das tochas além de outras funções. Fiquei pensando se o Sincronismo delas não é acionado apenas pelo controlador da Greika.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2016, 16:15:57

Sim, talvez não tenha ficado claro na mensagem anterior, mas fiz todos os passos da tua postagem e memso assim não funcionou.

Realmente faltava habilitar o SS em cada um dos flashes, porém memso depois disso ainda aparece a faixa.

Os dois flashes estão no Canal 1. Um deles no grupo A e o outro no grupo B.

Acho que está correto.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2016, 21:35:29

A função de HSS (que tem o símbolo do raio com a letra H) está acionada, tanto na câmera quando no controlador yn622TX. Quando desabilito essa função e deixo nas setinhas (sincronização da primeira cortina) o obturador fica setado para no máximo 1/200 , daí não aumenta mais.


Cara, não sei te explicar porque isso acontece, talvez seja uma limitação do sistema feito para Canon. Eu não tenho esse problema com Nikon, transfiro da primeira para a segunda cortina normalmente e a câmera não limita, testei aqui nesse momento.

Nunca usei isso, até porque com o sincronismo em alta velocidade você congela o movimento, a opção de sincronismo de primeira ou segunda cortina só faz diferença se você está usando baixa velocidade para ajustar o sentido do borrão.


Já fiquei pensando que podem ser as tochas, será? Pior que não encontrei anda a respeito.

Não, com certeza não é.
As tochas têm de estar em modo manual e com a potência 1/1 para começar a fazer os ajustes.
 
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2016, 21:39:47

Realmente faltava habilitar o SS em cada um dos flashes, porém memso depois disso ainda aparece a faixa.


Não é só habilitar o SS, em que entrar na função SS (apertar AF/SS e segurar) e então ajustar o tempo que o disparo nas teclas << >> até que a faixa não exposta suma. 
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2016, 19:33:49

Na semana que vem (é poque nos finais de semana fica difícil) farei mais testes.

Realmente entrei na função SS mas não fui ajustando nas teclas << >> até que ela sumisse ou diminuísse, apenas coloquei no maior número (achoque é 2.0) e testei. É que pensei que se colocasse no maior estaria no limite das tochas (segundo o manual 1/2000).
Eu também quase não utilizo essa função. Mas como esse quesito era uma das vantagens oferecidas pelo modelo da tocha achei que deveria funcionar. E também tem o caso de e se precisar um dia, né?

Cara, mas desde já eu te agradeço muito. E também a quem puder dar uma luz pra isso aqui.

Valeu!

 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2016, 22:44:38


Enviado usando Tapatalk

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2016, 02:00:53

Só agora consegui testar a tocha. Como o problema é o HSS acabei fazendo os testes com apenas uma delas.

Habilitando o SS, entrando na função SS e ajustando o tempo de disparo nas teclas << >> até chegar ao máximo permitido pelo transmissor (2.0) eu só consegui chegar em 1/800 sem que a listra apareça. Lembrando que no manual e anuncio do vendedor consta velocidade de até 1/2000 nessas tochas sk300.

A velocidade de 1/800 já quebra o galho para quem deseja um pouco de desfoque no fundo usando aberturas maiores. Pelo menos em estúdio como foi esse meu teste. Não sei como se comportaria em uma externa, na luz do dia.

Vou pesquisar pra ver se encontro algo mais a respeito.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2016, 02:08:57
Só agora consegui testar a tocha. Como o problema é o HSS acabei fazendo os testes com apenas uma delas.

Habilitando o SS, entrando na função SS e ajustando o tempo de disparo nas teclas << >> até chegar ao máximo permitido pelo transmissor (2.0) eu só consegui chegar em 1/800 sem que a listra apareça. Lembrando que no manual e anuncio do vendedor consta velocidade de até 1/2000 nessas tochas sk300.

A velocidade de 1/800 já quebra o galho para quem deseja um pouco de desfoque no fundo usando aberturas maiores. Pelo menos em estúdio como foi esse meu teste. Não sei como se comportaria em uma externa, na luz do dia.

Vou pesquisar pra ver se encontro algo mais a respeito.
1 - Tem certeza que as tochas estavam na potência máxima?
=> Nas potências menores, tochas com controle IGBT diminuem muito o tempo de disparo, são as tais tochas "High Speed". 

2 - O fabricante divulga os tempos de disparo t 0.5 no manual?
=> Desculpe, já ví que sim, acima você falou em 1/800 na máxima e 1/2000 na baixa... Tem algo errado, eu sincronizo uma Elinchrom Style 1200 RX que tem t 0.5 em 1.450 com perfeição no Yongnuo para Nikon.

3 - Sua câmera é APS ou FF?
=> Desculpe, ví que é APS-H, já testou mudando o sincronismo da primeira cortina? Na prática, com altas velocidades você vai congelar o movimento, tanto faz usar a primeira ou a segunda.


Enviado usando Tapatalk
« Última modificação: 27 de Agosto de 2016, 02:27:47 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2016, 23:24:52
Grande Mestaky!

Apartir de amanhã poderei retornar aos testes. Mas de cara já respondo as perguntas:

1 - Tem certeza que as tochas estavam na potência máxima?


não, elas não estavam em potencia máxima.


2 - O fabricante divulga os tempos de disparo t 0.5 no manual?

irei checar novamente, mas lembro de ler no manual que chega a sincronizar até em 1/2000

3 - Sua câmera é APS ou FF?

Acho que você se enganou, a camera é FF, Mestaky!


Amanhã sigo os passos de coloca-las em potencia máxima, mas agradeço as dicas desde já.
Valeu! 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2016, 15:42:33
Retorno agora de mais uma sessão de testes.

Não teve jeito. Testei com as tochas em potência máxima, com sincronização na primeira, na segunda cortina, em HSS, com as duas sincadas pelo controlador youngnuo mas em toda e qualquer tentativa a faixa preta da cortina só não aparece até a velocidade de 1/800
Assim que ultrapasso um stop dessa velocidade ela começa a aparecer.

Olhei no manual, Vou descrever exatamente o que diz as especificações:

Flash duration:  1/2000  to  1/800

Então está certo, né? 1/800 é a velocidade de sincronismo máxima das tochas? Por isso não consigo passar disso.




16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2016, 16:11:31
Retorno agora de mais uma sessão de testes.

Não teve jeito. Testei com as tochas em potência máxima, com sincronização na primeira, na segunda cortina, em HSS, com as duas sincadas pelo controlador youngnuo mas em toda e qualquer tentativa a faixa preta da cortina só não aparece até a velocidade de 1/800
Assim que ultrapasso um stop dessa velocidade ela começa a aparecer.

Olhei no manual, Vou descrever exatamente o que diz as especificações:

Flash duration:  1/2000  to  1/800

Então está certo, né? 1/800 é a velocidade de sincronismo máxima das tochas? Por isso não consigo passar disso.

Não, não está!
1/2000 e 1/800 são os tempos de duração do lampejo do flash e não da sincronia da câmera.
Agora, pelo que descreveu parece que  faltou entrar no modo SS do rádio e andar com o ajuste do tempo de disparo dos flashes até que encontre o ponto onde não haja essa faixa.
Se fez isso, então não sei mais como ajudar.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2016, 11:43:53
Mestaky, confesso que nos testes entrei no modo SS para as duas tochas, mas não fui vasculhando todos os números. Apenas testei no máximo (2.0) e no mínimo (1.0)

Agora tava pensando aqui, os flashes que NÃO são HSS só funcionam até o fechamento padrão de 1/200 ou 1/250 né?

Se ele chega até 1/800 e quando passa disso a faixa começa a aparecer, dá a impressão de ser um limite. Tipo, funciona sim em HSS só que nesse limite (nào sie se to falando besteira)

Em todo caso, tentarei fazer hoje ou amanhã o tete definitivo, acionando a função SS e indo número por número pra ver se a faixa some.

Muito obrigado pela atenção!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro