Autor Tópico: EF 70-300mm f3.5-5.6 ou Ef 70-200 f4 L  (Lida 2110 vezes)

patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Online: 06 de Agosto de 2016, 15:08:55
Pessoal, um colega me questionou sobre o que seria melhor para eventos/festas: uma 70-300mm ou uma 70-200 f4. Como eu tenho apenas a 70-300mm e raramente uso em eventos, fiquei sem respostas. Tambem nunca usei uma 70-200mm F4 L...
Vcs acham que a 70-200mm é essencial ou a 70-300mm atende à altura?


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2016, 00:59:59
Não tô entendendo porque ele tá viajando nessas duas. A L é top mas é lenta. A outra, além de ser lenta, tem menos nitidez.
É tão necessário assim uma lente zoom?
Caso não seja, eu pegaria uma prime tipo a 135mm q é rápida e está no meio termo da faixa focal em questão.

Mas ainda assim, tem q analisar a situação direito. Q tipo de festa se usa 200, 300mm?
Acho q de 150 pra cima já seria pra situações muito particulares.


Vlw
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 01:06:34 por Germano »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2016, 01:47:41
Até onde eu sei dizer a L vai te dar excelentes resultados, ela é extremamente nítida. Mas o uso dessas distâncias focais é bem restrito, é muito difícil usar uma lente dessas por bastante tempo em um evento pra fotografar (pra filmar eu já diria que é outra história). Além disso elas podem acabar sendo um pouco escuras dependendo da situação, aí vc vai ser forçado a usar velocidades mais rápidas pra não tremer e ISOs beeeem altos.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 01:48:16 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2016, 12:25:40
Sério mesmo que vocês acham restrito o uso de uma 70-200 em eventos sociais? Em quase todos os casamentos, formaturas e aniversários que já fui, o que mais vejo é uma "brancona" dessas, 70-200 da Canon espetada a noite toda. Primeiro porque o "sweet spot" delas geralmente são justamente nos 70mm, ou seja, uma DF totalmente utilizável, fazendo retratos não tão fechados à rodo! Depois porque se consegue aqueles flagrantes espontâneos sem precisar se aproximar, além de isolar o ambiente quando essa é a intenção.

Tentando responder às perguntas da autora do tópico:

1) Não diria que uma 70-200 é essencial pois vai depender do estilo de fotografia. Tem muito fotógrafo aí cobrindo um evento inteiro com apenas uma 35mm ou uma 50mm. Mas é uma lente BASTANTE utilizada sim, bem versátil, e no caso da f/4 bem leve e relativamente barata.

2) Penso que uma 70-300 não substituiria, tanto por ser menos nítida e ter menor abertura quanto porque, realmente, acima de 200mm já não sei se tão aplicável.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2016, 14:40:39
Sério mesmo que vocês acham restrito o uso de uma 70-200 em eventos sociais? Em quase todos os casamentos, formaturas e aniversários que já fui, o que mais vejo é uma "brancona" dessas, 70-200 da Canon espetada a noite toda. Primeiro porque o "sweet spot" delas geralmente são justamente nos 70mm, ou seja, uma DF totalmente utilizável, fazendo retratos não tão fechados à rodo! Depois porque se consegue aqueles flagrantes espontâneos sem precisar se aproximar, além de isolar o ambiente quando essa é a intenção.

Tentando responder às perguntas da autora do tópico:

1) Não diria que uma 70-200 é essencial pois vai depender do estilo de fotografia. Tem muito fotógrafo aí cobrindo um evento inteiro com apenas uma 35mm ou uma 50mm. Mas é uma lente BASTANTE utilizada sim, bem versátil, e no caso da f/4 bem leve e relativamente barata.

2) Penso que uma 70-300 não substituiria, tanto por ser menos nítida e ter menor abertura quanto porque, realmente, acima de 200mm já não sei se tão aplicável.

Elder,
Excelente esclarecimento.
Também acho interessante a utilização dela em eventos para aqueles "flagrantes"... rsrsrs
Claro que ela não seria a única lente em evento, mas acho que complementaria.

Minha dúvida era quanto à nitidez, mas vc esclareceu que a 70-200mm ganha da 70-300mm...
Pena que ela é muito grande... Acho um trombolho... rsrsrsrs... Senão trocaria minha 70-300mm por essa f4 L...!!!

« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 14:42:11 por patriciapadua »


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2016, 15:40:56
Eu falei q as duas opções q a Patrícia mencionou não são lá essas coisas pra eventos/festas.
Aí vem o Elder dizendo q varias pessoas usam a 70-200 pra esse propósito. Agora me diga. A maioria dessas pessoas q vc já viu usam a versão F/4 ou F/2.8?
Porque se for a versão 2.8 eu diria q é uma boa opção.
Só não sugeri ela porque pra mim qdo uma pessoa compara uma 70-300 com uma 70-200 F/4 fica claro q há um limite orçamentário na situação.
Aliás, prefiro investir em lentes prime  a pegar uma 70-200 f/4.

Vlw

« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 15:43:19 por Germano »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2016, 20:04:52
Elder,
Excelente esclarecimento.
Também acho interessante a utilização dela em eventos para aqueles "flagrantes"... rsrsrs
Claro que ela não seria a única lente em evento, mas acho que complementaria.

Minha dúvida era quanto à nitidez, mas vc esclareceu que a 70-200mm ganha da 70-300mm...
Pena que ela é muito grande... Acho um trombolho... rsrsrsrs... Senão trocaria minha 70-300mm por essa f4 L...!!!

Patricia, a 70-200 f/4L não é grande! Acho que você deve estar imaginando a f/2.8  :ponder:

Até fui pesquisar aqui por imagens para conferir, mas elas tem mais ou menos o mesmo "calibre" (pensando no diâmetro). Quando recolhida, a 70-300 é um pouquinho mais curta, porém ela estende o corpo para "dar zoom" e acaba ficando mais comprida que a 70-200.

Aliás, olha aqui um resumo de um comparativo delas num reviews que encontrei: Those contemplating a 70-200 f/4L purchase are typically considering the Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM Lens as well. Priced similarly with an extended focal length range and an excellent implementation of IS, this lens fills many of the same requirements as the 70-200 f/4. I usually recommend the 70-200 f/4 over the 70-300 IS because of its physical and optical advantages, but read the 70-300 review to find out which is better for your needs.

Ou seja, ele indica a 70-200 em relação a 70-300 justamente pelas vantagens "físicas" e opticas.

Eu falei q as duas opções q a Patrícia mencionou não são lá essas coisas pra eventos/festas.
Aí vem o Elder dizendo q varias pessoas usam a 70-200 pra esse propósito. Agora me diga. A maioria dessas pessoas q vc já viu usam a versão F/4 ou F/2.8?
Porque se for a versão 2.8 eu diria q é uma boa opção.
Só não sugeri ela porque pra mim qdo uma pessoa compara uma 70-300 com uma 70-200 F/4 fica claro q há um limite orçamentário na situação.
Aliás, prefiro investir em lentes prime  a pegar uma 70-200 f/4.
Vlw


Exatamente isso, Germano. Eu discordei de você sobre esse range não ser útil em eventos. Você não acha lá essas coisas, OK. Eu acho e vejo muita gente usando! Até dei exemplo de que, realmente, tem fotógrafo que trabalha aí com ângulos mais abertos e só. Eu mesmo cubro as festinhas da minha sobrinha e "eventos" da familia apenas com a 85mm. Mas aí é algo particular. A verdade é que as 70-200 são sim parte do "arroz com feijão" dos fotógrafos em sua maioria, juntamente com uma 24-70 ou algumas primes.

Continuando a discussão, sim, a maioria usa as f/2.8, até porque não vejo muita economia em equipamento por parte dos fotógrafos mais renomados que vejo em casamentos etc... Mas ainda assim, discordo novamente que isso torne a f/4 ruim e mantenha a f/2.8 como boa opção. Não vejo problema em ter um limite orçamentário: a pessoa pode comprar a 100mm macro "normal" e economizar em relação a L. Pode pegar a 35mm f/2 IS e economizar uma bela grana comparado a Sigma ART ou à Canon L... enfim, isso é de cada um! E sim, eu também prefiro fixas. Tenho uma 85mm e sonho com uma 135L. Mas nem por isso acho que a 70-200 seja ruim ou não tenha seu uso. Já fiquei com uma por quase um ano e gostei bastante.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2016, 22:08:08
70-200 é complicada em sensor apsc...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs