Autor Tópico: Nikon L820: será que serve pra mim?  (Lida 6058 vezes)

jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Agosto de 2016, 22:24:38
Boa noite, gente

Devo ser um dos usuários mais novos do fórum. Me inscrevi a umas horas atrás quando pesquisava sobre DSLRs e me interessei sobre as discussões que li sobre SLRs e câmeras compactas em geral. Aproveito esse espaço pra começar nesse fórum tirando uma dúvida com vocês. Antes vou tentar fazer uma rápida introdução (tá, não vai ser tão rápida assim...  :snack: )

Tenho interesse e curiosidade por fotografia desde muito tempo, mas nunca pude aproveitar porque nunca tive equipamento bom o suficiente. Me virava bem com câmeras de celulares que tive em situações do dia-a-dia e nada além disso. Minha situação foi mudando quando celulares começaram a ter câmeras melhores e, no ano passado, eu tive por alguns meses os celulares LG G2 e Nokia Lumia 1020, ainda em luto por esse último. Foram meus melhores celulares pra fotos e quebraram, infelizmente. No presente momento, meu celular, um nacional da Multilaser, da conta de sobreviver o dia inteiro de intenso uso de jogos e internet (como agora), mas é uma negação pra tirar fotos.  :no:

Tá, legal, mas o que isso tem a ver com fotografia?

Aqui o negócio começa a ficar interessante. Minha paixão por fotografia se revelou quando pude brincar pela primeira vez com a Canon Rebel T2i + lente 135mm do meu pai, que eventualmente usa no seu escritório. E foi justamente no Rio de Janeiro, onde dá pra dar trabalho pra qualquer câmera. Aí pude testar tudo o que tive curiosidade numa "câmera de verdade", pensei. Deu pra tirar fotos em macro, que só conseguia fazer no meu finado Lumia, brincar com ISO, velocidade de obturador e, claro, usar o zoom da lente. Consegui fotos muito boas pra um novato. Nem preciso dizer o quanto fiquei apaixonado, não só pela Rebel do meu pai como que por fotografia.  :wub:

Se você chegou até aqui, muito obrigado pela paciência. Prometo que agora já vai acabar.

Recentemente, me desfiz de um videogame portátil e levei pra casa uma Nikon Coolpix L820, que me pareceu bem interessante na hora da troca, já que meu videogame vivia no estojo. Fui ao jardim botânico carioca testar a câmera e até me surpreendi com os resultados iniciais, mas sua duração de bateria, ou ausência dela, me impediu de continuar. Não foi só isso que me incomodou. A falta de controles manuais em opções de abertura, obturador e foco me incomodam muito, mas muito mesmo. Isso começou a me deixar decepcionado com meu equipamento, já que planejo viajar pro Japão via Europa em janeiro e queria muito um equipamento que me permitisse tirar boas fotos em várias situações, o que a minha Nikon não me permite por ser pouco personalizável.   :aua:

Comecei a ver as possibilidades de trocar por uma DSLR de entrada, por mais que seja uma antiga com lentes sem zoom, pra que faça o que eu mais tenho interesse numa câmera. Por mais que tenha visto e pesquisado na internet nessa semana inteira sobre câmeras e suas funções (o que me trouxe aqui), eu sinto que estou sendo muito exigente e posso estar no caminho pra fazer besteira ao me livrar de uma câmera mais ou menos compacta e até recente por uma câmera mais antiga só pela minha "liberdade" no modo manual. Gostaria de saber de vocês, usuários mais experientes e melhor equipados que eu, como eu faço nessa situação.

Obrigado a quem chegou no fim desse texto depois de toda essa enrolação. Qualquer ajuda ou sugestão é bem-vinda.

Meu nome de usuário aqui é o mesmo do 500px e Instagram, com fotos tiradas pelas maquinas que descrevi aqui.

Boa noite e boas fotos à todos.  :D

Josué
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2016, 00:11:45
Josué, seja bem-vindo!

Quanto à sua dúvida, me parece que você mesmo já tem a resposta. A nikon L820 é uma superzoom, que apesar do formato que lembra uma DSLR, o que leva muita gente a chamá-las erroneamente de câmeras semi-profissional, se diferem de qualquer compacta de bolso apenas pela lente zoom (e talvez alguns controles manuais difíceis de operar  8-)).

Pelo seu entusiasmo com fotografia, recomendo buscar a DSLR que estiver no seu budget. Confirma o mercado de usadas, dá para achar modelos mais antigos a preços bons se puderes gastar pouco.



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2016, 12:33:16
Concordo com o colega LeandroR. Pelo seu aparente interesse e disposição em fotografia, acho que vale o investimento em qualquer câmera um pouquinho mais avançada, não necessariamente uma DSLR, mas estas costumam ser mais em conta se achar uma usada legal, além de facilitar na aquisição de novas lentes e acessórios.

A grande questão está no tamanho do sensor. Dê uma olhada aqui para entender: http://photoseek.com/2013/compare-digital-camera-sensor-sizes-full-frame-35mm-aps-c-micro-four-thirds-1-inch-type/

No caso da T2i, considere o sensor APS-C, enquanto o da L820 é um 1/2.3, praticamente do mesmo tamanho daquele vermelinho menor na imagem.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2016, 18:15:30
Sem contar que é uma câmera automática, vc não tem à disposição o modo manual para ajustar as configurações da câmera.


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2016, 07:40:22
Gente, obrigado pelas dicas. Eu já to começando a pesquisar sobre mais modelos antigos e pus à venda a minha câmera na OLX e no Enjoei. Agradeço a atenção de vocês :D
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2016, 16:21:04
Gente, obrigado pelas dicas. Eu já to começando a pesquisar sobre mais modelos antigos e pus à venda a minha câmera na OLX e no Enjoei. Agradeço a atenção de vocês :D

Só tome cuidado para não comprar camera de filme ao invés de digital. Os nomes dos modelos podem confundir e vc se ferrar pela 2.vez.
Minhas cameras comprei usadas e por preços bons.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2016, 16:43:21
Sim, eu to de olho nos preços. Essas de filme são baixos demais.
Vocês tem alguma recomendação de câmera? Eu to preferindo câmeras da Canon pra poder trocar lentes com a do meu pai, mas se depender do preço, eu escolho outra.

Sent from my MS6 using Tapatalk

Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2016, 16:46:50
Vocês tem alguma recomendação de câmera? Eu to preferindo câmeras da Canon pra poder trocar lentes com a do meu pai, mas se depender do preço, eu escolho outra.

A indicação seria justamente por alguma marca que você tenha conhecidos para trocar de lentes etc... como seu pai já possui equipamentos Canon, seria bacana ir para o mesmo lado.

Quanto aos modelos, depende do seu orçamento. Se for bem apertado, procure pela série Rebel, tipo a própria T2i do seu pai ou alguma um pouco mais recente.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2016, 16:49:00
Olha as cameras de entrada da Nikon e Canon são bem parecidas e se voce ja pode pegar lentes emprestadas então vá de Canon.


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2016, 21:11:40
Entendi. A luta agora é vender a L820. Vamos ver no que da.
Agradeço a todos que me responderam e me ajudaram. Boa semana a todos.

Sent from my MS6 using Tapatalk

Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2