Autor Tópico: O equipamento faz o fotógrafo, ou ajuda a fazer?  (Lida 2677 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2016, 14:18:47
Isso aí eu não sabia. Achava que por fotocelula só acionaria se meu flash tivesse fora da câmera, entendendo que na sapata ele só me obedeceria. .

Cara,  tem caroço nesse angu. Se você deixar seu flash em modo Slave na sapata, ele só vai disparar por comando externo, e não vai disparar pelo comando da própria câmera onde ele se encontra, sendo assim não faz sentido ter um flash em modo slave montado em uma sapata. Acabei de testar com meu YN 560 EX II, e a câmera não consegue dispara-lo em modo slave em cima da sapata.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2016, 15:33:14
Cara,  tem caroço nesse angu. Se você deixar seu flash em modo Slave na sapata, ele só vai disparar por comando externo, e não vai disparar pelo comando da própria câmera onde ele se encontra, sendo assim não faz sentido ter um flash em modo slave montado em uma sapata. Acabei de testar com meu YN 560 EX II, e a câmera não consegue dispara-lo em modo slave em cima da sapata.
2X
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2016, 16:14:52
Acho que a fotógrafa quis te dar uma gentil letrinha pra dizer que tu estavas atrapalhando ela.
E quer saber? Ela tem razão.
Se ela foi contratada, está com os equipamentos ajustados, iluminação montada para que seja como ela deseja, seu flash vai atrapalhá-la certamente. Eu já perdi foto por causa de um flash externo que gera um clarão em alguma parte da imagem. E acho isso muito chato. Não tem como justificar pro cliente depois "ah mas aquele teu convidado..." Já era!

Como colegas já disseram, não tem sentido nenhum usar o flash em modo slave (escravo pois necessita de COMANDO EXTERNO para disparar) na sapata. Você deve estar se confundindo nos modos do seu flash.
Se usar ele na sapata, escolhe a potência manualmente ou ativa o TTL, caso tenha.

O que exatamente você quer dizer com o último questionamento? Que ela não é boa fotógrafa por estar incomodada com teu flash e tua interferência no trabalho dela? Se é que foi isso mesmo que ela quis dizer, né.
É uma pergunta um tanto retórica... O equipamento não faz o fotógrafo, mas um fotógrafo bem preparado, estudado e treinado torna-se capaz de aproveitar melhor o seu equipamento...
Como disse o Dellano.. tem caroço nesse angu..


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2016, 16:53:06
Realmente tem caroço Nando ... eu errei quanto falei "escravo na sapata", porem se ela for fotografa como você ta falando, nao devia se incomodar com meu flash.
Já participei de vários eventos simples como esse onde os fotógrafos bolam um por cima do outro, profissionais e amadores, e nao tem o que fazer, tem que se virar mesmo, até por que não só tinha eu batendo foto paralelamente.

Depois que eu reli todos os comentários descobri que o erro foi ter se equivocado com uma palavra, mas vocês aqui nao perdoam a ignorância do menos experiente, os que tentaram ajudar: fernandomaues, Humberto Yoji, lee., vangelismm, ronaldom1, me fizeram entender que
1. flash na sapata nao é escravo, e ela errou a pergunta porque ela nao ia conseguir disparar meu flash nem eu o dela. Se eu disparasse o dela por foto celula seria outro erro.
2. parasol protege do reflexo a noite dependendo da luz
3. a ignorância atrapalha o aprendizado

Mas nao é a primeira vez que isso acontece aqui, comigo e com outros menos experientes, fazer o que, paciência e persistência.
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:16:30
Pabllo é isso mesmo, talvez o equívoco tenha sido com os termos mesmo, acontece e aprendemos sempre, o fórum é excelente para isso.
Alguns termos que normalmente utilizamos e que me causaram confusão no início:

1- Flash pop up = flash incorporado na câmera, geralmente de baixa potência e geralmente frontal e sem possibilidade de rebater em superfícies.

2- Flash dedicado = normalmente se refere ao flash tipo speedlite, que pode ser utilizado sobre a câmera ou externamente.

3- Disparo remoto = disparar um flash dedicado e externo através de um comando emitido pela câmera = podendo ser um estímulo luminoso através do flash pop up ou outro dedicado sobre a câmera que ativa a fotocélula receptora do flash externo ou via rádio através de um transmissor acoplado na sapata da cam e no flash ou incorporado em flash mais modernos.

Pensando bem, ficou mesmo sem sentido ela te perguntar se queria que ela desligasse o rádio para não te atrapalhar já que não estava com o seu flash externo comandado por rádio ou fotocélula.

Este tipo de situação é sempre desconcertante, recentemente fui a um casamento de um parente, levei uma SL1 pois meu filho entrou com as alianças, queria ter aquele momento... assim que cheguei fui abordado por um dos fotógrafos, estavam em 3 ao todo, ele foi muito claro e gentil...solicitou que eu não ocupasse espaços de trânsito da equipe e que não entrasse no meio da passagem dos noivos para não atrapalhar a equipe de fotografia... expliquei o motivo de ter levado a câmera... o cara foi de uma gentileza e me enviou depois por email 3 fotos que registraram o meu filho entrando na igreja...bem melhores que as que consegui  :D :D :D

Enfim fiquei fã do trabalho dele e da equipe, estou com o cartão dele aqui, indico quando me pedem referências...

PS: Vendo eles trabalhando durante o evento, duas câmeras penduradas, o deslocamento, a tensão, a equipe envolvida, a noção que tenho do valor em equipamentos envolvido... putz...valorizei ainda mais a profissão de fotógrafo e entendi ainda mais a enorme distância que há entre o meu hobby e a atividade profissional em questão  :clap: :clap: :clap: :clap:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:30:55
Não é uma questão de perdoar ou não, brother. E sim de querer entender a tua dúvida pra tentar ajudar.
Tentar ajudar é bem o termo certo. Não sou experiente e não tenho o conhecimento necessário em uso de luz e flash pra te dizer como fazer para fotografar sem interferir no click alheio. Além do mais, foi você quem passou pela experiência, então não podemos julgar corretamente o que ocorreu.
Só não achei certo você desmerecer alguém que está fazendo o trabalho para o qual foi contratada, por ela te fazer uma pergunta tão simples.
Mas sobre os flashs.. É algo que não tem como fugir. Todo o evento, por menor que seja, sempre terá alguém com celular com câmera na mão, interferindo no trabalho do fotógrafo. Cabe aos profissionais saberem contornar a situação e, vez em quando, marcar o território como um cão que faz xixi num poste para conseguir desempenhar bem o seu trabalho.
Mas francamente, Pabllo, te coloca no lugar do ÚNICO fotógrafo de uma festa, cujas fotos e o registro dependem exclusivamente dele. É muito diferente da situação que você colocou no último post. Eu acho que interfere, sim. Independente da qualidade do profissional.
PS.: Não tem nada pessoal aqui.. Estou debatendo um assunto que você mesmo levantou. Só que meu ponto de vista é diferente do teu.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:40:45
recentemente fui a um casamento de um parente...
Beleza de relato, Ronaldo.  :ok: Isso é uma saída de mestre do profissional.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2016, 18:03:56
Pablo, o que pode acontecer não é o flash dela disparar o seu. Mas sim o seu flash disparar o flash dela (se estiver em fotocélula). E aí, essa luz extra do flash dela iria atrapalhar a sua foto, pois poderia acabar estourando (mas não necessariamente, tudo depende das configurações que você estava usando). Acho que o equívoco aí foi ela dizer rádio se referindo ao flash fora da câmera com fotocélula.  :ok:


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #23 Online: 10 de Setembro de 2016, 19:16:20
Pablo, o que pode acontecer não é o flash dela disparar o seu. Mas sim o seu flash disparar o flash dela (se estiver em fotocélula). E aí, essa luz extra do flash dela iria atrapalhar a sua foto, pois poderia acabar estourando (mas não necessariamente, tudo depende das configurações que você estava usando). Acho que o equívoco aí foi ela dizer rádio se referindo ao flash fora da câmera com fotocélula.  :ok:

Acho que isso matou a charada!