Autor Tópico: Antes do sol surgir:  (Lida 1096 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 05 de Agosto de 2016, 09:55:36
Sou uma pessoa que tem o hábito de escrever algum texto para acompanhar a publicação de cada foto, afim de envolver mais quem a vê, no sentido não de explicar a imagem, mas sim para que se entenda o contexto do momento, o motivo pelo qual ela foi feita e assim, haja uma absorção ainda maior do conteúdo.

Por padrão minhas palavras seriam mais a respeito de sentimento e ideias, mas como estamos em um fórum sobre fotografia acho válido falar com um tom um pouco mais técnico, se me permitem.

Inicio a dissertação ou divagação sobre a imagem falando sobre o tema em si, que é o crepúsculo, o clarão do dia antes do sol efetivamente estar no horizonte.
Para mim seguramente o momento mais bonito do dia, tanto pela manhã quanto pela tarde, mas prefiro o do amanhecer.  Não existe contraste na paisagem, apenas um clarão avermelhado e difuso no céu que ilumina de forma tênue tudo ao nosso redor.

Sem sombra de dúvida é um momento tão belo quanto complexo quando estamos falando de fotografia e de se conseguir algo próximo do que se viu com os próprios olhos, ou o que se acha que viu, levando em conta o estado de espírito da pessoa e seus sentimentos e percepções à respeito da cena.
E embora ocorra em um curto espaço de tempo ( aprox 1h de duração ), existem momentos dentro desse momento que são quase que estéreis: Muito no início está escuro demais, impraticável, mais perto do sol surgir você provavelmente terá uma foto com detalhes na paisagem e no primeiro plano, sim, mas com uma cor terrível neste e  um céu quase branco, muito longe daquele degradê maravilhoso que se observa.

Nesse  caso específico que aqui apresento não foi diferente, estava bem escuro no momento e pelas vias mais comuns eu teria somente uma foto de um céu com um belo e complexo gradiente, que não seria reproduzido pela imagem  tal e qual, apenas timidamente.

Mas eu não queria isso, eu queria um pouco mais, queria que quem visse a imagem final se sentisse meio que vendo aquela cena incrível, queria que ficasse perceptível as formas e quem sabe até algumas texturas dos enormes paredões de basalto desse que é um dos cânions mais belos de Santa Catarina. 
A complexidade do objetivo envolvia foco, exposição e composição. 

Creio que foi mais uma vez um grande aprendizado, deu pra perceber muito bem os erros e acertos, pois aprendemos com os erros, quando tudo da certo vc não se questiona prq aquilo deu certo, só aceita feliz, mas quando da errado vc para pra pensar porque deu errado, aonde pisei na bola?

Digo isso porque essa imagem está longe de ser o que tinha planejado, desde o local para o ponto de vista até o resultado final, mas ainda assim eu a compartilho porque ela representa um lugar e um momento fantástico.

As cores ficaram aquém – o captado não chegou nem perto das cores que vi.
A imagem é escura – sim, a intensão é representar o momento sem a preocupação de ter informação em todos os cantos do quadro.
Está dividida ao meio – embora não me agrade, para mim as nuvens flutuando velozmente valorizam a cena, então fiz essa escolha.
O corte que fiz na parte inferior não me agrada tbm, mas estava escuro e acabei fazendo cáca.

Acredito que a atmosfera de escuridão e luz possa ser sentida, de qualquer forma.

Não é média nem mimimi, é percepção real mesmo.

Ah, claro: Cânion do Funil, Bom Jardim da Serra, SC.



   


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2016, 10:14:51
Bela foto embora eu também não tenha curtido as nuvens.

Eu também apanho pra pegar as cores do céu. Hoje fiquei com vontade de sair pra fotografar cedinho mas aqui no Rio é bem difícil conseguir isso pelos riscos envolvidos.

Você já tentou usar a 10-20mm 3.5 da Sigma? Acho que ela consegue captar melhor as cores do céu. Mas ainda assim é um problema para mim ao menos.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 11:23:07 por Elder Walker »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2016, 11:04:35
Existe uma aba pra esconder imagens secundárias que não sejam do autor do tópico?

Logo de cara na primeira resposta não acho que seja muito bacana fazer isso. Meio que rouba os holofotes da foto principal que está sendo discutida. Até porque não é um tópico de imagens coletivas e o autor do tópico se deu ao trabalho de escrever um texto pra dar ênfase nas suas idéias  :( Pode ser frescura minha mas fica o registro.

on topic: Seus trabalhos sempre são belos e delicados. A diferentes iluminações de cada plano são bem agradáveis '

vc tem o formato original ainda? ratio 3:2
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 11:09:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2016, 11:19:55
Existe uma aba pra esconder imagens secundárias que não sejam do autor do tópico?

Logo de cara na primeira resposta não acho que seja muito bacana fazer isso. Meio que rouba os holofotes da foto principal que está sendo discutida. Até porque não é um tópico de imagens coletivas e o autor do tópico se deu ao trabalho de escrever um texto pra dar ênfase nas suas idéias  :( Pode ser frescura minha mas fica o registro.

on topic: Seus trabalhos sempre são belos e delicados. A diferentes iluminações de cada plano são bem agradáveis '

vc tem o formato original ainda? ratio 3:2

Concordo Lee, moderação, pode remover a imagem?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2016, 11:22:02
Show, Raphael!

A foto está OK, com os devidos comentários que você mesmo já antecipou. O texto junto a ela "engrandece barbaridade" como diriam no Sul... :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2016, 12:00:23
Bela foto embora eu também não tenha curtido as nuvens.

Eu também apanho pra pegar as cores do céu. Hoje fiquei com vontade de sair pra fotografar cedinho mas aqui no Rio é bem difícil conseguir isso pelos riscos envolvidos.

Você já tentou usar a 10-20mm 3.5 da Sigma? Acho que ela consegue captar melhor as cores do céu. Mas ainda assim é um problema para mim ao menos.

Carlos, obrigado pelo comentário.

Bem, vc entendeu errado, eu gostei das nuvens, como disse: 'elas valorizam'. Por isso deixei a imagem com o horizonte no centro, por causa da inclusão das nuvens.

Devo dizer que só possuo uma única lente, a APS-C 16-85 da Nikon, então eu nunca usei outras lentes.
Minha ideia é mais pra frente pegar uma FF 14-24 Nikon que, segundo reza a lenda é top de linha.

Em tempo: o degradê do céu da sua foto estava muito agradável. Nnao sei como ele era originalmente, mas eu sei que o da minha era de uma gama muito grande.


A diferentes iluminações de cada plano são bem agradáveis '

vc tem o formato original ainda? ratio 3:2

Obrigado! Essa imagem é formada por duas horizontais, por isso ficou com esse aspecto mais wide.
Claro que fiz inúmeras outras, ampliando o horizonte, mas isso será uma outra foto que ainda estou finalizando, para essa ideia optei por deixar assim, embora algumas coisas no fim não me agradaram muito.
Talvez eu deva mudar um pouco a forma de ver as coisas.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2016, 12:24:30
Carlos, obrigado pelo comentário.

Bem, vc entendeu errado, eu gostei das nuvens, como disse: 'elas valorizam'. Por isso deixei a imagem com o horizonte no centro, por causa da inclusão das nuvens.

Devo dizer que só possuo uma única lente, a APS-C 16-85 da Nikon, então eu nunca usei outras lentes.
Minha ideia é mais pra frente pegar uma FF 14-24 Nikon que, segundo reza a lenda é top de linha.

Em tempo: o degradê do céu da sua foto estava muito agradável. Nnao sei como ele era originalmente, mas eu sei que o da minha era de uma gama muito grande.


Obrigado! Essa imagem é formada por duas horizontais, por isso ficou com esse aspecto mais wide.
Claro que fiz inúmeras outras, ampliando o horizonte, mas isso será uma outra foto que ainda estou finalizando, para essa ideia optei por deixar assim, embora algumas coisas no fim não me agradaram muito.
Talvez eu deva mudar um pouco a forma de ver as coisas.

Eu gostei muito da imagem, mas não curto nuvens com esse aspecto, uma questão pessoal mesmo, by the way, essa como tantas outras fotos suas são muito belas!

Com relação a Sigma, não é de hoje que percebo uma superioridade dela em relação às Nikons que tenho no aspecto cores. Já em outros predicados como distorção e nitidez não dá pra dizer o mesmo.


Grande abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.867
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2016, 14:15:52
Gostei da foto.  :clap: :clap: :clap:
Na minha percepção os três níveis de iluminação quebram a sensação de divisão central,
que as vezes, é verdade, deixa a foto sem graça, mas nem sempre. De qualquer forma não foi o caso aqui.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2016, 23:09:22
Queria ter visto essa foto num tamanho maior, mas pra mim faltou um algo a mais na foto,apesar do lugar e o momento ser belíssimo.