Autor Tópico: Licitação para compra de compacta  (Lida 1753 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 10 de Abril de 2005, 11:23:11
B) Oi pessoal, no meu trabalho está se vendo a possibilidade de comprarmos tres compactas que teriam a seguinte finalidade:
1. fotografar acidentes de veículos nas ruas, tanto de dia quanto à noite;
2. capacidade de imprimir com qualidade fotográfica em 15x21cm pelo menos;
3. realizar filmagem de pequenos trechos de aproximadamente 3 minutos em qualidade no mínimo de 640x480
4. ter objetiva com angulo de ga de pelo menos 35mm (equiv.)
5. capacidade de gravar em raw ou tiff caso se necessite provar a autenticidade da foto, como indicar que não foi manipulada(terá uso judicial)

Gostaria de saber que requisitos técnicos (em termos técnicos)deveria se colocar na licitação para que a mesma enquadre os modelos disponíveis no mercado que atendam às solicitações descritas. Em licitação precisa se fazer tudo bem detalhado nos quesitos técnicos para que as regras não acabem te obrigando a comprar algo que não vai fazer o que se quer, já que não se pode indicar marca ou modelo.
Quem puder ajudar, agradeço. (se vc conhece modelos que atendam pode mencioná-los)
Bye
« Última modificação: 10 de Abril de 2005, 11:23:29 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2005, 16:15:49
Zeiss,

Vou responder por partes, dentro do meu conhecimento:
item 1 - acho interessante especificar o alcance do flash, ou a necessidade de sapata para flash externo. Assim está subjetivo demais, pois fazer fotos à luz do dia e à noite todas as câmeras fazem, o problema é o resultado apresentado por cada uma delas ;)
item 2 - pra essa capacidade 4MP é suficiente
item 3 - putz, eu não me importo com a capacidade de filmagem das câmeras... Fique atento pois 640x480 em modo filme não é tão fácil de achar, e algumas câmeras limitam o tempo de filmagem. De qualquer modo, pra esse tempo de filmagem será necessário um cartão de memória suficientemente apto a armazenar, atenção pra isso;
item 4 - a grande maioria das câmeras terá uma ga dessa equivalência. Umas começam antes (28mm) e outras começam aí (35mm) mas dificilmente começam depois disso, a não ser que tenham lentes fixas... Mas a necessidade de RAW vai te conduzir pra uma câmera com lentes zoom;
item 5 - o fato de exigir RAW ou TIFF é interessante porque tira do páreo um monte de câmeras "suspeitas" de baixo preço e baixa qualidade, conduzindo pra algo melhor em termos fotográficos. Só não entendi direito a finalidade disso, pois RAW e TIFF permitem manipulação digital... Lembre-se que trabalhar com RAW requer programas de manipulação; se vocês não têm é necessário incluir na licitação...
No meu entendimento, uma Fuji seria a melhor opção benefício/custo para o até agora especificado (volto a dizer que não sei sobre o modo filme). Acho ideal que você encontre a "câmera ideal" e baseie o edital nas especificações da mesma, caso contrário pode aparecer algo insuficiente para ser usado. Outro detalhe que acho importante é quanto à garantia: quanto mais abrangente e flexível melhor, afinal ficar nas mãos de um importador independente e ter que esperar 40 dias pelo eqpto em caso de defeito não deve ser muito interessante...
Abraços,  
 
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2005, 16:27:37
Até onde conheço, o RAW não permite manipulações, que seriam uma espécie de processo de de-demosaico, ou seja, transformar uma informação já em RGB em valores de luminância de uma grade de pixels verdes, vermelhos e azuis.

Não é impossível em termos de informática, mas não é fácil nem tenho notícia de nenhum software assim, reverso.

O que permite manipulação não é o RAW, mas a transformação de RAW em tiff, assim mesmo não permite máscaras, não permite suprimir nada, não permite ferramenta clone, etc. Alguns poucos conversores permitem Curves.

Agora, Zeiss, acho que há aí um erro de enfoque, pois o que garante a perícia não é a foto periciável (perícia da perícia) mas a assinatura do perito e o fato dele responder pela falsidade.

Ivan


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2005, 16:29:22
Completando o que o Fabio falou, o modo filme da Fuji só é dependente do cartão,  tenho uma s5100 e pelo que dizem vinheta um pouco em grande angular (eu acho que nunca bati uma foto dela em sua maior grande angular, então nem posso te responder com certeza sobre isso).

Se vc quer arquivos raw ou tiff, acho que nem vai fugir muito dela na questão preço, pq acaba sendo realmente uma das mais baratas com um mínimo de qualidade e que exporte raw,mas, apesar de compacta, não chega a ser uma câmera muito pequena não hein? talvez existam outros modelos que possam te satisfazer de maneira mais satisfatória, se o modo raw não for o principal (pq isso tb vai te obrigar a tratar todas as fotos).
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2005, 19:30:25
B) Falei em RAW pq li não sei onde que um arquivo com um arquivo RAW dava pra saber se havia sido feita modificação. Mas como provavelmente a foto será impressa logo após feita e anexada como informação ao Juiz (não será prova pericial mas uma forma de ajudar o Juiz a compreender a dinamica do acidente e a ver as condições da via onde houve o sinistro). O modo de filmagem seria só um apoio caso houvesse excesso por parte dos motoristas ou uma visível embriagez. Na verdade nada será prova mas indícios. Uma forma de modernizar o atendimento da Justiça no local onde ocorreu o fato. Eu busco aspectos técnicos que evitem, como foi dito, que alguém empurre uma camera de baixa qualidade que tenha, por ex.,5mp mas faça péssimas imagens.
No meu serviço atendemos vítimas de colisão de transito e fazemos a audiencia de conciliação no local. Caso não houvesse acordo o processo é enviado ao Juiz, aí seriam feitas fotos para ajudar na explanação do que de fato ocorreu. Prova mesmo quem faz é a perícia, mas caso ela estivesse ausente ou suas fotos não dessem uma noção mais ampla do fato, as nossas ajudariam o convencimento do Juiz.
Obrigado, vamos caminhando que quando eu tiver tudo em mãos vou sentar com o depto. de licitações já bem embasado para evitar equívocos.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2005, 14:23:51
existem programas para editar a foto em raw...