Autor Tópico: Comportamento dos Brasileiros nas Olimpíadas  (Lida 9668 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 16 de Agosto de 2016, 19:24:45
Não entendi como essa situação do video na Palestina se compara com o comportamento da torcida brasileira. Abuso de autoridade e preconceito existe em todo local; posso colocar aqui um vídeo da polícia do Rio ou de SP abusando da autoridade e dando porrada e tiro em inocente. Não sei qual a relação disso com o comportamento e respeito dos espectadores.



---------



Estava lendo uma materia sobre o ouro do brasileiro no salto com vara, e as impressões do atleta frances que ficou com a prata:

Citar
Nas redes sociais, o atleta francês fez duras críticas ao comportamento do público no Engenhão (Estádio Olímpico).
Ele reclamou das vaias e chegou, inclusive, a se comparar com Jesse Owens, o lendário velocista negro americano que fez história nos Jogos de Berlim de 1936 ao confrontar a "supremacia ariana" de Adolf Hitler.

"Em 1936, a multidão estava contra Jesse Owens. Não vimos isso desde então. Temos que lidar com isso", disse ele.
Lavillenie depois voltou atrás na comparação com Owens, mas não nas críticas ao público.

"Vice-campeão olímpico nesta noite com 5,98m, vencido pelo brasileiro por 6,03m. Dei tudo de mim e não tenho nenhum arrependimento. Uma prova inacreditável!! Só estou decepcionado com a total falta de respeito do público. Isso não é digno de um estádio olímpico. Mas estou contente com esta medalha", afirmou ele.

A imprensa francesa também repercutiu as críticas de Lavillenie. No rádio e na TV, comentaristas disseram estar escandalizados com o comportamento do público.

Segundo o Le Monde, o saltador francês "saiu de sua bolha de concentração, excedida pelas vaias do público carioca, que encoraja seus protegidos ao mesmo tempo em que desestabiliza seus adversários".

Já o Le Figaro disse que a prova "ocorreu sob condições difíceis", em alusão à chuva e às vaias.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/tecnico-de-frances-sugere-que-candomble-estaria-por-tras-de-vitoria-brasileira-no-salto-com-vara.html

A comparação com a Alemanha Nazista é ridícula, claro, mas tá aí mais um exemplo do comportamento inadmissível do público. Além de desrespeitoso, ele atrapalha o desempenho dos atletas rivais.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, 19:27:44 por Bucephalus »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #46 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:01:46
Choro de perdedor.
Se tivesse ganho, não falaria nada. Um cidadão que não consegue se manter em sua "bolha de concentração" por causa de vaias, merece mesmo perder para outro que soube se manter concentrado mesmo com a barulheira e pressão de saltar em casa.
Atletas estrangeiros do voley de praia, tênis de mesa e esgrima disseram que levaram de boa a gritaria e vaias da torcida, que até riam. Ganhou, acha engraçado; perdeu, tem a desculpa. Muito mimimi para pouca competência.
Aqui, prezados, há notícias para todos os gostos e qualquer um pode sair pinçando o que bem entender para reforçar o seu ponto de vista e tornar o tópico infinito.
É bom lembrar que quando a gente chama o argumento do outro de lenga lenga corre sempre o risco do outro achar que a gente é só burro mesmo e não vale a pena discutir. E é bomnem esticar porque corre o risco das pessoas saírem de suas "bolhas de concentração" e ficarem chateadas.
Deixdmos o tópico apenas para os que, isentos de lenga lenga, venham aqui reforçar sua percepção monolítica do mundo. Isso faz um bem danado. Sério.
Abs
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, 20:05:57 por fernandomaues »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:13:04
Se é pra estender ou generalizar certos comportamentos a um povo, prefiro ser "hue hue br".

É um direito seu rsrsrs !

Choro de perdedor.
Se tivesse ganho, não falaria nada. Um cidadão que não consegue se manter em sua "bolha de concentração" por causa de vaias, merece mesmo perder para outro que soube se manter concentrado mesmo com a barulheira e pressão de saltar em casa.
Atletas estrangeiros do voley de praia, tênis de mesa e esgrima disseram que levaram de boa a gritaria e vaias da torcida, que até riam. Ganhou, acha engraçado; perdeu, tem a desculpa. Muito mimimi para pouca competência.
Aqui, prezados, há notícias para todos os gostos e qualquer um pode sair pinçando o que bem entender para reforçar o seu ponto de vista e tornar o tópico infinito.
É bom lembrar que quando a gente chama o argumento do outro de lenga lenga corre sempre o risco do outro achar que a gente é só burro mesmo e não vale a pena discutir. E é bomnem esticar porque corre o risco das pessoas saírem de suas "bolhas de concentração" e ficarem chateadas.
Deixdmos o tópico apenas para os que, isentos de lenga lenga, venham aqui reforçar sua percepção monolítica do mundo. Isso faz um bem danado. Sério.
Abs


Não é bem assim não. Tente estar em uma prova de tiro com alguém com uma britadeira do seu lado ou então jogando xadrez com um baile funk a todo vapor a 100m de distância. Depende.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #48 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:22:46
Uma questão: morei 50 dias na França, em Grenoble, a trabalho. Algumas idas e vindas a Paris, Lyon, Montpelier. Os franceses têm, MESMO, uma cultura do silêncio, do comedimento, do não ser "esparrento" em público (e de tomar pouco banho, e de não cuidar dos dentes). Isso se nota na universidade, nos cafés, na educação das crianças. Não é certo, nem errado. É a cultura deles, funciona bem para eles. Beleza. Agora, querer impor sua maneira de estar no mundo ao resto dos povos é de um eurocentrismo, etnocentrismo, cavalares. Querer fazer valer sua cultura na casa alheia, é, isso sim, boçalidade.
Os povos são diversos. Se manifestam, brincam, torcem (alguns adultos até ainda jogam videogame) de formas diferentes. Não havendo violência, picaretagem, cada um torce como quiser. Quem não aguenta, melhor ficar em casa jogando e não descer para jogar descalço no chão de pedra.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #49 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:24:47
Não entendi como essa situação do video na Palestina se compara com o comportamento da torcida brasileira. Abuso de autoridade e preconceito existe em todo local; posso colocar aqui um vídeo da polícia do Rio ou de SP abusando da autoridade e dando porrada e tiro em inocente. Não sei qual a relação disso com o comportamento e respeito dos espectadores.

Só pra ilustrar a pequenez do assunto diante de coisas mais vergonhosas que estão acontecendo e por saber que se eu fizesse referência às arbitrariedades praticadas aqui, como você mencionou, a galera talvez ignorasse como tem feito. Importa-se mais com como nossa torcida vai ser vista do que com os desmando com direitos básicos que estão acontecendo no mesmo evento. Achamos tão comum uma autoridade rasgar um cartaz de um cidadão, esquecendo que esse direito tá listado no mesmo documento que garante dignidade ao ser humano que foi negada à menina palestina.

A cidade sede dos jogos acolhe a polícia mais assassina do mundo, a violência continua sendo uma constante durante os jogos, as pessoas estão enfrentando um lixo no campo político e estão sendo cerceadas do direito de manifestação para proteção dos patrocinadores e a imprensa e parte da sociedade está se preocupando com etiqueta de torcida.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #50 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:26:24

Não é bem assim não. Tente estar em uma prova de tiro com alguém com uma britadeira do seu lado ou então jogando xadrez com um baile funk a todo vapor a 100m de distância. Depende.

Engraçado que não vi queixas do povo do tiro, nem do hipismo, em que o barulho assusta os animais. Nem vi reclamações dos outros saltadores. A queixa veio de um francês mau perdedor acostumado a disputas em estádios cheios.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #51 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:28:20
É um direito seu rsrsrs !

Convenhamos, estão acontecendo situações únicas:

Hahaha.
 :ok:
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:48:26
Choro de perdedor.

Nao, nao eh esse o caso. Postei la na primeira pagina a reclamacao de uma dupla do volei de praia (acho que canadenses) sobre as vaias da torcida. E eles reclamaram mesmo depois de vencerem a partida.

Sei la, nao consigo entender como algumas pessoas nao consideram vaia ao time rival uma completa falta de civilidade e educacao. Pra mim eh uma questao bem simples e sem muita polemica, mas me impressiona como muitos brasileiros defendem esse comportamento ou tentam diminuir o impacto dele. Brasil eh um pais estranho mesmo.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:51:58
Uma questão: morei 50 dias na França, em Grenoble, a trabalho. Algumas idas e vindas a Paris, Lyon, Montpelier. Os franceses têm, MESMO, uma cultura do silêncio, do comedimento, do não ser "esparrento" em público (e de tomar pouco banho, e de não cuidar dos dentes). Isso se nota na universidade, nos cafés, na educação das crianças. Não é certo, nem errado. É a cultura deles, funciona bem para eles. Beleza. Agora, querer impor sua maneira de estar no mundo ao resto dos povos é de um eurocentrismo, etnocentrismo, cavalares. Querer fazer valer sua cultura na casa alheia, é, isso sim, boçalidade.
Os povos são diversos. Se manifestam, brincam, torcem (alguns adultos até ainda jogam videogame) de formas diferentes. Não havendo violência, picaretagem, cada um torce como quiser. Quem não aguenta, melhor ficar em casa jogando e não descer para jogar descalço no chão de pedra.

Mas a questao nao eh essa.

Moro fora do Brasil, e aqui nao se comportam com a mesma gritaria do Brasil. Visitei os EUA e Europa, e a mesma coisa, as pessoas sao mais contidas.

Mas a questao nao eh essa. Eh ate positivo para um publico do esporte ser entusiasmado, torcer, aplaudir. E o publico brasileiro tem feito isso, porem, tem tambem vaiado e faltado com respeito aos rivais.

Isso eh completamente diferente de ser extrovertido, falar alto. Falar alto ou baixo, ser discreto ou ser expansivo, isso sao coisas neutras. Nao depende certo ou errado. Agora, comportamento anti-esportivo de vaiar e azucrinar equipes e atletas de outros paises? Isso vai alem de relativimso cultural, por favor. Acho que isso eh bem claro, e todo o papo de "sao diferentes culturas" eh querer tangenciar o problema pra evitar dizer que nos somos sim, enquanto uma nacao, muito mal educados e pouco civilizados.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 16 de Agosto de 2016, 20:57:13
Só pra ilustrar a pequenez do assunto diante de coisas mais vergonhosas que estão acontecendo e por saber que se eu fizesse referência às arbitrariedades praticadas aqui, como você mencionou, a galera talvez ignorasse como tem feito. Importa-se mais com como nossa torcida vai ser vista do que com os desmando com direitos básicos que estão acontecendo no mesmo evento. Achamos tão comum uma autoridade rasgar um cartaz de um cidadão, esquecendo que esse direito tá listado no mesmo documento que garante dignidade ao ser humano que foi negada à menina palestina.

A cidade sede dos jogos acolhe a polícia mais assassina do mundo, a violência continua sendo uma constante durante os jogos, as pessoas estão enfrentando um lixo no campo político e estão sendo cerceadas do direito de manifestação para proteção dos patrocinadores e a imprensa e parte da sociedade está se preocupando com etiqueta de torcida.

Mas ninguem disse que o comportamento da torcida eh um problema maior que os outros problemas que temos aqui dentro -- isto eh, corrupcao politica, violencia, abuso de autoridade, desigualdade social e economica.

Novamente, acho que isso eh uma tentativa de diminuir o problema que nos temos de civilidade, ilustrado pelas nossas torcidas. Eh tipo dizer "ta bom, nos nao nos comportamos bem e somos poucos educados, mas olha la a Guerra no Iraque, isso eh bem pior". Tipo, como assim? Uma outra coisa mais errada nao vai fazer o nosso erro diminuir. Esse nem eh o debate aqui.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 16 de Agosto de 2016, 21:02:10
Convenhamos, estão acontecendo situações únicas:

Hahaha.
 :ok:

Isso parece ser mais zueira do que torcida ou homenagem. Pra mim parece o clima "huehuehue br br br" de querer fazer graca com o nome do cara.

Pelo menos nao eh ofensivo como as vaias sao, pois os lutadores provavelmente nao entenderam o real motivo da musica e acharam que os torcedores estavam somente torcendo e aplaudindo do jeito deles.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #56 Online: 16 de Agosto de 2016, 21:08:47
Minha argumentação se resume na seguinte analogia:

Um sujeito convida um amigo para almoçar em sua casa e na presenta deste o cara é grosseiro e agride os filhos e a mulher, a casa está em péssimas condições de higiene e segurança, é servido com uma comida de procedência duvidosa e depois que amigo vai embora ele fica preocupado em na próxima vez organizar de forma melhor a distribuição dos talheres na mesa.

Faz sentido pra você esse tipo de preocupação da analogia? Porque pra mim não faz.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #57 Online: 16 de Agosto de 2016, 21:08:59
Amigo, vaias são uma manifestação UNIVERSAL de desaprovação e contrariedade. Vaias acontecem em TODO o mundo. Mais ainda em COMPETIÇÕES em que há ADVERSÁRIOS.
Os EUA é aquele lugar em que o placar tem que pedir para o pessoal torcer, né? Ali, nego num espera nem o jogo para vaiar, vaia na rua:
https://www.youtube.com/watch?v=Peglvmquc2Y

https://www.youtube.com/watch?v=Plc5gBHjdAY

Franceses vaiando o hino?
https://www.youtube.com/watch?v=I0RrhBrMXbw

Estamos em Roland Garros
https://www.youtube.com/watch?v=AqLr00Krd0k
Esses franceses são tão educados.. mas isso deve ser lero lero...
ou a torcida eravde brasileiros

O saltador francês é tão, mas tão educado, que depois da baboseira de nazismo falou em os franceses "darem o troco" caso tenham olimpiada lá. Vai vendo.
O Brasil é mesmo estranho... temos tantos problemas reais e os brasileiros estão preocupados com a legitimíssima manifestação das vaias...
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, 21:18:38 por fernandomaues »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 16 de Agosto de 2016, 21:09:42
Engraçado que acabo de ver o levantamento de peso e ninguém ficou vaiando os demais, o brasileiro perdeu e mesmo assim os demais foram aplaudidos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #59 Online: 16 de Agosto de 2016, 21:12:55
Minha argumentação se resume na seguinte analogia:

Um sujeito convida um amigo para almoçar em sua casa e na presenta deste o cara é grosseiro e agride os filhos e a mulher, a casa está em péssimas condições de higiene e segurança, é servido com uma comida de procedência duvidosa e depois que amigo vai embora ele fica preocupado em na próxima vez organizar de forma melhor a distribuição dos talheres na mesa.

Faz sentido pra você esse tipo de preocupação da analogia? Porque pra mim não faz.

Exatamente