Autor Tópico: Comportamento dos Brasileiros nas Olimpíadas  (Lida 9615 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #90 Online: 18 de Agosto de 2016, 10:33:10
As vaias são normais no esporte.. Fazem parte da pressão. Nas olimpíadas podem ser menos comuns, mas também acontecem. O que é claro é que o "jeito de torcer" do brasileiro - culpa total do futebol - é muito mais de agredir o outro do que apoiar o seu.
Se é que me entendem.. Aqui em Porto Alegre isso é muito evidente. Os caras preferem xingar o rival do que elogiar o seu time.
Tem torcedores que ao comemorar o "seu gol" gritam: -"Vai tomar no ..., seu gremista / colorado filho-da-$%$.
Eu particularmente abomino esse tipo de torcida. Esse tipo de agressividade nada tem a acrescentar ao esporte, seja ele qual for.
Voltando pro fato(s) olímpico(s) - o francês foi boçal (como muitos franceses o são) e isso deixou o povo ainda mais agressivo com ele. Tinha que ter tido sangue frio e se concentrado. Ao contrário, se deixou abalar e ainda falou cacaca depois...
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 10:33:29 por nandoespinosa »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 18 de Agosto de 2016, 12:18:23
Perdoo nada, foi das postagens talvez a melhor. hahahah.

Eu tava sapeando no Facebook, quando vi isso, lembrei na hora desse tópico!  :D :D :D :D

(...)O que é claro é que o "jeito de torcer" do brasileiro - culpa total do futebol - é muito mais de agredir o outro do que apoiar o seu. (...)

Eu percebo isso em muitas áreas, não só no esporte... Por exemplo: "Porque você gosta de heavy metal?" "Ah, porque pagode é uma bosta". "Hein, porque sua bike usa Sram?", "Ah, é que Shimano não presta!"
E por aí vai, rsrsrsrs...
As pessoas não têm argumentos nem educação para defender sua escolha e/ou ponto de vista, e aí apelam pro ataque.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 12:21:51 por Mike Castro »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #92 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:45:02
Croix,

Acho que há confusão entre o que se chama boa ou má educação. Para mim, o conceito está longe de ser universal. Se para nós entrar e não dizer bom dia ou obrigado é falta de educação, para os ibéricos não é. É o acordo que se estabelece na comunidade que vale.
Te conto um caso. Meu vizinho saragoçano, um "mayor" de 70 anos, um dia me contou muito aborrecido que sentara num bar, pedira uma cerveja e o "camerero" lhe disse: "primeiro, bom dia, senhor". Sentiu-se muito ofendido pois achava que o tal garçom, argentino, esta lhe dando lição de boas maneiras. Ele estava certíssimo pois, naquelas bandas, ninguém diz bom dia num bar, nem pede uma cerveja "por favor", nem diz "obrigado". Aliás, estranham quando fazes isso. Eu ão vi isso um dia, nem um mês, vivi dois anos e meio ali. Não em bares de turista, mas em TODOS.
Há uma relação diferente deles com o trabalho. O trabalho do cara é te servir cerveja,não tem que pedir por favor, nem agradecer; garçom volta e praticamente atira o troco na tua cara. É assim. Ponto. Não é um indivíduo mal educado, nem é considerado pela sociedade falta de educação. Ao contrário, fazem pouco de nós, "sudacas", que pedimos "o sr., pr favor, poderia me dar uma cerveja?", dizem que não vamos direto ao que queremos e "vamos pelos ramos".
Vivi o último ano no Canadá e, ali, são de uma polidez quase ofensiva. É incrível, maravilhoso. Nesse aspecto, nunca fui tão bem tratado (ah, querido Shalders taí um povo que é mais amável que nós). Nego briga para pagar o café e corre na frente para ver quem vai abrir a porta. Sério.
O conceito de educação é o mesmo para espanhóis e canadenses? Claro e não... como tampouco é para brasileiros.

Voltando à vaca fria: vaiar em competições esportiva é falta de educação? Para MIM, deixando bem claro DEPENDE. Vaiar o hino, a premiação, não tem sentido, é ruim - e esse comportamento ruim acontece em toda parte, não só aqui, pelo que tem que ser criticado no geral, não só quando acontece aqui ou como se só acontecesse aqui, ou mais aqui, ou com mais agressividade (os videos que postei de Roland Garros ou NBA mostram que não). Vaiar durante a competição, durante o saque no vôlei, o lance livre no basquete, o salto? Para mim é NORMAL. Trata-se de uma competição, não de uma exibição. Ou acabemos logo com isso de disputa entre países e passemos a fazer olimpíada com todo mundo junto e misturado, times escolhidos por sorteio, ia ser uma lindeza.

PS. Papo de espírito olímpico, fair play, é para boi dormir. Que ganhe o melhor? Sério? Atletas, federações, treinadores se echem de tudo que é substância para vencer a qualquer preço, usam qualquer artifício, assim é no esporte de alto nível - e não venham dizer que é caso isolado na Rússia porque o "ídolo" Armstrong tá aí para provar.Olimpíada, há muito, é um evento comercial, de marcas e espaço de afirmação de superioridades econômicas e ideológicas. Fair Play? Naaaaa

Sim, o conceito de educacao nao eh universal mas sim costumeiro. Por isso eu disse que os Europeus nao sao educados mas sim Formais. Falar bom dia nao eh educacao mas sim formalidade. Eh educacao se olhar pelo aspecto que faz parte da educacao formal. Mas nao eh educacao se olhar pelo aspecto do respeito ao proximo, o que seria um conceito universal. A pessoa nao precisa dizer bom dia para demonstrar consideracao ao proximo, e ela pode dizer bom dia sem ter consideracao alguma a pessoa.


Ja falando das vaias nas olimpiadas. Seja na Europa, EUA e Brasil, o significado eh o mesmo. Desaprovacao e rebaixamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #93 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:48:21
O que é claro é que o "jeito de torcer" do brasileiro - culpa total do futebol - é muito mais de agredir o outro do que apoiar o seu.

Exato.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #94 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:50:42
Eu tava sapeando no Facebook, quando vi isso, lembrei na hora desse tópico!  :D :D :D :D

Eu percebo isso em muitas áreas, não só no esporte... Por exemplo: "Porque você gosta de heavy metal?" "Ah, porque pagode é uma bosta". "Hein, porque sua bike usa Sram?", "Ah, é que Shimano não presta!"
E por aí vai, rsrsrsrs...
As pessoas não têm argumentos nem educação para defender sua escolha e/ou ponto de vista, e aí apelam pro ataque.

Exatamente. Os ataques comecam quando a pessoa nao sabe ou nao tem os argumentos em mao para apoiar sua posicao. Entao o que resta eh rebaixar a oposicao.

Eh um belo resumo do textao que escrevi antes, sobre depender de se apioar na imagem rebaixada do outro para se sentir valorizado, ao invez de achar os reais valores proprios sem depender da comparacao e de se apoiar no rebaixamento do outro.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:45:00
Vendo a reportagem sobre os nadadores americanos me vem na cabeça o tópico:
"Comportamento dos gringos no Brasil"

 :snack: :snack: :snack:
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 18 de Agosto de 2016, 23:59:53
Vendo a reportagem sobre os nadadores americanos me vem na cabeça o tópico:
"Comportamento dos gringos no Brasil"

 :snack: :snack: :snack:

Se o comportamento do Ryan Lotche fosse o mesmo de todos os atletas da delegação americana, beleza, eu diria que os americanos de forma geral tem um problema de comportamento. Mas isso foi um fato isolado dele, até o momento. No caso da torcida brasileira não é somente um ou outro espectador, são vários, e em várias modalidades com diferentes públicos.

Além do mais, o público americano esta destruindo o Lotche, falando que isso é comportamento de moleque de colégio ou que ele é o produto dos privilégios raciais dos brancos nos EUA. Ja aqui no Brasil a galera, de forma geral,  ta defendendo o comportamento das torcidas sem nenhum senso critico.

Então não acho que seja o mesmo.