Autor Tópico: Comportamento dos Brasileiros nas Olimpíadas  (Lida 9616 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Agosto de 2016, 19:27:00
Em um antigo tópico (acho que sobre política) eu comentei as minhas experiências negativas com brasileiros em relação ao comportamento que nós temos em terras estrangeiras ou em relações com pessoas de diferentes culturas. Acho que a maioria não concordou comigo na época.

Mas agora em tempo de Olimpíadas eu tenho lido bastante sobre a má impressão que a torcida brasileira está deixando na imprensa internacional e nos outros atletas pela total falta civilidade. Existem relatos de brasileiros na torcida vaiando o time rival, vaiando o hino nacional do outro time, vaiando até quando o outro competidor sofre uma lesão e precisa abandonar a partida. Existem relatos de comportamento de torcida de futebol em modalidades onde existe uma etiqueta a respeito do silêncio, como o tênis ou a esgrima.


Canadense dá risada de pressão da torcida brasileira e diz: "Podem vaiar"
Schalk afirma nunca ter visto comportamento igual ao dos torcedores da Arena
do Vôlei de Praia


Desrespeitosa ou torcida de verdade? ‘Olimpíada das vaias’ repercute na mídia e redes sociais no exterior

Primeiros dias de competição levantam debate sobre civilidade e participação do público na maior competição esportiva do mundo.


Raucous Brazil fans turn deaf ear to Olympic spirit

''Brazilian fans have no manners,'' says Juca Kfouri, a prominent Brazilian sportswriter and commentator. ''You will not find any respect for rivals or any of the Olympic spirit you might have had in London.''


Rio 2016: Did the Brazilian boo boys go a step too far in taunting Dustin Brown after he suffered a twisted ankle?
The home crowd are regularly booing opposition in true pantomine fashion, but in jeering Brown after he hurt his ankle, they went one step too far

"A torcida local regularmente vaia os oponentes de forma teatral, mas ao vaiar o tenista Dustin Brown após este torcer o tornozelo na partida o comportamento passou dos limites"
 

O maniqueísmo esportivo dos brasileiros inventou a vaia olímpica
As arquibancadas do Rio revelam que nossos torcedores não sabem encarar derrotas num país que tem o esporte como vingança mundial





E algumas vaias são ainda mais bizarras, tipo numa partida de futebol entre o México e a Alemanha, onde os brasileiros vaiaram o time europeu por que... sei lá? Porque foram eles que meteram 7x1 na Copa que aconteceu 2 anos atrás?

Debaixo de vaias, Alemanha empata com o México no futebol masculino






E a opinião de uma jogadora de vôlei russa sobre o desrespeito dos fãs:

Slukova se sente ofendida pelas constantes vaias. Ela diz que nunca teve essa experiência antes em qualquer outro lugar do mundo, e se opôs a essa demonstração constante de patriotismo brasileiro: "Eles não sabem os limites entre o que é apropriado e o que não é", diz Slukova. "Nós também somos seres humanos".






Algumas coisas me chamam a atenção:

1) torcedores torcendo de forma insana e rábida por esportes que eles provavelmente nunca seguiram antes na vida e não deviam conhecer nenhum atleta brasileiro até antes de hoje (tênis de mesa, esgrima?)

2) torcedores que só apoiam quando o atleta está ganhando, e que começam a atacar quando o desempenho não é satisfatório. Exemplos:

Em desabafo, Joanna Maranhão chora e pede respeito aos atletas brasileiros

Nadadora encerra sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e lamenta insultos na internet: "Por favor, gente, não fiquem desejando que eu seja estuprada"

Brasil é vaiado de novo no futebol masculino após 0 a 0 com Iraque


Atleta Rafaela Silva foi vítima de racismo em desclassificação na Olimpíada de Londres

A atleta foi chamada de 'macaca' nas redes sociais após ser desclassificada





Enfim, existem inúmeras matérias ilustrando de forma negativa esse comportamento desrespeitoso. Me envergonha muito isso, e quando digo que sou brasileiro eu tenho medo que as pessoas me associem a esse tipo de comportamento e me pré-julguem.

Surpreendentemente (pelos menos pra mim) um monte de gente, incluindo atletas brasileiros, defendem esse comportamento das torcidas. Qual a opinião de vocês?


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2016, 19:37:29
Comportamento de um povo que descende de um povo sem educação: Portugueses de Portugal.
Aí juntou o jeitinho BR, com a ignorância de Portugal, e o resultado foi um povo derrotado pelas culturas.
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2016, 19:50:54
Um bocado de preconceito e parcialidade na escolha do ponto de vista. Que é um, possível, mas está longe de ser o único.

Primeiro, não é verdade que a torcida só apoia os vencedores. Basta ver, hoje mesmo, os aplausos à Mariana Silva, judoca, ao povo da ginástica, ao time de basquete quando perdia de 30 pra Lituânia. Que vai às redes sociais trucidar Joana Maranhão ou Rafaela não é torcedor, é fascista, racista, machista, xenófobo - basta ver o conteúdo das críticas. Gente que, por coincidência, adora alimentar complexo de vira latas e não perde oportunidade para falar mal do país. Em tempo, vaiar a selecinha masculina é um ato de civilidade e justiça.

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/tenis/noticia/2016/08/djokovic-se-emociona-com-carinho-da-torcida-no-rio-eu-me-senti-brasileiro.html

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/natacao/noticia/2016/08/torcida-no-rio-impressiona-phelps-nao-sei-se-ja-ouvi-algo-parecido.html

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/natacao/noticia/2016/08/inspiracao-na-arquibancada-boomer-phelps-acompanha-o-pai-na-rio-2016.html

Há um monte de reportagens com esse teor... como há outras dizendo o contrário. A realidade é menos simples do que se quer


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2016, 19:55:38
Com certeza é positivo a torcida a favor, mesmo para atletas que não são brasileiros, e eu sei que isso acontece. Mas isso não abona o comportamento agressivo em outras ocasiões. O que deveria acontecer é somente torcida positiva, seja por atletas brasileiros ou estrangeiros, e nenhuma vaia ou agressão. Se a torcida não gosta do outro atleta, fique em silêncio e apoie somente o seu time, mas não vaie. É falta de civilidade.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2016, 20:01:37
É falta de civilidade.

Resumiu a historinha que eu contei..   :ponder:
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2016, 20:09:55
No geral sulamericando (ou seria Sul - Americano  :ponder:) é mais passional na torcida, mais "quente"

Idiota e corintiano (não são sinônimos) tem em qualquer lugar do mundo, aqui não é exceção


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2016, 20:25:35
Vocês assstem NBA? Lembram das finais desse ano? Como foram recebidos Lebron em Oakland e Green em Cleveland? Com vaias, apupos, cartazes ridicularizando. Isso é absolutamente normal no esporte desde que não vire violência como esses hooligans brazucas... ah, ops, hooligans são europeus... supercivilizados.. como vimos na Eurocopa na França.
Cada um pode achar o que quiser, mas é preciso ampliar o espectro da análise. Imagina se na copa daqui houvesse as batalhas campais que houveram na eurocopa da França.. imagina o que iam estar falando...

Isso para não falar da gente "civilizada" que atira bananas no campo e imita macaco na arquibancada.. baita gente respeitosa, civilizada, que sabe torcer de verdade :aua:
« Última modificação: 09 de Agosto de 2016, 20:34:37 por fernandomaues »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2016, 20:52:11
No geral sulamericando (ou seria Sul - Americano  :ponder:) é mais passional na torcida, mais "quente"

Idiota e corintiano (não são sinônimos) tem em qualquer lugar do mundo, aqui não é exceção

Você leu alguns dos links que eu postei? Porque me parece que aqui é sim a exceção. Atletas estão reclamando que o caso do Brasil é excepcional e isso não acontece em outros países.

Idiota existe em qualquer lugar, mas a julgar pelas matérias que eu tenho lido me parece que a proporção de idiotas é muito maior no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2016, 21:14:04
Fernando, eu não poderia me expressar melhor, concordo com cada linha que você escreveu.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2016, 21:17:44
Vocês assstem NBA? Lembram das finais desse ano? Como foram recebidos Lebron em Oakland e Green em Cleveland? Com vaias, apupos, cartazes ridicularizando. Isso é absolutamente normal no esporte desde que não vire violência como esses hooligans brazucas... ah, ops, hooligans são europeus... supercivilizados.. como vimos na Eurocopa na França.
Cada um pode achar o que quiser, mas é preciso ampliar o espectro da análise. Imagina se na copa daqui houvesse as batalhas campais que houveram na eurocopa da França.. imagina o que iam estar falando...

Isso para não falar da gente "civilizada" que atira bananas no campo e imita macaco na arquibancada.. baita gente respeitosa, civilizada, que sabe torcer de verdade :aua:

Acho que existem alguns pontos a serem adereçados:

1) é preciso enxergar a realidade de cada esporte. Futebol, futebol americano, basquete, hóquei... esses são esportes "do povão" com rivalidade entre torcidas e comportamento agressivo. Não quer dizer que o mesmo pode acontecer na natação, tiro esportivo ou tênis de mesa. A crítica tem sido em relação a esse comportamento de torcida de futebol nas Olimpíadas, que é completamente impróprio. Você pode arrotar, peidar e andar de cueca pela sua casa, mas se estiver recebendo visitas você não vai se comportar da mesma forma.


2) uma coisa é você odiar uma outra equipe, que não tem nenhuma significância social; diferente é você odiar um país, torcer contra um atleta estrangeiro e vaiar o hino nacional dele. Novamente, esse comportamento de disputa entre clubes é inapropriado pra uma competição entre nações. Imagina ir disputar Olimpíadas na Argentina e ter que ouvir o público vaiando o hino brasileiro, torcendo contra os atletas e vaiando toda vez que eles tocam na bola?


3) só porque outros fazem errado isso não abona outros de fazerem igual. É claro que os torcedores também passam do limite nesses outros esportes, com brigas, provocações racistas e outros. Mas acho bizarro usar isso pra normalizar esses comportamentos e dizer que tá tudo bem em fazer isso no Brasil porque é igual ao que fazem lá fora. Dois errados não fazem um certo.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2016, 21:37:01
... vaiando o hino nacional do outro time, vaiando até quando o outro competidor sofre uma lesão e precisa abandonar a partida.

Pra mim, algumas pessoas estão perdendo o foco da realidade.
O que está em evidência nos jornais é a forma primitiva de agir em certas situações como essas acima, logico que o resto vai ser igual em todo canto, principalmente nos esportes que cegam mais as pessoas, como o futebol.
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2016, 21:41:16
é a mesma galera que foi pra rua vestindo verde amarelo e gritando mais palavrão do que palavras de ordem política.
só não batendo panelas nos ginásios pq não pode.

classe média clássica brasileira. sem educação e não sabe perder.

nao esperava nada diferente dessa galera.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2016, 22:16:38
Nobre colega Adriano, generalizações deste gênero são perigosas. Nas entrelinhas você taxa o comportamento da torcida como sendo condicionado àqueles de uma determinada orientação política, suscitando um debate esquerda x direita onde ele certamente não cabe. Em boa linguagem coloquial, "o buraco é bem mais embaixo".

Abraços  :ok: 


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2016, 22:36:55
Você leu alguns dos links que eu postei? Porque me parece que aqui é sim a exceção. Atletas estão reclamando que o caso do Brasil é excepcional e isso não acontece em outros países.

Idiota existe em qualquer lugar, mas a julgar pelas matérias que eu tenho lido me parece que a proporção de idiotas é muito maior no Brasil.

Alguns ou grande maioria dos atletas nunca puseram os pés por estas bandas, eles estão reclamando de vaias

Não li os seus links, mas estou acompanhando um pouco

Resolveram fazer uma olimpíada no terceiro mundo, o que me espanta é o "espanto" na verdade


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2016, 22:46:16
Acredito que em esportes onde é necessário silêncio como Arco e Flecha, Tênis e Esgrima (para citar alguns exemplos) as pessoas deveriam se conter, mas a verdade é que nosso país é do futebol, não da esgrima ou do tênis onde torcemos apenas uma vez a cada 4 anos e nesse caso é em casa, o País do Futebol.

Não tem a ver com classe social ou com educação, tem a ver com algo muito mais forte: Cultura.

Quem aqui se recorda das Vuvuzelas na África do Sul?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk