Autor Tópico: Ajuda para escolher logomarca  (Lida 2951 vezes)

robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2016, 18:35:05

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


rpetribu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
  • Rafael Petribú
[VENDO] Canon T6S + Pacote de Lentes + Brindes
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128462.0


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2016, 19:19:56
Descordo totalmente. Existem casos e casos.
A ideia de utilizar um limão como logo de um fotógrafo já é fora do comum.
E só não fica uma coisa maluca por causa do contexto, onde o nome do fotógrafo é Lima.

Sim, a logo da Apple é uma maçã. Para todos no planeta.
A primeira logo foi Newton sentado no pé de uma árvore "aguardando" a maçã cair.
A maçã estava brilhando, destacada, chamando atenção.

Depois que remodelaram a logo e utilizaram somente a maçã (já presente na logo antiga). Escolheram por utilizar somente a maçã por diversos motivos e a mordida foi introduzida APÓS decidirem que a logo seria a maçã. Acabou sendo um trocadilho com BITE e BYTE. Mas essa não foi, nem de perto, a ideia inicial de se utilizar uma maçã como logo da Apple.

A logo do Windows é uma janela.
A logo da Shell é uma concha.
A logo do Mustang é um cavalo mustang.
A logo da Puma é um puma.
A logo da Jaguar é um jaguar.

Concordo com você que é redundante. Mas existem casos que a ideia da certo.
Em relação ao duplo M, também concordo. Acho que é fantasioso demais.

Há casos e casos, realmente.
No caso da Apple, o logo original era confundido com um tomate, e a ideia do trocadilho com o bite ajudou a atrair um público mais nerd e ainda mais diferenciar a maçã, pois o vários colegas de Jobs e Janoff queriam deixar apenas a tipografia.
Por teimosia de Jobs e por ser já uma marca consolidada no mercado ficou assim, desse jeito.
Quando digo isso não sou eu que digo, é a parte conceitual escrita por designers do mundo inteiro, é técnica e não minha opinião pessoal.
Quando se desenvolve um logo, seja alltype (apenas letras) ou logotipo seguem-se padrões, cálculos e fórmulas para determinar o que será importante para o público alvo.
Assim, digo, é opinião técnica, mas cada um faz o que bem quiser, afinal, para a maioria logo não precisa ser importante e para outros faz toda a diferença.
Todas as marcas que citou são marcas antigas e reconhecidas, que passaram por esse processo, mas pela força do branding não se mexe mais, porém, atualmente isso é algo que raramente acontece, tecnicamente falando.
Meu conselho ao amigo que quer criar o logo, tente colocar algo além do seu nome, talvez seu estilo ou algo muito peculiar em sua fotografia. Pode ser que se destaque mais do que usando apenas seu nome.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 19:21:54 por Macrolook »
Comida é arte.


bruno__lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • https://500px.com/blima_photo
Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2016, 09:37:35