Descordo totalmente. Existem casos e casos.
A ideia de utilizar um limão como logo de um fotógrafo já é fora do comum.
E só não fica uma coisa maluca por causa do contexto, onde o nome do fotógrafo é Lima.
Sim, a logo da Apple é uma maçã. Para todos no planeta.
A primeira logo foi Newton sentado no pé de uma árvore "aguardando" a maçã cair.
A maçã estava brilhando, destacada, chamando atenção.
Depois que remodelaram a logo e utilizaram somente a maçã (já presente na logo antiga). Escolheram por utilizar somente a maçã por diversos motivos e a mordida foi introduzida APÓS decidirem que a logo seria a maçã. Acabou sendo um trocadilho com BITE e BYTE. Mas essa não foi, nem de perto, a ideia inicial de se utilizar uma maçã como logo da Apple.
A logo do Windows é uma janela.
A logo da Shell é uma concha.
A logo do Mustang é um cavalo mustang.
A logo da Puma é um puma.
A logo da Jaguar é um jaguar.
Concordo com você que é redundante. Mas existem casos que a ideia da certo.
Em relação ao duplo M, também concordo. Acho que é fantasioso demais.
Há casos e casos, realmente.
No caso da Apple, o logo original era confundido com um tomate, e a ideia do trocadilho com o bite ajudou a atrair um público mais nerd e ainda mais diferenciar a maçã, pois o vários colegas de Jobs e Janoff queriam deixar apenas a tipografia.
Por teimosia de Jobs e por ser já uma marca consolidada no mercado ficou assim, desse jeito.
Quando digo isso não sou eu que digo, é a parte conceitual escrita por designers do mundo inteiro, é técnica e não minha opinião pessoal.
Quando se desenvolve um logo, seja alltype (apenas letras) ou logotipo seguem-se padrões, cálculos e fórmulas para determinar o que será importante para o público alvo.
Assim, digo, é opinião técnica, mas cada um faz o que bem quiser, afinal, para a maioria logo não precisa ser importante e para outros faz toda a diferença.
Todas as marcas que citou são marcas antigas e reconhecidas, que passaram por esse processo, mas pela força do branding não se mexe mais, porém, atualmente isso é algo que raramente acontece, tecnicamente falando.
Meu conselho ao amigo que quer criar o logo, tente colocar algo além do seu nome, talvez seu estilo ou algo muito peculiar em sua fotografia. Pode ser que se destaque mais do que usando apenas seu nome.