Autor Tópico: faculdade de fotografia  (Lida 2492 vezes)

cleitonscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 05 de Dezembro de 2006, 14:05:31
Estou terminando o curso de historia, que é uma das minhas grandes paixoes e estou morrendo de vontadade de fazer uma faculdade de fotografia.

Gostaria de saber se vale a pena? Nao estou falando da escolha da faculdade(instituicao), mais do curso em si, quais os pontos positivos e negativos.

Gostaria de saber se posso aprender tudo oq preciso sem uma graduacao e quais as desvantagens em naum ser formado na area. vlw...


 


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2006, 21:21:30
Eu já procurei o SENAC, e resumindo

É UM INVESTIMENTO MUITO ALTO

são  5 anos, com a mensalidade em torno de R$ 800,00.

EU, acho melhor fazer cursos livres dirigidos pro assunto que lhe agrada fotografar e investir em LENTES e outros acessórios e APRENDER na PRÁTICA.


 
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2006, 21:35:17
Verdade...

Tem muita gene boa que aprende com cursos, às vezes até mais de um. Mas acredito que lendo bastante coisa e clicando muito é tranqüilo.

Não sei se vc quer fotografia pra hobby ou pra trabalho mesmo. Não muda muito a minha opinião não. A única diferença é que para trabalho vc deverá clicar mais e ler mais, para aprender mais rápido!

 :photo:  


cleitonscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2006, 09:18:25
Valew pela dica, mais no curso de historia, aprendi muita coisa que naum aprenderia sozinho, imagino que no de fotografia é meio parecido ou naum?


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2006, 10:45:12
Eu acho que todo curso é válido, se te interessa a faculdade de fotografia, vai fundo, eu já pensei no assunto, só que o curso está caro pra mim atualmente.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2006, 12:14:12
Eu tambem aconselho a entrar de cabeca que vale a pena, o custo realmente nao eh barato. Atualmente estou fazendo historia da fotografia que estou amando.

Me matriculei em um college que e' tipo o Senac e todo o curriculo de cursos dura 2 anos. Realmente vale a pena.

Nao conheco os cursos do Senac, mas normalmente cursos de universidade e tecnicos como o Senac serao acompanhados com pratica. Eles contratam modelos para voce fotografar, tem studio com iluminacao e etc. Voce aprende tanto a teoria como a pratica.

Isso eh valido porque voce nao usa clientes como testes em suas fotografias e posso dizer que 95% das aulas sao sobre fotografia e nao sobre equipamento (tipo de camera, lente, flash e etc), voce aprende a capturar  imagem. :bye1:

 
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 12:22:43 por mlarroyd »


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2006, 12:58:44
Olha, acho que vou chover no molhado aqui, repetindo o que muitos já disseram, mas vale muito a pena sim.

Eu digo isso porque o papel claro de uma boa faculdade é abrir a sua mente de tal maneira, passar tal gama de conhecimentos, que você não conseguiria sozinho. Leve ainda em consideração que eu estou lhe dizendo isso apesar de ser predominantemente autodidata. :)

O que há de melhor em uma boa faculdade, em um bom curso superior, é o fato de haver uma abrangência muito grande, e ainda você estar completamente imerso naquele assunto que se dispõe a estudar. Imagino que num desses cursos você aprenderia bastante sobre todos os aspectos da fotografia, desde a fotografia de moda, publicitária, feita em estúdio etc até a fotografia documental, de rua, mais autoral, ou ainda até mesmo fotografia de arquitetura...

Enfim, estando num ambiente onde se respira fotografia e é possível conhecer um bom tanto de cada um dos seus ramos, isso certamente te dará uma versatilidade, ao seguir o seu próprio rumo na fotografia, ao encontrar a *sua* fotografia, que você não terá se estivesse apenas estudando por conta própria.

E isso é visível em todas as áreas. Em computação (que é a minha área), eu te digo que é exatamente assim também. E mesma coisa em letras, história, sociologia, física etc, pelo que posso claramente perceber através de colegas da universidade.

Então é isso, acho que se você quer esse tipo de coisa, vale muito a pena. Mais do que qualquer investimento em equipamentos e afins! :)

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2006, 21:32:03
Caro Celiton,

A única faculdade que eu conheço em Sampa é o SENAC.

Segue imformações que extraí do site:

Mercado de Trabalho
Este bacharelado possibilita a atuação em fotografia social, nos mercados editorial e de comunicação, em estúdios de fotografia e de criação, em agências de publicidade, marketing e branding, em agências de arquitetura e engenharia, em bancos de imagens, museus, galerias, acervos, institutos de pesquisa e ateliês de restauração, em pesquisa e na docência acadêmica.

Metodologia
Aulas teóricas, visitas técnicas, palestras, workshops com profissionais da área e atividades complementares. Os alunos participam de intercâmbios culturais por meio de parcerias internacionais, como a do Instituto Português de Fotografia e da École Nationale Supérioure de La Photographie, na França. O curso foi reformulado e as turmas contam com novidades preparadas para o novo mundo da imagem digital.

Trabalho de conclusão de curso:Monografia ou projeto.

Certificado
Diploma de Bacharel em Fotografia, com validade nacional, reconhecido pelo MEC por meio da portaria nº 1.860 publicada no Diário Oficial de 27 de junho de 2002. Conceito A de reconhecimento.

Seleção
Processo Seletivo: Processo Seletivo 2007

Inscrições abertas de 29 de setembro até 14 de novembro de 2006

Prova: Dia 2 de dezembro de 2006 – das 14 às 18 horas

Informações: processoseletivo@sp.senac.br

Taxa de Inscrição: R$ 80,00

Número de Vagas: 40 (matutino) e 40 (noturno)

Candidatos por Vaga: 1,48 (matutino) e 1,98 (noturno

Localidade
SENAC LAPA SCIPIÃO
Rua Scipião, 67
São Paulo - SP
Cep: 05047-060
Telefone: (11) 3866-2500
Fax: (11) 3862-9199
e-mail: lapascipiao@sp.senac.br

Estrutura
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações.

Laboratórios Específicos:
• Laboratórios de computação gráfica e imagem digital;
• Laboratórios para revelação P&B;
• Laboratório para revelação cor;
• Laboratório de preservação e conservação fotográfica;
• Quatro estúdios de fotografia com equipamentos de pequeno, médio e grande formato, inclusive digital;
• Ateliê para retoque, montagem e edição;
• Galeria de exposições.  

Programa
Bacharelado em Fotografia
Período   Carga Horária
1º Período
Câmera   72
Materiais Sensíveis   72
Captura Digital   72
Princípios da Construção da Imagem   36
A Invenção da Fotografia   36
Cultura da Imagem   36
Sociologia   36
Subtotal hora/aula   360
2º Período
Iluminação em Estúdio   72
Laboratório de Impressão  Preto e Branco   72
Tratamento de Imagem   72
Elementos Constitutivos da Imagem   36
A Luz como Expressão   36
Filosofia   36
Metodologia da Pesquisa   36
Subtotal hora/aula   360
3º Período
Câmera Técnica   72
Luz Composta   72
Processos Históricos   72
Gerenciamento da Cor e Impressão   72
O Suporte como Discurso   36
O Campo e a Luz na Arte   36
Subtotal hora/aula   360
4º Período
Organização e Preservação de Fotografia   36
Processos Alternativos   72
Laboratório Experimental   72
Edição Fotográfica   72
Modos de Recordar e Celebrar   36
Fotografia: movimentos e processos   36
A Obra em Processo   36
Subtotal hora/aula   360
5º Período
Direção e Iluminação em Retrato   72
Foto jornalismo   72
Still-life   72
Fotografia Brasileira   36
Fotografia Latino-americana    36
Visualização Científica   72
Subtotal hora/aula   360
6º Período
Fotografia Editorial   72
Fotografia Documental   72
Fotografia Publicitária   72
Crítica e Curadoria em Fotografia   72
Poéticas Fotográficas   72
Subtotal hora/aula   360
7º Período
Gerenciamento de Acervo Fotográfico e Documentos Digitais   72
Criação e Edição em Audiovisual   72
Fotografia de Arquitetura e Interiores   72
Gestão Profissional   72
Impressão Fine Art    72
Subtotal hora/aula   360
8º Período
Conservação Fotográfica   72
Pós-Produção de Audiovisual   72
Fotografia Corporativa e Industrial   72
Técnicas de Impressão Gráfica   72
Seminários de TCC   72
Subtotal hora/aula   360
Trabalho de Conclusão de Curso   72
Atividades Complementares   148
Total Geral hora/aula   3.100


Valor:
R$ 829,00 - 12 parcelas por ano (valores referentes às turmas em andamento)

Desconto Promocional:5% para pagamento antecipado (no mínimo dez dias antes do vencimento)


Veja com a atenção a programação.

AGORA faça as contas:

num ano são: R$ 9.948,00
são 8 perídos = 4 anos = R$ 39.972,00 por 3.100 minutos de curso

Eu não acho que vale a pena, mas como opinião, gosto e cu cada pessoa tem o seu eu respeito a opinião do Thiago
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2006, 01:22:25
Cleitons só complementando o que foi muito bem colocado aqui, lí outro dia na Photo francesa que o curso de fotografia do SENAC é reconhecido internacionalmente como um excelente curso. E mais, só tem ele reconhecido assim na América do Sul.

É caro! Mais dependendo do teu projeto de vida, vale a pena.


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2006, 03:15:39
Nossa fiquei impressionado com o curriculo, da de 10 a zero em muitas escolas internacionais... e em termos de custo esta elas por elas.

1 ano em fazendos Artes Visuais voltadas para fotografia em uma universidade aqui no Canada sai por 11 mil dolares para um estudante internacional e 4 mil para um residente.

Um modulo de 40 horas sai de 350 a 600 dolares o curso.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2006, 16:19:56
Acho que a sua pergunta já foi respondida, mas vou deixar minha opinião sobre o assunto.

A faculdade de fotográfia vale muito pena, como qualquer curso é um investimento em vc mesmo, lógico que fotográfia tem um unico segmento, realmente o curso do Senac é o melhor e mais indicado, porém o custo é bem alto, e o vestibular é pela Fuvest ... acho que investir alto assim, somente para fotos de hobby não seria legal a não ser que o orçamento permita, mas se for para entrar de cabeça no mercado profissional, com certeza vale muito a pena, o currículo do curso abrange praticamente tudo, na verdade vc sai da escola bacharel em fotográfia ... um excelente curso reconhecido internacionalmente, na verdade a unica faculadade de fotográfia aqui em Sampa ...
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2006, 16:21:10 por Nigazz »
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


JORGE1965

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2006, 02:22:18
Aquí no Rio tem a Estácio que através do seu instituto politécnico oferece graduação profissionalizante em fotografia.
Alías, pelo que sei, este foi o primeiro curso de graduação universitária em fotografia (o do SENAC-SP iniciou em 1999, enquanto o curso da Estácio já exitia desde 1997).
Há diferenças entre este curso e aquele oferecido pelo SENAC.
O objetivo deste curso da Estácio é preparar fotógrafos para o mercado de trabalho imediato. Já o propósio do curso do SENAC é dar uma formação completa na arte fotográfica e embasamento técnico profisionalizante. É mais completo e por isso, dura dois anos a mais.
O curso da Estácio é mais direto e também representa uma ótima opção.
Ainda mais porque as mensalidades estão em torno de R$ 280,00!

http://www.estacio.br/politecnico/cursos/fotografia.asp  
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2006, 02:26:05 por JORGE1965 »


cleitonscorrea

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:08:55
valeu pela dica jorge, mais eu sou do Parana e isso ja dificulta um pouco.