Autor Tópico: Você se sente estagnado?  (Lida 5119 vezes)

tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 12 de Agosto de 2016, 14:10:51
Legal o tópico.
Me sinto até meio constrangido em falar, porque sou muuuito amador comparando com a maioria aqui (não trabalho como fotógrafo)... Entretanto, guardadas as devidas proporções, me sinto nesse "platô" evolutivo há algum tempo, o que me desanima bastante.
Estou tentando entender de fotografia tem uns 3 anos.. e no começo era mais empolgante aprender as coisas. Depois cheguei em um nível que a evolução é bem mais custosa. Minha esposa me diz que meu hobby é ter hobbies... porque sempre que atinjo um nível em alguma coisa, acabo enjoando e mudando.
Tenho a teoria que a relação custo-benefício ou empenho-evolução de quase tudo segue uma curva como a da imagem abaixo...  acho que quando atingi certo nível de qualidade, acabei achando que o empenho para evoluir dali em diante é muito alto, o que me causa essa estagnação. (reparem que não quer dizer que meu nível é muito bom ou muito ruim.. é só um nível qualquer que EU julgo que a curva começa a ficar pesada demais).

Como se estimular a ir mais longe??

PS: Sobre a curva abaixo, reparem que até o custo-qualidade de equipamentos segue essa tendência. Depois de certo nível é preciso investir muuuuuito dinheiro para melhorar um pouquinho a qualidade.

Gráfico by Tarcisio Althoff, no Flickr
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Agosto de 2016, 14:20:03
Legal o tópico.
Me sinto até meio constrangido em falar, porque sou muuuito amador comparando com a maioria aqui (não trabalho como fotógrafo)... Entretanto, guardadas as devidas proporções, me sinto nesse "platô" evolutivo há algum tempo, o que me desanima bastante.
Estou tentando entender de fotografia tem uns 3 anos.. e no começo era mais empolgante aprender as coisas. Depois cheguei em um nível que a evolução é bem mais custosa. Minha esposa me diz que meu hobby é ter hobbies... porque sempre que atinjo um nível em alguma coisa, acabo enjoando e mudando.
Tenho a teoria que a relação custo-benefício ou empenho-evolução de quase tudo segue uma curva como a da imagem abaixo...  acho que quando atingi certo nível de qualidade, acabei achando que o empenho para evoluir dali em diante é muito alto, o que me causa essa estagnação. (reparem que não quer dizer que meu nível é muito bom ou muito ruim.. é só um nível qualquer que EU julgo que a curva começa a ficar pesada demais).

Como se estimular a ir mais longe??

PS: Sobre a curva abaixo, reparem que até o custo-qualidade de equipamentos segue essa tendência. Depois de certo nível é preciso investir muuuuuito dinheiro para melhorar um pouquinho a qualidade.

Gráfico by Tarcisio Althoff, no Flickr

Verdade, perfeita observação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 12 de Agosto de 2016, 15:28:40
Se tratsndo de qualidade de imagem especifica. Sim, para algumas qualidades eh preciso equipamentos especificos que sao caros. Mas existem muitas outras qualidades que que nao demandam equipamentos caros.

Ai depende do que se quer. Windsurf eh caro, mas pegar jacare na onda da praia eh de graca.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 12 de Agosto de 2016, 15:58:25
Verdade, perfeita observação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado! Me esmerei em produzir o gráfico..  :hysterical: :hysterical: :D
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #19 Online: 12 de Agosto de 2016, 17:30:03
Legal o tópico.
Me sinto até meio constrangido em falar, porque sou muuuito amador comparando com a maioria aqui (não trabalho como fotógrafo)... Entretanto, guardadas as devidas proporções, me sinto nesse "platô" evolutivo há algum tempo, o que me desanima bastante.
Estou tentando entender de fotografia tem uns 3 anos.. e no começo era mais empolgante aprender as coisas. Depois cheguei em um nível que a evolução é bem mais custosa. Minha esposa me diz que meu hobby é ter hobbies... porque sempre que atinjo um nível em alguma coisa, acabo enjoando e mudando.
Tenho a teoria que a relação custo-benefício ou empenho-evolução de quase tudo segue uma curva como a da imagem abaixo...  acho que quando atingi certo nível de qualidade, acabei achando que o empenho para evoluir dali em diante é muito alto, o que me causa essa estagnação. (reparem que não quer dizer que meu nível é muito bom ou muito ruim.. é só um nível qualquer que EU julgo que a curva começa a ficar pesada demais).

Como se estimular a ir mais longe??

PS: Sobre a curva abaixo, reparem que até o custo-qualidade de equipamentos segue essa tendência. Depois de certo nível é preciso investir muuuuuito dinheiro para melhorar um pouquinho a qualidade.

Gráfico by Tarcisio Althoff, no Flickr

Vou te falar que você não precisa ser profissional (que trabalha com foto) pra ser um ótimo fotógrafo. Isso explica porque a gente acaba esbarrando por aí grandes fotógrafos amadores e profissionais medíocres

Custo faz até sentido em partes mas não dá pra seguir à risca esse gráfico. Depende do que estamos falando e o Croix exemplifica aí.

Ah e o plateau é pessoal mesmo. Tbm tenho essa de "hobby é ter hobby"  :hysterical: Já fiz tanta coisa nessa vida.. fotografia, desenho, música (falhei miseravelmente), academia & nutrição (era hobby!), filme (assistir e fazer), cozinhar, etc etc etc.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, 17:35:10 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2016, 13:29:01
Há uns 2 ou 3 anos eu queria estar onde estou agora. Me sinto realizado, mas como entusiasta, apaixonado e nerd, nunca me contento com onde estou e sempre quero dar um passo mais largo do que posso dar. As vezes eu caio, as vezes eu consigo dar essa passada, mas o importante é sempre olhar para frente, nunca para trás.

Em dezembro/2015 decidi abandonar casamentos e eventos, que é o que eu estava fazendo na maior parte do tempo achando que isso me traria renome. Percebi que quanto mais casamentos fazia, mais como fotógrafo de casamentos eu era conhecido, quando na verdade eu quero ser retratista/fotógrafo de moda. Como eu não gosto de fotografar sem intervir no processo criativo da fotografia, me sentia frustrado e cada vez mais distante da linha de trabalho que queria segui, então dei um basta. Suspendi todo o meu trabalho fotográfico, dei um halt mesmo.

Apaguei 90% das fotos do meu portfolio e fiquei uns 4 ou 5 meses "desaparecido" das redes sociais e sem usar nenhuma das câmeras. Feito isso, comecei a convidar garotas para um ensaio, com isso fui emendando um ensaio no outro, ao passo que ia estudando anatomia feminina, composição de retratos...comecei a comprar livros, fazer workshops com fotografos da área, enfim, renovei minha carreira totalmente. Consegui emplacar 15 páginas de um editorial em uma revista de circulação estadual, fotografei ainda para 02 anunciantes, fotografei várias garotas belas, surgiram convites de fabricas da região que ainda estão em fase de negociação...tem sido bem bacana essa experiência toda.

O grande lance é que nunca me acho bom o suficiente. E de fato não sou. Sou peixe pequeno, não tenho renome algum, meu reconhecimento é pífio e nunca tive uma foto premiada. Então meu objetivo é me aprofundar nessa área, buscar realmente mais controle de poses, composição, digamos assim, fazer pós graduação em corpo feminino e passar a investir em iluminação, que tem sido meu ponto fraco.   :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Enfim, estou aos poucos indo para o ramo escolhido, mas só consegui isso quando delimitei meus objetivos e passei a recusar trabalhos que me distanciassem disso. E, tenho outra "quest secundária" em andamento: tentar ganhar um prêmio fotográfico!

Tudo que faço, me dedico, invisto e aprendo na fotografia não é para ganhar dinheiro, mas sim para ser reconhecido como um bom fotógrafo. Questão de ego mesmo, coisa pessoal minha.  :eek:

Dado isso, sempre há o que ser aprendido e praticado. Fotógrafo que não sente frio na barriga ao tentar fazer algo fora da caixa é porque estagnou de verdade. Sempre que vou fazer um trabalho volto com sensação de frio na barriga, pois sou meio doido e costumo deixar para "testar" coisas na hora do vamos ver mesmo. hahahahaha, perdi as contas das vezes que voltei para casa com o pendrive numa mão e o cu na outra de tanta preocupação.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2016, 13:31:56 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2016, 15:16:31
Há uns 2 ou 3 anos eu queria estar onde estou agora. Me sinto realizado, mas como entusiasta, apaixonado e nerd, nunca me contento com onde estou e sempre quero dar um passo mais largo do que posso dar. As vezes eu caio, as vezes eu consigo dar essa passada, mas o importante é sempre olhar para frente, nunca para trás.

Em dezembro/2015 decidi abandonar casamentos e eventos, que é o que eu estava fazendo na maior parte do tempo achando que isso me traria renome. Percebi que quanto mais casamentos fazia, mais como fotógrafo de casamentos eu era conhecido, quando na verdade eu quero ser retratista/fotógrafo de moda. Como eu não gosto de fotografar sem intervir no processo criativo da fotografia, me sentia frustrado e cada vez mais distante da linha de trabalho que queria segui, então dei um basta. Suspendi todo o meu trabalho fotográfico, dei um halt mesmo.

Apaguei 90% das fotos do meu portfolio e fiquei uns 4 ou 5 meses "desaparecido" das redes sociais e sem usar nenhuma das câmeras. Feito isso, comecei a convidar garotas para um ensaio, com isso fui emendando um ensaio no outro, ao passo que ia estudando anatomia feminina, composição de retratos...comecei a comprar livros, fazer workshops com fotografos da área, enfim, renovei minha carreira totalmente. Consegui emplacar 15 páginas de um editorial em uma revista de circulação estadual, fotografei ainda para 02 anunciantes, fotografei várias garotas belas, surgiram convites de fabricas da região que ainda estão em fase de negociação...tem sido bem bacana essa experiência toda.

O grande lance é que nunca me acho bom o suficiente. E de fato não sou. Sou peixe pequeno, não tenho renome algum, meu reconhecimento é pífio e nunca tive uma foto premiada. Então meu objetivo é me aprofundar nessa área, buscar realmente mais controle de poses, composição, digamos assim, fazer pós graduação em corpo feminino e passar a investir em iluminação, que tem sido meu ponto fraco.   :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Enfim, estou aos poucos indo para o ramo escolhido, mas só consegui isso quando delimitei meus objetivos e passei a recusar trabalhos que me distanciassem disso. E, tenho outra "quest secundária" em andamento: tentar ganhar um prêmio fotográfico!

Tudo que faço, me dedico, invisto e aprendo na fotografia não é para ganhar dinheiro, mas sim para ser reconhecido como um bom fotógrafo. Questão de ego mesmo, coisa pessoal minha.  :eek:

Dado isso, sempre há o que ser aprendido e praticado. Fotógrafo que não sente frio na barriga ao tentar fazer algo fora da caixa é porque estagnou de verdade. Sempre que vou fazer um trabalho volto com sensação de frio na barriga, pois sou meio doido e costumo deixar para "testar" coisas na hora do vamos ver mesmo. hahahahaha, perdi as contas das vezes que voltei para casa com o pendrive numa mão e o cu na outra de tanta preocupação.

O instinto que faz melhorar é o da insatisfação. Você está no caminho certo.

Apenas uma pergunta: Porque apenas mulheres?



alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #22 Online: 13 de Agosto de 2016, 15:41:49
O instinto que faz melhorar é o da insatisfação. Você está no caminho certo.

Apenas uma pergunta: Porque apenas mulheres?

Porque nunca achei nenhum homem pra fotografar! Não ligo muito para o gênero, trabalho é trabalho.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Agosto de 2016, 15:44:04
Porque nunca achei nenhum homem pra fotografar! Não ligo muito para o gênero, trabalho é trabalho.

Eu estava conversando com uma amiga e ela nunca encontra um fotógrafo que faça o que ela julga pra imagem da empresa dela, a reclamação dela é que os "famosos" querem impor seu estilo.

Ela tem roupas pra fitness, ela quer algo sem excessos, usando luz natural, vi nas suas fotos algo assim, falarei com ela.

Iluminação mesmo artificial indireta, essas coisas...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 13 de Agosto de 2016, 15:44:50 por cfcsosa »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2016, 16:10:25
atualmente estou estagnado num projeto autoral....
é uma foto montagem com inspiração no trabalho do Hockney,
mas não esta saindo do jeito que eu quero.....:(


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #25 Online: 15 de Agosto de 2016, 20:07:29
Como eu falei no primeiro post, tenho tentado várias abordagens/estilos para não viciar ou estagnar na fotografia. Experimentei retratos, rua, paisagem, arquitetura, etc, etc e vou mostrar esses pulos para exemplificar

Do mais novo ao antigo:































































« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 20:19:40 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Agosto de 2016, 20:30:59
Mas estagnar é fazer mais do mesmo? Mudar de ares é uma forma de não estagnar ou de começar de novo?

Sebastião Salgado sempre fez a mesma coisa, mas cada vez melhor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #27 Online: 15 de Agosto de 2016, 20:39:56
Mas estagnar é fazer mais do mesmo? Mudar de ares é uma forma de não estagnar ou de começar de novo?

Sebastião Salgado sempre fez a mesma coisa, mas cada vez melhor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estagnar é sentir que não está evoluindo. Eu precisei embora ele não tenha precisado

O Sebastião Salgado não precisou, por exemplo... supondo que ele só tenha feito um tipo de foto toda a vida, o que duvido muito. Questiono porque ao vc entrar num portfólio de casamento qualquer vc já pressupõe que ele tira apenas foto de casamento? A imagem pública/profissional é uma coisa, nos bastidores pode ser outra então nem esquento tanto com essa questão.

Foi achismo seu ou vc leu em algum lugar?

cada um acha o seu caminho pra evoluir/aprender  :fight: Nem sempre são da mesma maneira


« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 20:41:46 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Agosto de 2016, 20:45:11
Estagnar é sentir que não está evoluindo. Eu precisei embora ele não tenha precisado

O Sebastião Salgado não precisou, por exemplo... supondo que ele só tirou um tipo de foto toda a vida toda, o que duvido muito. Questiono porque ao vc entrar num portfólio de casamento qualquer vc já pressupõe que ele tira apenas foto de casamento? A imagem pública/profissional é uma coisa, nos bastidores pode ser outra então nem esquento tanto com essa questão.

Foi achismo seu ou vc leu em algum lugar?

Baseado no que você escreveu acima eu pensei: Pow, o Sebastião Salgado a vida toda somente publicou fotografias em P&B retratando pessoas a ponto de se especializar tanto nisso que virou um mestre (na minha modesta opinião).

Ele tira fotos de paisagens? Sim, já vi em alguns de seus livros e também deve fazer algumas outras suponho, mas não vi nenhum outro trabalho dele em outra área e tampouco o vi mudar seu estilo que permaneceu inalterado por toda sua longa e extensa carreira o que me faz pensar:

Ele evoluiu ?



Só uma coisa: Oxigenar é uma coisa, estagnar é outra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 20:46:08 por cfcsosa »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #29 Online: 15 de Agosto de 2016, 20:56:29
Baseado no que você escreveu acima eu pensei: Pow, o Sebastião Salgado a vida toda somente publicou fotografias em P&B retratando pessoas a ponto de se especializar tanto nisso que virou um mestre (na minha modesta opinião).

Ele tira fotos de paisagens? Sim, já vi em alguns de seus livros e também deve fazer algumas outras suponho, mas não vi nenhum outro trabalho dele em outra área e tampouco o vi mudar seu estilo que permaneceu inalterado por toda sua longa e extensa carreira o que me faz pensar:

Ele evoluiu ?



Só uma coisa: Oxigenar é uma coisa, estagnar é outra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara. Aí você está querendo padronizar ou dizer que há uma fórmula pra obter melhoria? Já ouviu falar em atalhos?

Sempre se manter numa coisa por bastante tempo vai perceber que a curva de aprendizado vai ficando cada vez mais difícil. Igual o gráfico que postaram páginas atrás. Uma forma de vc "perder o vício" é experimentando outras variações que possam agregar no seu trabalho principal. Isso funciona pra mim pois "street photography" é bem genérico. Ela incorpora arquitetura, retrato, paisagem e todo o resto. Então tudo o que eu aprender fora com certeza vai refletir no meu trabalho principal de alguma maneira.

Isso também não quer dizer que quero me bitolar apenas em fotografia de rua. Com esse aprendizado acabo vendo o que eu gosto, o que posso incorporar ou explorar mais. Hoje eu gosto muito de fazer fotografia de interior design/ arquitetura. Não é porque eu dei um tempinho pra explorar que usei apenas pra incorporar em um outro estilo. Agora eu sei fazer muitas fotos diferentes. Afinal eu comecei em 2009 e acho que tive um grande avanço fazendo tudo isso que eu te expliquei

Eu estou num estágio bem inicial da fotografia então estou na fase de explorar e experimentar. Vc ta falando de alguém que trabalha com fotografia, que já está há anos aí clicando e é consagrado. Injusto me comparar com ele hein?  :hysterical:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 20:59:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com