Autor Tópico: Momento ou Técnica?  (Lida 7922 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2016, 15:36:16
mas você nunca se deparou com alguma situação inusitada em que só tivesse uma oportunidade?  :ponder: [size=78%] [/size]

Carlos, quase sempre que estou fotografando. Erro muito mais do que acerto, infelizmente.

Um grande vilão é o nervosismo, diante de algo diferente vem o desespero de não perder, ai faz-se um monte de merd• por pressa e já era... :hysterical: 


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2016, 15:46:41
Então... tentarei fazer uma reflexão em cima da sua :)

Gostei do enquadramento que escolheu, a posição da ponte, a proporção céu e terra... amei a luz e as cores que conseguiu capturar sabendo tecnicamente como fazer   :clap: :clap: . Mas... espero que não se chateie com minha opinião... o que mais te chamou a atenção, por ser algo diferente do que está acostumado, por já ter visto imagens incríveis desse momento e por querer também tentar algo no estilo, foi o que eu achei que prejudicou a foto... o humano se confunde com a estrutura do píer, formando uma silhueta que não é estética e o tarrafo não está no seu melhor momento... sei que foi no susto, uma foto do momento, mas meu questionamento é se sempre é válida (por momento ou técnica) ou se algumas ficam mais como registro do momento, daqueles que se deixam no HD... já vi momentos que adoraria ter registrado, mas sabia que não ficaria legal pelo equipamento... tem outros que optei em fazer mesmo sem as melhores condições e gostei, mesmo sem estar perfeito. (depois posto na Galeria algumas). Se foi esse seu caso, é super válido e na verdade, sua opinião e seu gosto é que contam...


Uma excelente leitura!

Ainda, conforme foi comentado aqui por outra pessoa, se ele tivesse ao menos se abaixado para que a silhueta do pescador estivesse em destaque contra o céu em crepúsculo seria outra imagem.
Mas como ele mesmo explicou, foi isso que ele fez.

Isso que vc falou, Pris, de ter um registro guardado é algo que sempre brigamos com a gente mesmo, certo?
Tenho inúmeras fotos que são boas, mas quando penso em mostrar sei que não suficientes para passar a mensagem que eu queria, então eu deixo pra próxima oportunidade de tentar fazer algo a se considerar, se houver...

Em suma: Ser um bom fotógrafo também é saber selecionar o material a ser mostrado de acordo com as suas intenções, pois na busca pelas fotos vc com certeza vai fazer muita porcaria, errar muito mais do que acertar.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2016, 20:01:31
Gostei da foto! Só achei estranho a ponte torta.

Os 2!!!!
Com digital usando RAW, ha muita chance de resucitar um morto!!!.
Antes com filme era mais dificil, as vezes impossivel.
abs.

De fato, havendo o raw, há esperança :clap: Por isso pus o CHDK na minha compacta de bolso 8-)

E aproveito pra uma pergunta de curioso pra quem sabe: Existe ou existiu ampliador ou equipamento analógico tão poderoso quanto o ACR ou similar pra poder salvar uma foto?

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2016, 22:12:47
Lembro quando começamos a usar digital, não tinha aquele conhecimento todo, de usar RAW, edição, etc...

Era cada foto preto e branco, coisa mais linda do mundo, kkkkkkkk
A noiva até chorava de emoção! :D :D
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 22:14:12 por Mike Castro »


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2016, 02:29:39
lembrei dessa foto mítica do Bresson



Sobre o assunto, eu nem sei o que comentar, mas antigamente grande parte do foco da fotografia era o 'momentum' não importando mto a parte técnica...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 16 de Agosto de 2016, 03:34:00
O que falar mais alto.

Apos um certo nivel de tecnica se perde o momento. A pos um certo nivel de momento se perde um pouco de tecnicas.

Fotos sobre momentos o momento eh preferencial e a tecnica aplicada de acordo com o possivel.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #21 Online: 17 de Agosto de 2016, 11:44:48
lembrei dessa foto mítica do Bresson



Sobre o assunto, eu nem sei o que comentar, mas antigamente grande parte do foco da fotografia era o 'momentum' não importando mto a parte técnica...

quer apostar quantos temers que essa foto seria esculachada aqui nos dias atuais se fosse postada por algum usuário deste fórum em pleno 2016?

"Enquadramento ruim, composição péssima, muito ruído, a pessoa não ta nítida, faltou contraste, achei o espaço muito apertado, a pessoa ta virada para o lado de fora e isso me incomoda, muita informação, isso é fotografia??? kkk"

 :assobi:
« Última modificação: 17 de Agosto de 2016, 11:46:22 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:22:08
quer apostar quantos temers que essa foto seria esculachada aqui nos dias atuais se fosse postada por algum usuário deste fórum em pleno 2016?

"Enquadramento ruim, composição péssima, muito ruído, a pessoa não ta nítida, faltou contraste, achei o espaço muito apertado, a pessoa ta virada para o lado de fora e isso me incomoda, muita informação, isso é fotografia??? kkk"

 :assobi:

 >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D

...Mas não é??!?!!?

Sendo bem honesto, se alguém hoje me mostrasse esta foto eu diria: "ah, tá, tá bom, legal, é isso ai..."

Não sei se ainda me falta tanta sensibilidade assim ou porque desconheço parte importante da historia envolvendo a fotografia.

Enfim, preciso concordar com o Lee que, ao menos no meu caso, a foto passaria batida.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #23 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:23:10
quer apostar quantos temers que essa foto seria esculachada aqui nos dias atuais se fosse postada por algum usuário deste fórum em pleno 2016?

"Enquadramento ruim, composição péssima, muito ruído, a pessoa não ta nítida, faltou contraste, achei o espaço muito apertado, a pessoa ta virada para o lado de fora e isso me incomoda, muita informação, isso é fotografia??? kkk"

 :assobi:

Detalhe que a foto precisou ser cropada  :D

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #24 Online: 17 de Agosto de 2016, 14:49:06
>:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D

...Mas não é??!?!!?

Sendo bem honesto, se alguém hoje me mostrasse esta foto eu diria: "ah, tá, tá bom, legal, é isso ai..."

Não sei se ainda me falta tanta sensibilidade assim ou porque desconheço parte importante da historia envolvendo a fotografia.

Enfim, preciso concordar com o Lee que, ao menos no meu caso, a foto passaria batida.

Tirando a valor histórico da fotografia citada, que, quer boa ou ruim, influenciou e contribuiu para diversos outros estilos e trabalhos, isso é mais que normal ( o achar hoje algo sem graça ), chama-se evolução.

Seria estranho se não acontecesse. Nós mesmos estamos nos aperfeiçoando o tempo todo, agregando conhecimento e competência ( ao menos via de regra ) e isso proporciona a melhoria do que é feito hoje comparando com o que foi feito ontem.

Hoje já se superou em muito a qualidade de trabalhos que, quando surgiram, eram tidos como referência, e a super saturação pela quantidade de imagens produzidas criou uma banalização que nos fez parar de pensar um pouco sobre o valor real que muitos trabalhos tem.

Acredito que, só pela inovação e contribuição, esses tidos hoje como sem graça já merecem nosso respeito.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Agosto de 2016, 02:56:40
Acho que nao existe esse falso dilema de "tecnica ou momento", como se voce pudesse ter um sem o outro. Obviamente se trata de um balanco entre os dois onde voce pode se inclinar mais pra um lado do que pro outro, mas nao pode produzir uma imagem excelente somente com um deles.

A real discussao pra mim eh o quanto varias pessoas colocam enfase na tecnica, e nao conseguem ter nenhuma sensibilidade pra enxergar fotos que capturam um bom momento -- ou entao exageram e consideram qualquer momento como sendo "O MOMENTO" quando nao eh.


Minha foto preferida do Winogrand eh uma tecnicamente imperfeita:





E uma foto da Vivan Maier que na minha opiniao adquiriu uma qualidade extra com um erro tecnico eh essa:



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #26 Online: 18 de Agosto de 2016, 10:21:05
mas nao pode produzir uma imagem excelente somente com um deles.

A real discussao pra mim eh o quanto varias pessoas colocam enfase na tecnica, e nao conseguem ter nenhuma sensibilidade pra enxergar fotos que capturam um bom momento -- ou entao exageram e consideram qualquer momento como sendo "O MOMENTO" quando nao eh.

Não concordo totalmente.

Outro dia aqui em um tópico discutiu-se sobre se obter uma boa foto em qualquer lugar ou situação, e acho que pode se conseguir algo muito interessante em situações extremamente banais ou momentos que não sejam em nada especiais, dai no caso e técnica - seja angulo de visão, enquadramento, velocidade, profundidade de campo curta ou longa - é quem ira contar, o uso criativo dela.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #27 Online: 18 de Agosto de 2016, 12:23:31
quer apostar quantos temers que essa foto seria esculachada aqui nos dias atuais se fosse postada por algum usuário deste fórum em pleno 2016?

"Enquadramento ruim, composição péssima, muito ruído, a pessoa não ta nítida, faltou contraste, achei o espaço muito apertado, a pessoa ta virada para o lado de fora e isso me incomoda, muita informação, isso é fotografia??? kkk"

 :assobi:
Essa é uma daquelas fotos que tem uma história e todo um conteúdo por trás dela, que você só acaba entendendo a magia dela sabendo dos detalhes.
Tipo os anúncios ali atrás, os elementos 'jogados' na água e o momento do cara pulando a poça, eu acho bem artístico, coisa que hj em dia está em falta fotos com essa sensibilidade.

Mais do que essa, é aquela foto da bicicleta embaixo da escada que ficou bem famosa tbm, e a maioria ia falar que é bem razoavel tbm rs


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #28 Online: 18 de Agosto de 2016, 12:38:25
Acho que nao existe esse falso dilema de "tecnica ou momento", como se voce pudesse ter um sem o outro. Obviamente se trata de um balanco entre os dois onde voce pode se inclinar mais pra um lado do que pro outro, mas nao pode produzir uma imagem excelente somente com um deles.

A real discussao pra mim eh o quanto varias pessoas colocam enfase na tecnica, e nao conseguem ter nenhuma sensibilidade pra enxergar fotos que capturam um bom momento -- ou entao exageram e consideram qualquer momento como sendo "O MOMENTO" quando nao eh.

Acho que tem fotos que tem um peso tão grande nelas, que a técnica acaba sendo o menos importante ali, tipo as fotos do Capa na segunda guerra, são na maioria todas fora de foco e meio zuadas, mas tem um peso histórico tão importante que isso não importa tanto.
Mas claro se o cara conseguir balancear a técnica e o momento, é ai que sai aquela foto perfeita, a minha preferida é essa do Kertesz que acho que capta isso


« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 12:39:18 por banzai »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #29 Online: 18 de Agosto de 2016, 13:43:29
Acho que tem fotos que tem um peso tão grande nelas, que a técnica acaba sendo o menos importante ali, tipo as fotos do Capa na segunda guerra, são na maioria todas fora de foco e meio zuadas, mas tem um peso histórico tão importante que isso não importa tanto.
Mas claro se o cara conseguir balancear a técnica e o momento, é ai que sai aquela foto perfeita, a minha preferida é essa do Kertesz que acho que capta isso



Pior que não acho essa foto tecnicamente zoada não. Não é nem por conta do valor dela mascarar ou superar a técnica. Gostei muito dela tbm

Talvez eu pegue leve nesse sentido. Não sei
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com