Autor Tópico: Momento ou Técnica?  (Lida 7939 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Agosto de 2016, 14:09:17
Pior que não acho essa foto tecnicamente zoada não. Não é nem por conta do valor dela mascarar ou superar a técnica. Gostei muito dela tbm

Talvez eu pegue leve nesse sentido. Não sei

Essa foto é fantástica sob todos os aspectos.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 18 de Agosto de 2016, 14:10:36
Eu ia abrir esse tópico assim: "Momento ou Nitidez". Mas aí ponderei e não quis causar muito, mas se vocês pararem pra pensar, tem muita foto aí que não tem erro em composição, mas falta a nitidez na imagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #32 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:52:54
Eu ia abrir esse tópico assim: "Momento ou Nitidez". Mas aí ponderei e não quis causar muito, mas se vocês pararem pra pensar, tem muita foto aí que não tem erro em composição, mas falta a nitidez na imagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É verdade!

Ai temos várias considerações, e se a gente parar pra pensar tudo é muito subjetivo, como sempre:

Pode-se ter uma imagem comum mas bem nítida, o que não significa que será uma boa foto, apenas uma foto nítida ou com o foco correto ( vamos considerar que o foco foi feito correto ).

Ou ter uma foto de uma cena incrível mas sem nitidez, ou um pouco fora de foco, ou tremida, sei lá, mas poderá ainda assim ser uma boa foto pelo seu conteúdo, ou flagra.

E ainda ter uma foto de uma cena incrível e com boa nitidez e melhora inda: com o foco cravado no lugar certo.
Digna de reconhecimento.


katia Sacco Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2016, 16:59:54
Tambem tem uma coisa assim: quando a foto por si só conta uma boa história, não precisa ser perfeita em tecnica.
Não acham??
katia Sacco Fotos
www.katiasaccofotos.com.br
face: katia sacco>fotos
instagran: katia_sacco_fotos
sacco.katia@gmail.com


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #34 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:07:10
Tambem tem uma coisa assim: quando a foto por si só conta uma boa história, não precisa ser perfeita em tecnica.
Não acham??

A bem da verdade a muitas das fotos icônicas da história não são um primor de qualidade, algumas parecem até ter sido feitas meio que sem querer.

É a prova de que o conteúdo se sobrepõe a detalhes como os possíveis defeitos da imagem.

E bobear se aparece uma imagem muito incrível e impecável no quesito qualidade é capaz de muitos desconfiarem que é falsa, ou foi feita no Ps, coisas desse tipo.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:18:44
Não concordo totalmente.

Outro dia aqui em um tópico discutiu-se sobre se obter uma boa foto em qualquer lugar ou situação, e acho que pode se conseguir algo muito interessante em situações extremamente banais ou momentos que não sejam em nada especiais, dai no caso e técnica - seja angulo de visão, enquadramento, velocidade, profundidade de campo curta ou longa - é quem ira contar, o uso criativo dela.

Não acho que uma foto retratando um momento comum, mundano, cliche e completamente desinteressante, por mais bem executada que seja, poderia ser uma boa foto.

Pode ser uma boa recordação pessoal de uma momento, ou boa decoração pra colocar na parede de um apartamento, mas não uma boa foto, na minha opinião.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #36 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:37:29
Não acho que uma foto retratando um momento comum, mundano, cliche e completamente desinteressante, por mais bem executada que seja, poderia ser uma boa foto.

Pode ser uma boa recordação pessoal de uma momento, ou boa decoração pra colocar na parede de um apartamento, mas não uma boa foto, na minha opinião.

Bom, respeito sua opinião, mas eu acho que sim, e como ex cito a imagem abaixo: Simples, banal, comum, mas pelo angulo de visão, pelo enquadramento e forma de expor, tornou-se algo digno de prêmio!



banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #37 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:38:30
Pior que não acho essa foto tecnicamente zoada não. Não é nem por conta do valor dela mascarar ou superar a técnica. Gostei muito dela tbm

Talvez eu pegue leve nesse sentido. Não sei
Eu quis dizer que essa foto é um exemplo de quando a foto tem a técnica certa e o momento certo, por isso uma das minhas preferidas.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:44:51
Bom, respeito sua opinião, mas eu acho que sim, e como ex cito a imagem abaixo: Simples, banal, comum, mas pelo angulo de visão, pelo enquadramento e forma de expor, tornou-se algo digno de prêmio!



É uma questão de gosto pessoal, e prêmios com certeza são dados por grupos de pessoas se baseando naquilo que gostam ou apreciam no momento. Essa foto pra mim é bem desinteressante. Se isso fosse base pra prêmio nós teríamos centenas de prêmios por dia para centenas de fotos iguais na internet.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:21:47
Não acho que uma foto retratando um momento comum, mundano, cliche e completamente desinteressante, por mais bem executada que seja, poderia ser uma boa foto.

Pode ser uma boa recordação pessoal de uma momento, ou boa decoração pra colocar na parede de um apartamento, mas não uma boa foto, na minha opinião.

mas então o que é uma boa foto?


É uma questão de gosto pessoal, e prêmios com certeza são dados por grupos de pessoas se baseando naquilo que gostam ou apreciam no momento. Essa foto pra mim é bem desinteressante. Se isso fosse base pra prêmio nós teríamos centenas de prêmios por dia para centenas de fotos iguais na internet.

vc diz que o gosto pessoal influencia na analise de uma imagem?..........
e o que influencia o gosto pessoal?
será o conhecimento sobre um assunto é determinante sobre a apreciação?
então se uma pessoa tem pouco conhecimento sobre linguagem fotográfica, isso influenciará diretamente no seu gosto...
da mesma forma que alguém que tem muito conhecimento.....
e por sua vez isso age diretamente sobre o olhar, e em como ela percebe o mundo....

então se pessoas tem conhecimentos, experiência e gostos diferentes
a idéia de uma boa foto tbm seria diferente de pessoa para pessoa?......

seria isso que vc quer dizer?




Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:27:51
mas então o que é uma boa foto?

O que você bem entender como boa.

Se um monte de gente concordar com você isso vira um consenso. Normalmente essas pessoas são chamadas de "críticos de arte entendidos do assunto".


Citar
vc diz que o gosto pessoal influencia na analise de uma imagem?..........
e o que influencia o gosto pessoal?
será o conhecimento sobre um assunto é determinante sobre a apreciação?
então se uma pessoa tem pouco conhecimento sobre linguagem fotográfica, isso influenciará diretamente no seu gosto...
da mesma forma que alguém que tem muito conhecimento.....
e por sua vez isso age diretamente sobre o olhar, e em como ela percebe o mundo....

então se pessoas tem conhecimentos, experiência e gostos diferentes
a idéia de uma boa foto tbm seria diferente de pessoa para pessoa?......

seria isso que vc quer dizer?

Sim.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #41 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:36:38
O que você bem entender como boa.

Se um monte de gente concordar com você isso vira um consenso. Normalmente essas pessoas são chamadas de "críticos de arte entendidos do assunto".


Sim.

hum........

então se eu provar que tenho mais conhecimento de tecnica e linguagem fotográfica que vc......
a minha opinião teria mais peso.....
e se ela divergir da sua....
eu estaria certo e vc errado
pq a minha opinião teria um embasamento muito maior que a seu......


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:50:12
hum........

então se eu provar que tenho mais conhecimento de tecnica e linguagem fotográfica que vc......
a minha opinião teria mais peso.....
e se ela divergir da sua....
eu estaria certo e vc errado
pq a minha opinião teria um embasamento muito maior que a seu......

Mas eu não acho que o conhecimento de técnica ou linguagem de uma pessoa vá sobrepor a opinião de uma outra com menos conhecimentos.

Um autodidata que nunca leu um livro de fotografia pode ser capaz de criar boas fotografias e selecionar outras boas fotografias, mas a lógica que ele usa pode ser inexistente ou completamente diferente da sua lógica.



Alguém pode usar explicações altamente técnicas para dizer o quanto esse mictório criado pelo Duchamp tem mais valor artístico do que qualquer coisa criada por artistas renascentistas, e uma outra pessoa pode simplesmente dizer "não, isso é só um mictório, colocado ali pelo Duchamp" sem usar nenhuma técnica de análise.

Explicação técnica, visão, linguagem... essas são racionalizações para tentar explicar porque você gosta de algo, e não o agente causador.

Esse papo tá mais apropriado pro outro tópico sobre gosto e qualidade que o Croix criou.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #43 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:57:35
eu já penso diferente.....
eu acredito que opinião e análise crítica são coisas diferentes
são julgamentos, onde o processo é diferente
o processo de formular um conceito...

a opinião, que necessariamente é um ponto de vista, parte justamente do gosto pessoal,
e isso é uma característica do indivíduo contemporâneo, e todos tem o direito a ela............
todos tem o direito a dar a sua opinião.

já a análise critica parte de uma metodologia de analise dos elementos constituídos do objeto, que pode ser uma fotografia pintura etc, etc.

eu sempre gosto de citar um trecho de uma entrevista do Antonio Candido

“a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situação econômica, do momento histórico, mas quando ela é realizada, ela é ela. Ela tem sua própria individualidade. Então a primeira coisa que é preciso fazer é estudar a própria obra. Isso ficou na minha cabeça. Mas eu também não queria abrir mão, dada a minha formação, do social. Importante então é o seguinte: reconhecer que a obra é autônoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influências da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. Não é dizer: a sociedade é assim, portanto a obra é assim. O importante é: quais são os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura estética.”

os elementos que constituem o objeto, podem variar de acordo com época e sociedade, por isso o conceito de beleza na idade média é diferente do romântico e por sua vez diferente dos dias atuais,
mas a metodologia de análise é igual para obras de diferente períodos e épocas.

e isso é muito difícil, precisa de um conhecimento e disciplina muito grande
e nem todo mundo está apto a faze-lo.......


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #44 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:07:59

Esse papo tá mais apropriado pro outro tópico sobre gosto e qualidade que o Croix criou.

eu tbm acho

mas.....é que vc fez essa citação

Não acho que uma foto retratando um momento comum, mundano, cliche e completamente desinteressante, por mais bem executada que seja, poderia ser uma boa foto.

Pode ser uma boa recordação pessoal de uma momento, ou boa decoração pra colocar na parede de um apartamento, mas não uma boa foto, na minha opinião.

é que Bresson, Robert Frank e tantos outros, o que eles mais fotografavam era cenas comuns do cotidiano, cenas mundanas....o que diferenciava era como ele enquadrava e interpretava o que estava vendo,
nada na vida é banal, sempre tem alguma coisa acontecendo em qualquer lugar, como ver e como transpor essa interpretação é o que faz as grandes fotos
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 19:10:10 por pkawazoe »