Autor Tópico: Momento ou Técnica?  (Lida 7929 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:10:43
é que Bresson, Robert Frank e tantos outros, o que eles mais fotografavam era cenas comuns do cotidiano, cenas mundanas....o que diferenciava era como ele enquadrava e interpretava o que estava vendo
nada na vida é banal, sempre tem alguma coisa acontecendo em qualquer lugar, como ver e como transpor essa interpretação é o que faz as grandes fotos

Eles registravam cenas ou pessoas interessantes do cotidiano. É diferente dizer que as imagens deles eram cotidianas.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #46 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:17:51
Eles registravam cenas ou pessoas interessantes do cotidiano. É diferente dizer que as imagens deles eram cotidianas.

então o valor da fotografia do Bresson esta na pessoa e cena interessante e não no olhar dele, em como ver, em como se posicionar e enquadrar, na espera pelo momento certo....
o valor esta no lugar não no fotografo?....então se ele fotografasse lugares e pessoas desinteressantes a fotografia dele seria desinteressante?

é isso que vc quer dizer?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 19:24:17 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #47 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:20:29
como essa?



pessoas mijando na rua é uma cena interessante?
ou é o olhar, a luz o enquadramento e o momento que fazem dessa cena interessante?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 19:20:43 por pkawazoe »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:38:09
Pessoas mijando na rua pode ser um momento interessante pra uma pessoa e não para outra. No caso da famosa foto do Bresson em que o cara está saltando na poça de agua, alguém poderia dizer que o assunto é desinteressante, que uma pessoa pulando numa poça de agua é algo sem nenhuma narrativa.

Quem se importa? O importante é você gostar ou não de uma imagem, e não convencer outros ou tentar convencer você mesmo do PORQUE você gosta da imagem. Parece que existe uma insegurança em torno do gosto pessoal e que ele precisa ser justificado e propagado para os outros como meio de validação.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 19:39:04 por Bucephalus »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:49:42

Tirei essa foto ontem, eu gosto dela, mas obviamente falta técnica aí.

No entanto é uma cena do cotidiano e eu gosto dela. E aí?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 18 de Agosto de 2016, 19:58:58
Eu não gosto da imagem em vários níveis, não somente na técnica. Mas você poderia dizer o mesmo sobre uma foto minha. E você teria a mesma liberdade pra dizer o mesmo sobre as fotos do Bresson, afinal nada é sagrado.

O importante é que VOCÊ gosta da sua imagem, e nada mais importa. Se você for guiar a sua visão se baseado na demanda dos outros você vira um elefante de circo que faz truques em troca de amendoins da platéia.

Provavelmente o tempo vai mudar a sua visão, você vá desenvolver novos gostos e demandas e talvez acabe odiando esse foto daqui a 2 anos. Ou talvez não. Quem se importa? Fotografia deveria ser algo particular e divertido, uma fonte de prazer. Se outras pessoas embarcam com você na sua visão, ótimo. Se ninguém embarcar não tem problema, você tá na viagem sozinho mas tá curtindo ela da mesma forma.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:05:04
Eu não gosto da imagem em vários níveis, não somente na técnica. Mas você poderia dizer o mesmo sobre uma foto minha. E você teria a mesma liberdade pra dizer o mesmo sobre as fotos do Bresson, afinal nada é sagrado.

O importante é que VOCÊ gosta da sua imagem, e nada mais importa. Se você for guiar a sua visão se baseado na demanda dos outros você vira um elefante de circo que faz truques em troca de amendoins da platéia.

Provavelmente o tempo vai mudar a sua visão, você vá desenvolver novos gostos e demandas e talvez acabe odiando esse foto daqui a 2 anos. Ou talvez não. Quem se importa? Fotografia deveria ser algo particular e divertido, uma fonte de prazer. Se outras pessoas embarcam com você na sua visão, ótimo. Se ninguém embarcar não tem problema, você tá na viagem sozinho mas tá curtindo ela da mesma forma.

Penso da mesma forma, mas quando você consegue passar sua visão aos outros é que a fotografia se torna grande, mesmo que seja uma árvore morta em P&B.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #52 Online: 18 de Agosto de 2016, 20:37:39
Não acho que uma foto retratando um momento comum, mundano, cliche e completamente desinteressante, por mais bem executada que seja, poderia ser uma boa foto.

Pode ser uma boa recordação pessoal de uma momento, ou boa decoração pra colocar na parede de um apartamento, mas não uma boa foto, na minha opinião.

Eles registravam cenas ou pessoas interessantes do cotidiano. É diferente dizer que as imagens deles eram cotidianas.

Pessoas mijando na rua pode ser um momento interessante pra uma pessoa e não para outra. No caso da famosa foto do Bresson em que o cara está saltando na poça de agua, alguém poderia dizer que o assunto é desinteressante, que uma pessoa pulando numa poça de agua é algo sem nenhuma narrativa.

Quem se importa? O importante é você gostar ou não de uma imagem, e não convencer outros ou tentar convencer você mesmo do PORQUE você gosta da imagem. Parece que existe uma insegurança em torno do gosto pessoal e que ele precisa ser justificado e propagado para os outros como meio de validação.

Totalmente incoerente

primeiro o Bucephalus fala que lugares comuns, não dá fotos boas, depois dia que diz que o lugar é interessante dependendo da pessoa, e por último que não importa, o importante é vc gostar da imagem

 :doh:


sobre a foto do Raphael

Bom, respeito sua opinião, mas eu acho que sim, e como ex cito a imagem abaixo: Simples, banal, comum, mas pelo angulo de visão, pelo enquadramento e forma de expor, tornou-se algo digno de prêmio!



existe um valor que é independente de gosto.....
que é valor da forma, uma árvore antes de ser árvore, é linhas, volume, cor, sombra, luz...relações formais que são exaltadas pelo olhar do fotografo, e que só se torna perceptível por causa o ângulo escolhido
esse valor estético, tão debatido e usado pelos modernistas, onde é possível fazer uma composição independente do significado do assunto


Pollock e o expressionismo abstrato
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 20:39:01 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #53 Online: 18 de Agosto de 2016, 21:00:40
Mas eu não acho que o conhecimento de técnica ou linguagem de uma pessoa vá sobrepor a opinião de uma outra com menos conhecimentos.

Um autodidata que nunca leu um livro de fotografia pode ser capaz de criar boas fotografias e selecionar outras boas fotografias, mas a lógica que ele usa pode ser inexistente ou completamente diferente da sua lógica.



Alguém pode usar explicações altamente técnicas para dizer o quanto esse mictório criado pelo Duchamp tem mais valor artístico do que qualquer coisa criada por artistas renascentistas, e uma outra pessoa pode simplesmente dizer "não, isso é só um mictório, colocado ali pelo Duchamp" sem usar nenhuma técnica de análise.

Explicação técnica, visão, linguagem... essas são racionalizações para tentar explicar porque você gosta de algo, e não o agente causador.

Esse papo tá mais apropriado pro outro tópico sobre gosto e qualidade que o Croix criou.

ele não criou o mictório, ele criou o conceito na qual esse objeto faz parte.........
que é o "Ready Made"......e é essa ideia que " já esta pronto"....que Edward Weston usa nessa foto
para elevar a fotografia como ARTE



pq?
até então a fotografia não era considerada arte pq se acreditava que os fotógrafos não criavam nada(naquela época), a paisagem já estava pronta
diferente do pintor que criava as arvores, o céu, o cenário, etc com as tintas e tudo partia da sua habilidade e criatividade....
na fotografia era só apertar um botão......

com Duchamp a idéia de que já existe uma forma pronta, e que só é preciso reconhece-la caiu como uma luva para Weston
não é o pimentão, é a forma que o pimentão proporciona.....todo pimentão pode proporcionar uma boa foto?....claro que nano era só aquele
o significado do objeto é menos importante que a forma de composição que ele proporciona

essas idéias já estavam sendo discutida pelos modernistas

Kandinsky


a evolução do olhar, seja na pintura ou fotografia, é uma cadeia de eventos desde a arte primeva até os dias atuais
e é por isso que essas fotos são tão importantes, eles criaram os fundamentos da fotografia que conhecemos hoje,
não dá pra comparar com o que foi feito a 80 anos atrás, com fotos de hoje em dia sem levar em considerando o seu contexto

por isso não se pode usar o gosto pessoal numa análise crítica,
o entendimento da cadeia de eventos(modernismo) que faz nós reconhecermos que é o olhar do Raphael, que determina o nosso entendimento sobre a forma da árvore(no caso o angulo escolhido)
é apenas um dos muitos outros elementos que constituem uma análise adequada

« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 21:17:02 por pkawazoe »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #54 Online: 18 de Agosto de 2016, 21:16:30
Bom, respeito sua opinião, mas eu acho que sim, e como ex cito a imagem abaixo: Simples, banal, comum, mas pelo angulo de visão, pelo enquadramento e forma de expor, tornou-se algo digno de prêmio!




Eu conheço essa foto...  :assobi:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 18 de Agosto de 2016, 21:17:16
Totalmente incoerente

primeiro o Bucephalus fala que lugares comuns, não dá fotos boas, depois dia que diz que o lugar é interessante dependendo da pessoa, e por último que não importa, o importante é vc gostar da imagem

 :doh:

Não disse isso. Ou você interpretou errado ou decidiu distorcer por má fé.

Essencialmente o que eu disse é que nem todos momentos cotidianos podem ser interessantes. Não é toda cena de rua que é considerada um bom momento para foto. E isso é relativo, cada um vê uma cena de um jeito, uns vão considerar a situação interessante e válida, e outros ou não.

E, finalmente, a externalização disso é que não é importante. O importante é você gostar do momento na foto dos outros ou em uma foto sua, mas você não deve se preocupar com o que os outros consideram importante. Fotos devem ser feitas para você, não para os outros.

Acho errado como você faz uma leitura seletiva do que eu disse, recorta e monta de uma forma completamente diferente pra tentar retratar o que você quer, e não o que eu disse.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #56 Online: 18 de Agosto de 2016, 21:22:53
Não disse isso. Ou você interpretou errado ou decidiu distorcer por má fé.

Essencialmente o que eu disse é que nem todos momentos cotidianos podem ser interessantes. Não é toda cena de rua que é considerada um bom momento para foto. E isso é relativo, cada um vê uma cena de um jeito, uns vão considerar a situação interessante e válida, e outros ou não.

E, finalmente, a externalização disso é que não é importante. O importante é você gostar do momento na foto dos outros ou em uma foto sua, mas você não deve se preocupar com o que os outros consideram importante. Fotos devem ser feitas para você, não para os outros.

Acho errado como você faz uma leitura seletiva do que eu disse, recorta e monta de uma forma completamente diferente pra tentar retratar o que você quer, e não o que eu disse.

ou seria que vc muda de argumento dependendo da situação..... :ponder:


gostaria que vc desse exemplos históricos concretos sobre seus argumentos ao invés de escrever achismos.....
seria uma discussão muito mais rica e interessante
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 21:30:03 por pkawazoe »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 18 de Agosto de 2016, 21:29:22
Ok, vamos testar sua teoria. Minha opinião foi registrada acima. Agora mude a situação e vamos ver se o meu post vai ter as palavras magicamente transformadas só porque o contexto mudou.

Por favor né. Eu já entendi a sua opinião, só não concordo com ela. Você não me vê distorcendo as suas palavras por causa disso. Eu concordei em discordar.

Seu problema é que você não concorda com a minha opinião, mas continua tentando distorcer o que eu disse para poder "vencer" esse argumento. Parece uma intolerância à opinião alheia.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 18 de Agosto de 2016, 21:32:29
ou seria que vc muda de argumento dependendo da situação


gostaria que vc desse exemplos históricos concretos sobre seus argumentos ao invés de escrever achismos.....
seria uma discussão muito mais rica e interessante

Não acho que a Wikipedia seja a última autoridade no assunto, mas em geral ela tem sempre uma visão balanceada dos fatos.

no primeiro parágrafo sobre crítica da arte:

Citar
Um dos objetivos da crítica da arte é alcançar uma base racional para apreciação da arte, mas é questionável se tal criticismo pode transcerder as barreiras socio-politicas prevalecentes"

A goal of art criticism is the pursuit of a rational basis for art appreciation[1][2][3] but it is questionable whether such criticism can transcend prevailing socio-political circumstances.[4]

https://en.wikipedia.org/wiki/Art_criticism


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #59 Online: 18 de Agosto de 2016, 23:15:42
então o valor da fotografia do Bresson esta na pessoa e cena interessante e não no olhar dele, em como ver, em como se posicionar e enquadrar, na espera pelo momento certo....
o valor esta no lugar não no fotografo?....então se ele fotografasse lugares e pessoas desinteressantes a fotografia dele seria desinteressante?

é isso que vc quer dizer?

Desculpe a intromissão mas queria dar um adendo nessa parte

Neste aspecto além da pessoa ou da cena ser interessante, o fotógrafo teve a percepção de visualizar como uma possível boa fotografia (aí q entra o olhar) e registrou da forma que ele achou que ficaria mais bonito/harmônico/composto

Fotógrafo tbm não é mágico que tira leite de pedra ao meu ver. Nós temos sensibilidade de perceber beleza onde outros não vêem. Com isso traduzimos para a fotografia e mostrar a nossa maneira de olhar para outras pessoas
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com