Mas eu não acho que o conhecimento de técnica ou linguagem de uma pessoa vá sobrepor a opinião de uma outra com menos conhecimentos.
Um autodidata que nunca leu um livro de fotografia pode ser capaz de criar boas fotografias e selecionar outras boas fotografias, mas a lógica que ele usa pode ser inexistente ou completamente diferente da sua lógica.
Alguém pode usar explicações altamente técnicas para dizer o quanto esse mictório criado pelo Duchamp tem mais valor artístico do que qualquer coisa criada por artistas renascentistas, e uma outra pessoa pode simplesmente dizer "não, isso é só um mictório, colocado ali pelo Duchamp" sem usar nenhuma técnica de análise.
Explicação técnica, visão, linguagem... essas são racionalizações para tentar explicar porque você gosta de algo, e não o agente causador.
Esse papo tá mais apropriado pro outro tópico sobre gosto e qualidade que o Croix criou.
ele não criou o mictório, ele criou o conceito na qual esse objeto faz parte.........
que é o "Ready Made"......e é essa ideia que " já esta pronto"....que Edward Weston usa nessa foto
para elevar a fotografia como ARTE
pq?
até então a fotografia não era considerada arte pq se acreditava que os fotógrafos não criavam nada(naquela época), a paisagem já estava pronta
diferente do pintor que criava as arvores, o céu, o cenário, etc com as tintas e tudo partia da sua habilidade e criatividade....
na fotografia era só apertar um botão......
com Duchamp a idéia de que já existe uma forma pronta, e que só é preciso reconhece-la caiu como uma luva para Weston
não é o pimentão, é a forma que o pimentão proporciona.....todo pimentão pode proporcionar uma boa foto?....claro que nano era só aquele
o significado do objeto é menos importante que a forma de composição que ele proporciona
essas idéias já estavam sendo discutida pelos modernistas
Kandinsky
a evolução do olhar, seja na pintura ou fotografia, é uma cadeia de eventos desde a arte primeva até os dias atuais
e é por isso que essas fotos são tão importantes, eles criaram os fundamentos da fotografia que conhecemos hoje,
não dá pra comparar com o que foi feito a 80 anos atrás, com fotos de hoje em dia sem levar em considerando o seu contexto
por isso não se pode usar o gosto pessoal numa análise crítica,
o entendimento da cadeia de eventos(modernismo) que faz nós reconhecermos que é o olhar do Raphael, que determina o nosso entendimento sobre a forma da árvore(no caso o angulo escolhido)
é apenas um dos muitos outros elementos que constituem uma análise adequada