Autor Tópico: Momento ou Técnica?  (Lida 7841 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2016, 11:56:33
Bom dia pessoal,


    Tirei essa foto no fim de semana e embora ela esteja bem ruim em vários aspectos, não consegui uma nova oportunidade para o mesmo click. E aí o que acham? Momento ou Técnica?


Momento ou Nitidez? by Carlos C. Sosa, on Flickr


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:04:09
E aí o que acham? Momento ou Técnica?

Acredito que os dois. De nada adianta vc ter diante de si uma cena incrível e deixar passar por não saber como captar ela.

A sua foto está bem legal, talvez uma puxada no shadows e no black pra mostrar alguns detalhes e texturas nas áreas de quase preto, sugestão.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:41:00
Belo momento, Carlos!

De sugestão, o mesmo que o Raphael mencionou à cima.

Lembrou uma foto que fiz a anos atrás de um momento inusitado.  :D



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:44:22
Somam-se para um bom resultado. Um não vive sem o outro.

No caso específico do seu registro, acho que o momento não era tão único assim e um leve reforço de atenção na técnica pudesse melhorar bastante o resultado. Deduzo que o pescador repetiu esse movimento mais algumas vezes e que talvez você pudesse aguardar o próximo lançamento da tarrafa agachado, bem próximo ao chão num ângulo de contra mergulho para o corpo dele e a rede desenharem uma silhueta no céu, ainda sem desenquadrar a ponte.

Mas independente disso, concordo com Raphael. De nada adiante um sem o outro.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:49:41
Somam-se para um bom resultado. Um não vive sem o outro.

No caso específico do seu registro, acho que o momento não era tão único assim e um leve reforço de atenção na técnica pudesse melhorar bastante o resultado. Deduzo que o pescador repetiu esse movimento mais algumas vezes e que talvez você pudesse aguardar o próximo lançamento da tarrafa agachado, bem próximo ao chão num ângulo de contra mergulho para o corpo dele e a rede desenharem uma silhueta no céu, ainda sem desenquadrar a ponte.

Mas independente disso, concordo com Raphael. De nada adiante um sem o outro.


Opa! Tudo bem Kleber? Sim, de fato o mesmo repetiu o momento, porém antes que eu estivesse alí. Este foi o último e esperei por mais alguns que não aconteceram.


Agachar? Sim, poderia, isso é técnica;


A questão que proponho uma reflexão é: Esta foto perdeu seu valor por não tê-la utilizado ?

Poderia citar outros erros que eu mesmo encontrei em minha fotografia, mas deixo para os senhores pois a idéia é essa mesmo, debater se uma fotografia que possui um momento (não necessariamente esse retratado na imagem) por falta de algum recurso técnico deixa de ser aproveitável.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 13:51:28 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:52:07
Belo momento, Carlos!

De sugestão, o mesmo que o Raphael mencionou à cima.

Lembrou uma foto que fiz a anos atrás de um momento inusitado.  :D




Valeu Rodrigo, mas a idéia não é debater a foto em si, mas o tema, a foto é apenas para ilustrar o tema...  :ok:


Aliás, momento único!
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 13:55:00 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:54:16
Acredito que os dois. De nada adianta vc ter diante de si uma cena incrível e deixar passar por não saber como captar ela.

A sua foto está bem legal, talvez uma puxada no shadows e no black pra mostrar alguns detalhes e texturas nas áreas de quase preto, sugestão.


Eu sou um iniciante, ainda não disponho de alguns automatismos que fotógrafos com maior experiência possuem, basicamente ainda erro muito em fotometria e foco.


A medida que a técnica se apura entendo que perdemos menos momentos, mas você nunca se deparou com alguma situação inusitada em que só tivesse uma oportunidade?  :ponder: [size=78%] [/size]


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:54:51

Opa! Tudo bem Kleber? Sim, de fato o mesmo repetiu o momento, porém antes que eu estivesse alí. Este foi o último e esperei por mais alguns que não aconteceram.


Agachar? Sim, poderia, isso é técnica;


A questão que proponho uma reflexão é: Esta foto perdeu seu valor por não tê-la utilizado ?

Poderia citar outros erros que eu mesmo encontrei em minha fotografia, mas deixo para os senhores pois a idéia é essa mesmo, debater se uma fotografia que possui um momento (não necessariamente esse retratado na imagem) por falta de algum recurso técnico deixa de ser aproveitável.

Legal!

Quanto à reflexão sugerida, sou da linha que se a fotografia passa a emoção desejada ela cumpriu seu objetivo. Independente de rigor técnico ou se o momento é único ou não.

Vejo os dois, momento e técnica, como meios para alcançar esse fim. Eles podem auxiliar ou arruinar esse objetivo, mas não os vejo como fins por si só.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:56:38
Oi Carlos! Não sei se posso comentar fora da reflexão por não estarmos na Galeria...  :shock:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2016, 13:57:20
Os 2!!!!
Com digital usando RAW, ha muita chance de resucitar um morto!!!.
Antes com filme era mais dificil, as vezes impossivel.
abs.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 13:58:55 por agalons »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2016, 14:00:20
Oi Carlos! Não sei se posso comentar fora da reflexão por não estarmos na Galeria...  :shock:


Eu também não, mas faça o comentário que quiser, o tópico é meu e eu deixo, você pode !  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2016, 14:00:54
Os 2!!!!
Com digital usando RAW, ha muita chance de resucitar um morto!!!.
Antes com filme era mais dificil, as vezes impossivel.
abs.


É tem os mestres do photoshop hoje em dia.... ehehheheheheh


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2016, 14:24:47
Então... tentarei fazer uma reflexão em cima da sua :)

Gostei do enquadramento que escolheu, a posição da ponte, a proporção céu e terra... amei a luz e as cores que conseguiu capturar sabendo tecnicamente como fazer   :clap: :clap: . Mas... espero que não se chateie com minha opinião... o que mais te chamou a atenção, por ser algo diferente do que está acostumado, por já ter visto imagens incríveis desse momento e por querer também tentar algo no estilo, foi o que eu achei que prejudicou a foto... o humano se confunde com a estrutura do píer, formando uma silhueta que não é estética e o tarrafo não está no seu melhor momento... sei que foi no susto, uma foto do momento, mas meu questionamento é se sempre é válida (por momento ou técnica) ou se algumas ficam mais como registro do momento, daqueles que se deixam no HD... já vi momentos que adoraria ter registrado, mas sabia que não ficaria legal pelo equipamento... tem outros que optei em fazer mesmo sem as melhores condições e gostei, mesmo sem estar perfeito. (depois posto na Galeria algumas). Se foi esse seu caso, é super válido e na verdade, sua opinião e seu gosto é que contam...
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 14:25:22 por Pris WerSo »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2016, 14:37:29
Então... tentarei fazer uma reflexão em cima da sua :)

Gostei do enquadramento que escolheu, a posição da ponte, a proporção céu e terra... amei a luz e as cores que conseguiu capturar sabendo tecnicamente como fazer   :clap: :clap: . Mas... espero que não se chateie com minha opinião... o que mais te chamou a atenção, por ser algo diferente do que está acostumado, por já ter visto imagens incríveis desse momento e por querer também tentar algo no estilo, foi o que eu achei que prejudicou a foto... o humano se confunde com a estrutura do píer, formando uma silhueta que não é estética e o tarrafo não está no seu melhor momento... sei que foi no susto, uma foto do momento, mas meu questionamento é se sempre é válida (por momento ou técnica) ou se algumas ficam mais como registro do momento, daqueles que se deixam no HD... já vi momentos que adoraria ter registrado, mas sabia que não ficaria legal pelo equipamento... tem outros que optei em fazer mesmo sem as melhores condições e gostei, mesmo sem estar perfeito. (depois posto na Galeria algumas). Se foi esse seu caso, é super válido e na verdade, sua opinião e seu gosto é que contam...





Legal Pris, a idéia era provocar essa discussão e você tocou no ponto, eu não me preocupo com as críticas à fotografia, ela pode ser completamente ajustada e eu a postei assim propositalmente, minha idéia era fomentar a discussão no tema, mas como você bem sabe, eu ainda erro bastante, mas gostei da sua opinião!
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 14:37:43 por cfcsosa »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2016, 14:48:46
Uma vez ouvi de um fotógrafo de casamento (Acho que é esse: www.sergiophotographer.com) uma frase que costumo sempre colocar em prática: "Faça a foto, depois faça a foto bem feita".
Acho que é bem por aí, por diversas vezes o momento é único, não há tempo para muitas alterações, então o negócio é clicar, depois com calma se o momento se repetir aí sim, faça as mudanças que achar necessário. Já coloquei algumas fotos aqui na galeria de momentos assim, e ouvi críticas do tipo: o foco não cravou, poderia ter dado dois passos para o lado e tal, mas o momento está lá, registrado. :ok: