Autor Tópico: Gosto pessoal VS qualidade  (Lida 6506 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 18 de Agosto de 2016, 08:09:35
Resumindo, pra mim a definicao de uma boa imagem eh...
 
Eu posso falar que gosto de uma foto simplesmente ...

Enquanto vc pular para conclusoes ficaremos andando em circulo mesmo.

O principio eh, Gosto nao eh a mesma coisa que qualidade, e seu argumento eh baseado em gosto sendo a mesma coisa que qualidade. Enquanto o principio do raciocinio continuar erroneo, o desenvolvimento e conclusao tambem serao.

Para nao andarmos em circulos vc precisa primeiro pensar e entender essa diferenca, para so depois defenir suas conclusoes, e nao antes, se nao o que vc diz nao faz sentido. Ou melhor dizendo, as suas conclusoes serao sobre o seu gosto a respeito e nao sobre qualidade do raciocinho.

Gosto muda com aepoca, mas qualidade nao. As esculturas antigas terao sempre a sua qualidade. Memso que ninguem as aprecie ou goste hoje em dia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 18 de Agosto de 2016, 08:43:15

Deixa eu pegar dois exemplos, ao qual eu falarei de qualidade e de gosto pessoal de maneira distinta. E vou pegar dois conhecidos aqui do forum para ficar mais facil a compreensao. E os dois sao Leo(?) e Patagonio.

Leo, se eh que eh esse mesmo o nickname ou nome dele, ou outro similar, faz ensaios em estudio com boa qualidade tecnica. Luzes cores, definicao, etc (nao vou falar da questao expressiva e criativa pq eu nao tenho bons comentarios, e como a critica nao foi solicitada, nao eh conveniente falar disso aqui, mas seria uma critica meramente analitica e nao de preferencia pessoal). A linguagem visual que ele utiliza eh comercial. Sao bons trabalhos para publicacoes comerciais impressas. Mas se vc descontextualizar a linguagem que ele usa e colocar em outro contexto, como decoracao entre outros (nao serei mais especifico mais uma vez, para nao correr o risco de ofender), passa a nao ser um trabalho bom. Ou seja, ver uma linguagem e qualidade fora de seu contexto e influencia, eh igual querer ver a qualidade da corrida de um jacare. Jacare eh um otimo predador, mas fora da agua passa a nao ser apreciado como um grande predador.

Pessoalmente, eu nao gosto do tipo de imagem que ele faz, pq nao gosto da linguagem e qualidade expressiva que ele utiliza. Nada contra ele ou o trabalho dele, mas contra o simbolismo e mensagens de qual tais imagens sao inspiradas. Mas reconheco que o queele faz tem qualidade em seu contexto.

Patagonio a mesma coisa, como imagens decorativas sao belos trabalhos e eu reconheco a qualidade que ele obtem nesse campo, apesar de eu nao gostar e apreciar esse campo, mas reconheco a qualidade que ele obtem nesse campo.

Indo ao extremo. Eu nao gosto do Nazismo, nao gosto das propagandas nazistas e de suas influencias. Mas reconheco a qualidade da propaganda nazista, que tanto inspirou o marketing e propaganda no capitalismo mundo a fora pela sua qualidade. Em Outras palavras, os Nazistas firezam um trabalho bom, apesar de eu nao gostar da mensagem e influencia delas.

Eu nao gosto da arte de Andy Warhol. Mas vendo as inspiracoes e infliencias da epoca, dele e consequentemente o contexto em que a arte dele surgiu, eu reconheco a alta qualidade expressiva, tecnica e cultural no trabalho dele. Assim como no mictorio de Dulchamp.

Se eu olhasse apenas para as imagens de todos citados acima, sem ver nenhuma contextualizacao nelas, eu diria que sao todos uma merda, pq nao eh do meu gosto. :D
Mas vendo a contextualizacao de tudo, eu vejo que todos estao longe de serem ruins, mas pelo contrario, apesar de eu nao gostar.


Eh igual piada. Fora do contexto qualquer boa piada perde a graca. Mas em seu contexto ela pode ser apreciada, mesmo que vc nao goste da piada por ser sexista, ou o que for. Ou seja, vc ri mas gostaria que as pessoas nao as utilizassem. E mesmo a piada que era boa e vc ja nao ri de tanto a ouvir, mesmo nao achando mais graca, a qualidade dela ainda existe. Ela perde a graca pq o tempo dela se foi mas vista no tempo dela ela eh uma boa piada.


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #32 Online: 18 de Agosto de 2016, 09:33:22
Acho que o maior problema é a falta de respeito ao próximo, como se todo mundo fosse obrigado a pensar igual.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2016, 10:01:02
bacana a reflexão. Aprendi com ela  :ok:


Mas aí eu levo outro questionamento. Fotografias podem ter pesos diferentes quando estamos falando de bagagem artística/filosófica.

Meros registros podem virar arte? Ter algum aprofundamento filosófico? Significado mesmo quando o autor da imagem não teve essa intenção? Isso lembra quando o MOMA pegou fotos da lua tiradas no espaço pela NASA e expôs em uma galeria. Isso gerou uma certa revolta na época.

Dependendo da experiência de cada fotógrafo podemos ter essa percepção das intenções de cada fotografia e devemos adequar à elas. Vão existir fotos onde vamos nos limitar a falar sobre os aspectos técnicos apenas enquanto que em outros casos vão existir fotos onde poderemos discutir aspectos mais profundos.

Não acredito que toda foto tenha algo tão relevante a dizer (a nível crítico/filosófico). Não podemos subestimar mas tbm não podemos superestimar. Achar significado onde não existe tbm é um perigo

sim, pode virar arte, mas dentro de outro contexto,
por exemplo

http://www.penelopeumbrico.net/Suns/Suns_Index.html

ela pega fotos de por do sol comuns e faz uma re-interpretação delas,
esse tipo de fotomontagem é muito comum

outro exemplo é do Cassio Vasconcelos

https://www.cassiovasconcellos.com.br/galeria/coletivos/

é a ideia de Ressignificação de objetos e imagens


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #34 Online: 18 de Agosto de 2016, 10:08:16
Deixa eu pegar dois exemplos, ao qual eu falarei de qualidade e de gosto pessoal de maneira distinta. E vou pegar dois conhecidos aqui do forum para ficar mais facil a compreensao. E os dois sao Leo(?) e Patagonio.

Leo, se eh que eh esse mesmo o nickname ou nome dele, ou outro similar, faz ensaios em estudio com boa qualidade tecnica. Luzes cores, definicao, etc (nao vou falar da questao expressiva e criativa pq eu nao tenho bons comentarios, e como a critica nao foi solicitada, nao eh conveniente falar disso aqui, mas seria uma critica meramente analitica e nao de preferencia pessoal). A linguagem visual que ele utiliza eh comercial. Sao bons trabalhos para publicacoes comerciais impressas. Mas se vc descontextualizar a linguagem que ele usa e colocar em outro contexto, como decoracao entre outros (nao serei mais especifico mais uma vez, para nao correr o risco de ofender), passa a nao ser um trabalho bom. Ou seja, ver uma linguagem e qualidade fora de seu contexto e influencia, eh igual querer ver a qualidade da corrida de um jacare. Jacare eh um otimo predador, mas fora da agua passa a nao ser apreciado como um grande predador.

Pessoalmente, eu nao gosto do tipo de imagem que ele faz, pq nao gosto da linguagem e qualidade expressiva que ele utiliza. Nada contra ele ou o trabalho dele, mas contra o simbolismo e mensagens de qual tais imagens sao inspiradas. Mas reconheco que o queele faz tem qualidade em seu contexto.

Patagonio a mesma coisa, como imagens decorativas sao belos trabalhos e eu reconheco a qualidade que ele obtem nesse campo, apesar de eu nao gostar e apreciar esse campo, mas reconheco a qualidade que ele obtem nesse campo.

Indo ao extremo. Eu nao gosto do Nazismo, nao gosto das propagandas nazistas e de suas influencias. Mas reconheco a qualidade da propaganda nazista, que tanto inspirou o marketing e propaganda no capitalismo mundo a fora pela sua qualidade. Em Outras palavras, os Nazistas firezam um trabalho bom, apesar de eu nao gostar da mensagem e influencia delas.

Eu nao gosto da arte de Andy Warhol. Mas vendo as inspiracoes e infliencias da epoca, dele e consequentemente o contexto em que a arte dele surgiu, eu reconheco a alta qualidade expressiva, tecnica e cultural no trabalho dele. Assim como no mictorio de Dulchamp.

Se eu olhasse apenas para as imagens de todos citados acima, sem ver nenhuma contextualizacao nelas, eu diria que sao todos uma merda, pq nao eh do meu gosto. :D
Mas vendo a contextualizacao de tudo, eu vejo que todos estao longe de serem ruins, mas pelo contrario, apesar de eu nao gostar.


Eh igual piada. Fora do contexto qualquer boa piada perde a graca. Mas em seu contexto ela pode ser apreciada, mesmo que vc nao goste da piada por ser sexista, ou o que for. Ou seja, vc ri mas gostaria que as pessoas nao as utilizassem. E mesmo a piada que era boa e vc ja nao ri de tanto a ouvir, mesmo nao achando mais graca, a qualidade dela ainda existe. Ela perde a graca pq o tempo dela se foi mas vista no tempo dela ela eh uma boa piada.

muito bom......  :clap:

existe uma grande diferença entre gostar e compreender......
vc pode não gostar de uma imagem, mas será que as pessoas compreendem os contextos dessa imagem?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 10:15:17 por pkawazoe »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #35 Online: 18 de Agosto de 2016, 11:40:15
sim, pode virar arte, mas dentro de outro contexto,
por exemplo

http://www.penelopeumbrico.net/Suns/Suns_Index.html

ela pega fotos de por do sol comuns e faz uma re-interpretação delas,
esse tipo de fotomontagem é muito comum

outro exemplo é do Cassio Vasconcelos

https://www.cassiovasconcellos.com.br/galeria/coletivos/

é a ideia de Ressignificação de objetos e imagens

Essa idéia de agrupamento pode gerar uma releitura dependendo do contexto criado e da forma que é apresentada pode virar arte. Fazer o que fizeram com as fotos da Nasa é compreensível.

Mas e no dia a dia? Nas fotografias avulsas? Até porque vemos muitos fotógrafos que prezam por qualidade técnica e imagens consideradas boas por consequência das técnicas aplicadas.

Eu gosto muito da citação que tenho na minha assinatura:
-"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."

« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 11:42:04 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #36 Online: 18 de Agosto de 2016, 11:52:06
Já acho que vcs foram longe até com essa conversa. Não podemos julgar um trabalho comercial de retratos como se fosse uma fotografia de paisagem decorativa. Nem mesmo com o gosto pessoal influenciando faríamos algo do tipo. Não lembro de ter visto algo assim acontecer aqui.

 A maioria do pessoal aqui que faz uma crítica sempre com o intuito de potencializar/melhorar a fotografia dentro daquele contexto. Se alguém posta fotografia de rua, as pessoas vão lidar com aquela imagem pensando no que eles gostam em uma fotografia de rua.

O problema talvez seja quando o assunto não é a praia do cara. Tem gente que não gosta de macro (como eu) e prefere nem opinar. Assim como acontece da pessoa reconhecer uma boa foto de macro, mesmo não gostando do estilo, que já aconteceu comigo aqui também.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 11:53:02 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 18 de Agosto de 2016, 12:54:23
muito bom......  :clap:

existe uma grande diferença entre gostar e compreender......
vc pode não gostar de uma imagem, mas será que as pessoas compreendem os contextos dessa imagem?

Não gostar é reflexo de não compreender ? As vezes sim, as vezes não, pois é perfeitamente possível compreender e não gostar
O problema é querer enfiar goela abaixo questões completamente abstratas. Vai na mesma linha do se é arte ou não.
Nunca haverá uma conclusão para este tipo de tópico.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2016, 13:35:49
Essa idéia de agrupamento pode gerar uma releitura dependendo do contexto criado e da forma que é apresentada pode virar arte. Fazer o que fizeram com as fotos da Nasa é compreensível.

Mas e no dia a dia? Nas fotografias avulsas? Até porque vemos muitos fotógrafos que prezam por qualidade técnica e imagens consideradas boas por consequência das técnicas aplicadas.

Eu gosto muito da citação que tenho na minha assinatura:
-"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."

nem toda fotografia é arte e nem deveria,
fotografia de casamento não é arte, pode virar arte?.....claro que pode
foto jornalística, publicitaria, documental, moda tbm não é arte......mas tbm pode virar arte,
eu só acho que isso não é o mais importante
a foto tbm trabalha com o lado da memória, lembrança.....
o registro em família, dos seus filhos, de um casamento,
a emoção de de vc ver a foto do seu pai quando criança, ou o casamento do seus avós,
é a mesma emoção que seu neto terá ao ver as suas fotos........

a fotografia tbm trabalha com questões de segurança, área cientifica, entretenimento, que tbm não são arte....

nem toda fotografia é arte, por ser um "meio" e não a finalidade.
um "meio" de se obter uma imagem, cuja a finalidade depende de seu contexto
mas ela pode ser elevada a arte de acordo com seu propósito, já que se emprega uma imagem para esse fim.......


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2016, 13:41:29
nem toda fotografia é arte e nem deveria,
fotografia de casamento não é arte, pode virar arte?.....claro que pode
foto jornalística, publicitaria, documental, moda tbm não é arte......mas tbm pode virar arte,
eu só acho que isso não é o mais importante
a foto tbm trabalha com o lado da memória, lembrança.....
o registro em família, dos seus filhos, de um casamento,
a emoção de de vc ver a foto do seu pai quando criança, ou o casamento do seus avós,
é a mesma emoção que seu neto terá ao ver as suas fotos........

a fotografia tbm trabalha com questões de segurança, área cientifica, entretenimento, que tbm não são arte....

nem toda fotografia é arte, por ser um "meio" e não a finalidade.
um "meio" de se obter uma imagem, cuja a finalidade depende de seu contexto
mas ela pode ser elevada a arte de acordo com seu propósito, já que se emprega uma imagem para esse fim.......

Que nem toda fotografia é arte eu sei. Não quis me prender só na questão da arte mas na força da fotografia em si. Da sua mensagem

mas eu entendi o ponto  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2016, 13:44:13
Não gostar é reflexo de não compreender ? As vezes sim, as vezes não, pois é perfeitamente possível compreender e não gostar
O problema é querer enfiar goela abaixo questões completamente abstratas. Vai na mesma linha do se é arte ou não.
Nunca haverá uma conclusão para este tipo de tópico.

talvez eu não tenha sido claro,
sim é possível compreender e não gosta,
o problema é quando o gosto pessoal influencia na compreensão do objeto(uma fotografia, pintura, escultura, etc)

AFShalders

vou deixar algumas palavras que escrevi alguns posts atrás para ver se fica claro o que estou tentando dizer

Acho que as pessoas confundem um pouco o significado da palavra "Crítica" e tendem a usar o gostos pessoais para a base de suas analises.

A critica é um exercício de analise que procura interpretar o objeto a partir de seus elementos constituidos.

O autor e a obra são coisas diferentes, é claro que a imagem(falando só de fotografia) depende da personalidade do autor, momento histórico, local, etc, etc....mas quando ela é realizada, ela é ela.....Ela tem sua própria individualidade sua autonomia, ou seja, quase toda imagem que é produzida atualmente, desde foto publicitaria, jornalística, pintura, gravura, etc e etc.
parte de algum referencial, tem influencia de alguma linguagem fotográfica ou não, estilo, experiência de vida do autor,educação formal, influencia familiar, etc, etc, etc ...o numero dessas causas somado ao tempo presente no momento do click do fotografo é que produz uma imagem., cabe ao critico ter um mínimo de repertório cultural e bom senso para saber que a analise dessa imagem parte de descobrir a suas infuências, significados e valores a partir de conceitos históricos, estéticos ....

O valor do objeto(imagem) não se adequa aos princípios de quem analisa ele tem valor próprio que deve ser revelado pelo critico.


Acontece que nem todos estão preparados para criticar uma foto, é algo difícil e leva tempo para aprender a maioria das pessoas se prende aos aspectos técnicos (dof, boken, fotometria, foco) pq é a única coisa que conhecem ou se prendem muito ao seu conteúdo, ou seja, quando vêem uma flor, interpretam com uma flor, se esquecem que as vezes as imagens tbm tem um caráter abstrato.
algo que tbm me preocupa é essa crescente busca por fotos nítidas e bem fotometradas .......sobra gente que busca técnica e falta linguagem, conceitos.

Uma outra coisa é opinião, que é uma idéia formada a partir de valores e gostos pessoais
e ela não representa a verdade, mas apenas um ponto de vista,
esse tipo de conceito é o que mais vigora no mundo contemporâneo,
na arte, no facebook, em jornais e revistas, programas de TV,
a opinião se tornou a maior fonte de disseminação de informação nos dias de hoje.
apesar de ser um direito, o mau uso desse recurso causa mais problemas que soluções…..



JuniorCPE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #41 Online: 18 de Agosto de 2016, 13:48:17
Acho que o maior problema é a falta de respeito ao próximo, como se todo mundo fosse obrigado a pensar igual.
+1


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 18 de Agosto de 2016, 14:56:26
Acho que o maior problema é a falta de respeito ao próximo, como se todo mundo fosse obrigado a pensar igual.

Tambem.

Na verdade esse eh o maior problema que ha. Ate pq diferentes opinioes leva a conflitos de interesses.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:02:48
nem toda fotografia é arte e nem deveria,
fotografia de casamento não é arte, pode virar arte?.....claro que pode
foto jornalística, publicitaria, documental, moda tbm não é arte......mas tbm pode virar arte,
eu só acho que isso não é o mais importante
a foto tbm trabalha com o lado da memória, lembrança.....
o registro em família, dos seus filhos, de um casamento,
a emoção de de vc ver a foto do seu pai quando criança, ou o casamento do seus avós,
é a mesma emoção que seu neto terá ao ver as suas fotos........

a fotografia tbm trabalha com questões de segurança, área cientifica, entretenimento, que tbm não são arte....

nem toda fotografia é arte, por ser um "meio" e não a finalidade.
um "meio" de se obter uma imagem, cuja a finalidade depende de seu contexto
mas ela pode ser elevada a arte de acordo com seu propósito, já que se emprega uma imagem para esse fim.......


Isso que você está falando é óbvio. Não tem novidade nenhuma nisso, já foi discutido até a exaustão nos últimos 100 anos...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:07:33
Não gostar é reflexo de não compreender ? As vezes sim, as vezes não, pois é perfeitamente possível compreender e não gostar
O problema é querer enfiar goela abaixo questões completamente abstratas. Vai na mesma linha do se é arte ou não.
Nunca haverá uma conclusão para este tipo de tópico.

Vc nao entendeu o que ele disse.

Logo na primeira linha, ele diz que existe uma grande diferenca entre gosto e compreensao.

Obviamente tendemos gostar do que nos faz sentido, e isso eh possivel apos a compreensao de algo. Mas eh somente tendencia e nao regra. Eu compreendo Andy Warhol, mas eu nao gosto.

Por outro lado, a compreensao esta na apreciacao (no sentido de examinacao). O que significa que apesarde eu nao gostar de Andy Warhol eu aprecio as obras dele (nao no sentido de admirar mas de examinar). Pq atravez dessa apreciscao analitica eu obtenho o prazer da compreencao contextual da obra dele.

Por exemplo, eu nao gosto de funk, mas aprecio o prazer no conhecimento do contexto do funk. Em resumom o prazer nao esta na obra mas na compreensao sociologica, cultural, psicologica, etc que a obra leva ao investigador.

Por isso, eu nao preciso gostar de uma foto para fazer comentarios positivos em seu campo, se eu compreender o seu campo, intuicao, etc. Ou um exemplomais radical, Eu nao preciso gostar do Nazismo para analizar como alienar criancas ao fanatismo ideologico.