O conceito de belo e feio, bom e ruim e ate mesmo prazer e desprazer, como tambem de verdade e falso, variam de cultura para cultura e epoca para epoca. Se eu pegar uma obra feita para e por influencias dos conceitos e referencias de uma cultura e epoca alienigena a minha, e analisar baseado aos conceitos de minha epoca e cultura, nao haveria reconhecimento de qualidade de nada fora dos meus conceitos culturais e atuais. Seria tudo apenas julgado pelo gosto e nao gosto em resumo.
Mas se levarmos em conta os conceitos para qual a obra foi feita e da qual foi influenciada, por mais alienigena que seja aos meus cinceitos esteticos, eu posso reconhecer a qualidade na obra, por mais que nao faca parte do meu gosto pessoal.
Por isso que dois olhos no mesmo lado do rosto na pontura de picasso, para os conceitos nodernos eh visto comom ruim, errado, primitivo, desapreciativo, infantil. Mas se compreender as referencias de picasso assim como a relacao dele com a arte para expressar e representar sobre sua epoca, o conceito que teremos da estetica de sua obre sera completamente diferente.
Na verdade, algo pode ser tao bem feito sobre aquilo que nao gostamos, que justamente pelo fato de ter grande qualidade em seu campo que o faz as pessoas, que sao contra tal campo, nao gostar da obra. Como pornografia.
Um desenho pornografico mal feito, por mais que algem nao goste de pornografia, nao chamara muita atencao, principalmente se for tao mal feito a ponto de nao provicar o tesao de ninguem. Ja uma obra pornografica bem feita, vai ser muito criticada e negativizada pelos que nao gostam da obra, justamente pq a qualidade eh tao alta que chega a incomodar.
Veja, que se pararmos para pensar nisso, ate a desapeovacao e critica negativa, pode em certas cituacoes, ser uma demostracao de expressao a boa qualidade do que esta sendo criticado e negativado. Por se nao tivesse qualidade e consequentemente sucesso, ou atencao, os criticos nao dariam a minima.
Ja pararam para pensar nisso?
Eu por exemplo, nao gosto de sensacionalismo nas noticias. Mas posso reconhecer um sensacionalismo bem feito, por mais que nao seja do meu gosto. E justamente por ser bom e consequentemente obter sucesso, eu e outros que nao gostam de sensacionalismo, iremos tender a querer apontar a boa qualidade do sensacionalismo para falar mal delas (ou da infouencia e intencao delas). Assim como fazemos com as propagandas Nazistas de Hitler.