Autor Tópico: Dúvida sobre qual lente comprar para Paisagens e Trilhas  (Lida 1405 vezes)

HPassos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 10 de Agosto de 2016, 15:29:40
Boa tarde!!!

Tenho acompanhado e sanado muitas dúvidas aqui no fórum desde que comprei no ano passado minha Nikon D3200 com o KIT 18-55. Agora que já aprendi um pouco mais gostaria de comprar uma lente, principalmente para fazer fotos de paisagem, pois faço muitas trilhas. Gostaria da opinião de vocês sobre qual seria o melhor custo benefício.

li sobre a 10-24 (mas é muito cara), li sobre a 18-105 (quase decidi por ela mas vi relatos falando mal dela) e vi também a 35mm DX.

Vocês conseguem me dar um rumo? alé de fotos de paisagem, gosto de fazer fotos macro; fundo destorcido.


Obrigado!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2016, 15:43:07
Olá, seja bem vindo!

Quando surge uma pergunta como essa eu pessoalmente gosto de responder com outra pergunta: O que vc quer fotografar exatamente? Sabendo disso vc saberá o que é o mais indicado.

As sugestões que vc mesmo fez são pura contradição, pois são lentes bem diferentes.

Se vc já tem uma 18-55, adquirir uma 18-105 é quase trocar seis por meia dúzia, a não ser que os 105mm seja o seu interesse, e ai então é melhor partir para uma tele.
A 10-24 já é uma super grande angular, e vc ficará restrito as imagens bem abertas, amplas, mas assim de certa forma complementaria a sua 18-55.

Já a 35, não a conheço, mas creio que deva ser uma lente boa - levando em conta que fixas são sempre melhores na questão da qualidade - porém vc terá um enquadramento médio, ou seja, ficará praticamente entre os seus 18 e 55, e será um bom exercício, pois vc terá de se movimentar bastante com as composições.

Vc precisa saber se gosta mais de fotos cropadas/detalhes/planos achatados - no caso características de uma tele, ou se prefere ângulos abertos, o que pede uma grande angular, e ai vc teria de sair dos seus 18-55 que já possui.

Espero ter ajudado!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2016, 16:24:05
Fotos de paisagem:


Sigma 10-20
Tokina 11-16
Tokina 11-20


Para Macros não posso opinar.


HPassos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2016, 09:44:21
Olá, seja bem vindo!

Quando surge uma pergunta como essa eu pessoalmente gosto de responder com outra pergunta: O que vc quer fotografar exatamente? Sabendo disso vc saberá o que é o mais indicado.

As sugestões que vc mesmo fez são pura contradição, pois são lentes bem diferentes.

Se vc já tem uma 18-55, adquirir uma 18-105 é quase trocar seis por meia dúzia, a não ser que os 105mm seja o seu interesse, e ai então é melhor partir para uma tele.
A 10-24 já é uma super grande angular, e vc ficará restrito as imagens bem abertas, amplas, mas assim de certa forma complementaria a sua 18-55.

Já a 35, não a conheço, mas creio que deva ser uma lente boa - levando em conta que fixas são sempre melhores na questão da qualidade - porém vc terá um enquadramento médio, ou seja, ficará praticamente entre os seus 18 e 55, e será um bom exercício, pois vc terá de se movimentar bastante com as composições.

Vc precisa saber se gosta mais de fotos cropadas/detalhes/planos achatados - no caso características de uma tele, ou se prefere ângulos abertos, o que pede uma grande angular, e ai vc teria de sair dos seus 18-55 que já possui.

Espero ter ajudado!

Obrigado Raphael.

Então, Vou viajar para Chapada Diamantina e gostaria de fazer umas fotos boas principalmente de paisagem e algumas em caverna. A principio eu vou com a lente do KIT mesmo, mas gostaria de adquirir uma lente melhor. Pelo que pesquisei e pelo que posso pagar tenho as opções da 35mm DX ou a 55-200 VRII DX. a 18-105 descartei, acredito que não acrescentaria muito para a lente do KIT. Gosto de grande-angular, mas nesse momento não tenho o suficiente para investir. Minha verba está em torno de 1.000,00


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2016, 10:06:51
Obrigado Raphael.

Então, Vou viajar para Chapada Diamantina e gostaria de fazer umas fotos boas principalmente de paisagem e algumas em caverna. A principio eu vou com a lente do KIT mesmo, mas gostaria de adquirir uma lente melhor. Pelo que pesquisei e pelo que posso pagar tenho as opções da 35mm DX ou a 55-200 VRII DX. a 18-105 descartei, acredito que não acrescentaria muito para a lente do KIT. Gosto de grande-angular, mas nesse momento não tenho o suficiente para investir. Minha verba está em torno de 1.000,00

Se vc gosta de grande angular, o que para paisagens realmente é bem importante, com esse orçamento creio que só se vc recorrer a alguma usada. Para cavernas então, mais do que 18 será muito complicado de trabalhar.

Acho que a 35 para o que vc quer é dinheiro jogado fora, sinceramente.

As opções que o Carlos mencionou são o mais indicado.

Ou então vc pode recorrer a fazer panorâmicas a partir de várias fotos feitas a sua 18-55.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2016, 10:50:45
...Vou viajar para Chapada Diamantina e gostaria de fazer umas fotos boas principalmente de paisagem e algumas em caverna...

Acabei de voltar de um passeio em MG, visitando cavernas e trilhas tbém, e praticamente a Panasonic 7-14 f/4 (m4/3, equivalente a 14-28 no FF) não saiu da câmera... Para fotos de pessoas, era colocar no 28mm (equivalentes) e afastar um pouco mantendo a lente nivelada para reduzir as distorções do GA no rosto do pessoal. Nem peguei a 24-70/2.8 (equiv. FF).

Se não puder "esticar o orçamento" para uma das GA sugeridas, sugiro guardar o $$$ e usar a kit mesmo...  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2016, 12:32:00
A do kit não fará fotos boas nesse range, não sem usar um tripé e aumentar o tempo de exposição o que pode não ser fácil de fazer num passeio numa caverna.

R$1.000,00 numa grande angular será difícil de achar uma boa.




Isso aqui deve dar uma ideia de uma GA na crop.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, 12:36:00 por cfcsosa »


HPassos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2016, 10:01:06
Agradeço a ajuda de todos. Como meu orçamento está curto, vou mesmo aguardar para comprar uma GA no natal, rs. Como até ano passado tirava foto de compacta, minha 18-55 do KIT com certeza será melhor!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2016, 10:14:49
Agradeço a ajuda de todos. Como meu orçamento está curto, vou mesmo aguardar para comprar uma GA no natal, rs. Como até ano passado tirava foto de compacta, minha 18-55 do KIT com certeza será melhor!

Dá pra tirar boas fotos de paisagem com a lente do KIT, principalmente se for a VR2 !

Salar de Tara by Carlos C. Sosa, on Flickr

Essa lente tem a qualidade ótica razoável e mesmo assim entrega boas fotos sabendo usar...


Postal do Mirante Dona Marta by Carlos C. Sosa, on Flickr



HPassos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2016, 09:49:48
Dá pra tirar boas fotos de paisagem com a lente do KIT, principalmente se for a VR2 !

Salar de Tara by Carlos C. Sosa, on Flickr

Essa lente tem a qualidade ótica razoável e mesmo assim entrega boas fotos sabendo usar...


Postal do Mirante Dona Marta by Carlos C. Sosa, on Flickr

Essa primeira foto ficou ótima. Tomara que eu consiga tirar algumas fotos razoáveis!