Autor Tópico: Review pessoal da Nikon D7200  (Lida 27537 vezes)

jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Online: 18 de Agosto de 2016, 11:24:49
Tudo bem pessoal?

Como prometido, após alguns dias e pouco mais de 1000 fotos com a D7200 em mãos, venho relatar as minhas experiências com a câmera.

Antes de mais nada quero deixar claro que o que será relatado aqui é puramente a minha opinião pessoal, o que eu experienciei migrando da D3300 para a D7200 e que não é um post definitivo, ainda tenho muito a aprender com ela, muitos recursos ainda tem que ser explorados, principalmente para uso no mundo real, fora do meu apartamento.

Resolvi fazer isso pois não encontrei nada parecido nas minhas pesquisas antes de adquirir a câmera, e acho que pode ajudar outras pessoas a decidir se vale ou não o investimento. Sem mais delongas, vamos lá.

Ergonomia e peso

A primeira diferença que senti ao abrir a caixa e segurar o conteúdo foi o peso. A D7200 com a lente 18-140mm que veio com o kit pesa o dobro do que a D3300 com a 18-55mm, isso é um fato indiscutível. Ela não é uma câmera leve nem portátil, quem preferir essas qualidades estará mais bem servido com uma câmera da linha D3X00, D5X00 ou até mesmo com uma mirrorless.
Quanto a ergonomia, é uma câmera que encaixa bem nas minhas mãos, gostei muito do grip dela. Poderia ser um pouco mais "fundo" no sentido de a ponta dos dedos irem mais "pra dentro" da câmera (se isso fizer algum sentido), mas a diferença que senti foi grande e positiva. Segurando-se a câmera de modo tradicional , por assim se dizer mão direita no grip e esquerda na lente, não senti dificuldade nenhuma, senti até uma estabilidade maior. Talvez seja impressão.


Layout dos botões

Assunto polêmico.
A D7200, sendo mais voltada ao entusiasta/profissional, possui uma infinidade de ajustes nos botões, ou botões+dials.
Ela possui um segundo dial na frente, logo abaixo do botão disparador que por default controla a abertura, eu adorei isso, achei um recurso que melhora bastante a agilidade utilizando o modo M (manual).
Existem muitos botões que são multi-funcionais, em review de fotos eles servem para uma coisa, fotografando/filmando servem para outra, mas para quem já usa Nikon é bastante intuitivo. A única ressalva está nos botões de review e exclusão de fotos, que são fora de mão, no canto superior esquerdo, e o do ISO que fica à esquerda, um pouco contra-intuitivo. Esse "problema" é facilmente resolvido configurando-se o ajuste de ISO no botão de gravação de vídeo. Gravação de vídeo e fotografia são duas funções separadas, há um seletor que permite que se faça a configuração separada, então a câmera não vai se confundir. Se está em modo de vídeo, o botão irá gravar vídeo, se esta em moto foto, o botão irá ajustar o ISO.
O foco no botão do disparador é um pouco diferente da D3300, enquanto na irmã menor existe dois estágios bem definidos para foco e disparo, na D7200 ao pressionar levemente o botão ela realiza o foco, apertando ele até o final é efetuado o disparo. Demorei um pouco para me acostumar, mas depois de algumas horas ficou natural.
O top dial possui trava, também ainda não me acostumei com isso. Existe também um segundo dial abaixo deste, que controla os modos de disparo: disparo único, disparo contínuo lento, disparo contínuo rápido, disparo quieto, temporizador e levante de espelho. Isso tudo na D3300 (menos os modos disparo contínuo lento e levante de espelho que ela não possui) tinha que ser configurado nos menus, o que pra mim é perda de tempo.

Menus

Os menus são extensos, há muita coisa que pode ser configurada a gosto de quem usa. Não vou entrar em detalhes porque ainda não consegui testar tudo, inclusive me assustei um pouco com a quantidade de ajustes. Há um menu rápido personalizável que achei ótimo justamente por permitir que você selecione o que utiliza mais ao invés de toda vez ter que ir procurar.

AF

Excelente.
Para eu que venho de um entry body, com 11 pontos de foco, 1 cross type, ter a disponibilidade de 51 pontos, 15 deles cross type, todos selecionáveis é um baita de um avanço. Achei muito rápido, muito fácil de se utilizar e muito preciso mesmo em situações mais adversas. Com o ambiente bastante escuro e focando em áreas de pouco contraste ele caça um pouco e as vezes não confirma, mas acredito que isso seja bem normal. Ainda tenho que testar mais extensivamente isso, mas enquanto os pontos mais laterais da D3300 erravam razoavelmente, na D7200 não errei nenhuma vez ainda.
Utilizo em AF-S. Em AF-C ainda não testei para ver como o focus tracking se comporta. AF-A nem cheguei a ver.

Imagem

Não senti diferenças assombrosas de uma câmera para outra, até porque se não me engano os sensores são os mesmos. Um tiquinho mais de performance em questão de ruído em favor a D7200.

Miscelânea

O motor de foco não tive chance de testar pois não tenho nenhuma lente D.
O modo bracketing + temporizador com múltiplas exposições é um luxo, eu que as vezes faço uns trabalhos para uma amiga arquiteta, isso caiu como uma luva.
O modo commander do flash. Estava pensando em comprar um set de rádios para disparar o YS565EX que tenho remotamente e acho que não vou precisar tão cedo. Eu fui descobrir essa função depois que já havia encomendado a câmera, e pelo menos em ambientes fechados está funcionando muito bem. Já havia tentado algo assim com a D3300, mas mesmo com o flash built in em modo manual e potência mínima (1/32 se não me engano) usado para disparar o speedlite, havia interferência de luz na foto. Eu tinha tentado algumas gambiarras para bloquear essa luz, mas era uma trabalheira danada. Com o flash em modo commander na D7200 não há interferência na foto, testei com o speedlite desligado e a foto saiu toda escura.


Conclusões gerais

Eu adorei essa câmera. Não desmereço a D3300 pois ela me serviu muito bem e é uma ótima câmera.
Pra quem procura controles mais rápidos, uma usabilidade mais ágil, muito mais recursos e não se importa com o peso, eu recomendo totalmente. Como dito a qualidade de imagem é basicamente a mesma da D3300, então se procura uma ótima imagem com baixo peso e portabilidade é uma baita escolha.



Gostaria de reforçar que este review é pessoal, baseado nas minhas experiências com as duas únicas DSLR que tive até hoje.

Obrigado pelo espaço e espero que ajude a quem precisar.

Abraços.





Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:15:18
Legal, bacana pelo relato. Estou indexando esse tópico aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=117000.0

Se puder postar fotos e ir atualizando o tópico com novas impressões seria mais legal ainda.

Gostaria muito que você fizesse teste com AF-C com o modos em bloco (D9, D21) e com 3D Tracking para dizer como ela se sai. Na
D800 o 3D Tracking era quase perfeito. Na D700 é bem fraquinho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:40:09
Sem problemas Thales faço o teste sim, deixa só chegar o fim de semana que aí capricho  :ok:

Pretendo sim postar umas fotos, é só minha modelo particular (também conhecida como namorada) topar fazer umas fotos que posto sim. Também talvez vá fazer um job sábado, se acontecer posto umas de lá.

Abs.


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2016, 17:55:55
Bacana camarada! Vou acompanhar, abraço!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2016, 18:47:05
Achei bem legal o review, mas senti falta de algumas fotos pra complementar os pontos citados.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2016, 22:02:02
Muito obrigado por compartilhar suas experiências! Quando testar o AF-C, por favor atualize este tópico, pois é algo que me interessa muito. Sugiro usar os modos AF-C em 3D Tracking e o modo de área com 9 pontos auxiliares para os testes.

Acompanhando...
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Davide

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2016, 00:28:10
Obrigado pelo relato, vem corroborar as impressões que tive com a minha, boa sorte e ótimas fotos com o brinquedo novo  :clap:
Magis Audio, just listen - www.magisaudio.com


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:21:22
Boa noite pessoal

Fiz um mini ensaio com a patroa
Tirei uma foto da lua também com a 18-140, tive que cropar violentamente mas ficou decente aos meus olhos. Sempre quis fazer isso, mas a 18-55 era muito curta e a 50tinha também.

Opiniões e críticas sobre as fotos são bem-vindas, mesmo sabendo que esse não é o lugar. Moderação, se necessário for abro outro tópico na Galeria.

O teste com o AF-C quero fazer de dia, pra ter um parâmetro com luz abundante, aí fim de semana eu faço.


1

f/5.6
1/100
ISO 320
140mm

2

f/8
1/250
ISO 100
50mm

3

f/9
1/250
ISO 100
50mm

4

f/8
1/250
ISO 100
50mm

5

f/8
1/250
ISO 100
50mm

6

f/8
1/250
ISO 100
50mm

Abs.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:24:20
Adorei!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2016, 21:19:11
Muito legal o review e as fotos também!  :clap:
Parabéns pela iniciativa.

PS: o reflexo da foto 3 "dedurou" seu estúdio  :assobi:


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2016, 21:27:19
Boa noite pessoal

Fiz um mini ensaio com a patroa
Tirei uma foto da lua também com a 18-140, tive que cropar violentamente mas ficou decente aos meus olhos. Sempre quis fazer isso, mas a 18-55 era muito curta e a 50tinha também.

Opiniões e críticas sobre as fotos são bem-vindas, mesmo sabendo que esse não é o lugar. Moderação, se necessário for abro outro tópico na Galeria.

O teste com o AF-C quero fazer de dia, pra ter um parâmetro com luz abundante, aí fim de semana eu faço.


1

f/5.6
1/100
ISO 320
140mm

2

f/8
1/250
ISO 100
50mm

3

f/9
1/250
ISO 100
50mm

4

f/8
1/250
ISO 100
50mm

5

f/8
1/250
ISO 100
50mm

6

f/8
1/250
ISO 100
50mm

Abs.

Muito bacana camarada, parabéns! Se puder depois me passa umas dicas de como tirar umas fotos assim em casa!!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2016, 21:30:13
Mto boa as fotos. Parabéns pela câmera tb. Está em boas mãos.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2016, 21:30:39
Valeu pelo review. O que mais valeu pra mim foi ler que com uma D3300 ou uma D5200 estarei com a mesma IQ.

Mais uma leve dor de corno me assola por ter vendido minha D5200 quase zero...  :aua:


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2016, 21:45:52
Obrigado pelos elogios pessoal, fico feliz por ter agradado.


PS: o reflexo da foto 3 "dedurou" seu estúdio  :assobi:

Pois é rapaz, sala de jantar e um lençol em cima da mesa kkk. A gente se vira como dá, comprei a câmera essa semana, se falar em comprar mais equipamento tão cedo aqui em casa apanho da patroa hahaha.

Muito bacana camarada, parabéns! Se puder depois me passa umas dicas de como tirar umas fotos assim em casa!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

posilvano, que é isso cara, quem sou eu pra dar dica, mas nada muito complicado. Aqui em casa as paredes são brancas, e a sala de jantar tem uns 3m de largura. Dá pra ver na foto 3 como o colega citou, no reflexo do óculos, que tem um lençol branco em cima da mesa pra ajudar a jogar a luz um pouco de volta para o rosto. A última foto foi com flash atrás da modelo, as outras rebatido na parede e no teto.

Abraços


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2016, 21:47:38
Obrigado pelos elogios pessoal, fico feliz por ter agradado.


Pois é rapaz, sala de jantar e um lençol em cima da mesa kkk. A gente se vira como dá, comprei a câmera essa semana, se falar em comprar mais equipamento tão cedo aqui em casa apanho da patroa hahaha.

posilvano, que é isso cara, quem sou eu pra dar dica, mas nada muito complicado. Aqui em casa as paredes são brancas, e a sala de jantar tem uns 3m de largura. Dá pra ver na foto 3 como o colega citou, no reflexo do óculos, que tem um lençol branco em cima da mesa pra ajudar a jogar a luz um pouco de volta para o rosto. A última foto foi com flash atrás da modelo, as outras rebatido na parede e no teto.

Abraços

Hahaha boa! Vou tentar aqui Tb, as últimas que tentei não ficaram legal, vlw abraço!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9