Autor Tópico: Interpolar - Quais os limites?!  (Lida 4323 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2005, 08:54:12
Dig@o.

Achei seu método interessante, só não concordo absolutamente com achar que o que não tem no PS é porque não é bom. Na verdade há dezenas de programas de interpolação todos eles melhores que o PS. O PS não incorporar uma funcionalidade pode ter várias razões, entre as quais os direitos de autoria.

O método de interpolação por passos constitui um desses programas vendidos, inclusive. Mas isso, assim como o argumento de não ter no PS, pouco importa. O que importa é o julgamento dos resultados mesmo.

A observação do Ripper é pertinente, pois o somatório da interpolação bicúbica direta com o padrão estreito e inclinado do Resolution Chart produziu moiré perceptível. É por isso que digo que cada imagem reage melhor a um método, e para algumas a interpolação direta pode satisfazer e ser melhor, para outras não. Em interpolações ao dobro dos pixels (isto é, 125%) é provavel serem muito convergentes os resultados, mas tenho dezenas de experiências com interpolações maiores onde isso não acontece. Tudo vai de que defeito é mais incômodo.

Acho, como disse, que a partir da exposição dos métidos é de cada um experimentá-los e escolher para cada caso o que interessa. Eu, por exemplo, tenho uma action de interpolação com 10 passos de 1%, tenho o plugin, etc, e sempre tento vários métodos e comparo ao final.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2005, 12:47:10
Ivan, já usou programa Genuine Fractals? Eu andei experimentando e achei bem interessante. Achei o resultado mais consistente do que no PS, mas não fiz testes profundos pois o programa expirou! rs...


Dig@o, o que você está considerando como linhas no resolution chart na verdade é moiré, como o Ivan comentou. Na verdade as linhas são bem mais "finas" do que aparece na foto. Mas é verdade que as pilhas ficaram melhores com interpolação direta.  
« Última modificação: 11 de Abril de 2005, 12:48:13 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr