Autor Tópico: A falta de coerência nos trabalhos comerciais.  (Lida 11115 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:41:26
Você não pode ditar e obrigar que as pessoas queiram lugar com um suposto significado. Assim como eu, muitos não se importam com isso. E não nenhuma incoerência nisso.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2016, 00:03:11
Concordo com o amigo Vangelismm.

Digo mais ! Brega é escrever "pré wedding"  :doh:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2016, 00:22:02
Acho que essa eh a vida e a realidade de quem fotografa profissionalmente, nao? Ter que lidar com as expectativas de fazer algo com valor real, e conflitar isso com a realidade do que o cliente quer.



Voce eh contratado pra fazer fotos de pre casamento, e ja comeca a sonhar alto com essa expctativa:





Depois de muito  :doh:  com os noivos, voce acaba com isso no seu portofolio:





Por isso que eu nunca quis ser profissional. Dizem que a forma mais eficiente pra acabar com a paixao por uma atividade eh virar um profissional nela. Acho que eu ia cortar meus pulsos se tivesse que viver de fazer fotos assim.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2016, 00:23:00 por Bucephalus »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2016, 00:34:32
Acho que essa eh a vida e a realidade de quem fotografa profissionalmente, nao? Ter que lidar com as expectativas de fazer algo com valor real, e conflitar isso com a realidade do que o cliente quer.



Voce eh contratado pra fazer fotos de pre casamento, e ja comeca a sonhar alto com essa expctativa:





Depois de muito  :doh:  com os noivos, voce acaba com isso no seu portofolio:





Por isso que eu nunca quis ser profissional. Dizem que a forma mais eficiente pra acabar com a paixao por uma atividade eh virar um profissional nela. Acho que eu ia cortar meus pulsos se tivesse que viver de fazer fotos assim.

Eu penso assim também. Mas tenho a curiosidade de tentar um dia pra ver as dificuldades.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Agosto de 2016, 00:35:11
Concordo com o amigo Vangelismm.

Digo mais ! Brega é escrever "pré wedding"  :doh:

"Pre wedding" definitivamente não dá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 20 de Agosto de 2016, 15:20:49
"Pre wedding" definitivamente não dá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 Na realidade e
engagement session, se nao souber falar portugues,
que significa sesao de noivado!!!!!, :hysterical: :hysterical:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #21 Online: 20 de Agosto de 2016, 15:38:33
Também concordo com o vagelismm...


O cliente tá pagando e tem que se fazer o que ele quer e pronto. No máximo pode (e deve) sugerir algo, mas quem decide o que fazer é ele.
Outro dia fazendo fotos de uma gestante, ela decidiu fazer uma (suposta) coroa de flores (margaridas, eu acho) para usar no ensaio, e quando ela colocou o troço na cabeça pensei: "Putz, que trem mais feio, meu Deus! Tá parecendo um abacaxi!" Mas ela achou lindo e tirou várias fotos assim... Não falei pra ela que achei horrível, mas também não divulguei essas fotos, pq pra mim ia ser depreciativo para o meu (inexpressivo, recente, e iniciante) trabalho/imagem.


Mais um exemplo semelhante, que já aconteceu comigo fora da fotografia, mas na mesma tônica do que estou querendo dizer: sou uma pessoa bastante enjoada e difícil para comer carne. Numa das compras pedi ao açougueiro que moesse 1 kg de carne de primeira (não lembro qual), que não era das mais baratas, e ele se recusou a moer dizendo que carne de primeira assim não moía. Resultado? Saí e fui comprar a carne em outro açougue! O dinheiro é meu e compro o que eu quiser...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 20 de Agosto de 2016, 15:56:23
Concordo com o amigo Vangelismm.

Digo mais ! Brega é escrever "pré wedding"  :doh:


 :ok: :ok: :ok:

Adicione ai newborn.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Agosto de 2016, 16:39:08
Também concordo com o vagelismm...


O cliente tá pagando e tem que se fazer o que ele quer e pronto. No máximo pode (e deve) sugerir algo, mas quem decide o que fazer é ele.
Outro dia fazendo fotos de uma gestante, ela decidiu fazer uma (suposta) coroa de flores (margaridas, eu acho) para usar no ensaio, e quando ela colocou o troço na cabeça pensei: "Putz, que trem mais feio, meu Deus! Tá parecendo um abacaxi!" Mas ela achou lindo e tirou várias fotos assim... Não falei pra ela que achei horrível, mas também não divulguei essas fotos, pq pra mim ia ser depreciativo para o meu (inexpressivo, recente, e iniciante) trabalho/imagem.


Mais um exemplo semelhante, que já aconteceu comigo fora da fotografia, mas na mesma tônica do que estou querendo dizer: sou uma pessoa bastante enjoada e difícil para comer carne. Numa das compras pedi ao açougueiro que moesse 1 kg de carne de primeira (não lembro qual), que não era das mais baratas, e ele se recusou a moer dizendo que carne de primeira assim não moía. Resultado? Saí e fui comprar a carne em outro açougue! O dinheiro é meu e compro o que eu quiser...

Discordo, é seu dever como profissional zelar também pelo seu nome. Eu já rejeitei trabalho na minha área por não concordar com posições divergentes de meus conceitos.

É claro que você não precisa expulsar seu cliente por causa disso, mas não há nada demais em tentar mostrar a ele que não é bom.

Mas também é claro que me sujeitei a muitas coisas no início de carreira que não me sujeito hoje em minha profissão por já ter um nome a zelar.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2016, 16:39:50 por cfcsosa »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #24 Online: 20 de Agosto de 2016, 17:04:16
Discordo, é seu dever como profissional zelar também pelo seu nome. Eu já rejeitei trabalho na minha área por não concordar com posições divergentes de meus conceitos.

É claro que você não precisa expulsar seu cliente por causa disso, mas não há nada demais em tentar mostrar a ele que não é bom.

Mas também é claro que me sujeitei a muitas coisas no início de carreira que não me sujeito hoje em minha profissão por já ter um nome a zelar.


O que eu disse não é absoluto... É dentro da lógica e com limites... Claro que se alguém pedir um negócio esdrúxulo e ridículo, eu não aceito, e acho que qualquer um em sã consciência também não vá aceitar!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #25 Online: 21 de Agosto de 2016, 03:46:55
Se tem que fazer exatamente o que o cliente quer, o cara não precisa mais contratar "o" fotógrafo.

Eu dei minha opinião. Das poucas vezes que tive que lidar com pessoas eu tive muita liberdade em como tudo deveria ser feito. Respeitavam bastante o que eu tinha a dizer. Não é difícil ouvir "vc é o fotógrafo, vc que manda". Se vcs não escutam isso com frequência, talvez eu tenha péssimas notícias pra dar... ou é muito azar mesmo  :ponder: Acontece. Sei que deve ter gente já sabendo o que quer e ponto final. Tbm já lidei com isso e não foi difícil ser convincente. Bastou abrir meu portfólio.  :fight:

Se o cliente corre atrás de vc por causa do seu estilo, como é que ele tem poder/autonomia de lhe dizer o que deve ser feito? Não faz muito sentido. Aí eu falo que é melhor chamar um assistente técnico em fotografia pra receber a direção do casal. O visionário é o cliente né... vai dar instrução pra dizer como é que vc tem que trabalhar  :ok:

Cada um sabe o que faz.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2016, 03:49:42 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #26 Online: 21 de Agosto de 2016, 03:51:09
Concordo com o amigo Vangelismm.

Digo mais ! Brega é escrever "pré wedding"  :doh:

tbm não sou muito fã

brega tbm é chamar fotografia de rua de street photography. Tudo que for em inglês, né :) Faz sentido


antes brega nas palavras que fazer fotos bregas  :clap:

« Última modificação: 21 de Agosto de 2016, 03:57:59 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 21 de Agosto de 2016, 10:19:28

 :ok: :ok: :ok:

Adicione ai newborn.

Sempre existiu essa moda suburbana de chamar certas coisas "Em INGRE"!!!!,geralmente mal escritas ou faladas!, por desconhecimento.
vai entender!!!!!!!!


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #28 Online: 21 de Agosto de 2016, 11:15:25
Concordo com o que vem dizendo a maioria dos colegas que mata um leão por dia, com os dois aspectos que são levantados.
1. Em geral os clientes não querem nada pessoal ou diferente.
Nos 3,5 anos do estúdio, por pior que fosse, acabei me convencendo que a enorme maioria dos clientes não quer algo único, pessoal - quer aquilo que já viu centenas de vezes por aí, no Facebook, nos fotolivros de amigos, nas revistas.
Normalmente vinham até nós porque viram algo na nossa página e queriam O MESMO. Não importava quanto fossem diferentes dos clientes originais. No início, isso me estressou algumas vezes, eu não aceitava fazer igual, dizia que era chato para eles E PARA OS CLIENTES ORIGINAIS para quem a foto foi pensada ver a reprodução da imagem por aí. Notei que se contrariavam e todo o resto da sessão se complicava. Passei a fazer as fotos que queriam, tentar outras alternativas e procurar convencê-los na hora da escolha pois era menos conflitivo. Nem sempre deu certo.
Alguns até vinham com ideias particulares, específicas para si, mas a maioria das vezes mesmo essas tinham a ver com algo que haviam visto e acreditavam que tinha a ver com eles.
Foi muito raro, talvez não tenha chegado a meia dúzia, o número de clientes que queriam, mesmo, algo personalizado, único e que tinha a ver com eles.

2. As imagens estereotipadas vão logo ficar cafonas, se já não são
Dido isso, concordo que, em dez anos, a maioria daquelas fotos, poses e locações não vai fazer nenhum sentido. Vai parecer brega pacaraio. Tenho dó, mas é o mercado moldado pelo tipo de cultura visual massificada e pouco profunda dos clientes.

PS. Nada mais doído do que fazer foto de gestante que quer fazer ensaio de 15 anos... a barriga tá ali por acaso... se a cidadã não tem intimidade e interesse na própria gestação e quer pagar de sensual ali, fazer o quê?  :(


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Agosto de 2016, 11:25:22
Na verdade em 10 anos o original do fotógrafo e a moda do mercado parecerão bregas da mesma forma. Eu vejo as fotos de casamento de 1978 de meus pais e acho cafonas, fazer o que? Isso era o momento.

O que não pode e o que ao menos eu vi quando contratei os fotógrafos pro meu casamento foi que nenhum dos candidatos que visitamos mudou seu estilo para nos atender. Eles defendiam o que faziam e como faziam! Achei isso ótimo e facilitou muito minha escolha pois tecnicamente todos eram equivalentes então foi enquadrar alguns aspectos como: Possibilidade de fazer um casamento (precisa pesquisar pra ver se o time contratado dá conta do recado mesmo), qualidade da entrega final e finalmente o estilo.

Foi curioso pois eu pensava em gastar um valor X com fotografia e acabei gastando 2X porque entendi que o trabalho final seria do jeito que eu e minha esposa nos identificávamos, mas em nenhum momento os fotógrafos mudaram seu estilo para nos atender e em nenhum momento pedimos isso porque sabíamos o que estávamos levando pra casa.

Acho que o nome disso é posicionamento de mercado.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk