Autor Tópico: A falta de coerência nos trabalhos comerciais.  (Lida 11042 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #30 Online: 21 de Agosto de 2016, 11:50:44
Na verdade em 10 anos o original do fotógrafo e a moda do mercado parecerão bregas da mesma forma.
Respeito, mas discordo. Fotos com sentido, com história, vão sempre ter significado e nunca serão bregas. Ao contrário, lugar da moda e pose da moda passam junto com a moda.

O que não pode e o que ao menos eu vi quando contratei os fotógrafos pro meu casamento foi que nenhum dos candidatos que visitamos mudou seu estilo para nos atender. Eles defendiam o que faziam e como faziam!
Não é estilo que se está discutindo e sim a construção de imagens que tenham alguma "coerência" com a história dos fotografados. Você está falando de gosto - escolheu o profissional que produz imagens que mais se afinam com SEU gosto esperando, justamente, que ele repita com você o que fez com os outros clientes. Esse, como comentei, é o comportamento geral dos clientes: não querem personalização, querem reprodução de algo que gostam.

Abs!



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #31 Online: 21 de Agosto de 2016, 11:52:22
Curto e grosso: Só eu vejo problema em ensaios onde o lugar foi escolhido apenas por ser bonito e não porque o ambiente representa algo para os clientes? Ou quando não existe uma ligação que seja coerente com a situação/condição da pessoa.

Por exemplo: Antes da minha prima se casar o fotógrafo dela foi até Hong Kong com o casal pra fazer um ensaio pre wedding (não somos chineses, pra avisar) e não era nem destino da lua de mel do casal. :ponder: Foi basicamente pra ter fotos bonitas em um lugar exótico. Hong Kong não tinha absolutamente nenhum significado para eles. Nenhuma memória nem o fator descendência... Antes fosse em seu país de origem pra evidenciar suas origens e a cultura local.

Outro exemplo que vejo acontecer muito são ensaios de gestantes em que elas são retratadas fazendo poses não naturais e gestos curiosos no meio do nada. Não sei se é o meu lado racional falando mais alto mas surge aqueles pensamentos "o que uma gestante de 8 meses e meio ta fazendo no topo da montanha que ela nunca visitou com a barriga de fora?" Não faz muito sentido pra mim. Mesmo que aquele pico signifique algo pra ela não tem muito a ver com a condição física da mesma (gravidez). Claro que pra confirmar as minhas dúvidas eu pergunto qual é o contexto para o fotógrafo pra ver se faz ou não algum sentido. Não dá pra deduzir sem informação.

Posso estar redondamente equivocado ou com pensamento limitado. Não acho errado o que é feito hoje em dia, claro, mas só acho meio esquisito a falta de lógica e conexão. O pouco que eu flertei com o lado profissional da fotografia sempre acabei tendo esse tipo de preocupação porque queria contextualizar o conjunto criando vínculos reais do local com as pessoas presentes. Podem falar o que quiser "Quem é vc pra falar do trabalho profissional quando não é seu ganha pão?" Talvez tenham razão e esteja pedindo/exigindo demais.  :)

Por essas e outras o perfil "documental" dos ensaios que tenho visto ultimamente tem me chamado tanta atenção pois trás aquela sensação de ser uma memória real (na verdade é), que poderia muito bem ser documentada pelo próprio casal só que nas mãos de um fotógrafo competente com um olhar mais apurado. Aquela coisa de registrar mais o cotidiano delas, sempre fundamentada na realidade destas pessoas.

Eu fico pensando que se minha mulher tivesse feito um ensaio desses o que a gente estaria pensando em 20 anos ao olhar novamente esses ensaios? Só vem uma palavra na minha cabeça "Pq diabos fizemos isso? Não sei nem que lugar é esse. O que estávamos pensando? Uma vez que não me despertaria sentimentos/memória.

É válido a reflexão?


Acho válida a reflexão. Porém, a fotografia, como você mesmo disse, é comercial. A grande, imensa maioria dos fotógrafos comerciais querem ganhar dinheiro. São poucos os que querem desenvolver uma linguagem artística, um trabalho original e com conceitos definidos.

E não há nada de errado nisso.

Se existem pessoas que querem fotos na Fazenda Ipanema, haverá fotógrafos que fotografarão na Fazenda Ipanema. A lógica e a coerência do trabalho comercial estão aí.

Os fotógrafos que se preocupam com o conceito e a originalidade também têm seu espaço, com clientes que tenham apreço pela fotografia e pelas artes em geral, ou pelo menos alguma sensibilidade estética um pouco acima da média. Tem mercado para todo mundo, e acho muito lógico e coerente que um profissional que trabalha de uma determinada maneira, e tenha sucesso na sua profissão, continue progredindo na mesma linha de trabalho, sem querer inovar demais.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 21 de Agosto de 2016, 11:56:40
Respeito, mas discordo. Fotos com sentido, com história, vão sempre ter significado e nunca serão bregas. Ao contrário, lugar da moda e pose da moda passam junto com a moda.
Não é estilo que se está discutindo e sim a construção de imagens que tenham alguma "coerência" com a história dos fotografados. Você está falando de gosto - escolheu o profissional que produz imagens que mais se afinam com SEU gosto esperando, justamente, que ele repita com você o que fez com os outros clientes. Esse, como comentei, é o comportamento geral dos clientes: não querem personalização, querem reprodução de algo que gostam.

Abs!

Fernando, eu concordo que registros históricos serão registros históricos, mas o estilo usado esse sempre será brega em alguns anos, ao menos eu penso assim. Hoje usam desfoque e bastante contra-luz assim como criam flares artificiais e tons pastéis.

Em 1978 não era essa a forma de fotografia.

Também concordo que isso não está sendo discutido aqui (mas de certa forma foi abordado nos últimos posts daí minha réplica).

E sim, clientes buscam algo afim com o que sonham e não com o que tem em casa, senão não casariam, o casamento é um momento diferente na vida das pessoas e não algo cotidiano.

Complementando: Eu li ontem que uma pessoa chamou seus amigos para comemorar seu noivado fazendo algo que adoram fazer sempre: Fazer pizzas para os amigos e familiares. Contrataram fotógrafos pra registrar esse momento.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2016, 11:58:38 por cfcsosa »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #33 Online: 21 de Agosto de 2016, 12:05:15
Não acho que os recursos (desfoque, flare, GA, etc), em si, fiquem bregas. Em geral fica assim certos usos dele. Imagens bem feitas, acho, nunca ficam. Mas isso é discussão que não tem fim...  :ok:

O que me interessa é isso aqui:
E sim, clientes buscam algo afim com o que sonham e não com o que tem em casa, senão não casariam, o casamento é um momento diferente na vida das pessoas e não algo cotidiano.

Vê, por isso o que o Humberto sugeriu é tão mal aceito pelos clientes - ainda que, no futuro, acho, eles fossem gostar mais de se ver na intimidade da cozinha que num estereótipo qualquer reproduzido ad nauseam no Jd. Botânico.

Lee, eu concordo com seu pensamento, mas vou te falar que é muito difícil fugir totalmente desse tipo de foto. Os clientes vêm uma foto bonita no Jd. Botânico e querem uma igual, e não tem fotógrafo que faça mudar de ideia, rsrs...

Um exemplo que se passou comigo ano passado. Conversei com o casal (minha prima  e seu noivo) bastante pra ver o que faríamos de ensaio pré-casamento, no fim ela disse que gostam muito de cozinhar juntos, o noivo cozinha bem e ela gosta de ajudá-lo, e se divertem com isso. Daí com muita dificuldade, convenci eles a fazer uma sessão de fotos cozinhando juntos e se divertindo.

De qualquer forma, como diz o RafaZ, estamos tratando de comércio e é coerente agradar o cliente HOJE para poder ganhar a vida.



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #34 Online: 22 de Agosto de 2016, 00:29:48

Não sei se sou eu quem penso assim, e se for, me desculpem, masss....Esses tópicos de discussão sempre dão problema pq geralmente, sempre os mesmos, são polêmicos se achando donos da verdade e não podendo ser contrariados. Para esses, não há nada relativo e tudo é absoluto...
Tem razão de sempre dar briga...
Tá cada vez mais chato isso!


Boa noite e ótima semana a todos!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #35 Online: 22 de Agosto de 2016, 02:34:03
Na verdade acho que essa é uma questão primeiramente do cliente, se ele quer usa coisa, dificilmente o fotógrafo vai mudar essa perspectiva, e acaba fazendo o que o cliente quer.
Não são todos que tem essa lógica de que o lugar do ensaio precisa significar algo pra eles, apenas que seja bonito.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 22 de Agosto de 2016, 02:35:34
Não sei se sou eu quem penso assim, e se for, me desculpem, masss....Esses tópicos de discussão sempre dão problema pq geralmente, sempre os mesmos, são polêmicos se achando donos da verdade e não podendo ser contrariados. Para esses, não há nada relativo e tudo é absoluto...
Tem razão de sempre dar briga...
Tá cada vez mais chato isso!

O que ta chato é esse medo cultural que nós brasileiros temos em discordar um dos outros.

Se outra pessoa esta se achando o dono da verdade você:

1. discorda
ou
2. ignora

O que não pode rolar é esse clima politicamente correto de "ai gente, vamos ser amigos senão eu vou chorar", ou então essas acusações passivo-agressivas de "tem certas pessoas que...".

Acho que o propósito de um fórum é ter discussão, e não concordação ou repressão.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 22 de Agosto de 2016, 09:36:10
O que ta chato é esse medo cultural que nós brasileiros temos em discordar um dos outros.

Se outra pessoa esta se achando o dono da verdade você:

1. discorda
ou
2. ignora

O que não pode rolar é esse clima politicamente correto de "ai gente, vamos ser amigos senão eu vou chorar", ou então essas acusações passivo-agressivas de "tem certas pessoas que...".

Acho que o propósito de um fórum é ter discussão, e não concordação ou repressão.

O pequeno exercicio de comunicaçao chamado forum e para isso
Um acha branco, outro acha preto, outro verde , e por ai vai,
no meu dicionario diz "politicamente correto" = Hipocrita!!!!!, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
vamos trocar ideias em paz e pronto!!!!!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 22 de Agosto de 2016, 09:41:45
Prestar servico eh atender aspectativas de cliente e nao do fotografo (ou qualquer outro profissional). O trabalho nao eh para o profissional mas para o cliente.

Se o profissional nao acha uma forma, local, estilo, etc que agrade a ele mesmo e ao mesmo tempo ao cliente, tera que abrir mao do que gosta para sobreviber como profissional. Pq o trabalho profissional eh sempre para o cliente.

Se o profissional quiser um trabalho para ele mesmo, o profissional que pague modelos, maquiadoras, estilista, locacao, etc e seja livre para atender suas espectativas. Em outras palavras, vire um hobbista ou um artista.

Ser profissional eh trabalhar para ganhar dinheiro e pagar as contas, e nao para ser pago para fazer o que quiser. Vc so eh pago para fazer o que quiser incondicionalmente se vc for algum muito pretsigiado, e estiver no mundo artistico.

Tem muitos que fazem o que gostam e que o cliente gosta, mas esses muitos se mudar para outra coisa que gosta e que o cliente nao gosta, perde os clientes.

Por isso que quando alguem diz ser profissional, achando que isso significa que ele eh melhor do que os nao profissionais, eu penso "azar o seu". Pq como qualquer empresa comercial, o objetivo primario e incondicional eh ganhar dinheiro para sobreviver financeiramente. E nao para fazer o que quiser incondicionalmente.

Na minha opiniao, o melhor status eh ser aposentado, para poder fazer o que quiser sem precisar trabalhar com o que gosta, ou com o que nao gosta para poder fazer o que gosta nas horas livres.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 22 de Agosto de 2016, 10:57:23
Por isso que quando alguem diz ser profissional, achando que isso significa que ele eh melhor do que os nao profissionais, eu penso "azar o seu". Pq como qualquer empresa comercial, o objetivo primario e incondicional eh ganhar dinheiro para sobreviver financeiramente. E nao para fazer o que quiser incondicionalmente.


Pois é, quando a gente se dá conta disso, rola até uma depressãozinha, rsrs... No começo tudo são flores, mas depois a gente vai vendo que, como qualquer outra profissão, tem seus altos e baixos. A gente sempre comenta por aqui que temos que fazer tanto as fotos do jeito que a gente quer como as que o cliente quer, tipo um 50% + 50%. Mas a questão é que nunca vai ser 100% como a gente quer, nunca. E todos que começam têm essa ilusão em algum nível.  :(


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 22 de Agosto de 2016, 11:05:11

Pois é, quando a gente se dá conta disso, rola até uma depressãozinha, rsrs... No começo tudo são flores, mas depois a gente vai vendo que, como qualquer outra profissão, tem seus altos e baixos. A gente sempre comenta por aqui que temos que fazer tanto as fotos do jeito que a gente quer como as que o cliente quer, tipo um 50% + 50%. Mas a questão é que nunca vai ser 100% como a gente quer, nunca. E todos que começam têm essa ilusão em algum nível.  :(

Desculpem, mas a menos que seja um ensaio não há muita forma do cliente exigir como serão suas fotos. Ao menos não no dia do casamento certo?

Eu acredito em estilo fotográfico. Acredito que vocês profissionais devam seguir a linha que acreditam e se manter a ela. Ser flexível é bem diferente de ser permissivo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 22 de Agosto de 2016, 11:13:38
Desculpem, mas a menos que seja um ensaio não há muita forma do cliente exigir como serão suas fotos. Ao menos não no dia do casamento certo?



Acho que o tópico falava basicamente de ensaios, não? Deixei de acompanhar faz um tempo, não sei se mudou de rumo...


Mas enfim, eu estava falando basicamente de ensaios, mas também serve para casamentos. Não tem como você entregar um de casamento só com fotos do jeito que você gosta. Sempre vai ter que ter as fotos formais protocolares, como os pais, padrinhos, corte do bolo, brinde, etc, etc... Se rolar isso no evento, tem que ter foto, não tem jeito.




Eu acredito em estilo fotográfico. Acredito que vocês profissionais devam seguir a linha que acreditam e se manter a ela. Ser flexível é bem diferente de ser permissivo.


Isso sim, mas é outro assunto. Você sempre pode (e deve) fazer as fotos no seu estilo, mesmo que sejam clichês, cópias de outras fotos, ou mesmo que sejam fotos dos pais e padrinhos, fotos do corte do bolo, etc.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 22 de Agosto de 2016, 11:14:50


Acho que o tópico falava basicamente de ensaios, não? Deixei de acompanhar faz um tempo, não sei se mudou de rumo...


Mas enfim, eu estava falando basicamente de ensaios, mas também serve para casamentos. Não tem como você entregar um de casamento só com fotos do jeito que você gosta. Sempre vai ter que ter as fotos formais protocolares, como os pais, padrinhos, corte do bolo, brinde, etc, etc... Se rolar isso no evento, tem que ter foto, não tem jeito.





Isso sim, mas é outro assunto. Você sempre pode (e deve) fazer as fotos no seu estilo, mesmo que sejam clichês, cópias de outras fotos, ou mesmo que sejam fotos dos pais e padrinhos, fotos do corte do bolo, etc.

Sim verdade, o assunto era sobre ensaios e eu pra variar me perdi aqui, desculpa! :ok:




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 22 de Agosto de 2016, 11:20:12
Sim verdade, o assunto era sobre ensaios e eu pra variar me perdi aqui, desculpa! :ok:


Não tem porque, sua colocação foi muito válida. "Ser flexível é bem diferente de ser permissivo" é uma afirmação totalmente adequada ao assunto do tópico...  ;)


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #44 Online: 22 de Agosto de 2016, 12:02:06
O que ta chato é esse medo cultural que nós brasileiros temos em discordar um dos outros.

Se outra pessoa esta se achando o dono da verdade você:

1. discorda
ou
2. ignora

O que não pode rolar é esse clima politicamente correto de "ai gente, vamos ser amigos senão eu vou chorar", ou então essas acusações passivo-agressivas de "tem certas pessoas que...".

Acho que o propósito de um fórum é ter discussão, e não concordação ou repressão.


Exatamente...
Discordar e discutir... Não, brigar e desrespeitar!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm