Autor Tópico: A falta de coerência nos trabalhos comerciais.  (Lida 11041 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 22 de Agosto de 2016, 12:03:55

Exatamente...
Discordar e discutir... Não, brigar e desrespeitar!

Mas houve desrespeito?


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #46 Online: 22 de Agosto de 2016, 12:09:45
Mas houve desrespeito?


Nesse AINDA não (mas achei que já teve umas esquentadas), mas no outro, muito (e começou assim)!

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #47 Online: 22 de Agosto de 2016, 13:59:31
Prestar servico eh atender aspectativas de cliente e nao do fotografo (ou qualquer outro profissional). O trabalho nao eh para o profissional mas para o cliente.

Se o profissional nao acha uma forma, local, estilo, etc que agrade a ele mesmo e ao mesmo tempo ao cliente, tera que abrir mao do que gosta para sobreviber como profissional. Pq o trabalho profissional eh sempre para o cliente.

Se o profissional quiser um trabalho para ele mesmo, o profissional que pague modelos, maquiadoras, estilista, locacao, etc e seja livre para atender suas espectativas. Em outras palavras, vire um hobbista ou um artista.

Ser profissional eh trabalhar para ganhar dinheiro e pagar as contas, e nao para ser pago para fazer o que quiser. Vc so eh pago para fazer o que quiser incondicionalmente se vc for algum muito pretsigiado, e estiver no mundo artistico.

Tem muitos que fazem o que gostam e que o cliente gosta, mas esses muitos se mudar para outra coisa que gosta e que o cliente nao gosta, perde os clientes.

Por isso que quando alguem diz ser profissional, achando que isso significa que ele eh melhor do que os nao profissionais, eu penso "azar o seu". Pq como qualquer empresa comercial, o objetivo primario e incondicional eh ganhar dinheiro para sobreviver financeiramente. E nao para fazer o que quiser incondicionalmente.

Na minha opiniao, o melhor status eh ser aposentado, para poder fazer o que quiser sem precisar trabalhar com o que gosta, ou com o que nao gosta para poder fazer o que gosta nas horas livres.

Perfeito, assim de facil! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 22 de Agosto de 2016, 18:03:43

Exatamente...
Discordar e discutir... Não, brigar e desrespeitar!

Não vi desrespeito, nem nesse nem nos outros.

O problema é que algumas pessoas são excessivamente delicadas, indiretas, e ficam bailando em torno do assunto pra não ofender ninguém.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #49 Online: 22 de Agosto de 2016, 21:25:06
Não vi desrespeito, nem nesse nem nos outros.

O problema é que algumas pessoas são excessivamente delicadas, indiretas, e ficam bailando em torno do assunto pra não ofender ninguém.


Tá lendo pouco o fórum, colega!


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=121854.0
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 22 de Agosto de 2016, 22:07:45

Tá lendo pouco o fórum, colega!


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=121854.0

Repito, não vi desrespeito.

Vi muita gente alérgica a opiniões diferentes: "Ai, a suas opiniões são muito fortes", como se alguém ter uma forte opinião fosse uma ofensa.

O que também teve muito naquele tópico foi uma distorção do que foi dito a principio.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #51 Online: 22 de Agosto de 2016, 22:12:14
Repito, não vi desrespeito.

Vi muita gente alérgica a opiniões diferentes: "Ai, a suas opiniões são muito fortes", como se alguém ter uma forte opinião fosse uma ofensa.

O que também teve muito naquele tópico foi uma distorção do que foi dito a principio.


Fala sério! Vc só pode ser muito grosso (mal educado) no seu normal para achar as discussões que rolaram lá normais... Os caras (uns 3) quase partiram para baixaria em alguns momentos!
Mas enfim, então o problema deva ser eu mesmo!
Não vamos mais estender essa discussão inútil e que nada tem a ver com o tópico...


Abraços e me desculpem o transtorno!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #52 Online: 23 de Agosto de 2016, 02:50:51
"Opiniao forte" - Odeio esse termo.


O que existe sao pessoas convictas. E existem dois tipos de pessoas convictas: As dispostas a dialogar sobre a propria conviccao, e as nao dispostas a dialogar sobre suas conviccoes mas sim a pregar suas conviccoes.

A primeira, disposta a dialogar sobre as suas conviccoes, procura explicar a logica de suas conviccoes, para permitir que as demais pessoas entendam seu raciocinio e aponte algum possivel erro logico, informativo, etc. Quando nao, ajudar a confirmar o seu raciocinio.

A segunda, nao disposta a dialogar sobre suas conviccoes, sao as que vao dizer qualquer coisa (e com muita frequencia sem sentido algum) como forma apelativa para convencer a si mesmo e aos demais que tem razao. E a importancia de convencer aos demais eh uma forma de garantir maior conviccao a si mesmo.

E com frequencia, o segundo confunde o primeiro com ele mesmo.

O problema nao eh ser direto. Ser direto nao eh falta de educacao. O problema eh ser desrespeitoso, e isso acontece quando a pessoa mal pensam no que expressa, ou usam jargoes aleatoriamente, tornando suas palavras e argumentos nao muito claros.

"Opiniao forte" por exemplo eh um jargao que nao diz absolutamente nada. E querer dizer que eh uma pessoa que fala algo direto, mas ela mesma nao eh direta usando tais jargoes.

"Opiniao forte" Eh uma forma de nao dizer o que quer dizer: "Estar convicto". E o medo de dizer que esta convicto, eh o medo de que isso seja interpretado que nao esta disposto a dialogar sobre suas conviccoes. E talvez haja esse medo por ser verdade, mas nao querer assumir para os demais e ate para si mesmo.

Em outras palavras, eu interpreto alguem que diz ter "opiniao forte", como alguem que quer pregar sua opiniao sem mesmo pensar no que diz, e ser capaz de ser claro no que diz (ja que mal pensa no que expressa), seja por falta de conteudo sobre o que esta convicto, seja por medo de ser contrariado e argumenta superfulamente como forma apelativa.


E por ultimo, ha o mal entendido. Quando alguem busca dizer algo e eh entendido completamente o oposto, e quem entende o oposto nao ser capaz de entender que o inteloctor quiz diser outra coisa.

Igual quando eu usei a expressao "mulherada" que para mim significa um grupo de mulheres, mas as mulheres que ouviram isso se sentiram ofendidas, pq na regiao delas muito provavelmente significa outra coisa ao qual nao faco ideia. Mas mesmo eu dizendo que apenas quiz dizer grupo de mulheres, elas nao eram capaz de entender que "mulherada" pode ter mais de 1 significado, que varia de regiao para regiao e de pessoa para pessoa. Elas entao quiseram impor o significado delas no meu discurso.

Mais ou menos o que aconteceu no outro dopico sobre o segundo plano.


mauriciomaurente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #53 Online: 23 de Agosto de 2016, 07:22:43
Ótimo texto, vou compartilhar.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #54 Online: 23 de Agosto de 2016, 13:07:49
Eu faço o que o cliente quer  :ponder: É que os clientes querem o que eu faço  :ponder: :ponder: :ponder:

Se me contraram, foi por algum motivo tipo... errr.. porque gostam da minha fotografia?
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:24:21
Eu faço o que o cliente quer  :ponder: É que os clientes querem o que eu faço  :ponder: :ponder: :ponder:

Se me contraram, foi por algum motivo tipo... errr.. porque gostam da minha fotografia?

Não, a coisa mais difícil é um cliente te contratar porque gostou de suas fotos.
Primeiro link do google, indicações, preço, facilidade de pagamento, segurança, são motivos muito mais comum do que um cliente olhar o estilo do fotografo.
Acho que só fotógrafos contratam outro fotógrafos assim.

Inclusive já tive clientes que fecharam contrato e depois que vieram pedir fotos que eu fiz. :aua:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:38:33
Não, a coisa mais difícil é um cliente te contratar porque gostou de suas fotos.
Primeiro link do google, indicações, preço, facilidade de pagamento, segurança, são motivos muito mais comum do que um cliente olhar o estilo do fotografo.
Acho que só fotógrafos contratam outro fotógrafos assim.

Inclusive já tive clientes que fecharam contrato e depois que vieram pedir fotos que eu fiz. :aua:


Que doideira, eu ia querer ver o trabalho antes, aliás, foi o que eu fiz...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #57 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:55:06
Não, a coisa mais difícil é um cliente te contratar porque gostou de suas fotos.
Primeiro link do google, indicações, preço, facilidade de pagamento, segurança, são motivos muito mais comum do que um cliente olhar o estilo do fotografo.
Acho que só fotógrafos contratam outro fotógrafos assim.

Inclusive já tive clientes que fecharam contrato e depois que vieram pedir fotos que eu fiz. :aua:

É exatamente isso, quando o cliente "passa" seu álbum da mesma forma que olha uma revista em uma sala de espera ele ta se lixando pra o seu olhar, na verdade ele sabe que o seu trabalho é bom, pois ele está te contratando, mas aos olhos dele é um conjunto de fatores que o vangelism citou, e o estilo fotográfico tá lá no fim da fila.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:58:25
Não, a coisa mais difícil é um cliente te contratar porque gostou de suas fotos.
Primeiro link do google, indicações, preço, facilidade de pagamento, segurança, são motivos muito mais comum do que um cliente olhar o estilo do fotografo.
Acho que só fotógrafos contratam outro fotógrafos assim.

Inclusive já tive clientes que fecharam contrato e depois que vieram pedir fotos que eu fiz. :aua:

Quando fecho contratos por indicaçao, mostrar meu trabalho, fica em segundo plano,
comercialmente muitas vezes o que menos importa e a foto,
importa mais qualidade de atendimento, presença,comprometimento,etc,etc,etc.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #59 Online: 23 de Agosto de 2016, 17:11:21
Não, a coisa mais difícil é um cliente te contratar porque gostou de suas fotos.
Primeiro link do google, indicações, preço, facilidade de pagamento, segurança, são motivos muito mais comum do que um cliente olhar o estilo do fotografo.
Acho que só fotógrafos contratam outro fotógrafos assim.
Inclusive já tive clientes que fecharam contrato e depois que vieram pedir fotos que eu fiz. :aua:
Acho que você se engana um pouco aqui, brother.. Não tem mais cliente desinformado.. A grade maioria te cata no Face, olha o site, e te pesquisa antes de sequer pensar em te contratar.. Eles podem nem te falar isso, mas é certo que o fazem. Assim que alguém indica, o cliente vai pra internet confirmar a indicação. O resto é empatia com teu trabalho, com teu jeito e tudo mais que foi falado.