Autor Tópico: A falta de coerência nos trabalhos comerciais.  (Lida 11223 vezes)

cfcsosa

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Resposta #60 Online: 23 de Agosto de 2016, 18:52:42
Acho que você se engana um pouco aqui, brother.. Não tem mais cliente desinformado.. A grade maioria te cata no Face, olha o site, e te pesquisa antes de sequer pensar em te contratar.. Eles podem nem te falar isso, mas é certo que o fazem. Assim que alguém indica, o cliente vai pra internet confirmar a indicação. O resto é empatia com teu trabalho, com teu jeito e tudo mais que foi falado.


Também acho... Quando fiz a minha triagem olhei uns 30 fotógrafos locais pra selecionar apenas 5 que eu iria visitar e nesse caso não era mais preço, tanto é que fechei com o mais caro deles por questão de estrutura além do estilo que já havia sido pré-selecionado.


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Resposta #61 Online: 23 de Agosto de 2016, 18:55:28
Se o estilo da foto do fotografo fosse tao importante assim, nao haveria tantos fotografos fazendo as mesmisses de sempre. Acaba tudo sendo funilado nas tendencias em que o dotografo conseguir vender, por mais que o fotografo nao perceba e acredita em si mesmo quando diz que tem seu diferencial (que coincidentemente eh o diferencial da maioria e o wue vende: dof curto, cores frias, imagens claras, cenas cliches, etc).

Tinha um fotografo no MM que disse prestar servicos de consultoria de marketing para dezenas de fotografos bem sucedidos e alguns ate renomados. E ele fala que 90% acredita piamente saber os motivos de seus proprios sucessos, achando que tinha alguma coisa a ver com a fotografia que faziam, quando na verdade menos da metade realmente sabia.

Assim como clientes. Todos dizem querer algo diferente, mas desde que seja igual do que tenham visto por ai.


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Resposta #62 Online: 23 de Agosto de 2016, 19:43:23
Se o estilo da foto do fotografo fosse tao importante assim, nao haveria tantos fotografos fazendo as mesmisses de sempre. Acaba tudo sendo funilado nas tendencias em que o dotografo conseguir vender, por mais que o fotografo nao perceba e acredita em si mesmo quando diz que tem seu diferencial (que coincidentemente eh o diferencial da maioria e o wue vende: dof curto, cores frias, imagens claras, cenas cliches, etc).

Tinha um fotografo no MM que disse prestar servicos de consultoria de marketing para dezenas de fotografos bem sucedidos e alguns ate renomados. E ele fala que 90% acredita piamente saber os motivos de seus proprios sucessos, achando que tinha alguma coisa a ver com a fotografia que faziam, quando na verdade menos da metade realmente sabia.

Assim como clientes. Todos dizem querer algo diferente, mas desde que seja igual do que tenham visto por ai.

Olhei 30 iguais? :ponder:




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Resposta #63 Online: 24 de Agosto de 2016, 02:19:18
Olhei 30 iguais? :ponder:




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Ja viu aquele teste onde um garcom em um restaurante, diz aos clientes que la tem um cardapio de diferrents marcas de agua para ser apreciado. E os clientes pedem agua, degustam e ate descrevem o quanto diferente eh a agua que tomaram, falando de suas qualidades? Mas no final, todo mundo tomou agua da mesma torneira, a diferenca estava somente na garrafa e embalagem.

Exatamente igual com produtos que sao exatamente o mesmo, mas colocados marcas diferentes nelas e embalagens diferentes, para vender a precos diferentes. Como acontece com frequencia com material de fotografia e comida.

Muitas vezes a pessoa esta comprando aquele stand para flash 5x mais caro, ou aquele sorvete 5x mais carro, e jura para tudo e todos aue sao infinitamente melhores do que o stand e sorvete mais barato no mercado, quando na verdade eh estamente o mesmo produto, feito na mesma fabrida e podendo ser ate mesmo o sendo tirado da mesma linha de producao do mesmo dia, com o mesmo numero.


Eu nao estou dizendo que tenha sido o seu caso, ja que nao tem como eu saber. Mas sim, pode acontecer e eh comum que aconteca.

As vezes, so pq o portfolio de um tem pessoas mais bonitas do que o portifolio de outro, o publico ja acha que as fotos do primeiro eh melhor e mais bonito.


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Resposta #64 Online: 24 de Agosto de 2016, 02:44:45
Olhei 30 iguais? :ponder:




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Mil desculpas.
Percebi agora que estou mais uma vez fazendo coisa de forum, devagando, filosofando e refletindo. A resposta tem que ser sim ou nao nao eh mesmo?
Deixa eu ver se eu acho no google e posto o link aqui...  :D

Vou parar de te incomodar com meus posts. Preciso dar um tempo daqui mesmo.


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Resposta #65 Online: 24 de Agosto de 2016, 07:29:53
Mil desculpas.
Percebi agora que estou mais uma vez fazendo coisa de forum, devagando, filosofando e refletindo. A resposta tem que ser sim ou nao nao eh mesmo?
Deixa eu ver se eu acho no google e posto o link aqui...  :D

Vou parar de te incomodar com meus posts. Preciso dar um tempo daqui mesmo.

Aqui não, aqui acho que você tá mandando bem na discussão, e eu discordo com o que você disse no post anterior, esse aqui eu vou  ignorar... Segue o barco e poste sua opinião!


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cfcsosa

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Resposta #66 Online: 24 de Agosto de 2016, 07:39:01
Ja viu aquele teste onde um garcom em um restaurante, diz aos clientes que la tem um cardapio de diferrents marcas de agua para ser apreciado. E os clientes pedem agua, degustam e ate descrevem o quanto diferente eh a agua que tomaram, falando de suas qualidades? Mas no final, todo mundo tomou agua da mesma torneira, a diferenca estava somente na garrafa e embalagem.

Exatamente igual com produtos que sao exatamente o mesmo, mas colocados marcas diferentes nelas e embalagens diferentes, para vender a precos diferentes. Como acontece com frequencia com material de fotografia e comida.

Muitas vezes a pessoa esta comprando aquele stand para flash 5x mais caro, ou aquele sorvete 5x mais carro, e jura para tudo e todos aue sao infinitamente melhores do que o stand e sorvete mais barato no mercado, quando na verdade eh estamente o mesmo produto, feito na mesma fabrida e podendo ser ate mesmo o sendo tirado da mesma linha de producao do mesmo dia, com o mesmo numero.


Eu nao estou dizendo que tenha sido o seu caso, ja que nao tem como eu saber. Mas sim, pode acontecer e eh comum que aconteca.

As vezes, so pq o portfolio de um tem pessoas mais bonitas do que o portifolio de outro, o publico ja acha que as fotos do primeiro eh melhor e mais bonito.

Sim isso rola mesmo, mas aí a gente filtra por recomendações, reputação, etc.

Vou usar uma analogia de produto também:

Os carros alemães são conhecidos por sua confiabilidade;

Não tenho dúvida que um carro francês faz o mesmo que um alemão e custam um pouquinho menos, mas não muito;

Os carros chineses também fazem o mesmo que os alemães e os franceses mas custam bem menos que os dois acima porém a qualidade é sabidamente ruim...

Se você coloca os três com preços iguais você não pensa duas vezes e pega o carro alemão; se o preço do chines custasse menos que 1/3 do carro alemão você pegaria o modelo chinês? O francês embora custe menos que o alemão curiosamente venderá menos, ainda que seja tão bom quanto.

Aqui no Rio de Janeiro uma pessoa investe o valor de um carro num casamento, se ela tem um pouquinho de cabeça, não vai arriscar em colocar qualquer fotógrafo em sua festa de casamento. Outro dia eu estava vendo um tópico aqui mesmo no fórum onde alguém postou um ensaio horrível que havia sido feito. Um ensaio de extremo mau gosto e todos riam sobre o fato. Aí repito a pergunta: São todos água de torneira?


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Resposta #67 Online: 24 de Agosto de 2016, 08:26:16
Sim isso rola mesmo, mas aí a gente filtra por recomendações, reputação, etc.

Vou usar uma analogia de produto também:

Os carros alemães são conhecidos por sua confiabilidade;

Não tenho dúvida que um carro francês faz o mesmo que um alemão e custam um pouquinho menos, mas não muito;

Os carros chineses também fazem o mesmo que os alemães e os franceses mas custam bem menos que os dois acima porém a qualidade é sabidamente ruim...

Se você coloca os três com preços iguais você não pensa duas vezes e pega o carro alemão; se o preço do chines custasse menos que 1/3 do carro alemão você pegaria o modelo chinês? O francês embora custe menos que o alemão curiosamente venderá menos, ainda que seja tão bom quanto.

Aqui no Rio de Janeiro uma pessoa investe o valor de um carro num casamento, se ela tem um pouquinho de cabeça, não vai arriscar em colocar qualquer fotógrafo em sua festa de casamento. Outro dia eu estava vendo um tópico aqui mesmo no fórum onde alguém postou um ensaio horrível que havia sido feito. Um ensaio de extremo mau gosto e todos riam sobre o fato. Aí repito a pergunta: São todos água de torneira?
Eu nao quis dizer que sao todos absolutamente iguais. Mas sim que para conseguir clientes, o fotografo tem que achar elementos que a maioria dos clientes procurem, ele gostando ou nao. E tais elementos em comum, sao as referencias que o publico costuma ter sobre fotos boas. Como o DOF curto tratado no outro topico.

Eu tomaria cuidado ao falar sobre fotos de mal gosto de algum fotografo, pq por mais que seja de maus gosto para vc e o publico que vc faz parte, talvez seja o estilo que venda para o publico alvo dele, e talvez nem o fotografo goste tanto assim, mas sim os clientes dele que querem.

Tal como dito por alguns no topico sobre plano de fundo. Uns acham brega e outros dizem que fazem pq eh o que o publico com quem trabalham exigem.


cfcsosa

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Resposta #68 Online: 24 de Agosto de 2016, 08:38:10
Eu nao quis dizer que sao todos absolutamente iguais. Mas sim que para conseguir clientes, o fotografo tem que achar elementos que a maioria dos clientes procurem, ele gostando ou nao. E tais elementos em comum, sao as referencias que o publico costuma ter sobre fotos boas. Como o DOF curto tratado no outro topico.

Eu tomaria cuidado ao falar sobre fotos de mal gosto de algum fotografo, pq por mais que seja de maus gosto para vc e o publico que vc faz parte, talvez seja o estilo que venda para o publico alvo dele, e talvez nem o fotografo goste tanto assim, mas sim os clientes dele que querem.

Tal como dito por alguns no topico sobre plano de fundo. Uns acham brega e outros dizem que fazem pq eh o que o publico com quem trabalham exigem.

Eu entendi o que você se refere quando fala da qualidade, do estilo, mas acredite numa coisa: Não é o cliente que dita as tendências no mundo da fotografia. Não foi o pobre do cliente que implementou o infernal drone (que aliás não teve no meu casamento graças a Deus!)

Também não foi o cliente quem disse que a fotografia de detalhes precisa ter DOF curto (embora eu ache que detalhes precisam, para dar ênfase ao assunto).

Entre muitas outras coisas não foi o cliente quem criou produtos como: Destination Wedding, Pre Wedding, Trash the Dress, dentre outros... Estes são oferecidos como produtos pelo fotógrafo aos clientes.


É por isso que eu reafirmo minha posição de que não é o cliente que escolhe situações bizarras, ele é levado a fazê-las simplesmente porque lhe é oferecido.

Minha experiência com isso foi muito bacana, cortei todos os pacotes acessórios (exceto o tal pre wedding que a patroa exigiu), os fotógrafos que contratei partem de uma linha que faz fotografia com um viés que eu nem saberia como classificar, porém não são intrusivos e ficaram bem bacanas as fotos, nada posado, situações inusitadas bem bacanas também, conseguiram captar a vibe que rolou no dia e nós conseguimos (eu e a patroa) nos projetar lá pra dentro quando vemos, mas tenho certeza hoje que isso não ocorreria com uma outra moça que pensamos em contratar, a pegada dela é outra pelo que tenho acompanhado agora com mais calma nas fotos que ela faz.


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« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 08:40:04 por cfcsosa »


agalons

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Resposta #69 Online: 24 de Agosto de 2016, 08:59:13
Se o estilo da foto do fotografo fosse tao importante assim, nao haveria tantos fotografos fazendo as mesmisses de sempre. Acaba tudo sendo funilado nas tendencias em que o dotografo conseguir vender, por mais que o fotografo nao perceba e acredita em si mesmo quando diz que tem seu diferencial (que coincidentemente eh o diferencial da maioria e o wue vende: dof curto, cores frias, imagens claras, cenas cliches, etc).

Tinha um fotografo no MM que disse prestar servicos de consultoria de marketing para dezenas de fotografos bem sucedidos e alguns ate renomados. E ele fala que 90% acredita piamente saber os motivos de seus proprios sucessos, achando que tinha alguma coisa a ver com a fotografia que faziam, quando na verdade menos da metade realmente sabia.

Assim como clientes. Todos dizem querer algo diferente, mas desde que seja igual do que tenham visto por ai.

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: Magnifico!!!
Steve Jobs,ja disse, "Os clientes nao sabem o que querem, nos devemos mostrar"!!!!!
Na realidade o cliente e impredecivel.
Certa vez no meio de uma festa uma moça pediu meu cartao
porque havia gostado muito do meu trabalho na cerimonia!!!???!!!
Qual trabalho se nao viu nada.
Fiz o casamento dela e de amigas que logo indicou.
Vai entender!!!!!! :ok: :ok:
« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 09:02:45 por agalons »


vangelismm

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Resposta #70 Online: 24 de Agosto de 2016, 09:48:00
Gente, não somos referência do cliente médio, só pelo fato de estarmos no fórum.

Ser escolhido por nossas fotos é o que desejamos mas não é a realidade.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 09:49:59 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


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Resposta #71 Online: 24 de Agosto de 2016, 15:09:27
Eu entendi o que você se refere quando fala da qualidade, do estilo, mas acredite numa coisa: Não é o cliente que dita as tendências no mundo da fotografia. Não foi o pobre do cliente que implementou o infernal drone (que aliás não teve no meu casamento graças a Deus!)

Também não foi o cliente quem disse que a fotografia de detalhes precisa ter DOF curto (embora eu ache que detalhes precisam, para dar ênfase ao assunto).

Entre muitas outras coisas não foi o cliente quem criou produtos como: Destination Wedding, Pre Wedding, Trash the Dress, dentre outros... Estes são oferecidos como produtos pelo fotógrafo aos clientes.


É por isso que eu reafirmo minha posição de que não é o cliente que escolhe situações bizarras, ele é levado a fazê-las simplesmente porque lhe é oferecido.

Minha experiência com isso foi muito bacana, cortei todos os pacotes acessórios (exceto o tal pre wedding que a patroa exigiu), os fotógrafos que contratei partem de uma linha que faz fotografia com um viés que eu nem saberia como classificar, porém não são intrusivos e ficaram bem bacanas as fotos, nada posado, situações inusitadas bem bacanas também, conseguiram captar a vibe que rolou no dia e nós conseguimos (eu e a patroa) nos projetar lá pra dentro quando vemos, mas tenho certeza hoje que isso não ocorreria com uma outra moça que pensamos em contratar, a pegada dela é outra pelo que tenho acompanhado agora com mais calma nas fotos que ela faz.


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Eu concordo que nao eh o cliente que dita as modas e tendencias, mas os fotografos oferecem o que vende.

Os fotografos oferecem essas coisas pq vende com mais sucesso do que fotografos que nao oferece tais coisas.

Eu falo nao so por teorias e relatos alheios mas por experiencia propria. Eu sendo o fotografo que nao queria fazer fotos de fundo branco infinito, familias posando e sorrindo para camera fazendo de conta serem auper felizes, luz branda sem sombras e imagens extremamente claras, alem do DOF curto. Eu nao quis fazer nada disso e quando eu parei de oferecer isso o telefone parou de tocar e os emails pararam de chegar. Os elogios ao que eu quero e faco cobtinuam sempre chegando, mas na hora de pagar raros os que querem.

Eu chutei o pau quando apos uma sessao com fundo branco infinito, luz sem sombras e familia posando fingindo ser a mais alegre do mundo, o pai da familia chega para mim e fala que eu deveria fotografar igual outro fotografo que eles contrataram antes, com camera digital, 10 clicks por segundo sem parar de metralhar, para eles olharem as infinitas fotos e escolher as melhores, pq com meu metodo analogico eles nao tonham as infinitas fotos para ficarem relembrando da sessao de fotos como suvenir de evento de familia.

Abandonei de vez e partir para o que era 100 meu. E o que eu ofereco nao vende, por mais que as pessoas dozem gostar e se impressionar.


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Resposta #72 Online: 24 de Agosto de 2016, 15:11:08
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: Magnifico!!!
Steve Jobs,ja disse, "Os clientes nao sabem o que querem, nos devemos mostrar"!!!!!
Na realidade o cliente e impredecivel.
Certa vez no meio de uma festa uma moça pediu meu cartao
porque havia gostado muito do meu trabalho na cerimonia!!!???!!!
Qual trabalho se nao viu nada.
Fiz o casamento dela e de amigas que logo indicou.
Vai entender!!!!!! :ok: :ok:
De fato eh esse o resumo.
O cliente nao sabe o que quer, o fotografo acaba tendo que mostrar o que o cliente quer.


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Resposta #73 Online: 24 de Agosto de 2016, 15:41:11
Eu concordo que nao eh o cliente que dita as modas e tendencias, mas os fotografos oferecem o que vende.

Os fotografos oferecem essas coisas pq vende com mais sucesso do que fotografos que nao oferece tais coisas.

Eu falo nao so por teorias e relatos alheios mas por experiencia propria. Eu sendo o fotografo que nao queria fazer fotos de fundo branco infinito, familias posando e sorrindo para camera fazendo de conta serem auper felizes, luz branda sem sombras e imagens extremamente claras, alem do DOF curto. Eu nao quis fazer nada disso e quando eu parei de oferecer isso o telefone parou de tocar e os emails pararam de chegar. Os elogios ao que eu quero e faco cobtinuam sempre chegando, mas na hora de pagar raros os que querem.

Eu chutei o pau quando apos uma sessao com fundo branco infinito, luz sem sombras e familia posando fingindo ser a mais alegre do mundo, o pai da familia chega para mim e fala que eu deveria fotografar igual outro fotografo que eles contrataram antes, com camera digital, 10 clicks por segundo sem parar de metralhar, para eles olharem as infinitas fotos e escolher as melhores, pq com meu metodo analogico eles nao tonham as infinitas fotos para ficarem relembrando da sessao de fotos como suvenir de evento de familia.

Abandonei de vez e partir para o que era 100 meu. E o que eu ofereco nao vende, por mais que as pessoas dozem gostar e se impressionar.


Então, o que você me diz é que ninguém pesquisou sobre seu trabalho antes de te contratar. Posso te afirmar que ninguém contrata um serviço pra casamento sem pesquisar antes, mesmo o do amigo acima que disse que pediram na cerimonia, certamente se preocuparam em conhecer, isso simplesmente não existe e esse teu caso aí certamente foi isolado.


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Resposta #74 Online: 24 de Agosto de 2016, 17:48:26

Então, o que você me diz é que ninguém pesquisou sobre seu trabalho antes de te contratar. [...]

Nao tem absolutamente nada em relacao com o que eu disse, e nao faco a menor ideia de como vc tirou tal conclusao. Parece que esta falando de um assunto completamente diferente e que eu nao estou acompanhando.