Autor Tópico: A falta de coerência nos trabalhos comerciais.  (Lida 11045 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 24 de Agosto de 2016, 22:11:10

Nao tem absolutamente nada em relacao com o que eu disse, e nao faco a menor ideia de como vc tirou tal conclusao. Parece que esta falando de um assunto completamente diferente e que eu nao estou acompanhando.

Olha aí se não tem brother...  :snack:


Eu chutei o pau quando apos uma sessao com fundo branco infinito, luz sem sombras e familia posando fingindo ser a mais alegre do mundo, o pai da familia chega para mim e fala que eu deveria fotografar igual outro fotografo que eles contrataram antes, com camera digital, 10 clicks por segundo sem parar de metralhar, para eles olharem as infinitas fotos e escolher as melhores, pq com meu metodo analogico eles nao tonham as infinitas fotos para ficarem relembrando da sessao de fotos como suvenir de evento de familia.

Abandonei de vez e partir para o que era 100 meu. E o que eu ofereco nao vende, por mais que as pessoas dozem gostar e se impressionar.


Na boa, se o teu cliente pediu pra você fazer igual ao anterior é porque eles não viram o que você fazia ou não entenderam. Mas isso é raro, como eu disse antes, as pessoas gastam um carro num casamento e um carro usado num fotógrafo (ao menos aqui no Rio de Janeiro é assim) e não há santa alma que consiga me convencer de alguém que contrate PESSOALMENTE um fotográfo (sem acessoria ou cerimonial) que vá assinar um cheque sem ao menos saber se o sujeito tem condições de entregar o que oferece.







C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #76 Online: 24 de Agosto de 2016, 23:11:11
Olha aí se não tem brother...  :snack:



Na boa, se o teu cliente pediu pra você fazer igual ao anterior é porque eles não viram o que você fazia ou não entenderam. Mas isso é raro, como eu disse antes, as pessoas gastam um carro num casamento e um carro usado num fotógrafo (ao menos aqui no Rio de Janeiro é assim) e não há santa alma que consiga me convencer de alguém que contrate PESSOALMENTE um fotográfo (sem acessoria ou cerimonial) que vá assinar um cheque sem ao menos saber se o sujeito tem condições de entregar o que oferece.


Continuo nao vendo relacao alguma.

Outra coisa que nao vejo sentido algum, eh vc dizer que isso nao acontece falando de casamento, quando eu em nenhum momento falei de casamento.

Vc esta insinuando que as pessoas ja sabem da experiencia do metodo de cada fotografo e contrata baseado em cada uma dessas experiencias? Seria isso pesquisa de trabalho para vc?

Quantas vezes vc casou (digo pesquisou) para saber qual o metodo do fotografo vc escolheu era o que vc queria?

Nao vejo sentido algum. Vc esta tendendo a tomar o assunto para outra coisa novamente. Pq nao foca no que esta sendo discutido?

Ou vc nao tem mais nada a dizer sobre o que eu disse?






Mudando de assunto entao...
Quando vc ve um produto que gosta da aparencia, e procura contratar ou comprar para experimentar, obviamente vc so sabera se ficara satisfeito com o produto apos experimentar. Antes disso, vc so pode expecular sobre como sera a experiencia.

Alem de que muitas vezes vc como cliente, nao sabe de todas as perspectivas que espera ter antes do uso e experiencia do produto/servico. Obvio nao!?

No caso do meu exemplo, o cliente pensou que queria retrato de familia, mas apos o servico ele percebeu que queria souvenir. Entao ele sugeriu a mim oferecer souvenirs ao invez de fotos de familia, pq ele como cliente aprendeu que eh o que ele e pessoas iguais a ele procuram. Antes ele nao tinha ideia e nem experiencia suficiente para saber e pensar sobre isso.



Como claramente vc nao tem mais a dizer, e esta apelando forte a contrariacao com coisas desconexas, por mera contrariacao. Nao tenho mais o que fazer aqui ja que nao estou afim de perder tempo com tal jogo apelativo. Abracos. :ok:


Robson_Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 24 de Outubro de 2018, 10:30:27
Penso que se você é um fotógrafo que costuma fazer fotos bregas para agradar o cliente, será conhecido como um profissional de fotos bregas, sem mais, independente de o cliente pagar ou não. O que você faz é o que te representa, é o trabalho que você vai mostrar. Trabalhos bregas chamam mais trabalhos bregas. Sabemos que infelizmente o público em geral não tem um gosto muito refinado, então se o fotógrafo não souber se posicionar e apenas seguir a onda, vai acabar seguindo esse caminho.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 24 de Outubro de 2018, 11:30:20
No nosso ensaio de gestante feito este ano nos baseamos em momentos do cotidiano. Busquei fotos de grávidas pra ver como eram feitos e que criatividades poderia encontrar e me deparei com situações nada adequadas. Vi coisas como asas de unicórnio e duendes, que obviamente não são reais, nada tem a ver com a simples vida. Vi também situações perigosas, onde concluo que tem de ser débil mental pra aceitar fazer isso. Gestantes em cima de troncos, em rochas escorregadias no meio de corredeiras, assumindo o risco de escorregar e cair e assim causar sérios riscos desnecessários à gestação. Se pode fazer um ensaio debaixo d'água, mas tenha os riscos considerados e respeitados.

Acho mesmo que os fotógrafos deveriam se posicionar à respeito e até se posicionam quando usam de Termos de Contrato evidenciando os perigos, onde o cliente assume preto-no-branco a situação periclitante. Seria no sentido de evitar produção de situações desnecessárias.

Optamos por ir a uma Fortaleza antiga, fotografamos ao ar livre junto à muralha e no gramado. As cachorras participaram, escrevemos em placas "irmãs de quatro patas". Teve um risco, o fotografo teve de subir em um muro de 5m para fazer algumas das fotos. Também fiz fotos no Jardim Botânico, sem adentrar na Mata e se deparar com cobras e caranguejeiras.

IMG_6826 by b7cct, no Flickr


No nosso ensaio demos valor a buscar coisas simples, que tem significado


Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #79 Online: 31 de Outubro de 2018, 16:01:45
Concordo com vc. Essa eh a diferenca entre ser um prestador de servico e um artista.
Um prestador de servico eh contratado para fazer o que o cliente quer. Ou seja, eh mais um tecnico.
Um artista eh contratado para criar de acordo com a visao, linguagem e inspiracao dele mesmo.

Semana passado fui fazer um retrato de familia em um parque, tinha uma paisagem bonita e uns predios antigos mas nada disso apareceu nas fotos. As fotos deles na paisagem e na frente dos predios bonitos eles fizerem eles mesmo com o celular deles.