Autor Tópico: A falta de coerência nos trabalhos comerciais.  (Lida 11025 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 19 de Agosto de 2016, 13:16:22
Curto e grosso: Só eu vejo problema em ensaios onde o lugar foi escolhido apenas por ser bonito e não porque o ambiente representa algo para os clientes? Ou quando não existe uma ligação que seja coerente com a situação/condição da pessoa.

Por exemplo: Antes da minha prima se casar o fotógrafo dela foi até Hong Kong com o casal pra fazer um ensaio pre wedding (não somos chineses, pra avisar) e não era nem destino da lua de mel do casal. :ponder: Foi basicamente pra ter fotos bonitas em um lugar exótico. Hong Kong não tinha absolutamente nenhum significado para eles. Nenhuma memória nem o fator descendência... Antes fosse em seu país de origem pra evidenciar suas origens e a cultura local.

Outro exemplo que vejo acontecer muito são ensaios de gestantes em que elas são retratadas fazendo poses não naturais e gestos curiosos no meio do nada. Não sei se é o meu lado racional falando mais alto mas surge aqueles pensamentos "o que uma gestante de 8 meses e meio ta fazendo no topo da montanha que ela nunca visitou com a barriga de fora?" Não faz muito sentido pra mim. Mesmo que aquele pico signifique algo pra ela não tem muito a ver com a condição física da mesma (gravidez). Claro que pra confirmar as minhas dúvidas eu pergunto qual é o contexto para o fotógrafo pra ver se faz ou não algum sentido. Não dá pra deduzir sem informação.

Posso estar redondamente equivocado ou com pensamento limitado. Não acho errado o que é feito hoje em dia, claro, mas só acho meio esquisito a falta de lógica e conexão. O pouco que eu flertei com o lado profissional da fotografia sempre acabei tendo esse tipo de preocupação porque queria contextualizar o conjunto criando vínculos reais do local com as pessoas presentes. Podem falar o que quiser "Quem é vc pra falar do trabalho profissional quando não é seu ganha pão?" Talvez tenham razão e esteja pedindo/exigindo demais.  :)

Por essas e outras o perfil "documental" dos ensaios que tenho visto ultimamente tem me chamado tanta atenção pois trás aquela sensação de ser uma memória real (na verdade é), que poderia muito bem ser documentada pelo próprio casal só que nas mãos de um fotógrafo competente com um olhar mais apurado. Aquela coisa de registrar mais o cotidiano delas, sempre fundamentada na realidade destas pessoas.

Eu fico pensando que se minha mulher tivesse feito um ensaio desses o que a gente estaria pensando em 20 anos ao olhar novamente esses ensaios? Só vem uma palavra na minha cabeça "Pq diabos fizemos isso? Não sei nem que lugar é esse. O que estávamos pensando? Uma vez que não me despertaria sentimentos/memória.

É válido a reflexão?
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2016, 13:26:48
Lee, eu concordo com seu pensamento, mas vou te falar que é muito difícil fugir totalmente desse tipo de foto. Os clientes vêm uma foto bonita no Jd. Botânico e querem uma igual, e não tem fotógrafo que faça mudar de ideia, rsrs...

Um exemplo que se passou comigo ano passado. Conversei com o casal (minha prima  e seu noivo) bastante pra ver o que faríamos de ensaio pré-casamento, no fim ela disse que gostam muito de cozinhar juntos, o noivo cozinha bem e ela gosta de ajudá-lo, e se divertem com isso. Daí com muita dificuldade, convenci eles a fazer uma sessão de fotos cozinhando juntos e se divertindo.

Mas ela fez porque fez que queria uma sessão de fotos no  Jd. Botânico. No final, a solução foi fazer um ensaio duplo, de manhã fomos no Botânico, de tarde fomos cozinhar, ahahah. Não preciso nem falar qual parte do ensaio eu gostei mais, né... Eles gostaram dos dois, adoraram as fotos cozinhando, mas tenho certeza que ficariam insatisfeitos sem as fotos no Botânico...


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2016, 16:29:08
Acredito também que existam casos em que o cliente não tem, ou não consegue lembrar, de nenhum lugar que seja relevante, então ele simplesmente quer fazer as fotos em um lugar bonito (embora seja igualmente irrelevante).
Mas, com todo o respeito, Hong Kong é exagero  :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2016, 16:55:15
Meu caro Lee
Nao existe nenhum cerebro do mundo que consiga explicar alguma coisa que vira moda.
"Ta na moda, ta usando", fim do raciocinio!! :hysterical:
E a coitada da coerencia, fica sendo muitas vezes Atropelada pela MODA!!!
Se nao faz ensaio la , melhor o suicidio, :eek: :eek:.
Vai entender!!!!!
Eu estou propondo como Humberto opçoes mais "domesticas!, que tenham mais a ver com a realidade do casal,
evitando assim o que vc bem colocou, depois de 10 anos o casal ve aquilo, e " Pra que KCT, pagamos esse Mico", :aua:
Essa e a parte divertida da coisa, sempre tudo esta cheio de variaveis.
Abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2016, 16:58:15
Nao existe nenhum cerebro do mundo que consiga explicar alguma coisa que vira moda.
"Ta na moda, ta usando", fim do raciocinio!! :hysterical:


Pois é...  :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2016, 17:11:47
Posso dar minha opinião de cliente?


Recentemente contratei fotógrafos para fazer meu casamento e na negociação acabamos optando pelo tal "pre wedding".


Chato demais fazer (pose daqui, pose acolá), mas no fim das contas o resultado ficou bacana.


Mas o legal foi a abordagem, os fotógrafos nos perguntaram de lugares que gostaríamos e sugeriram lugares que tivessem a ver com nossa vida, nossa história e foi aí que sugerimos um lugar legal, mas a proposta deles é de fotografar em meio a lugares abertos e nós sabíamos disso, portanto, fizemos assim.


No fim das contas fomos pra um lugar bacana e fizemos um ensaio bacana (mesmo que eu não curta ensaios  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: )


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2016, 17:19:53
Lee, no titulo vc fala de trabalhos comercias, mas você exemplifica com trabalhos de casamento/família (não comerciais).

Em trabalhos comerciais, normalmente o lugar ou proposta do ensaio está diretamente ligado ao conceito de uma marca ou da campanha. Tem um sentido, mesmo que fictício.

Em trabalhos não comerciais pode acontecer das pessoas quererem imitir esse conceito. Ai as coisas ficam sem sentido mesmo.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2016, 17:37:36
Acredito também que existam casos em que o cliente não tem, ou não consegue lembrar, de nenhum lugar que seja relevante, então ele simplesmente quer fazer as fotos em um lugar bonito (embora seja igualmente irrelevante).
Mas, com todo o respeito, Hong Kong é exagero  :D

eu tbm acho. Ela gastou uns 20 paus com esse fotógrafo (famoso na colônia aqui em SP)

bom. Pra quem tem 350mil pra gastar num casamento o que são 20

Meu caro Lee
Nao existe nenhum cerebro do mundo que consiga explicar alguma coisa que vira moda.
"Ta na moda, ta usando", fim do raciocinio!! :hysterical:
E a coitada da coerencia, fica sendo muitas vezes Atropelada pela MODA!!!
Se nao faz ensaio la , melhor o suicidio, :eek: :eek:.
Vai entender!!!!!
Eu estou propondo como Humberto opçoes mais "domesticas!, que tenham mais a ver com a realidade do casal,
evitando assim o que vc bem colocou, depois de 10 anos o casal ve aquilo, e " Pra que KCT, pagamos esse Mico", :aua:
Essa e a parte divertida da coisa, sempre tudo esta cheio de variaveis.
Abs.
Essa proposta é interessante e dou bastante apoio  :ok:

Às vezes penso que não é nem por falta de pulso ou persuasão do fotógrafo. Essa idéia voltada apenas pela estética normalmente parte do próprio fotógrafo e os clientes acatam com a idéia. Pelo menos em fotografia o pessoal respeita bastante a opinião do profissional e dá bastante liberdade. Afinal o cliente não conduz nem dirige o ensaio e nem quer (o máximo q eles fazem é dizer q viram umas fotos bonitas dos amigos e querem algo semelhante e só). Nada que vá fazer a gente entrar em pânico.

Acho que já trabalhei em uns 15 projetos de fotografia até hoje, de 2009 à 2016 (muito pouco e nem serve de parâmetro mesmo...) mas todos eles, sem excessão, respeitavam muito o meu trabalho. Amavam as minhas fotos e nunca me diziam o que eu tinha que fazer. Sempre tive liberdade criativa e controle de tudo.

Talvez tenha dado sorte só que já trabalhei com gente bastante exigente. Com artistas só que de outro ramo (músico, arquiteto, estilista, etc). Então não é como se eu tivesse pego gente desprovido de conhecimento fotográfico ou algo assim.

Eu falo por mim. No meu caso eu é que tive que dar orientações, explicar o que seria feito, como, por quê, etc. Eu que dava um leque de sugestões à serem seguidas e explicava como era o meu trabalho. Vira e mexe as pessoas soltavam logo de cara "Confio no seu trabalho, eu acho ele muito lindo".

Esse ano fiz um ensaio para um amigo meu da época do colégio só pra me divertir um pouco e falei sobre isso. Logo no começo eu falei da importância de escolher um lugar que os representasse bem. Que trouxesse boas memórias e tivesse um grande significado Ele me contou que viajava direto pra Riviera (praia) com a sua noiva pra andar de bicicleta, comer num restaurantezinho meigo de frutos do mar, brincar e relaxar na praia.

Essas fotos vão ter um grande significado pra eles. É algo que eles sempre fizeram juntos e tem toda uma história que só eles conhecem. Vai se passar 20 anos e as fotos vão continuar tendo o mesmo significado, sem causar estranheza, vergonha alheia nem nada. Vão apreciar com carinho
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 17:42:57 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2016, 17:41:23
Lee, no titulo vc fala de trabalhos comercias, mas você exemplifica com trabalhos de casamento/família (não comerciais).

Em trabalhos comerciais, normalmente o lugar ou proposta do ensaio está diretamente ligado ao conceito de uma marca ou da campanha. Tem um sentido, mesmo que fictício.

Em trabalhos não comerciais pode acontecer das pessoas quererem imitir esse conceito. Ai as coisas ficam sem sentido mesmo.

Comercial eu quero dizer comércio e não propaganda.

comércio é uma realização de troca de produtos. Produto no caso o álbum, as fotos, etc de um lado e dinheiro do outro

« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 17:43:42 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2016, 17:50:12
Mas, com todo o respeito, Hong Kong é exagero  :D

Ué, pode ser uma lua de mel antes do casamento... Ou antes de ter filho, no caso da grávida da montanha.  :ponder:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2016, 17:53:09
vai ver sou chato mesmo

sempre penso a longo prazo. talvez seja minha fixação por uma qualidade ou significado que seja atemporal


pré lua de mel de 2-3 dias é fogo hehe. Ainda com o fotógrafo na cola todo o tempo. Eu hein  :ponder:
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 17:53:48 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2016, 19:03:07
"Ta na moda, ta usando", fim do raciocinio!! :hysterical:

Aqui em Sorocaba a moda (febre mesmo) é a Fazenda Ipanema, Pessoal é sério, eu não aguento mais ir naquele lugar, me da enjoo só de ouvir falar, e todo casal que ir lá, PQP. Eu não sei mais pra onde olhar lá e fazer uma foto.

A um tempo atrás eu fechei um casamento com um casal que o noivo trabalha com cavalos, e o pai da noiva também é ligado a cavalos e tal, e o cara tem livre acesso a vários haras aqui da região, pensei comigo, "nossa, vou lavar a égua!!" vou fazer o melhor pré wedding da minha vida, mas vou falar pra vocês uma coisa, eu insisti com esse casal, apresentei uma história a eles, mas o que ouvi foi: "Nos queremos fazer na Fazenda Ipanema... ôh vontade de chorar...

Se dependesse de mim eu nunca mais ia lá, mas respeitar o gosto do cliente faz parte da nossa fotografia comercial. Sendo assim, domingão de manha, vou fazer uma gestante, adivinhem onde?



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2016, 19:22:48
Vou dar minha opinião como cliente, casei agora dia 6 e fiz meu pré casamento em julho.
 
Eu acho um besteirol e conversinha de fotógrafo ficar procurando lugar com história do casal.
Salvador é uma cidade com muitas praias bonitas e aproveitei para fazer o ensaio em uma praia que eu nunca tinha ido!

Lugar bonito, adorei as fotos e pasmem, agora aquela praia faz parte da minha história, toda vez que  passar lá vou lembrar do ensaio.

Melhor do que forçar a barra com locais mágicos, nem todo mundo tem uma história de amor de novela, é criar novas histórias.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, 19:28:35 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:36:52
Aqui em Sorocaba a moda (febre mesmo) é a Fazenda Ipanema, Pessoal é sério, eu não aguento mais ir naquele lugar, me da enjoo só de ouvir falar, e todo casal que ir lá, PQP. Eu não sei mais pra onde olhar lá e fazer uma foto.

A um tempo atrás eu fechei um casamento com um casal que o noivo trabalha com cavalos, e o pai da noiva também é ligado a cavalos e tal, e o cara tem livre acesso a vários haras aqui da região, pensei comigo, "nossa, vou lavar a égua!!" vou fazer o melhor pré wedding da minha vida, mas vou falar pra vocês uma coisa, eu insisti com esse casal, apresentei uma história a eles, mas o que ouvi foi: "Nos queremos fazer na Fazenda Ipanema... ôh vontade de chorar...

Se dependesse de mim eu nunca mais ia lá, mas respeitar o gosto do cliente faz parte da nossa fotografia comercial. Sendo assim, domingão de manha, vou fazer uma gestante, adivinhem onde?

é bem complicado e não tem o que fazer


penso que dei sorte das poucas vezes que pisei nesse território


mas me identifico como arquiteto por enfrentar problemas semelhantes. Ao invés de local nesse caso o meu problema é com escolha de mobiliario
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2016, 20:38:09
Vou dar minha opinião como cliente, casei agora dia 6 e fiz meu pré casamento em julho.
 
Eu acho um besteirol e conversinha de fotógrafo ficar procurando lugar com história do casal.
Salvador é uma cidade com muitas praias bonitas e aproveitei para fazer o ensaio em uma praia que eu nunca tinha ido!

Lugar bonito, adorei as fotos e pasmem, agora aquela praia faz parte da minha história, toda vez que  passar lá vou lembrar do ensaio.

Melhor do que forçar a barra com locais mágicos, nem todo mundo tem uma história de amor de novela, é criar novas histórias.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

ninguém falou q tinha que ser num lugar mágico 5 estrelas

nem que fosse no cortiço caindo aos pedaços do casal ainda seria mais válido que um que não signifique nada
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com